terça-feira, 29 de novembro de 2016

Aldry Suzuki- 1001 MANEIRAS DE FICAR RICO - Joseph Murphy







1001 Maneiras de Enriquecer Joseph Murphy Ph.D. Editora Nova Era, selo da editora Best Seller Ltda. 29ª edição ISBN 85-7701-148-8

Título Original: Your Infinite Power To Be Rich Copyright1966 by Parkerpublishing Company West Nyack, New York, USA


COMO ESTE LIVRO PODE BENEFICIAR VOCÊ

  Este livro pretende ser muito prático. Destina-se a homens e mulheres que têm necessidade premente de dinheiro e que almejam obter a riqueza que a vida lhes reserva.   Destina-se a todos aqueles que visem resultados imediatos e que estejam desejosos de aplicar as técnicas simples e objetivas nele expostas pormenorizadamente. Nas páginas que se seguem, você encontrará detalhes específicos sobre as técnicas a usar para, em seu modo natural de vida, atingir a riqueza.   Você pode aceitar as leis fundamentais da mente, expostas neste livro, da mesma forma que aceita as leis e princípios de Eletricidade e da Matemática, promulgadas por Edison ou Einstein, e aplicando-as obter resultados igualmente certos e definidos.   Ao escrever este livro, concentrei-me na clareza e simplicidade do estilo, de modo que até um menino de doze anos pudesse entender e aplicar as técnicas nele descritas.   Todos os casos relatados referem-se a homens e mulheres que ficaram ricos através da utilização das leis mentais e espirituais aqui citadas e, até onde sei, todas aquelas pessoas pertencem aos mais diferentes credos religiosos. E, mais ainda, são oriundas dos mais diversos níveis sociais e econômicos. Todas elas obtiveram a riqueza pela adoção de um certo modo de pensar e pela utilização adequada do poder do seu subconsciente.

PRINCIPAIS TÓPICOS DESTE LIVRO:

- Como a renda anual de um vendedor passou de 5.000 para 50.000 dólares. - Como numerosas pessoas usam uma fórmula mágica de pagar contas com resultados maravilhosos. - Como um homem de negócios em Los Angeles aplicou uma fórmula de um milhão de dólares, saindo então do "buraco" para controlar uma cadeia de lojas do valor de muitos milhões. - Como um carpinteiro, que vivia de biscates, transformou-se em um construtor de arranha-céus e acumulou uma grande fortuna. - Como um homem que estava falido aplicou as três etapas específicas para conquistar a riqueza, passando então a progredir rapidamente em todos os setores. - A história fascinante e sensacional de como um mineiro paupérrimo transmitiu a idéia de riqueza a seu filho, que atualmente é um famoso cirurgião, e como essa sua história proporciona orientação para se obter a riqueza. - Como o senhor Tyng aplicou os velhos ensinamentos da Verdade e formou uma empresa de muitos milhões de dólares, tirando da Bíblia a fórmula para ficar rico e demonstrando que ela funciona. - Como poetas, escritores, artistas, cientistas e homens de negócio obtiveram riqueza no tesouro infinito que existe no íntimo deles próprios. - Como um menino de dez anos constantemente recebe presentes em dinheiro em todos os lugares que vai. - Como ficar rico com o conhecimento das leis mentais e espirituais, adquirindo consciência de que, a partir de então, todas as boas coisas tangíveis da vida estarão à sua disposição.

  Não é possível ter uma vida plena e feliz sem ser rico! Há uma razão lógica e científica para ser rico; se você deseja colher os frutos de uma vida de sucesso, felicidade e riqueza, deve estudar este livro repetidamente. Proceda exatamente da forma nele indicada para abrir seu próprio caminho para uma vida melhor, mais feliz, mais digna, de grandeza e riqueza.   Daqui por diante, nos aventuraremos juntos em pró de uma vida de riqueza.

   ÍNDICE

1. A INFINITA RIQUEZA DIVINA O direito de ser rico - A ciência de ficar rico - Você nasceu para ser rico - Três etapas para a riqueza - Abundância de oportunidades - A riqueza interior - A pobreza é uma doença - "Foi um milagre" - Como obter capital - A grande lei da atração.

2. AS RIQUEZAS ENVOLVEM VOCÊ Há bastante de tudo - A riqueza mental - Problemas financeiros e recuperação - Mudança de atitude produz maravilhas - Fórmula mágica de pagar contas - Trato de problemas financeiros - De 5.000 a 50.000 dólares anuais - Trabalho árduo sem sucesso - Obtenção da estabilidade financeira.

3. CONHECIMENTO É RIQUEZA Conhecimento e riqueza - Visão e riqueza - Conhecimento e oportunidade - Nova concepção redunda em contrato - Atualmente sou rico - Uma idéia bem recebida - A luz dissipa a escuridão.

4. ASSOCIE-SE A DEUS Uma fortuna a compartilhar - Confiança é riqueza - O gênio interior - Você pode triunfar - O princípio e o fim são idênticos.

5. ORAÇÃO E RIQUEZA Uma fortuna do ouro espiritual - A mina de ouro interior - Seu investimento multiplicou-se extraordinariamente - Você já é rico - Idéias podem valer bilhões - Sua fortuna começa com você mesmo - Como rezar e ficar rico.

6. A LEI MÁGICA DOS DÍZIMOS O verdadeiro significado dos dízimos - Um advogado descobre a mágica dos dízimos - A lei dos dízimos (oração) e os gerentes de vendas - Um engenheiro reza e melhora de vida - Um artista reza e obtém beleza - A oração deu-lhe amor - A lei de dar e receber - Dê livre e jovialmente - A multiplicação dos dízimos - Aumente rapidamente seus rendimentos - A oração deu-lhe recursos - Doação e prosperidade - Doação reversa - A sabedoria em doar - A doação permanente.

7. O RICO FICA MAIS RICO Mudança de atitude produz rendimentos - A fórmula de muitos milhões de dólares - Bloqueio à riqueza e cura - O fluxo da riqueza - Bênção e riqueza - O banco universal - Oração contra a inveja e o ressentimento.

8. A PRODUÇÃO DE RIQUEZAS TANGÍVEIS A riqueza pode ser tangível - Um certo modo de pensar - O milagre da imaginação - Porque ele não obtinha resultados tangíveis - Uma refugiada de guerra obtém resultados maravilhosos - Três palavras produzem riqueza - Deus deseja que você seja rico.

9. TODOS OS NEGÓCIOS SÃO DE DEUS Oração de prosperidade nos negócios - Deus é o verdadeiro empregador - Como encontrar o verdadeiro patrão - O segredo do sucesso em vendas - Sua voz pode ser a voz de Deus - Modo seguro de prosperar - Como vir a dirigir uma empresa de 200 milhões de dólares - O dia de hoje não está hipotecado - Três etapas para o sucesso comercial - A verdade sobre compra e venda - Orações diárias para sucesso financeiro.

10. A LEI DO CRESCIMENTO Uma idéia milionária - A professora e os estudantes - Da cabana ao arranha-céu - Um caminho até a porta - A atitude mental e o padre - Oportunidade perpétua de progresso - A culpa do governo.

11. IMAGENS MENTAIS E RIQUEZAS Um negócio milionário - Enriquecimento fraterno - A imaginação e o sucesso financeiro - A imaginação produz riqueza - Uma fortuna no deserto - Imaginação e desejo - A imaginação de riqueza para outros - A ciência da riqueza.

12. OTIMISMO E RIQUEZA Como elevar-se a grandes alturas - A alegria da superação - O soerguimento de outros - Caráter e destino - O apoio interior - Como atingir alturas fabulosas - As riquezas de Deus são suas - O sentimento de superioridade - Seja bom consigo mesmo - Uma nova auto-apreciação - A alegria de uma oração satisfeita.

13. GRATIDÃO E RIQUEZA A lei da gratidão - Gratidão e riqueza - A técnica da gratidão - Por que agradecer? - O milagre do agradecimento - O valor da gratidão - Você aprecia o que tem de bom? - A riqueza do perdão - Gratidão e dólares.

14. MILAGRES DE RIQUEZAS PELO PODER DAS PALAVRAS Palavra e autoridade - Palavra e riqueza - A autoridade da palavra - A palavra e a carne - A palavra produz maravilhas - Palavras milagrosas - Palavras atraem clientes - Palavras solucionam herança - Palavras que curam - Palavras determinam pagamento - Palavras proporcionam emprego - Palavras solucionam problemas.

15. A RIQUEZA MARAVILHOSA DO SILÊNCIO Um gênio em cada homem - O silêncio proporciona riqueza - O silêncio o fez famoso - O silêncio e uma experiência emocionante - O silêncio e as emoções maternas - O silêncio e o piloto - O silêncio resolve problemas - O silêncio produz grandes resultados - Como levar uma vida agradável - O silêncio e o cientista - Porque nada acontecia - A sabedoria do silêncio de Emerson - A colheita de dividendos - O silêncio interior.


