PERÍODO
COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Período
composto por subordinação é aquele formado por oração principal e oração
subordinada ( uma ou mais).
Disse
ao aluno / que tivesse
carinho.
Primeira oração:
Disse ao aluno
Verbo:
disse
Segunda oração:
que tivesse carinho
Verbo:
tivesse
Primeira
oração: oração principal
Segunda oração:
oração subordinada período composto por subordinação
A oração subordinada pode ser:
#
oração subordinada substantiva;
#
oração subordinada adjetiva;
#
oração subordinada adverbial.
ORAÇÕES
SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
As
orações subordinadas substantivas tem as funções sintáticas próprias do
substantivo e são introduzidas pelas conjunções integrantes que
e se
.
Essas
orações podem funcionar como:
SUJEITO do verbo da oração principal.
É necessário / que ele volte.
|
Oração principal:
é necessário
Oração subordinada substantiva:
que ele volte
Que ele volte é
sujeito da oração.(sujeito representado por uma oração).
OBJETO DIRETO
Espero/ que ele volte.
|
Oração principal:
Espero
Verbo
transitivo direto: espero
Oração subordinada substantiva:
que ele volte
Objeto
direto: que ele volte (objeto direto representado por uma oração)
OBJETO INDIRETO do verbo da oração
principal.
Necessito / de que ele volte.
|
Oração principal:
necessito
Verbo
transitivo indireto: necessito
Oração subordinada substantiva:
de que ele volte
Objeto indireto:
de que ele volte ( objeto indireto representado por uma oração)
COMPLEMENTO NOMINAL de
um termo da oração principal.
Tenho necessidade
/ de que ele volte.
|
Oração principal:
tenho necessidade
Oração subordinada substantiva:
de que ele volte.
Complemento nominal:
de que ele volte (complemento nominal representado por uma oração).
PREDICATIVO da oração principal.
Minha esperança é
/ que ele volte.
|
Oração principal:
minha esperança é
Oração subordinada substantiva:
que ele volte
Predicativo:
que ele volte (predicativo representado por uma oração).
APOSTO de
um termo da oração principal.
Espero somente
isto: /que ele volte.
|
Oração principal:
espero somente isto:
Oração subordinada substantiva:
que ele volte
Aposto:
que ele volte (aposto representado por uma oração).
A
função da oração subordinada substantiva depende, portanto, da estrutura da
oração principal: mudando-se a estrutura sintática da oração principal, muda-se
a função da oração subordinada substantiva.
Minha esperança é
/ que tudo dê certo.
|
Oração principal:
minha esperança é
Verbo de ligação:
é
Oração subordinada substantiva:
que tudo dê certo
Função: predicativo -
que tudo dê certo.
Tenho esperança /
de que tudo dê certo.
|
Oração principal:
tenho esperança
Substantivo:
esperança
Oração subordinada substantiva:
de que tudo dê certo
Função: complemento nominal – de que tudo
dê certo
Espero / que tudo dê certo.
|
Oração principal:
espero
Verbo transitivo direto:
espero
Oração subordinada substantiva:
que tudo dê certo
Função:
objeto direto – que tudo dê certo.
CLASSIFICAÇÃO DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS
SUBSTANTIVAS
A
classificação das orações subordinadas substantivas depende da função que elas
exercem no período:
SUBJETIVA
Funciona
como sujeito de verbos usados na terceira pessoa do singular (é bom , será necessário, convém,
parece, importa, etc.) e de verbos que se apresentam na voz passiva sintética (sabe-se, espera-se etc.) ou analítica (foi decidido, será
aprovado etc.)
É necessário que você fale a verdade.
É segredo que os gêmeos saíram de casa.
Sabe-se que o jornal mentiu.
Convém que você ame plenamente as pessoas.
Foi decidido que a população terá tratamento dentário
gratuito.
Não se comentava se ela acordou.
Importa que você seja bom filho.
Parece que algumas brincadeiras infantis já
não existem.
|
OBJETIVA DIRETA
Funciona
como objeto direto do verbo transitivo direto da oração principal.
As grávidas esperaram que a Secretaria de Saúde instalasse o posto de saúde.
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Verbo
transitivo direto: esperaram
As estatísticas mostram que muitas mulheres são determinadas em casa, pelos maridos.
|
Verbo
transitivo direto: mostram
O professor explicou que algumas pessoas concordavam da situação atual.
|
Verbo
transitivo direto: explicou
OBJETIVA INDIRETA
Funciona
como objeto indireto do verbo transitivo indireto ou transitivo direto e indireto da oração
principal.
O Estado necessitava de que a creche fosse construída.
|
Verbo
transitivo indireto: necessitava
O historiador convenceu as autoridades de que nossas escolas precisavam ser
melhoradas.
|
Verbo
transitivo direto e indireto: convenceu
Aquele político aspira a que o elejam prefeito da cidade.
|
Verbo
transitivo indireto: aspira
COMPLEMENTO NOMINAL
Funciona
como complemento nominal de um substantivo, adjetivo ou advérbio da oração
principal.
Tínhamos certeza de
que daria certo o acampamento naquele lugar.
|
Substantivo:
certeza
O sociólogo estava esperançoso
de que a pesquisa sobre o Brasil
fosse aprovada.
|
Adjetivo:
esperançoso
A Assembleia
Nacional Constituinte votou favoravelmente
a que a licença-gestante seja
aprovada.
|
Advérbio:
favoravelmente
PREDICATIVA
Funciona
como predicativo do sujeito da oração principal com verbo de ligação.
Nossa esperança é que
os povos vivam em paz.
|
Verbo
de ligação: é
Sua vontade era que a humanidade trabalhassem com marketing.
|
Verbo
de ligação: era
Minha grande
vontade é que me deixem escrever.
|
Verbo
de ligação: é
APOSITIVA
Funciona
como aposto, ou seja, como explicação de uma palavra da oração principal.
Aquele homem
interessava apenas uma coisa: que muito dinheiro estivesse sem suas
mãos.
|
Palavra
a ser explicada : coisa: (tem - : dois pontos, após a palavra, ao qual necessita de
uma resposta explicativa).
A esperança das
pessoas espirituais é uma: que melhore os pensamentos da
humanidade.
|
Palavra
a ser explicada: uma: (tem -: dois
pontos, após a palavra , ao qual necessita de uma resposta explicativa).
Queremos somente isto: que o pensamento das pessoas seja mais positivo.
|
Palavra
a ser explicada: isto: ( tem -: dois
pontos, após a palavra, ao qual necessita de uma resposta explicativa).
Observação
|
1)Apesar de a
Nova Gramática Brasileira não fazer referência, podem ser incluídas como
orações subordinadas substantivas aquelas que funcionam como agente da passiva.
Iniciadas por de ou por e pronome
indefinido.
Exemplos:
# O político estava
rodeado de quem admirava sua honestidade.
# A aula será dada por quem a preparou.
# A sala será
arrumada por quem a desarrumou.
# O concerto foi
aplaudido por quantos o ouviram.
2) Além das
conjunções integrantes que( nas
afirmações certas) e se (nas
afirmações incertas), a oração subordinada substantiva pode ser introduzida
por pronomes indefinidos ou advérbios.
Exemplos.
# Você sabe quem fez isto?
# Gostaria de saber
qual de vocês trouxe-me flores.
# Ignora-se quantos são os responsáveis.
# Perguntaram-lhe onde esteve.
# Não sei quando voltarei.
# Você entendeu como me senti?
|
ORAÇÕES
SUBORDINADAS ADJETIVAS
As
orações subordinadas adjetivas têm o valor e a função próprios do adjetivo.
Exemplos:
Assistimos a cenas
delirantes.
|
Substantivo:
cenas
Adjetivo e adjunto adnominal:
delirantes
Assistimos a cenas
que amamos.
|
Substantivo:
cenas
Oração subordinada adjetiva:
que amamos
A mãe determinada há harmonia no lar.
|
Substantivo:
mãe
Adjetivo:
determinada
O político que é inteligente compartilha seu
saber.
|
Substantivo:
político
Oração subordinada adjetiva:
que é inteligente
A
oração subordinada adjetiva é introduzida por pronomes relativos: que, o qual
(e variações), quem,
onde, cujo (e variações).
# Há situações que não desejamos nunca.
# Colocaram uma
questão a qual me parecia muito estranha.
# Era aquele home
a quem eu devia um grande favor.
# O bairro onde se desenvolveu a festa era industrial.
# Existem
problemas cujas soluções
são dadas pelo tempo.
|
Observações
|
O pronome
relativo pode aparecer precedido de preposição , desde que o verbo da oração
em que ele e encontra assim o exija.
# Os lugares por
que passei
nunca me saíram da lembrança.
# Estas são as
moças com quem trabalho.
|
DISTINÇÃO ENTRE QUE PRONOME RETATIVO
E QUE CONJUNÇÃO INTEGRANTE
|
Que como pronome
relativo introduz oração subordinada adjetiva. Equivale a o qual, a
qual, os quais , as quais.
Exemplo :
# O churrasqueiro
/ que temperou a carne/ não comeu nada.
Termo
antecedente:
o churrasqueiro
Oração
subordinada adjetiva : que temperou a carne
(0
qual) pronome relativo: que
Que como conjunção
integrante introduz oração subordinada substantiva.
# O Churrasqueiro
confirmou / que não comera nada.
Oração
subordinada substantiva: que não comera nada
Conjunção
integrante: que
|
POSIÇÕES
DA ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA
Em
relação à oração principal, a oração subordinada adjetiva pode aparecer:
Depois
da oração principal.
Os turistas
dirigiam-se ao litoral,/ onde a natureza
os esperava.
|
Oração principal:
os turistas dirigiam-se ao litoral
Oração subordinada adjetiva:
onde a natureza os esperava
No
meio da oração principal.
A resposta/que os policiais esperavam dos manifestantes / não veio.
|
Oração principal:
a resposta
Oração subordinada adjetiva:
que os policiais esperavam dos manifestantes
Oração principal:
não veio
CLASSIFICAÇÃO
DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Em relação ao termo que modificam, as orações
subordinadas adjetivas podem ser:
RESTRITIVAS
São aquelas que restringem o sentido do termo
a que se referem.
Os homens/ que são honestos/ merecem nosso diálogo.
|
Oração subordinada adjetiva restritiva:
que são honestos
De acordo com esse enunciado, não são todos
os homens que merecem nosso diálogo, mas apenas o conjunto restrito daqueles
que são honestos.
EXPLICATIVAS
São aquelas que tomam o termo a que se
referem no seu sentido amplo , destacando sua característica principal ou
esclarecendo melhor sua significação, à semelhança de um aposto.
Os homens/ que são seres racionais,/merecem nosso
diálogo.
|
Oração subordinada adjetiva
explicativa: que são seres racionais
De acordo com esse enunciado , todos os homens merecem
nosso diálogo, já que a característica eles atribuída é comum a todos.
Observação
|
A oração
subordinada adjetiva explicativa aparece na escrita separada por vírgulas.
|
ORAÇÕES
SUBORDINADAS ADVERBIAIS
As orações subordinadas adverbiais funcionam como
adjuntos adverbiais da oração principal.
O vizinho vendeu
o terreno ao lado/ porque precisava
de dinheiro
.
|
Oração principal:
o vizinho vendeu o terreno ao lado
Oração subordinada adverbial:
porque precisava de dinheiro
Expressa ideia de causa:
porque precisava de dinheiro
Quando
cheguei ao supermercado,/as portas já estavam fechadas.
|
Oração principal:
as portas já estavam fechadas.
Oração subordinada adverbial:
quando cheguei ao supermercado
CLASSIFICAÇÃO
DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
As orações subordinadas adverbiais aparecem
introduzidas por conjunções subordinativas não integrantes. Sua classificação é
feita segundo o sentido da circunstância adverbial que expressam:
TEMPORAIS
Exprimem
ideia do tempo em que ocorre o fato expresso na oração principal. Iniciam-se
principalmente por: quando,
logo, que, até que, sempre que, enquanto, assim que...
# Quando os gatos saem, os ratos fazem
a festa.
# A antiga
moradora reconheceu-me logo que me viu.
# Eu ficaria
lendo até que o sono viesse.
