Obs: Esta é uma prova, com as respectivas respostas. Bom estudo e boa leitura .
PERÍODO COMPOSTO
POR SUBORDINAÇÃO
Orações
subordinadas reduzidas e desenvolvidas
1. Nos períodos simples a seguir, o termo
destacado tem sua função sintática destacada entre parênteses. Complete os
períodos com uma oração subordinada substantiva equivalente ao termo em
destaque e classifique-a.
a) Falsos profetas
sempre anunciam o fim do mundo. (objeto direto)
Falsos profetas
sempre anunciam que
o mundo se findará.
Objetiva direta
b) Nossa maior
preocupação era a chuva. (predicativo do sujeito)
Nossa maior
preocupação era que
chovesse.
Predicativa
c) Todos defendiam
esta idéia: a desapropriação do prédio. (aposto)
Todos defendiam
esta idéia: que
desapropriassem o prédio.
Apositiva
d) À noite,
divulgou-se a renúncia do deputado. (sujeito)
À noite, divulgou-se que o deputado renunciaria.
Subjetiva
e) A torcida estava
confiante na vitória do tenista brasileiro. (complemento nominal)
A torcida estava
confiante em que
o tenista brasileiro venceria.
Completiva Nominal
f) A torcida
confiava na vitória do tenista brasileiro. (objeto indireto)
A torcida confiava em que o tenista
brasileiro venceria.
Objetiva indireta
2. Nas frases a seguir são dadas as orações principais
às quais você deve acrescentar uma oração subordinada substantiva.
Faça o seguinte:
1o) Observe
a estrutura sintática da oração principal e determine o termo que lhe falta.
Consulte, se necessário, a gramática.
2o)
Lembrando que a oração subordinada substantiva tem a função do termo faltante
na principal, dê a classificação da oração que você acrescentou.
a) Eu jamais
aceitaria que
você me mentisse.
Objetiva direta
b) Atualmente pouco
importa se você
me traiu.
Subjetiva
c) Os documentos
apresentados não confirmam que você passou de ano.
Objetiva direta
d) O gerente da
loja desconfiava de que estava sendo roubado.
Objetiva indireta
e) O gerente da
loja estava desconfiado de que estivesse sendo roubado.
Completiva Nominal
f) O grande sonho
dos meus pais era que fosse um grande advogado.
Predicativa
3. As orações
subordinadas podem apresentar-se sob duas diferentes formas: desenvolvidas e reduzidas. Veja os
quadros:
Forma desenvolvida
|
Forma reduzida
|
|
|
|
|
Reduza as orações
subordinadas dos períodos abaixo, e, em seguida classifique-as.
a) O guia afirmou que conhecia bem a região. O guia afirmou conhecer bem a região.
Subordinada substantiva objetiva direta,
reduzida de infinitivo.
b)Convém que ele nos ajude. Convém ele nos ajudar.
Substantiva subjetiva, reduzida de
particípio.
c) Apesar de que se esforçasse muito, não obteve a premiação. Apesar de se
esforçar muito, não obteve premiação.
Adverbial concessiva, reduzida de
infinitivo.
d)Se estudar bastante, aprenderá Português. Estudando bastante, aprenderá Português.
Adverbial condicional reduzida de gerúndio.
e) O diretor que foi nomeado ontem já ocupou cargos importantes. O diretor nomeado
ontem já ocupou cargos importantes.
Adjetiva restritiva, reduzida de particípio.
f) Assim que distribuíram as tarefas, cada um voltou ao trabalho. Distribuídas as
tarefas, cada um voltou ao trabalho.
Adverbial temporal, reduzida de particípio.
4. Compare as
orações em destaque nestes períodos:
I. O importante é que
os jovens participem da vida política do país.
II. É importante que
os jovens participem da vida política do país.
a) Elas têm a mesma
classificação? Justifique.
Não, em I, a oração principal apresenta
sujeito + verbo de ligação; a oração em destaque é, portanto, subordinada
substantiva predicativa. Em II, a oração principal apresenta verbo de ligação +
predicativo do sujeito, por isso a oração em destaque é subjetiva.
b) Reduza as duas
orações acima.
É importante os jovens
participarem da vida política do país.
O importante é os jovens
participarem da vida política do país.
5. Lembrando que um
verbo não pode apresentar dois complementos (objetos) iguais, considere este
período:
A empresa informou aos
acionistas de que os lucros seriam
pequenos.
a) Comente a
incorreção gramatical que ele apresenta.
O verbo informar apresenta dois
objetos do mesmo tipo: “aos acionistas” (objeto indireto) e “de que os lucros
seriam pequenos (oração subordinada substantiva objetiva indireta).
b) Altere a oração
subordinada o mínimo possível, de modo a adequar a frase ao padrão culto do
idioma.
A empresa informou aos acionistas que
os lucros seriam pequenos. Eliminamos a preposição de e mantivemos
a preposição a.
c) Sem modificar a
oração subordinada original, faça, no período, a menor alteração possível, de
modo a adequá-lo ao padrão culto.
A empresa informou os acionistas de que os lucros seriam
pequenos. Eliminamos a preposição a e mantivemos a preposição de.
6. Considere estas
opiniões de duas pessoas:
A: Os políticos brasileiros, que defendem
os interesses do povo, merecem nosso
voto.
B: Os políticos brasileiros que defendem os interesses do povo merecem nosso voto.
Essas duas pessoas têm a mesma opinião
a respeito dos políticos brasileiros? Justifique sua resposta baseando-se na
classificação das orações subordinadas presentes nos dois períodos.
Não, a pessoa A emprega uma adjetiva
explicativa; afirma, portanto, que todos os políticos brasileiros defendem os
interesses do povo e que todos merecem nosso voto. A pessoa B emprega uma
adjetiva restritiva, afirma, portanto, que só uma parte dos políticos defendem os
interesses do povo e só esses merecem nosso voto.
7. Suponha que
algumas pessoas estivessem viajando em um avião e que ele caísse numa região de
difícil acesso. A respeito desse fato, considere estas orações:
Os ocupantes do avião passam bem.
que
foram resgatados com vida.
Sem alterá-las,
reúna-as em dois períodos compostos, de modo a ficar claro que o incidente:
a)
não provocou nenhuma morte.
Os ocupantes do
avião, que foram resgatados com vida, passam bem.
b)
causou pelo menos uma morte.
Os ocupantes do avião
que foram resgatados com vida passam bem.
8. Leia esta frase:
Durante as férias, li o romance Serras azuis, livro de Geraldo França de
Lima
que ficou desaparecido durante mais
de três anos.
a)
Classifique a oração “que ficou desaparecido durante
mais de três anos”.
Oração subordinada
adjetiva restritiva.
b)
Essa oração dá uma
informação sobre o livro ou sobre seu autor? Justifique, baseando-se na
resposta do item a e no sentido lógico da frase.
A oração, por ser
adjetiva restritiva, só pode se referira livro, não a Geraldo França de Lima,
já que este é um ser único e, portanto, não há como restringir seu significado.
c)
Haveria , na frase, alguma mudança de sentido se,
antes do pronome relativo que
fosse introduzida uma vírgula? Explique.
Sim, a oração
passaria a ser adjetiva explicativa e informaria que o autor, e não o livro,
ficou desa-parecido durante mais de três anos.
9. Suponha que uma empresa tenha divulgado este
comunicado a seus funcionários:
A
Diretoria de Recursos Humanos informa que os funcionários, que se inscreveram
no
curso de computação, terão aulas às quartas e sextas-feiras, das 16h30min às
18h30min.
Informa também
que os funcionários que não fizeram sua inscrição deverão aguardar o início
de um novo curso.
a)
Transcreva as duas orações adjetivas que aparecem
nesse trecho e classifique-a.
“que se inscreveram
no curso de computação”- adjetiva explicativa; “que não fizeram sua inscrição”
– adjetiva restritiva.
b)
Levando em conta a resposta ao item a, explique a incoerência que existe no
texto.
A primeira oração
(que se inscreveram no curso de computação) é adjetiva explicativa, indica que
todos os funcionários se inscreveram; a segunda oração ( que não fizeram sua
inscrição) é adjetiva restritiva, indica que parte dos funcionários não se
inscreveram. A incoerência resulta dessas duas afirmações contraditórias.
c)
Que alteração seria necessária para eliminar essa
incoerência?
Bastaria eliminar as
vírgulas da primeira oração subordinada adjetiva. Assim, o texto afirmaria que
parte dos funcionários se inscreveram e
vão começar o curso e parte aguardará o início de um novo curso.
10. Leia este trecho de reportagem sobre a base aérea
de Anápolis (GO), onde estão sediados os aviões Mirage, da Força Aérea
Brasileira.
Uma das
personalidades que voou no Mirage foi o piloto Ayrton Senna [...] O vôo teve
bastante cobertura da imprensa e, quando ele desceu do avião, os jornalistas
perguntaram o que lê havia achado [do vôo] e ele respondeu: “Se cada brasileiro
tivesse a oportunidade de fazer esse vôo que eu fiz, com certeza teria mais
amor à pátria”. Essa declaração ficou famosa e está num pôster dele dentro de
uma MacLaren que fica no esquadrão dos pilotos.
Revista Foco, Brasília, Foco
Editora, n. 37, outubro/1998.
A organização sintática inadequada do último período
possibilita extrair dele uma interpretação, no mínimo, inesperada e estranha.
a) Qual seria essa interpretação?
Pode-se
imaginar que um carro de F-1(da Mac Laren, com um pôster do Ayrton Senna) fica
exposto no esquadrão dos pilotos.
b)
Levando em conta
seu conhecimento de mundo e a resposta ao item anterior, explique o que o
redator quis dizer com o último período.
No
esquadrão dos pilotos há um pôster no qual se vê Ayrton Senna dentro de uma
MacLaren. Nesse pôster está escrita a frase que ele teria pronunciado durante a
entrevista.
c)
Baseando-se na
estrutura sintática do período, explique por que ocorre o problema referido em a.
A oração
“que fica no esquadrão dos pilotos”é adjetiva e pode se relacionar
sintaticamente tanto a pôster (pôster que fica no esquadrão) quanto a MacLaren
(MacLaren que fica no esquadrão).
11. Leia o período a seguir e observe que o emprego excessivo de
conectivos torna-o estilisticamente mal redigido.
Assim que eu voltar da viagem,
aguardarei que você me telefone para que
discutamos as
alterações contratuais que o
proprietário do imóvel exigiu.
a)
Classifique os
conectivos em destaque.
b)
Fazendo
simultaneamente todas as alterações abaixo, reescreva o período.
± passe a
primeira oração para a forma reduzida;
± troque a
oração substantiva por um termo de sentido equivalente;
± passe a
terceira oração para a forma reduzida;
± passe a
oração adjetiva para a forma reduzida.
assim que – locução conjuntiva subordinativa adverbial temporal
que – conjunção subordinativa integrante
para que – locução conjuntiva adverbial final
que – pronome relativo (pode ser substituído por “as
quais”.
Voltando
da viagem, aguardarei seu telefonema para discutirmos as alterações contratuais
exigidas pelo proprietário do
imóvel.
12. Considere estes períodos:
I.
Nas provas, os
professores propunham questões tão difíceis que os alunos mais fracos pediam
transferência para outras escolas.
II.
Nas provas, os
professores propunham questões difíceis para que os alunos mais fracos pedissem
transferência para outras escolas.
a)
Identifique as
orações subordinadas adverbiais presentes nesses dois períodos e indique as
circunstâncias que elas exprimem.
Em I,
“que os alunos mais fracos pediam transferência para outras escolas” exprime consequência;
em II, “para que os alunos mais fracos pedissem transferência para outras
escolas” exprime finalidade.
b)
Em qual dos dois
períodos fica evidente a intenção dos professores de provocar a saída dos
alunos mais fracos? Explique.
Em II.
Entende-se que os professores, ao aplicar provas difíceis, tinham um objetivo
definido antecipadamnte forçar a saída dos alunos mais fracos. Ou seja, faziam
isso propositadamente.
13. Considere a oração reduzida de gerúndio em destaque:
O pesquisador
encontrou uma árvore rara caminhando na
mata.
a) A estruturação sintática desse período não está adequada, pois pode
induzir a uma interpretação absurda. Qual seria essa interpretação?
Seria
possível imaginar que a árvore, e não o pesquisador, caminhava na mata.
c)
Desenvolva
novamente a oração reduzida, de maneira a ficar claro o sentido lógico.
O
pesquisador encontrou uma árvore rara que caminhava na mata.
d)
No período dado, a
simples mudança do posicionamento da oração reduzida resolveria o problema?
Justifique.
Sim,
bastaria posiciona-la após a palavra pesquisador: O pesquisador, caminhando na
mata, encontrou uma árvore rara.
14. Numa cidade, os motoristas de ônibus urbanos estavam em greve por
melhores salários. Certo dia, um jornal da cidade publicou, a esse respeito, a
seguinte manchete:
Motoristas que receberam aumento voltaram ao trabalho.
Uma pessoa lê a notícia e diz a alguém:
“– O jornal está noticiando que a greve dos motoristas acabou”.
Pergunta-se: essa pessoa interpretou adequadamente o que leu? Explique
sua resposta.
Não, pois
a oração “que receberam aumento” não está entre vírgulas, é adjetiva
restritiva, restringe o sentido do termo antecedente motoristas. Está
dizendo que alguns motoristas voltaram ao trabalho, outros continuam em
greve.
15. Suponha que um grupo de dez alunos de sua sala participe dos 39o Jogos Salesianos. A respeito desse fato,
considere estas orações:
è Os alunos
voltaram felizes da competição.
è que
ganharam medalhas.
Sem alterá-las, reúna-as em dois períodos diferentes, pontuando-os de
forma a ficar claro que:
a)
dez alunos ganharam
medalhas.
Os
alunos, que ganharam medalhas, voltaram felizes da competição.
b)
menos de dez alunos
ganharam medalhas.
Os alunos
que ganharam medalhas voltaram felizes competição.
16. Leia com atenção as frases abaixo:
I. “Devia
ser bom o tempo em que havia mulas-sem-cabeça e lobisomens em
lugares como aqueles”. (Rubem Fonseca)
II. “Só
sabia que aquele momento era glorioso, raro, grande.” (Érico Veríssimo)
Assinale a
alternativa correta:
a) A oração destacada em I é subordinada adjetiva restritiva.
b) A oração destacada em II é subordinada substantiva objetiva direta.
c) Em I, a palavra que é
pronome relativo.
d) Em II, a palavra que é
conjunção subordinativa integrante.
e) Todas as
alternativas anteriores estão corretas.
Letra e.
Nenhum comentário:
Postar um comentário