sábado, 19 de março de 2011

YOTSUYA KAIDAN - História japonesa

YOTSUYA KAIDAN
A triste história de Oiwa

O verão se aproxima e com ele a estação quente da contemplação do Hanabi, do Matsuri e do Bom-Odori vestido de yukata (quimono de verão)...
Tudo isso é refrescante, mas o que é mais refrescante nesta época, fazendo com que as pessoas, literalmente, “suem frio” são as histórias verídicas arrepiantes que datam da era Edo.
A mais famosa é o Yotsuya Kaidan que conta  a história de Oiwa, uma bela mulher que vivia com o seu marido Lemon no bairro hoje conhecido como Yotsuya em Tóquio. Um dia, Oiwa adoeceu e Lemon, impaciente, começou a destrata-la, chegando inclusive a usar de violência. Oiwa agüentava calada, pois tinha a esperança  de que um dia Lemon viria  a vingar a morte do seu pai, morto em circunstancias misteriosas. O que Oiwa não sabia é que fora o próprio Lemon, o causador da morte do sogro.
Um dia, Oume, filha de um rico comerciante local apaixona-se por Lemon e este, cheio de interesse, começa a corresponder. Oume, apesar de bonita e rica, era maquiavélica e vendo, que Oiwa seria um empecilho para a relação de ambos, entrega  a Lemon uma droga potente para dar a Oiwa.
Tomando a droga, o rosto de Oiwa começa a deformar e o cabelo a cair, fazendo a outrora bela Oiwa adquirir uma aparência terrível.
Enquanto isso, afim de ter uma desculpa para se separar de Oiwa, Lemon ameaça um jovem para que este seduza Oiwa porém, ao ver Oiwa o jovem fica amendrontado e acaba confessando toda a trama de Lemon.
Denorteada, Oiwa põe fim à própria vida cortando a garganta.
Chegando em casa e ao tomar conhecimento da situação, Lemon, enraivecido, mata o jovem e, jogando os 2 cadáveres no rio, revela ao povo que os 2 eram amantes.
Na noite de núpcias de Lemon e Oume, entretanto, aparece os espírito de Oiwa e enlouquecido de medo, Lemon acaba por degolar Oume e matar os seus familiares.
O povo, compadecido pelo triste destino de Oiwa, resolve enterrar o seu corpo no terreno próximo à sua casa e posteriormente um templo é erigido para a veneração do seu espírito.
·         túmulo onde se encontra os restos mortais de Oiwa.



TÚMULO DE OIWA
Hoje, o túmulo de Oiwa encontra-se no interior do templo Myookooji, próximo a estação Sugamo do Metrô Mita Line. O templo ficava originalmente em Yotshuya, mas em 1909 mudou-se para o atual bairro. O túmulo de Oiwa fica aos pés de uma árvore e é local de peregrinção de artistas que representam a personagem em peças teatrais como é o caso de Kabuki de verão e de cinemas.
Em Yotsuya fica ainda o templo Iwainari onde é venerado o espírito de Oiwa, porem corre uma lenda segundo a qual as pessoas que o visitam apenas por curiosidade ou descrentess, gradativamente tem os seus rostos deformados...


 “Tokaido Yosuya Kaidan” ( “the ghost of Yotsuya “ 1959), filme clássico de horror japones, dirigido por Nobuo Nakagawa ( considerado o Hitchcock japonês) ano 1 nº 6 junho 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário