domingo, 28 de outubro de 2012

Ao escrever: Estilo Individual e Estilo da época- CANTINHO BRASILEIRO ALDRY SUZUKI



AO ESCREVER :
ESTILO INDIVIDUAL E ESTILO DA ÉPOCA

ESTILO INDIVIDUAL – ESTILO DA ÉPOCA
Conceito
É Através da arte que o homem recria o mundo, os seres e os valores. 

É também através  da arte que o homem recria a linguagem. Cada escritor possui uma maneira de pensar , um modo próprio de ver as coisas e de recriar o mundo. 

Logo, cada escritor tem uma forma própria de trabalhar com a linguagem, incluindo nisso a preferência por escrever em prosa, prosa poética ou em verso.
Estilo individual é a maneira muito particular de cada escritor ver o mundo e de organizar sua linguagem para poder traduzir sua visão.
Quando se estuda o estilo de um escritor, é necessário analisar a linguagem: os recursos semânticos, sintáticos e fonéticos utilizados na obra para melhor desenvolver e expressar sua mensagem.


   O escritor faz parte de um mundo social, cultural e histórico. A sua visão do mundo real está intimamente relacionada à época em que vive. Para recriar o mundo, ele evidentemente sofre todas essas influências.


    Cada escritor tem seu estilo individual, mas a época que o formou poderá oferecer-lhe, e a outros seus contemporâneos, o que chamamos de estilo de época.
Estilo da época é a maneira de ver e de expressar o mundo, refletindo características próprias de uma época histórica.
Se o escritor viveu em um período muito religioso, certamente isso estará refletido em sua obra, seja pela tendência religiosa ou anti-religiosa, por  uma linguagem mais pessoal e subjetiva. 

Se viveu em um período em que as ciências físicas, biológicas e sociais estavam em evidente progresso, certamente isso influênciará sua visão sobre o homem e a vida. 

A visão mais objetiva da vida exigirá uma linguagem mais objetiva, mais precisa.


Por essa razão, ao estudar estilos de época, é possível perceber que, em função dos valores culturais do período em que viveu, o escritor foi desenvolvendo mais, ou menos, um tipo de literatura: por exemplo, a preferência pela poesia na época do Arcadismo ou no Parnasianismo.


   Portanto, a leitura e a melhor compreensão de uma obra fazem com que o leitor procure reconhecer e identificar as características próprias do estilo individual e as típicas do estilo de época.


Prosa: "Prosa" é uma palavra de duplo sentido, pois pode designar uma forma (um texto escrito sem divisões rítmicas intencionais / alheias à sintaxe, e sem grandes preocupações com ritmo, métrica, rimas, aliterações e outros elementos sonoros), e pode designar também um tipo de conteúdo (um texto cuja função linguística predominante não é a poética, como por exemplo, um livro técnico, um romance, uma lei, ...). Na acepção relativa à forma, "prosa" contrapõe-se a "verso"; na acepção relativa ao conteúdo, "prosa" contrapõe-se a "poesia".



Prosa poética: é geralmente associado aos simbolistas franceses, entre os quais Baudelaire e Mallarmé; no Brasil esse início também está associado aos simbolistas, principalmente ao Poeta Negro: o grande Cruz e Sousa, que tem cinco obras em prosa poética: Tropos e Fantasias (1893); Missal (1893); Evocações (1898); Outras Evocações (obra póstuma) e Dispersos (obra póstuma).



A prosa subdivide-se em três subgêneros especificadores: o romance, o conto e a novela.



O romance é um tipo de história onde há um conflito principal, prolongado com conflitos secundários, vindos dos painéis de época, das divagações filosóficas, da observação dos costumes e hábitos.



O conto é um tipo de história mais curta, construído geralmente com um único conflito, com poucas personagens.



A novela também é um tipo de história curta, que pode apresentar um ou mais conflitos (normalmente de tamanho intermediário entre o conto e o romance, com a particularidade de a novela ter um andamento mais episódico, dando a impressão de capítulos separados. 

Nos três gêneros acima citados, vale salientar que há dois tipos de personagens as planas que não se alteram e as redondas que se alteram. 

Vale destacar que, em relação a estrutura temos dois tipos de texto: Poesia e Prosa. 

Poesia, arte que enaltece o rigor da métrica perfeita, rima rigorosa, vocábulo impecável. Resgate dos valores classicistas. 

Prosa, arte de discurso contínuo, organizado em períodos e parágrafos.


Verso: cada uma das linhas constituídas em um poema



Maravilhoso estudo lindos, com carinho Prof Dr Master Reikiana Aldry Suzuki

Nenhum comentário:

Postar um comentário