domingo, 28 de outubro de 2012

Grande Sertão: Veredas/Guimarães Rosa ALDRY SUZUKI





Grande Sertão: Veredas/  Guimarães Rosa



Riobaldo, ou Taturana, Urutu-Branco é o narrador-protagonista do romance. 

Morador às margens do São Francisco, conta sua trajetória de vida com acentos e jeitos sertanejos – uma inusitada invenção de linguagem, a um interlocutor que nunca se pronuncia, a quem ele chama “Senhor” ou “Moço”. 

Em sua narrativa, intérprete dos segredos das veredas, Riobaldo tece a história de sua vida – um discurso de descoberta e autoconhecimento: revelando o sertão-mundo, revela-se a si próprio, como se dissesse “o sertão sou eu” para reconhecer-se. 


Nessa perigosa travessia, Riobaldo confronta as forças do bem e do mal, retoma, num fluxo de memória, o fio de sua vida e narra as grandes lutas dos bandos de jagunços, descreve os feitos e características de diversos personagens, revelando os códigos de honra e de procedimentos do sertão.


Ex-jagunço de um bando dos “sertões das gerais” (sul da Bahia, norte de Minas Gerais e norte e nordeste de Goiás), Riobaldo assume a liderança do bando com a morte de Joca Ramiro, seu chefe, assassinato por Hermógenes, líder de um grupo rival. 

Riobaldo tenciona vingar a morte de Joca Ramiro, para ele uma questão de honra. 

Nessa intenção tenta um pacto com o demônio, para obter proteção e força na vida de jagunço.
Uma das angústias de Riobaldo era sobre a existência do “Diabo”, e se verdadeira a sua condição de pactuário. 

Ao final da narrativa está certo que não: “Nonada. 

O diabo não há! É o que eu digo, se for... Existe é homem humano.”


No meio de sua travessia, surge a enigmática amizade e afeição por um companheiro de pelejas, com quem dialogava todo o tempo. Ficam amigos e confidentes. 

Diadorim é Reinaldo, filho do grande chefe Joca Ramiro, traído por Hermógenes.
Diadorim era sério, “não se fornecia com mulher nenhuma”. 

Destemido, calado, de feições finas e delicadas, impressionava Riobaldo e exercia sobre ele grande fascínio: “Mas eu gostava dele, dia mais dia, mais gostava. 

Digo o senhor: como um feitiço? Isso. Feito coisa-feita. 

Era ele estar perto de mim, e nada me faltava. Era ele fechar a cara e estar tristonho, e eu perdia meu sossego”.
Diadorim tinha como objetivo vingar a morte do pai e consegue, após muitas lutas e andanças. 

Em sangrento duelo, mata Hermógenes, mas é ferido mortalmente. 

Ao receber a notícia da morte do amigo, Riobaldo é tomado por dor intensa e, em desespero, estarrecido, exclama: “Meu amor”, diante do corpo desnudo a revelar o grande segredo do companheiro.




Após o trágico fim de Diadorim, Riobaldo desiste da vida de jagunço e adota um comportamento de devoção espiritual, orientado pelo seu compadre Quelemém. 

Casa-se com Otacília e torna-se proprietário, ao receber duas fazendas de herança.

Bom estudo meu amores!!

com carinho Prof Dr Master Reikiana

Aldry Suzuki

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário