Niveis de Linguagem




Níveis de Linguagem é o uso que cada falante faz da língua varia segundo o seu grau de instrução, a idade, a região em que vive e a situação em que ocorre o ato da fala. Por exemplo, uma mesma pessoa, dependendo do meio em que se encontra, as pessoas com quem se comunica, usará diferentes níveis de linguagem. Daí existem dois tipos de língua : fala e escrita.





Língua: é um tipo de linguagem é a  única modalidade de linguagem baseado em palavras. O alemão e o português são línguas diferentes.
Língua é a linguagem verbal utilizada por um grupo de indivíduos que constitui uma comunidade.



Fala: È a realização concreta da língua , feita por um indivíduo da comunidade num determinado momento. E um ato individual da comunidade num determinado momento. É um ato individual que cada membro pode efetuar com o uso da linguagem.



Linguagem Padrão: Trata-se de uma linguagem mais formal, que segue os princípios da gramática normativa. é empregada na escola, no trabalho, nos jornais e nos livros em geral.
ex: a polêmica não é nova, nem deve extinguir-se tão cedo. Afinal qual a legitimidade e o limite do uso de recursos públicos para salva e guardar a integridade do sistema financeiro?



Línguagem Literária: É o instrumento usado pelos escritores. Cometem infrações gramaticais diferentes de erros cometidos por leigos.



Língua Culta: É a língua falada pelas pessoas de instrução, niveladas pela escola, obedece a gramática da língua padrão. É mais restrita , pois representa privilégios e conquista cultural de um número reduzido de falantes.



Línguagem Coloquial: É aquela que usamos no dia-a-dia , nas conversas informais com amigos, no bate-papo e no bilhete para a empregada ou para o filho que irá chegar com as instruções para o jantar. Descontraída, dispensa formalidades e aceita gírias, diminutivos afetivos e termos regionais.


Língua Vulgar : É própria das pessoas sem instrução. Infringe totalmente as convenções gramaticais.








Línguagem Regional: Esta diretamente ligada às regiões geográficas, tem um patrimônio vocabular próprio, típico de cada região.







Gírias: São linguagem própria de certos grupos sociais, de certas profissões que usam um vocabulário próprio, geralmente com a finalidade de não serem compreendidos por indivíduos estranhos ao seu grupo.

 
A Fala Popular na Literatura: O registro da fala popular na literatura tem sido largamente empregado como forma de atribuir expressividade e veracidade ao texto. Na década de 30, por exemplo, quando os escritores propunham uma literatura engajada e realista, o aproveitamento do nível coloquial, pela transcrição dos falares regionais, foi elemento fundamental para o sucesso do romance brasileiro.


Espero que tenham compreendido meus amores....sucesso meus lindos!!


Prof Dr Aldry Suzuki