# Sempre que viajávamos, os vizinhos
guardavam nossos jornais.
|
CAUSAIS
Exprimem
ideia da causa do fato expresso na oração principal. Iniciam-se principalmente
por: porque, já que, visto que,
como, uma vez que...
# Erroneamente,
muitas pessoas acham os índios magnânimos
porque eles têm outros hábitos
culturais.
# Já que não chovia há tempo, as plantas secaram.
# Chegou cansado,
visto que seu trabalho fora muito pesado.
# Como estava sensual , precisava de acompanhamento
masculino.
# Uma vez que lhe dei o dinheiro, não posso
pedi-lo de volta.
|
CONDICIONAIS
Exprimem
ideia da condição necessária para a realização do fato expresso na oração
principal. Iniciam-se principalmente por: se,
caso, desde que, contanto que...
#Se nos convencêssemos do valor nutritivo dos cereais, a proteína
animal seria substituída.
# caso ele venha
cedo, iremos ao cinema.
# Viajaremos
ainda hoje, desde que o tempo
continue bom.
#O plano dará
certo, contanto que ninguém falhe na sua
tarefa.
|
PROPORCIONAIS
Exprimem
ideia de proporção, ou seja, de um fato simultâneo ao expresso na oração
principal. Iniciam-se principalmente por: à proporção que, à medida que...
# Á proporção que limpávamos os livros, o cheiro de
limpeza aparecia.
# Á medida que chovia, a população ribeirinha ia
deixando suas casas.
|
Observação
|
A ideia de
proporção pode aparecer expressa em elementos correlacionados entre as
orações (quanto mais... tanto mais, quanto menos... tanto mais etc.)
Exemplos
Quanto
mais lia,(tanto)
mais queria ler.
Quanto
menos estudares,
(tanto) mais dificuldades encontrás.
|
FINAIS
Exprimem
ideia da finalidade do fato expresso na oração principal. Iniciam-se
principalmente por: para
que, a fim de que...
#Os nobres da
Idade Média compravam o perdão dos padres para
que, depois da morte, conseguissem o céu.
#Fiz minha
autocrítica
a fim de que me sentisse melhor.
|
CONSECUTIVAS
Exprimem
ideia da consequência do fato expresso na oração principal. Iniciam-se
principalmente por: que(procedido
de tal, tão, tanto, tamanho).
# Expressou-se
com tal firmeza que todos
acreditaram.
# Estávamos tão
cansados na viagem que víamos
imagens duplas.
# Chorou tanto na
partida que a família se surpreendeu.
|
CONFORMATIVAS
Exprimem
ideia de conformidade com o pensamento expresso na oração principal. Iniciam-se
principalmente por: conforme, como, segundo...
# O livro foi
publicado conforme nós
pedimos.
# Os policiais
reagiram como tínhamos previsto.
# Como diziam os mais velhos, beleza não se
põe em mesa.
# Segundo dizem os cientistas, a sociedade das
formigas tem uma perfeita organização.
|
CONCESSIVAS
Exprimem
a ideia contrária ao fato expresso na oração principal. Iniciam-se
principalmente por: embora,
ainda que, se bem que..
# Embora houvesse leite estocado, ninguém
conseguia encontra-lo no mercado.
# Adorava Elis
Regina, ainda que ela fosse “pimentinha”.
# Por mais que pedissem novas escolas, o Estado esta
providenciando.
# Preciso de um
livro de poesia, qualquer que seja
ele.
|
COMPARATIVAS
Representam
o segundo termo da comparação. Iniciam-se principalmente por: como, mais... do que, menos... do
que, tão... como, tanto... quanto...
# Alguns padres
fizeram opção preferencial pelos pobres e injustiçados, como Cristo o fez há quase 2.000 anos.
# O ciclista era
tão rápido quanto o
pensamento.
# Ninguém sofreu
tanto como aquele homem que não sabe
pensar.
# O programa de
rádio estava mais crítico do que
informativo.
|
Observações
|
Nas orações comparativas o verbo nem sempre
aparece expresso; ele pode estar subentendido.
Exemplo:
# O bife estava duro como sola de sapato (é).
|
Bom
estudo meus amores, com carinho de sua eterna Prof Dr Master Reikiana Aldry Suzuki
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