quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

PRONOME - ALDRY SUZUKI


PRONOME




Além do artigo, adjetivo e numeral há ainda outra palavra que, na frase, se relaciona ao substantivo: é o pronome.


Eu tomei chá gelado.


Eu- substitui o substantivo e indica a pessoa que fala.


Teus cabelos estão molhados.


Teus- acompanha o substantivo e indica a quem pertencem os cabelos.


Pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo, relacionando-o à pessoa do discurso.


Exemplo:


Paulo sorriu. Finalmente as coisas tomavam o rumo que ele desejava.


Seu rosto era azul e ele chegava cheio de paz.” (Emmanuel Medeiros Vieira)


Substituindo ou acompanhando o substantivo, o pronome indica a pessoa do discurso (pessoa gramatical):


Eu olhei os vidros embaciados.


Eu – indica a pessoa que fala (1 pessoa)


Tu és meu melhor amigo.


Tu – indica a pessoa com quem se fala (2 pessoa)


Os alunos  lutaram: eles queriam mensalidades menores.


Eles – indica a pessoa de quem se fala (3 pessoa)


As pessoas do discurso (pessoas gramaticais) são, portanto  três:




As pessoas do discurso são três:


  • Primeira pessoa- a pessoa que fala
  • Segunda pessoa- a pessoa com quem se fala
  • Terceira pessoa-  a pessoa de quem se fala


Classificação do Pronome


Há seis tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos.


Pronomes pessoais


Os pronomes pessoais substituem os substantivos, indicando as pessoas do discurso. São eles: retos, oblíquos e de tratamento.

Pronomes pessoais retos e oblíquos:

Pessoas do discurso
Pronomes Retos
Pronomes oblíquos
1 pessoa do singular
2 pessoa do singular
3 pessoa do singular
Eu
Tu
Ele/ela
Me, mim, comigo
Te, ti , contigo
Se, si, o,a, lhe, consigo
1 pessoa do plural
2 pessoa do plural
3 pessoa do plural
Nós
Vós
Eles/elas
Nos , conosco
Vós, convosco
Se, si, os, as, lhes, consigo


Observações


1)         Os pronomes  pessoais retos funcionam como sujeito:


Nós lhe ofertamos flores.


Nós – sujeito


2)         Os pronomes pessoais oblíquos funcionam como complementos (objeto direto ou objeto indireto):


Ofertaram-nos flores.


Nos –objeto indireto


3)         Quanto à tonicidade, os pronomes pessoais oblíquos podem ser átonos ou tônicos. Os átonos não aparecem precedidos de preposição e os tônicos sim.


Ele me deu um presente.


Me- átono


    Ele deu me presente a mim.


   Mim – tônico


Distinção entre Pronome e Artigo


O, a, os , as são pronomes pessoais oblíquos quando substituem o substantivo. Exemplo:


O livro é este aqui, eu o trouxe agora.


O, a, os, as são artigos quando se referem a um substantivo, definindo-o . Exemplo:


O livro é este aqui.


Formas Pronominais


Os pronomes o, a, os, as, adquirem as seguintes formas:


lo, la, los, las, quando associados a verbos terminados em r, s ou z.


Ex.:


Encontra(r ) + o   - encontrá-lo


Encontramo(s) + a  - encontramo-la


 Fe(z  ) +  as       -     fê-las...


no, na, nos, nas, quando associados a verbos terminados em som nazal.


Ex.:


Encontraram  +  o  - encontraram-no


Põe  +  as   -   põe-nas

Pronomes pessoais de Tratamento


Os pronomes pessoais de tratamento representam a forma de se tratar as pessoas: trato cortês ou informal. Os mais usados são: Você, Senhor, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Alteza, Vossa Majestade, Vossa Magnificência...


Pronomes de
Tratamento
Usados para:
Você
Senhor, senhora
Vossa senhoria
Vossa Excelência
Vossa Eminência
Vossa Alteza
Vossa santidade
Vossa Reverendíssima
Vossa Paternidade
Vossa Magnificência
Vossa Majestade
Pessoas familiares, íntimas.
Pessoa com as quais mantém um certo distanciamento respeitoso.
Pessoas de cerimônia, principalmente em textos escritos como: correspondências comerciais, ofícios, requerimentos, ofícios, requerimentos, etc.
Altas autoridades:presidente da república, senadores, deputados, embaixadores etc.
Cardeais.
Príncipes e duques.
O Papa.
Sacerdotes e religiosos em geral.
Superiores de ordens religiosas.
Reitores de universidades.
Reis e rainhas.


Obs: 1) O pronome de tratamento concorda com o verbo na terceira pessoa. Exemplo:


Vossa Senhoria está alterada.


2) Quando se refere à terceira pessoa, o pronome de tratamento é precedido de sua. Exemplo:


Sua Majestade , a rainha da Inglaterra, chega ao Brasil.




Pronomes possessivos


Pronomes Possessivos são palavras que, ao indicarem a pessoa gramatical(possuidor), acrescentam a ela a ideia de posse de algo(coisa possuída).


Eu reagi quando tocaram no meu braço.


Meu- possuidor: primeira pessoa do singular


Feche o teu guarda-chuva.


Teu – possuidor: segunda pessoa do singular



Pronomes possessivos

Primeira pessoa do singular
Segunda pessoa do singular
Terceira pessoa do singular
Meu , minha,meus, minhas
Teu, tua, teus , tuas
Seu, sua , seus, suas
Primeira pessoa do plural
Segunda pessoa do plural
Terceira pessoa do plural
Nosso, nossa, nossos, nossas
Vosso, vossa, vossos, vossas
Seu, sua , seus, suas


O pronome possessivo concorda em pessoa com o possuidor e em gênero e número com a coisa possuída.


Pronomes Demonstrativos


Pronomes Demonstrativos são palavras que indicam, no espaço ou no tempo, a posição de um ser em relação às pessoas do discurso.


Posição no espaço


Este caderno é meu.


Este: indica o caderno próximo da pessoa que fala.


Esse caderno ai é teu.


Esse: indica o caderno próximo da pessoa que ouve


Não sabemos de quem é aquele caderno lá.


Aquele: indica o caderno distante de ambas as pessoas.


Posição no tempo


Este ano está sendo bom para nós.


Este: referindo-se ao ano presente.


Esse ano que passou foi razoável.


Esse: referindo-se um passado próximo


Aquele ano foi maravilhoso para todos.


Aquele: referindo-se a um passado distante.


Pronomes demonstrativos

Variáveis
Invariáveis
Este, esta, estes, estas
Esse, essa, esses, essas
Aquele, aquela, aqueles, aquelas
Isto
Isso
Aquilo

Obs: também  aparecem  como pronomes demonstrativos:


- mesmo , mesma, mesmos, mesmas: Estas são as mesmas pessoas que o procuraram ontem.


-próprio, própria, próprios, próprias: os próprios alunos resolveram o problema.


-semelhante, semelhantes: Não digas semelhantes coisas.


- tal, tais: Tal era a situação de nobreza da família.


- o, a,os, as (quando equivalem a isto, aquilo, aquele, aquelas, aqueles, aquelas): São poucos  os que mandam e muitos os que obedecem. Ninguém imagina o que ele pensou.


 
Pronomes Indefinidos
Pronomes Indefinidos são palavras que se referem à Terceira pessoa do discurso, dando-lhe sentido vago ou expressando quantidade indeterminada.
Alguém está chegando. (Alguém refere-se à terceira pessoa sem identifica-la). Compareceram muitos pais à reunião. (Muitos refere-se à terceira pessoa sem determinar o número exato.)
 


Pronomes indefinidos

Variáveis

Invariáveis

Algum, alguma, alguns, algumas

Nenhum, nenhuma, nenhuns, nenhumas

Todo, toda, todos, todas

Muito, muita, muitos, muitas

Pouco, pouca, poucos, poucas

Certo, certa, certos, certas

Outro, outra, outros, outras

Quanto, quanta, quantos, quantas

Tanto, tanta, tantos , tantas

Vário, vária, vários, várias

Diverso, diversa, diversos, diversas

Um, uma, unas, umas

Qual, quais

Bastante, bastantes


Algo

Alguém

Nada

Ninguém

Tudo

Cada

Outrem

Quem

Mais

menos


Alguns exemplos com pronomes indefinidos:
Certas pessoas não sabem o que dizem.
Muitos trabalham , porém, a humanidade recebe um maravilhoso salário.
Uns chegam, outros saem.
Quaisquer pergunta serão válidas.
Quantos são os que encontram a luz divina, em seu coração!
Algo o conduz para sua paz interior?
Nós já fizemos bastantes coisas.
Locuções pronominais indefinidas
São locuções pronominais indefinidas duas ou mais palavras que equivalem a um pronome indefinido.
Quem quer que seja o responsável virá a  mim para dar a sua benção.  
Apenas uma ou outra pessoa parava para ver o espetáculo.
Qualquer um poderá encontrar a sua paz de espírito.
Seja quem for o visitante será bem recebido.





Algumas locuções pronominais indefinidas

Cada qual

Cada um

Quem quer que seja

Seja quem for

Qualquer um

Todo aquele que

Tal e qual

Etc.
 
Pronomes Interrogativos
Pronomes Interrogativos são aqueles usados na formulação de perguntas diretas ou indiretas. Assim como os indefinidos, referem-se a Terceira Pessoa do Discurso.
Que dia é hoje?
Diga-me que dia é hoje.
Quem fez isso?
Não sei quem fez isso.





Pronomes interrogativos

Que, quem, qual(e variação ) , quanto (e variações)
Pronomes Relativos
São pronomes relativos aqueles que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam. Ex.:
O livro que  estou lendo é muito bom.
O nome (livro)mencionado anteriormente é o antecedente do pronome.


O sobrado onde morava fora deixado pelo avô.
Sobrado- antecedente


Pronomes relativos


Variáveis

O qual, a qual, os quais, as quais, cujo,cuja, cujos, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas

Invariáveis

Que, quem , onde
Obs:-
1)         0 pronome cujo não concorda com o seu antecedente, mas com o consequente:
Este é o livro cujas folhas estão amareladas.
Livro- antecedente
Cujas - e consequente de folhas.


2)         Quanto é pronome relativo quando tem por antecedente um pronome indefinido: tanto (ou variações)  e tudo:
Comprei tantos quantos foram necessários.
Tantos – antecedente
Ele fez tudo quanto havia prometido.
Tudo – antecedente



3)         O pronome quem refere-se a pessoas e vem sempre precedido de preposição:
É uma pessoa a quem muito devemos.
a-  Preposição

Pronome substantivo e pronome adjetivo
Pronome substantivo é aquele que substitui o substantivo ao qual se refere. Pronome adjetivo é aquele que acompanha o substantivo com o qual se relaciona.


Exemplos:

Trouxe o meu livro e o teu (livro).
Meu – pronome adjetivo
Teu- pronome substantivo


Alguns alunos estudam o suficiente, outros (alunos) não.
Alguns- pronome adjetivo
Outros – pronome substantivo


Poucos (indivíduos, pessoas) conhecem as minhas propostas.
Poucos- pronome substantivo
Minhas – pronome adjetivo


Nós (eu, e outro ou outros) saímos bem cedo; eles (ele(a) e outros) mais tarde.
Nós- pronome substantivo
Eles- pronome substantivo
Obs:
A classificação dos pronomes em substantivos ou adjetivos não exclui sua classificação específica . exemplos:


Muita gente não se comunica.
Muita – pronome adjetivo indefinido


Teu namorado é mais novo que o meu?
Teu- pronome adjetivo possessivo
Meu – pronome substantivo possessivo
Bom estudo meus lindos! com carinho Prof Aldry Suzuki



Nenhum comentário:

Postar um comentário