SUBSíDIOS
DA PEDAGOGIA DE FREINET
Quem é Celestin Freinet?
Ele nasceu em 15 de outubro de l896, em Gars, pequeno
Vilarejo nos Alpes Marítimos.
Foi aluno da Escola Superior de Grasse e depois da
Escola Normal de Nice que deixou
Para ir a guerra de 14 – 18, de onde volta gravemente
ferido no pulmão.
Convalescente e ainda deficiente, torno-se professor
primário em Barsur-Loup em 1920.
De imediato, procura realizar, na educação, sua recusa
de guerra e de doutrinação que
levou o povo à matança.
Freinet estuda todos os corrente de educação nova que se multiplicam nessa
época em toda Europa.
Atitudes de professora
Ajudarem as crianças a elaborarem, realizarem e
concluírem seus projetos;
Apoiar a criança em seus esforços;
Ser dinâmica;
Permitir que as crianças progridem em seus próprios
ritmos;
Respeitar a personalidade de cada um;
Respeitar as realizações das crianças (tentar evitar
juízos de valor);
Ousar a ser autêntica, com suas qualidades e seus
limites;
Quando surge a oportunidade, ajudar as crianças a
descobrirem de modo sadio e natural;
Estar atenta as exigências das crianças mesmo quando se
exprimem de forma negativas(agitação, agressividade, provocação... que são
sinais que elas nos enviam);
O papel da professora se exerce em todos os momentos,
quer seja nas aprendizagens, quer durante os momentos da vida em casa(refeição,
recreio, vestir-se e despir-se, etc.);
Estar atenta ao bem estar físico das
crianças(necessidade de se mexer, de repousar, de beber, de comer...);
Levar em conta as necessidades de prazer(prazer
gratuito de brincar na água, na areia...);
Evitar impor suas idéias e seus modelos;
Permitir, em todos os momentos, a expressão espontânea;
Ajudar as crianças a tomar em consciência de suas
possibilidades;
Acreditar na capacidade das crianças;
A professora tem o papel de animadora;
Favorece os contatos entre os grupos e as pessoas;
Permite ativamente que os grupos exprimam os problemas
que a parecem e tomem consciência deles, e ajuda as crianças a resolvê-los.
Graças a esse procedimento educativo, a crianças se
torna progressivamente mais consciente nas finalidades o das aprendizagens.
Tentamos não impor nossas próprias escalas de valores,
mas ajudamos a crianças a construir a sua própria.
Exemplo:
Quando uma criança vem mostrar seu trabalho e pede a nossa opinião, nos pedimos a dela ( e você o
que acha? ) e a ajudamos a forjar a sua
própria opinião.
Do mesmo modo,
não é em função de regras de moral estabelecidas pelos adultos que a criança
será dirigida, mas partindo da experiências vividas ( na classe, em família, na
rua...)Nós a ajudaremos a construir suas próprias regras para que sua vida
pessoal e sua vida em grupo sejam mais harmônicas.
Com esse modo
de viver, conseguiremos, progressivamente, estabelecer um regra de vida(regra
da classe) elaborada em comum, codificada, afixada e respeitada.
Sugestão de trabalho com as crianças
# Acolhida;
# Conversa livre ou rodinha;
# Quadro de presenças ou chamada;
# Calendário, cartaz do tempo, ajudante do dia;
# Atividades dirigidas ( nos cantinhos, etc.);
# Higiene;
# Lanche;
# Repouso ou atividade calma;
# Atividade diversificada;
# Livro da vida;
# Arrumação da unidade;
Cada
professor de acordo com o seu grupo de crianças, planejará o dia de trabalho na
unidade, respeitando o ritmo de cada um, interesse e necessidade.
Conversa livre
É a primeira
atividade de todos os dias. Compreende dois aspectos:
1º- O aspecto “acontecimentos pessoais”, que muitas
vezes ocupa a maior parte do tempo. É um momento importante que permite a cada
criança e a professora exprimirem livremente seus pensamentos, seus desejos,
seus sentimentos, falarem dos acontecimentos de suas vidas e em casa ou escola.
2º - O aspecto “atualidade”, durante o qual o Monitor
ajude a criança a organizar o incrível enxame de informações que recebe.
Observações:
# É um momento importante na relação afetiva entre a
professora e das crianças entre si;
# É um momento importante que permite a criança a se
libertar desdramatizar algumas situações, tomar consciência de alguns fatos da
vida;
# Ás vezes a conversa livre é uma fonte de informações
para a professora nesse momento, ela pode desvendar projetos das crianças;
# é também o momento em que todo o grupo pode tomar uma
decisão quanto a organização de classe; decidir quanto as diversas atividades
coletivas a serem realizadas, etc;
EXEMPLO: Preparar um passeio, festejar um
aniversário, realizar o jornal coletivo, etc...
# Cada criança
se exprime na sua vez.
Papel da professora
# Permite a criança exprimir livremente seus
sentimentos ( positivos e negativos) seus desejos, seus projetos, etc;.
# Evitar emitir um julgamento;
# Respeitam as crianças que não querem falar;
# Leva as crianças a se ouvirem ( se for necessário, a
criança que esta com a palavra segura um objeto na mão, quando termina passa-o
para uma outra que quer falar);
# Para as crianças que têm dificuldades de linguagem, a
professora reformula suas frases para que possam ser compreendidas por todos,
mas não exige das crianças a correção de linguagem;
# Algumas professoras anotam o que as crianças contam durante
esse encontro e transcrevem no livro da vida.
Plano
de trabalho individual
Abrange uma
semana.
· Todos
os dias, após o trabalho nos cantinhos e após a avaliação a criança preenche o
seu plano de trabalho em função do que realizou.
No fim da semana ela tem uma visão do conjunto do
trabalho que realizou no espaço de uma semana, as atividades que fez pouco,
muito, ou que não fez: e fazer observações ( por exemplo: necessidade de
aumentar o trabalho em determinados cantinhos.
Caminho
seguido no começo:
- Livre observação de plano;
- Levar
a criança a decodificar sozinha os símbolos utilizados;
-
Observar em conjunto o Plano de trabalho;
-
Procurar em conjunto a utilização do quadro.
Sugestões
de algumas atividades individuais e coletivas:
Individuais:
STQQS
|
Coletivas:
STQQS
|
- Pintura
- Recorte
- Areia
- Lãs e fios
- Desenho
- Modelagem
- Calendário
- Dobradura
- Perfuração... e muito mais.
|
- Hora da rodinha
- Canto
- Marcenaria
- Livro da vida
- Biblioteca
- Construções
- Fantoches
- História
- Jogos ... e muito mais.
|
OBS:
Na coluna onde está escrito, é necessário também colar figuras ou desenhar para
identificação da criança, pois assim, fica o desenho e a escrita.
Noção abordada:
Noção de tempo:
A semana.
- A cada
semana começa-se um novo plano de trabalho;
- Levar
a criança, a descobrir que há 5 dias de trabalho e dois dias de folga em cada semana;
- Todas
as semanas são iguais, exceto quando há feriados ( que são marcadas também no
plano);
- Fazer
com que a criança tome consciência da sucessão dos dias e das semanas;
- Abrir
para a criança um tipo de linguagem codificada.
Plano de trabalho individual com relação aos pais
- Levá-los a se interessarem pelo trabalho
dos filhos;
-
Fazendo perguntas;
- Dando
sugestões;
-
Pedindo informações;
-
Fazendo observações positivas ou negativas;
-
Favorecer os contatos: entre família e a escola - entre os pais e a professora.
Observações:
· Quando
o número de criança é grande, este trabalho pode ser difícil,pois exige muito
tempo da professora;
· Este
trabalho não é iniciado no começo do ano. A professora deve esperar que as
crianças estejam habituadas a trabalhar nos cantinhos .
# NO INÍCIO APARECEM MUITAS DIFICULDADES
- Para a
professora, que deve se mostrar muito disponível;
- Para
as crianças, que precisam se familiarizar como o quadro mais logo essas
dificuldades acabam e as crianças tomam muitas iniciativas.
Trocas
de experiências e avaliação
Em algumas
classes esta atividade e feita coletivamente, após o trabalho nos cantinhos. E
o momento em que cada criança tem a oportunidade de apresentar, para toda
classe, o seu trabalho: pintura, desenho, modelagem, recorte, construção,
pesquisa, experiência, etc.
