sábado, 19 de março de 2011

A BONECA OKIKU DO TEMPLO MANNEJI - História japonesa

                                                 
A BONECA OKIKU DO TEMPLO MANNEJI

Conheça a história da boneca que parece ter vida

Quarenta centímetros de altura, um kimono de estampa vistosa, onde se destaca a faixa vermelha, em que estão bordados dois delicados crisântemos . A boneca, batizada de Okiku(crisântemo), seria como qualquer boneca antiga, não fosse um pequeno detalhe: estar no altar do templo Mannenji, na cidade de Kurisawa, Hokkaido.

HÁ QUASE 70 ANOS...
            Era dia 15 de agosto de 1932 quando Eikichi Suzuki resolveu visitar uma exposição que se realizava na cidade de Sapporo, em Hokkaido. Ao retornar para casa avistou uma boneca, numa loja da cidade, e resolveu compra-la para a sua irmã Kikuko, que andava adoentada.
            O rosto da menina se iluminou assim que viu o presente. A alegria da pequena Kikuko foi tamanha que ela não quis mais se separar da boneca, levando-a consigo para todos os lugares.
Kikuko continuava muito doente e no dia 34 de janeiro do ano seguinte, com apenas 3 anos, veio a falecer. A família, imersa na dor, esqueceu-se de colocar a boneca no caixão e após a cremação do corpo a boneca foi colocada dentro do butsudan (oratório), junto às cinzas de Kikuko.

A TRANSFORMAÇÃO

            Os familhares rezavam, todos os dias, diante do butsudan, até que alguém notou que o cabelo da boneca parecia crescer. Quando a guerra assolou o país na década de 40, as pessoas fugiram para o interior. A família da menina fez o mesmo e pediu para os sacerdotes do templo Mannenji que guardassem a boneca e as cinzas de Kikuko. Finda a guerra, a família retornou a cidade e uma vez no templo, percebeu, com espanto, que o cabelo da boneca não parava de crescer!
            Certo de que estava diante de um fenômeno sobrenatural, Eikichi Suzuki, o irmão, solicitou ao templo que a boneca permanecesse em Manneji.
O fenômeno, alardeado pela imprensa, levou ao templo inúmeros pesquisadores em busca de um explicação cientifica para os acontecimentos, e uma legião de turistas curiosos.
            Apesar das controvérsias, as transformações acontecidas com a boneca nos últimos anos impressionaram. O cabelo que mal chegava nos ombros atingiu a cintura. A boca, antes cerrada, esta entreaberta e úmida, assim como os olhos, que parecem fitar os visitantes com uma expressão quase humana.

KUYOO, UM RITUAL DE AGRADECIMENTO AOS OBJETOS USADOS

O Japão é um país cheio de tradições, algumas bem esquisitas, digamos de passagem. Este povo que se acostumou a reverenciar deuses para ter alimento, também reverencia objetos. Segundo as crenças, certos objetos são dotados de espírito, então e justo que após cumprirem seus papeis juntos aos homens, eles tenham um descanso apropriado.
            Em rituais chamados “Kuyoo”, objetos como agulhas e bonecos, são levados aos templos em sinal de gratidão para “descansar em paz\”.São famosos os Harikuiyoo(kuyoo das agulhas de costura), os Darumakuyoo (kuyoo de Daruma) e os Ningyoo Kuyoo (kuyoo de bonecas).
O ritual destinado às bonecas, acontece em todo o pais no dia 15 de outubro. Dia das bonecas . Muitos  templos, como o Rennooji, em Toyama-ken, realizaram o kuyoo, queimando bonecas que foram enviadas de todas as partes do japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário