CLASSIFICAÇÃO DE VERSIFICAÇÃO !! BOA SORTE!!

Classificação de versificação

Tipos  de rimas
Características
Posição do verso
Externa


 Interna

Aparece no final do verso


Aparece no interior do verso
Posições na estrofe
Cruzada






Interpolada







Emparelhada





Mistas
ABAB – alternam-se
“Não sei se isto é amor. Procuro o teu olhar,
Se alguma for me fere, em busca de um abrigo;
E apesar disso, crê! Nunca pensei num lar
Onde fosses feliz, e eu feliz contigo.”


ABBA – ou opostas : se opõem-se
“Uma cobra obra um ovo
Bem menor que o da ema
Mas cada um tem a gema
Que começa a ser de novo.”
(Abel Silva)


AABB- sucedem-se duas a duas
“Vagueio campos noturnos
Muros soturnos
Paredes de solidão
Sufocam minha canção.”

 ABA  CDCD  são aquelas que apresentam outros tipos de combinações
“Meninas de bicicleta
Que fagueiras pedalais
Quero ser vosso poeta!

Ò transitórias estátuas
Esfuziantes de azul
Louras com peles mulatas
Princesas da zona sul.”
(Vinicius de Moraes )

Quanto à posição do acento tônico
Rimas agudas ou masculinas







Rimas Graves ou femininas






Rimas Esdrúxulas

Rimam-se palavras oxítonas , ou monossílabos tônicos.
“Tinhas um pente espanhol
No cabelo português
Mas quando te olhava o sol,
Eras só quem Deus te fez.”
(Fernando Pessoa)


Rimam-se palavras paroxítonas.
“ Por que me enterneces tanto
Alegre e festivo bando
Na minha rua passando
A cantar, não sei que canto?”
(Carlos Queiros)


Rimam-se palavras proparoxítonas.
“Ah! Quanto custo, ó Deus, ver as crianças lidas!
Pobres botões em flor! Pobres gentes crilidas!”
(Guerra Junqueiro)
Quanto ao valor
Rimas pobres









Rimas ricas







Rimas raras







Rimas preciosas
São muito freqüentes e ocorrem geralmente com palavras de mesma classe gramatical
“Eu venho da minha terra,
Da casa branca da serra
E do luar do sertão;
Venho da minha maria
Cujo nome principia
Na palma da minha mão.”
(Guilherme de Almeida)

Ocorrem com palavras de classes gramaticais diferentes
“Não sei se amei o que era em mim desejo
De me ver no outro refletido.
Sei que amei sempre amei e vejo
Que de amar tenho hoje o coração endurecido
(Carlos Felipe Moisés)

São obtidas entre palavras de muito poucas rimas possíveis.
“Eu que era branca e linda, eis-me medonha e escura
Inspiro horror... ó tu que espias urdidura
Da minha teia, atenta ao que o meu palpo fia.”
(Manuel Bandeira)


São rimas artificiais, aparecem com pouquíssima freqüência
“Oh vem, de branco – do imo  da folhagem!
Os ramos, leve, a tua mão aparte
Oh vem! Meus olhos querem desposar-te
Refletir-se virgem a serena imagem.”
(Camilo Pessanha)
Quanto à coincidência de sons
Rimas Perfeitas








Rimas Imperfeitas

Rimas perfeitas , soante ou consoante: há correspondência completa de sons
“Tinha um berço pequenino
E uma criada velha com seu terço
Cresci de mais, como o destino!
Cresci de mais para o meu berço.”
(José Régio)


Rimas imperfeitas, toante ou assonante: não há correspondência completa de sons.
“Ó meu ódio, meu ódio majestoso
meu ódio santo e puro e benfazejo
unge-me a fronte com teu grande beijo,
torna-se humilde e torna-me orgulhoso.”
(Cruz e Souza )

Quanto ao valor das Rimas































Rimas Pobres











Rimas Ricas









Rimas Raras











RimasPreciosas
São muito freqüentes e ocorrem geralmente com palavras de mesma classe gramatical.
“Eu venho da minha terra,
de casa branca da serra
e do luar do sertão;
venho da minha Maria
cujo nome principia
na palma da minha mão.”
( Guillherme de Almeida)


Ocorrem com palavras de classes gramaticais diferentes.
“Não sei  se amei o que era em mim desejo
De me ver no outro refletido.
Sei que amei sempre amei e vejo
Que de amar tenho hoje o coração endurecido.”
 ( Carlos Felipe Moíses)



São obtidas entre palavras de muito poucas rimas possíveis.
“Eu que era branca e linda, eis-me medonha e escura

Inspiro horror...Ó tu que espias urdidura

Da minha teia, atenta ao que o meu palpo fia.”  ( Manuel Bandeira)


São rimas artificiais ; aparecem com pouquíssima freqüência.
“Oh vem, de branco – do imo da folhagem!
Os ramos, leve, a tua mão aparte








1)      Verso Branco é o verso que não tem rima.
“A menina tonta passa metade do dia
a namorar quem passa pela rua,
que a outra metade fica
pra namorar-se no espelho
 A menina tonta tem olhos de retrós preto.
cabelos de linha de bordar,
e a boca é um pedaço de qualquer tecido vermelho.” ( Manuel da Fonseca)

2) Há vários poemas que têm forma fixa: obedecem a regras que determinam a combinação dos versos, das irmãs ou das estrofes. A balada, o rondó, a quadra popular, a sextilha e o soneto são alguns exemplos de poemas de forma fixa. O mais importante de todos, porque sobrevive a todas as épocas e em literaturas de vários países, é o soneto: poema composto de duas quadras e dois tercetos.

Rima
Rima é a identidade ou semelhança de sons que ocorre no fim dos versos, embora possa ocorrer também no meio do verso (rima interna)
O que importa na rima é que  haja coincidência de sons (total ou parcial) e não das letras que a formam
A rima acentua o ritmo melódico do texto poético. Há vários tipos de rima e para especificá-los no poema, convencionou-se usar as letras do alfabeto: os versos que estão ligados entre si pela rima recebem letras iguais.
Prof Dr Aldry Suzuki