Se a criança
fez uma pesquisa ou uma experiência, ela pode apresenta-la para toda classe e
explica-la. O trabalho de uma criança pode ser o ponto de partida de uma
pesquisa coletiva. No momento de apresentação para os colegas pode ser o início
de novas noções: de números, cores, estruturações espacial, etc.
Em outras classes o momento de troca de experiência
são espontâneas e acontecem regularmente
durante o dia, ao longo das descobertas que
cada um pode querer compartilhar.
Durante esta
atividade atônica é colocada na linguagem. Todos são levados a se exprimir o
máximo possível verbalmente. Nessa ocasião há aprendizagem ou fixação de novas
palavras vocabulários, de construções e de frases completas, etc.
Observações:
- No
início do ano há avaliação do trabalho pelas crianças é muito difícil ( tudo o
que ela fez no ano anterior). Isto é progressivamente conseguido.
- Num
primeiro momento a professora desempenha
e essencialmente o papel de animadora: organiza a troca de experiências
intervém muitas vezes para ajudar e permitir que as crianças através de
seus pensamentos, seus desejos e
conflitos adquiram habilidade operatória uma aptidão ou capacidade cognitiva e
apreciativa específica, que possibilita a compreensão e a intervenção do
indivíduo nos fenômenos sociais e culturais e eu o ajude a construir conexões.
Se houver necessidade, ela reformula o que a criança diz.
- Num
segundo momento vivemos uma mudança no tipo de intervenção da professora. Essa
mudança está ligada a própria organização da classe onde as crianças assumem, progressivamente,
cada vez mais iniciativas e onde a professora participa mais como um simples
membro do grupo.
Livro da vida
Em algumas
classes, durante a conversa livre da chegada ou durante a avaliação do trabalho
do dia, o professor anota o máximo possível do que as crianças contam,
observam, fazem. .. depois essas anotações são transcritas no livro da vida.
Em outras
classes o livro da vida é feito no fim do dia. Ele conta a vida das crianças e
da professora em classe. As crianças dizem o que deve ser escrito no livro.
# OBSERVAÇÕES:
A
professora cuida para que as anotações sejam as mais fiéis possíveis ele não
transforma as frases das crianças.
Ela toma
cuidado para:
1º - Respeitar a linguagem própria de cada um, suas
estruturas de frases seus vocabulários seu modo de pensar, e não impor uma
linguagem adulta, não impor nosso modo de pensar.
2º - Respeitar o lado vivo e espontâneo da linguagem
infantil, que nem sempre corresponde as normas impostas pelo adulto.
3º - Respeitar o caminho próprio de cada criança.
#
MAS ELA TOMA CUIDADO TAMBÉM PARA:
-
Intervir na qualidade articulatória, sobre permitir uma boa compreensão;
- Propor
um modelo correto: a professora reformula a mensagem da criança e verifica se o
conteúdo corresponde ao que ela quis formular;
-
Convidar a criança e reformular sua frase corretamente se ela não foi
compreendida;
- No
início contenta-se com esforço, qualquer que seja o resultado;
- Progressivamente impõe um esforço maior, um
desempenho maior O LIVRO DA VIDA:- É
ou tenta ser, um relato é a marca do que acontece do que se vive se diz, se
realiza no decorrer dos dias;
- Tenta
ser o máximo possível o reflexo da vida
da classe;
- É um
trabalho em equipe;
- Contém
relato, textos, desenhos, pinturas, fotos;
- É
abundantemente decorado e ilustrado pelas crianças.
O livro da vida permite
- Ter a
memória do que se disse, se fez, viveu, ouviu, etc;
-
Valorizar o trabalho de cada um;
-
Valorizar o trabalho do grupo todo;
-
Informar os ausentes do que aconteceu na classe(não do tempo) – Essa
valorização vai ajudar a criança a evoluir rapidamente ao nível: da linguagem
do desenho, da escrita.
#OBSERVAÇÕES:
- O livro da vida
pode despertar na criança a vontade de escrever, pois ela vê o que a professora
está fazendo;
- O livro da vida pode ser uma ligação com
a pessoa exterior à classe visitante, pois, serventes, inspetor de alunos,
coordenador, diretor, etc;
- O livro da vida também pode ser
intercâmbio com a classe correspondente.
Os passeios ou excursões
Objetivos:
- Propiciar descontração e descobertas;
-
Familiarizar-se com outros hábitos da vida ( fora da unidade e da
família).
Tipos de passeio
# Assistir o
nascimento de um animal;
# Visitar locais da comunidade ( padaria, marcenaria,
Prefeitura, etc..)
# Visitar uma estação de rádio e participar da
entrevista.
Passeios e descontração
# Assistir uma representação teatral;
# Brincar no parque, na praça;
# Visitar uma exposição;
#
PAPEL E ATITUDE DA PROFESSORA:
-
Planejar cuidadosamente os passeios;
-
Solicitar autorização dos pais, por escrito, explicando onde irão, o que
é preciso levar e o horário previsto;
- Convidar algumas mães e jovens para
acompanha-los;
-
Estabelecer junto às crianças normas que garantam a disciplina e a
segurança;
-
Avaliar, com o grupo os acontecimentos do passeio.
Os álbuns
Que Álbuns ?
O que contêm?
Para quem?
de história inventada
de situações vividas
de pesquisa
de passeio
de receitas de cozinhas, etc...
textos
fotos
recortes
pinturas
desenhos, etc...
para a própria classe
para os correspondentes
para os pais
para as outras classes, etc...
# PAPEL
DA PROFESSORA:
-
Distribuir e coordenar o trabalho das diversas equipes;
- Ajudar
as crianças a escolher a documentação;
-
Ordenar a documentação;
-
Paginar;
-
Valorizar as realizações.
Projetos
e realizações espontâneas
Projeto
de uma criança: ela fabrica uma vara de pescar e peixinhos: um grupo de
crianças interessadas nessa realização propõe um jogo.
De um
grupo de criança: decidem, de repente, fazer um creme.
Da
professora: uma criança carrega a outra e constata: * “Como você é pesado!” Neste
momento a professora intervém e propõe que peguem outros objetos para avaliar o
peso e comparar.
De mãe:
ela propõe que as crianças vão colher frutos no seu pomar para comê-las.
Exemplos de projetos a longo tempo
De uma
criança: realização de um teatro de sombras.
- O projeto pode orientar o trabalho do dia e passar a ter prioridade.
# PAPEL
E ATITUDE DA PROFESSORA:
-
Aceitar as “regressões” e as diferentes etapas pelas quais as crianças
passam para chegar, progressivamente, a uma verdadeira comunicação pela
pintura.
-
Permitir que a criança pinte por simples prazer.
- Ajudar
as crianças a irem até o fim de seus projetos, sem exigir das mais novas um
resultado realista.
# MATERIAL
- Tintas
de várias cores ) o maior número possível) colocados em potes de
plásticos,
ao alcance
de todos;
-
Pinceis de diversos tamanhos;
- Papeis
de diversos tamanhos; formatos e cores;
-
Pedaços de pano, trapos;
-
Paletas ou tabuinhas ( para misturar as tintas );
-
Cavaletes;
-
Esponja ( para espalhar a tinta em superfície grandes).
# OUTRAS
TÉCNICAS COM TINTAS
-
Pintura de dedo: com esponja, com rolha, com canudo(assoprando);
-
Pintura em tecido;
- Chuvisco; etc...
Areia
# Objetivos:
-Satisfazer o prazer de manipular a matéria por prazer;
-Desenvolver a noção de volume, etc...
# MATERIAL:
- Tangue
ou caixa de areia;
-
Formas, pás, baldes, latas, etc...;
- Areia
seca ou úmida (oferecem possibilidades diferentes)
#
PAPEL E ATITUDE DO PROFESSOR:
-
Permitir que a criança manipule a matéria por prazer;
- O
papel do professor é de apenas expectador nessa atividade.
Água
#Objetivos:
-
Satisfazer o prazer de brincar com água;
-
Conteúdos de capacidades e medidas matemáticas: cheio e vazio, etc...
# MATERIAL:
- Uma
bacia grande ( a maior possível) à altura das crianças;
-
Aventais de plásticos;
- Garrafas, peneiras, tubinhos, copos, (
tudo de plástico) etc...
