Classificação de versificação | Tipos de rimas | Características |
Posição do verso | Externa Interna | Aparece no final do verso Aparece no interior do verso |
Posições na estrofe | Cruzada Interpolada Emparelhada Mistas | ABAB – alternam-se “Não sei se isto é amor. Procuro o teu olhar, Se alguma for me fere, em busca de um abrigo; E apesar disso, crê! Nunca pensei num lar Onde fosses feliz, e eu feliz contigo.” ABBA – ou opostas : se opõem-se “Uma cobra obra um ovo Bem menor que o da ema Mas cada um tem a gema Que começa a ser de novo.” (Abel Silva) AABB- sucedem-se duas a duas “Vagueio campos noturnos Muros soturnos Paredes de solidão Sufocam minha canção.” ABA CDCD são aquelas que apresentam outros tipos de combinações “Meninas de bicicleta Que fagueiras pedalais Quero ser vosso poeta! Ò transitórias estátuas Esfuziantes de azul Louras com peles mulatas Princesas da zona sul.” (Vinicius de Moraes ) |
Quanto à posição do acento tônico | Rimas agudas ou masculinas Rimas Graves ou femininas Rimas Esdrúxulas | Rimam-se palavras oxítonas , ou monossílabos tônicos. “Tinhas um pente espanhol No cabelo português Mas quando te olhava o sol, Eras só quem Deus te fez.” (Fernando Pessoa) Rimam-se palavras paroxítonas. “ Por que me enterneces tanto Alegre e festivo bando Na minha rua passando A cantar, não sei que canto?” (Carlos Queiros) Rimam-se palavras proparoxítonas. “Ah! Quanto custo, ó Deus, ver as crianças pálidas! Pobres botões em flor! Pobres gentes crisálidas!” (Guerra Junqueiro) |
Quanto ao valor | Rimas pobres Rimas ricas Rimas raras Rimas preciosas | São muito freqüentes e ocorrem geralmente com palavras de mesma classe gramatical “Eu venho da minha terra, Da casa branca da serra E do luar do sertão; Venho da minha maria Cujo nome principia Na palma da minha mão.” (Guilherme de Almeida) Ocorrem com palavras de classes gramaticais diferentes “Não sei se amei o que era em mim desejo De me ver no outro refletido. Sei que amei sempre amei e vejo Que de amar tenho hoje o coração endurecido (Carlos Felipe Moisés) São obtidas entre palavras de muito poucas rimas possíveis. “Eu que era branca e linda, eis-me medonha e escura Inspiro horror... ó tu que espias urdidura Da minha teia, atenta ao que o meu palpo fia.” (Manuel Bandeira) São rimas artificiais, aparecem com pouquíssima freqüência “Oh vem, de branco – do imo da folhagem! Os ramos, leve, a tua mão aparte Oh vem! Meus olhos querem desposar-te Refletir-se virgem a serena imagem.” (Camilo Pessanha) |
Quanto à coincidência de sons | Rimas Perfeitas Rimas Imperfeitas | Rimas perfeitas , soante ou consoante: há correspondência completa de sons “Tinha um berço pequenino E uma criada velha com seu terço Cresci de mais, como o destino! Cresci de mais para o meu berço.” (José Régio) Rimas imperfeitas, toante ou assonante: não há correspondência completa de sons. “Ó meu ódio, meu ódio majestoso meu ódio santo e puro e benfazejo unge-me a fronte com teu grande beijo, torna-se humilde e torna-me orgulhoso.” (Cruz e Souza ) |
Quanto ao valor das Rimas | Rimas Pobres Rimas Ricas Rimas Raras RimasPreciosas | São muito freqüentes e ocorrem geralmente com palavras de mesma classe gramatical. “Eu venho da minha terra, de casa branca da serra e do luar do sertão; venho da minha Maria cujo nome principia na palma da minha mão.” ( Guillherme de Almeida) Ocorrem com palavras de classes gramaticais diferentes. “Não sei se amei o que era em mim desejo De me ver no outro refletido. Sei que amei sempre amei e vejo Que de amar tenho hoje o coração endurecido.” ( Carlos Felipe Moíses) São obtidas entre palavras de muito poucas rimas possíveis. “Eu que era branca e linda, eis-me medonha e escura Inspiro horror...Ó tu que espias urdidura Da minha teia, atenta ao que o meu palpo fia.” ( Manuel Bandeira) São rimas artificiais ; aparecem com pouquíssima freqüência. “Oh vem, de branco – do imo da folhagem! Os ramos, leve, a tua mão aparte |
1) Verso Branco é o verso que não tem rima.
“A menina tonta passa metade do dia
a namorar quem passa pela rua,
que a outra metade fica
pra namorar-se no espelho
A menina tonta tem olhos de retrós preto.
cabelos de linha de bordar,
e a boca é um pedaço de qualquer tecido vermelho.” ( Manuel da Fonseca)
2) Há vários poemas que têm forma fixa: obedecem a regras que determinam a combinação dos versos, das irmãs ou das estrofes. A balada, o rondó, a quadra popular, a sextilha e o soneto são alguns exemplos de poemas de forma fixa. O mais importante de todos, porque sobrevive a todas as épocas e em literaturas de vários países, é o soneto: poema composto de duas quadras e dois tercetos.
Rima
Rima é a identidade ou semelhança de sons que ocorre no fim dos versos, embora possa ocorrer também no meio do verso (rima interna)
O que importa na rima é que haja coincidência de sons (total ou parcial) e não das letras que a formam
A rima acentua o ritmo melódico do texto poético. Há vários tipos de rima e para especificá-los no poema, convencionou-se usar as letras do alfabeto: os versos que estão ligados entre si pela rima recebem letras iguais.
Prof Dr Aldry Suzuki