sábado, 21 de maio de 2011

Empregabilidade: o desafio do fim do emprego. Aldry Suzuki amo vocês!





“o que cria um verdadeiro empreendedor é sua competência
para intuir, imaginar, fareja um novo  negócio.
É necessário saber o que as pessoas
Vão precisar, antes mesmo que elas saibam”.
Roberto Shinyashiki (in Sebrae/RJ, 2003)

Estamos vivendo um momento tão significativo quanto a Revolução Industrial: o fim do emprego. Então pergunto: o que isso significa? Quais são as consequências ?Será um problema social ? 

Com certeza, será um problema existencial uma vez que os indivíduos serão demitidos porque sua função deixou de existir e não por incompetência. Aquilo que ele fazia já tão bem por tanto tempo não existe mais.


Logo, sua empregabilidade será seu bem mais valioso. E o que é empregabilidade? É o conjunto das suas habilidades, conhecimentos e capacitações que determinará se você será mantido na organização ou terá de buscar oportunidades.

 É preciso aprimorar os seus talentos. 

Hoje, o mercado tem que ser encarado pelo profissional como um conjunto de oportunidade de trabalho. 

E, terá mais oportunidade aquele que tiver coragem de empresariar a si mesmo, de vender sua competência, de investir em cursos de atualização, na sua própria reciclagem. 

A virada é radical, e ninguém escapa.  O perfil desejado é o do sujeito ambicioso, crítico, criativo, que faz com que todos se mexam à sua volta.


O velho hábito de procurar a empresa, munido do currículo, está acabando. Há um novo ritual de contrato na praça.  

Há um mês, a Gessy-Lever promoveu um jogo entre dez candidatos a uma vaga. Esses dez já haviam passado por outras baterias de testes, que desqualificaram 2.000 pretendentes. 

O jogo consistia em representar a imagem da empresa usando palitos coloridos, cola, barbante e canudinhos.  

Na reta final da seleção, os examinadores queriam saber quem, naquela sala, tinha a mente mais aberta a soluções originais. 

O que se buscava era uma qualidade sutil, quase imponderável. 

Os encarregados do teste queriam saber quem, entre os candidatos, seria capaz de dar uma resposta satisfatória a um desafio novo que aparece de surpresa.

Reflita: que habilidades você pretende semear no seu patrimônio profissional?

        Professores!! se na  hora de preparar seus alunos para a vida  cheia de informação e conhecimentos, as empresas escolhem o mais ambicioso, criativo, crítico, observando questões ligadas à auto-estima, a auto-realização. 

Por isto professor, trabalhe os estímulos das inteligências múltiplas com seus alunos, a felicidade de nossos alunos é um direito humano e você pode contribuir para com isto. Sucesso!


Prof Dr Aldry Suzuki

Nenhum comentário:

Postar um comentário