# PAPEL E
ATITUDE DO PROFESSOR:
-
Permitir, simplesmente, que as crianças brinque com água, por prazer;
- Não
querer ensinar necessariamente alguma coisa.
# OBSERVAÇÕES:
As manifestações feitas pelas crianças podem ser o
ponto de partida de outras experiências e pesquisas.
Alguns projetos não podem ser realizadas imediatamente
por razões materiais. Serão realizados quando for possível, por exemplo. Quando
se tiver conseguido o material necessário , quando se tiver obtido as
informações , ou as autorizações necessárias, etc.
Jornal escolar
# OBJETIVOS:
- Ser um
contato com o mundo externo à classe ( correspondentes, pais, amigos, outras
crianças)
# O QUE CONTÊM:
-
Desenhos, textos livros, trabalhos individuais ou coletivos, recados,
novidades da classe, mensagens, fatos pitorescos das crianças, coluna social
(aniversário, nascimento do irmão, etc...)
# OBSERVAÇÕES:
- O
jornal é ilustrado por diferentes técnicas;
- O
jornal pode ser, reproduzido no mimeógrafo, ou manuscrito pela professora;
- A
frequência das edições varia de acordo com as possibilidades da unidade, como
também o número de exemplares;
-
Apresentação deve ser cuidadosa quanto a ortografia;
- A capa
é um aspecto importante;
- O
jornal pode ser vendido para se constituir um caixa cooperativa que permita a
compra de material;
- A
escolha do material a ser comprado resulta de uma decisão coletiva.
Correspondência
# OBJETIVOS:
-
Compartilhar a vida escolar com os outros;
- Ter
contato com crianças de outras unidades ( troca de informações);
-
Ampliar a visão das crianças sobre outras realidades;
# O QUE ENVIAR:
- Cartas coletivas;
- Desenho;
-
Recortes;
- Álbuns
de histórias, desenhos;
-
Jornais escolares;
- Pinturas;
-
Brinquedos feitos de sucatas,
etc...
# PAPEL
E ATITUDE DO PROFESSOR:
Organizar encontros entre os correspondentes;
Ir com as crianças expedir as correspondências (
correio)..
# OBSERVAÇÕES:
Pode-se
corresponder para: agradecer algo, pedir informações, convidar, dar
informações, etc...
Cantinhos
PINTURA:
# OBJETIVOS DA
PROFESSORA:
-
Corresponder aos desejos e necessidades da criança de misturar e de
espalhar as cores sobre uma superfície que progressivamente, ela aprenda a
dominar ( organização espacial).
-
Educação gestual: domínio progressivo dos gestos.
- Preparação para escrita.
MODELAGEM:
# OBJETIVOS:
-
Desenvolver a imaginação e a criatividade;
-
Descobrir semelhanças e diferenças;
-
Associar o material as suas experiências anteriores;
-
Desenvolver a expressão oral;
-
Desenvolver a coordenação motora fina;
-
Construir para descarregar agressividade e tensões emocionais;
-
Satisfazer o prazer de “trabalhar” com o barro;
-
Desenvolver a habilidade e a sensibilidade manual;
- Desenvolver a noção de volume.
# MATERIAL:
-
Argila;
- Massa
plástica;
- Areia
molhada;
-
Retalhos para molhar a argila;
-
Avental miúdos;
- Tintas
para decorar, se a criança quiser;
- Outros
elementos como: palitos de fósforos, cantinhos de colar, etc...
- Para
decorar os trabalhos.
# PAPEL E ATITUDE DA PROFESSORA:
-
Permitir que a criança tome contato com o material e o manipule por
prazer;
- Não
exigir um resultado realista;
- Ajudar
as crianças a concluírem seus trabalhos;
- Não
apresentar modelos prontos para ser copiados.
RECORTE
# OBJETIVOS:
-
Desenvolver da habilidade manual( rasgar, picar, recortar, jornais,
revistas e qualquer outro tipo de papel);
-
Aprendizagem ou fixação de noção de cores, formas;
-
Empregar corretamente a tesoura;
-
Desenvolver a motricidade das mãos e dos dedos;
-
Desenvolver a percepção tátil;
-
Liberar tensões;
-
Extravasar sentimentos e emoções;
-
Desenvolver a coordenação visual-motora.
# MATERIAL:
- Folhas
de diversos formatos, tamanhos e cores;
-
Tesoura;
- Goma
arábica;
-
Retalhos de tecidos de várias cores...
#PAPEL E ATITUDE DO PROFESSOR:
- Deixar
a criança recortar o que quiser ( não impondo os temas);
- Ajudar
as crianças a utilizar corretamente a tesoura, a cola;
- Ajudar
as crianças a terminarem os seus trabalhos;
- Ajudar
as crianças a confeccionarem álbuns com os recortes e tapeçarias ( com os
tecidos;
- Não
apresentar modelos prontos para serem copiados.
DESENHO
# MATERIAL:
- Folhas
de diversos formatos, e cores;
- Caneta
hidrocor: diversas cores, espessuras;
-
Apontador de lápis;
- Giz de
cera;
- Lápis
preto ou de cor;
- Giz e
apagador;
- Lousa;
-
Papeis...
# PAPEL
E ATITUDE DO PROFESSOR:
- Deixar
a criança desenhar livremente;
- Quando a criança quiser, escrever sua
mensagem no desenho. Neste caso, a criança pode copia-la inteira ou em parte,
conforme seu desejo e sua necessidade.
-
Permitir que a criança “escreva” livremente , quando quiser.
# OBJETIVO DO PROFESSOR:
-
Domínio progressivo do espaço, do gesto.
# OBSERVAÇÕES:
- O desenho é um meio de expressão muito
importante;
- “É um
modo de expressão natural, ao qual todas as crianças são sensíveis, e que elas
empregam espontaneamente se a escola não hás proíbem, nem faz disso uma lição
morta, com regras, uma técnica que as vezes acredita-se ser necessário aprender
previamente;
- É
absolutamente necessário deixar as crianças desenharem livremente, com a maior
freqüência possível, em papeis variados e das formas mais variadas.
Pesquisa em matemática
# OBJETIVOS:
- Levar
a criança a descobrir as noções de:
número *
formas(superfície) * volumes * tempo
* pesos *medidas * quantidade
Levar a criança
a fazer comparações, associações e classificações.
# MATERIAL:
-
Balança de pratos;
-
Objetos para pesar: areia, cubos, graõs, etc...
-
Toquinhos, tabuinhas, etc...
- Ábaco;
- Cubos;
- Jogos
pedagógicos;
- Blocos
lógicos;
-
Dominós;
-
Baralhos;
-
Réguas, fitas métricas;
-
Despertador, ampulheta, etc...
# PAPEL E ATITUDE DO PROFESSOR:
-
Permitir que a criança manipule várias vezes todos os materiais;
-
Consagrar muito tempo aos jovens matemáticos: ensine–os a jogar: dominós, baralho, fichinhas, cubos,
esta um, trilha, etc...
- No
momento de avaliação, levar a criança a participar suas descobertas a toda
classe;
- Partir
sempre de situações vividas ( conhecimento prévio) para abordar as
aprendizagens.
Jogos
simbólicos
# OBJETIVOS:
-
Desenvolver os aspectos sócio-afetivo no que se refere a: liberar
emoções, resolver possíveis conflitos, superar sentimentos: como medo;
-
Desenvolver o aspecto psicomotor (equilibrar-se, controlar o corpo como
um todo e parte dele, relaxar e inibir os músculos);
-
Desenvolver os recursos expressivos através da expressão corporal e de
expressão oral;
-
Desenvolver a musculatura fina ( mão e os dedos);
-
Incentivar as crianças tímidas ou inibidas começarem a se expressar com
naturalidade;
-
Desenvolver a coordenação visual e motora;
-
Reproduzir as situações vividas ( socialização);
- Incentivar a crianças a passar do real
para uma representação simbólica( aprendizagem da escrita, da leitura e da
matemática);
# MATERIAL:
- Móveis
de casinha ( do tamanho das crianças);
-
Animais de pano ( diversos tamanho);
- Bacia
, balde, recipientes;
-
Bonecas, carrinho;
- Caixa
de papelão;
-
Espelho;
-
Máscaras de papel;
-
Retalhos;
- Roupas
usadas ( de adultos);
# PAPEL E ATITUDE DO PROFESSOR:
· Deixar
que as crianças brinquem livremente nos momentos desses jogos;
· Não
dirigir as dramatizações;
· Permitir que as crianças imaginem situações, alivie
as suas tensões, etc...
Construções
# OBJETIVOS DA PROFESSORA:
-
Estruturação Espacial;
-
Domínio dos gestos;
-
Contato com diversas matérias e conhecimento de suas propriedades;
-
Utilização do material à vontade;
-
Iniciações as noções de: volume, forma, proporções, medidas.
# MATERIAL
- Papel
de presente (sucata);
-
Tesoura;
- Lápis
de cor;
-
Rolhas, macarrão, palitos, conchas, penas, contas, algodão em rama,
etc...;
-
Barbantes;
-
Arames;
-
Caixotes de papelão de vários tamanhos e formas;
- Rolos
de papelão;
- Cola
para papel;
- Cola
para madeira;
-
Grampeadores;
-
Grampos de papel, clips, etc...;
- Papel
dobradura;
- Papel
crepom;
-
Papelões de diversas espessuras;
- Papel
de seda;
-
Aquarelas;
- Latas
de todos os tamanhos e formas;
- Restos
de lã de diversas cores e espessuras;
Todo esse material podem ser trazido pelas crianças e pela professora.
# PAPEL E ATITUDES DA PROFESSORA:
- As
realizações são sempre livres;
- Quando
as crianças encontram, alguma
dificuldade a professora ajuda dando-lhe apoio técnico.
Lãs
e fios
# OBJETIVOS:
-
Domínio gestual;
- Tomar
contato com os diversos materiais;
# REALIZAÇÕES:
* Tecelagem * tapeçaria
* costura * bordados * confecção de bichinhos: fantoches ,
bonecos , etc...
# MATERIAL:
-
Tecidos de diversas espessuras;
- Tela
de juta;
- Lãs de
várias espessuras e cores;
-
Ganchos;
-
Agulhas de várias espessuras;
-
Retalhos;
-
Linhas;
- Quadro
de pregas;
-
Catálogo de tecidos (loja de estofamento e decoração);
-
Botões;
-
Tesoura; etc...
# PAPEL E ATITUDE DO PROFESSOR:
Ensinar as crianças a utilizarem corretamente as
ferramentas;
Dar ajuda técnica as crianças;
Ajuda-las a realizar seus projetos;
Cozinha
# OBJETIVOS:
-
Estruturação do tempo, respeitar a ordem das diversas etapas;
-
Decodificar uma receita;
-
Aprendizagem das medidas;
-
Domínio dos gostos;
-
Socialização ( trabalhar
individualmente/ ou para os outros);
-
Desenvolvimento da inteligência prática;
-
Desenvolvimento do paladar, do tato;
-
Desenvolvimento da linguagem, vocabulário.
# MATERIAL:
- fogão – forno – batedor de ovos – pratos – xícaras –
frigideiras – panelas – colheres de pau – concha – talheres – tábua de carne –
saca rolha – abridor de latas – escumadeiras-bacias – sabão – pratos de
diversos tamanhos- esfregão.
# OBSERVAÇÃO:
Este cantinho corresponde ao prazer de preparar, provar
e comer.
# PAPEL E ATITUDE DO PROFESSOR:
Valorizar a criança, permitindo-lhe realizar um
trabalho de adulto;
Ensinar a utilizar os utensílios, material
adequadamente;
Ajuda a criança a realizar o seu projeto;
Exercer uma vigilância ativa para evitar qualquer
acidente.
Biblioteca
# OBJETIVOS:
- Criar
o gosto e o prazer pela leitura e pelos livros;
-
Desenvolver o espírito crítico.
# MATERIAIS:
- Livro
de imagem;
- Livros
infantis;
-
Revistas infantis;
- Álbuns
criados pela turma e as recebidas de
outras turmas;
-
Jornais escolares.
# PAPEL E ATITUDE DA PROFESSORA:
Levar progressivamente a criança a comunicar aos outros
e que leu;
Ensinar a criança a respeitar os livros;
A professora relê regularmente, os jornais recebidos,
ou passagens dos jornais, o livro da vida da classe, etc...
Profª
Dr Aldry
Suzuki
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