Capítulo I - A INFINITA RIQUEZA DIVINA

  A Bíblia diz: "Eu vim para que tenham a vida e a tenham com mais abundância". (João 10:10).   Você está aqui para levar uma vida plena e feliz, para glorificar Deus e adorá-lo eternamente. Todas as riquezas materiais, mentais e espirituais do Universo são dádivas de Deus, intrinsecamente boas e suscetíveis de uma boa utilização.   Deus é o ofertante e a própria dádiva; o homem é o beneficiário. Deus se encontra no próprio homem, donde se conclui que há no íntimo humano e a sua volta um tesouro de riquezas infinitas. Pelo conhecimento das leis mentais você pode retirar desse depósito infinito tudo de que necessita para levar uma vida gloriosa, feliz e de abundância.

O DIREITO DE SER RICO

  Você nasceu para ser rico. E pode ficar rico pela utilização das faculdades que lhe foram dadas por Deus, sintonizando-se com o Ser Infinito; e, a medida que sua mente se tornar produtiva e cheia de boas idéias, seu trabalho também se tornará mais produtivo e lhe proporcionará toda sorte de riquezas materiais.   É o seu sentimento de identidade com Deus, em seu coração, que o faz rico e você se ente rico de acordo com a sua atitude mental e fé em todas as coisas boas. Todas as riquezas do Ser Infinito - internas e externas - estão ao seu dispor para desfrutálas.   Não há qualquer virtude na pobreza, que é na realidade uma doença menta e que deve ser abolida da face da terra. Você está aqui para encontrar seu verdadeiro lugar na vida e para dar ao mundo o seu talento. Você está aqui para progredir e desenvolverse de uma forma maravilhosa, de acordo com o potencial que lhe foi dado por Deus, e para produzir riquezas materiais, mentais e espirituais que beneficiarão a humanidade sob aspectos incontáveis. Aprenda a viver num contexto de luxo e beleza e adquira consciência do seu direito inelienável à vida, liberdade, independência e paz de espírito.   É seu direito divino dramatizar, revelar, retratar e expressar o poder, a graça e a riqueza de Deus.

A CIÊNCIA DE FICAR RICO

  Existe um universo de lei e ordem e há princípios e leis que regem todas as experiências, condições e fatos. Há uma lei definida de causa e efeito para tudo. A ciência de ficar rico baseiase na lei da crença. "Se podes crer, tudo é possível ao que crê". (Marcos 9:23). A lei da vida é a lei da crença. Acreditar é sinceramente aceitar alguma coisa como verdadeira. Acredite numa vida de abundância, feliz e de sucesso e viva na alegre expectativa do que há de melhor, que invariavelmente tudo isso será seu. É a crença do homem que faz a diferença entre riqueza e pobreza, entre sucesso e fracasso e entre saúde e doença. Há uma lei cósmica que diz que pensamentos de certo tipo sempre produzem efeitos do mesmo tipo; assim sendo, todo homem que ousadamente reivindica as riquezas de Deus, as obterá.

VOCÊ NASCEU PARA SER RICO

  Você nasceu com todo o equipamento necessário para levar uma vida plena, feliz e de sucesso. Você nasceu para vencer, para conquistar, para sobrepor-se a todos os obstáculos e para revelar as glórias e belezas existentes em seu íntimo. Todos os poderes, qualidades, atributos e aspectos de Deus se encontram em você mesmo. Sua vida é a vida de Deus e esta vida é agora a sua vida. Deus tem sempre êxito em tudo que empreende, seja isso uma árvore ou o cosmo. Você é um dos elementos de Deus e não pode, portando, fracassar.   Você não está aqui simplesmente para viver. A vida é uma dádiva que lhe foi outorgada. Você está aqui para levar uma vida significativa e para usar, através de sua mente, do seu corpo e da sua alma, seus talentos e habilidades ocultos. Seu desejo de abundância, saúde, felicidade, paz e situação definida na vida representa os anseios, estímulos e sugestões da vida Infinita buscando expressar-se através de você. Deseje agora, para obter o máximo de você mesmo!

TRÊS ETAPAS PARA A RIQUEZA

  Um homem de negócios, meu amigo, de Beverly Hills, disseme em sua loja: "Meu irmão está no mesmo ramo de negócio que eu apenas a três quarteirões de distância: está prosperando
bastante e praticamente "nadando em dinheiro". Recentemente admitiu mais dois empregados. Eu, entretanto, mal consigo ganhar para as despesas. Nada existe quanto à localização da loja ou à mercadoria; a causa devo ser eu mesmo!   Observei-lhe que o fato de ficar rico e de progredir na vida não se resumia a um certo negócio ou localização, que a riqueza estava na mente dos homens e que alguns homens de grande talento permaneciam pobres e frustrados, enquanto outros, de muito menos talento ou educação, prosperavam além de suas melhores expectativas. Falei-lhe, então, sobre as três etapas para conquistar infalivelmente a riqueza.   Meu amigo seguiu essas três etapas e prosperou de forma notável.   Primeira etapa: Nunca faça uma afirmação negativa sobre o seu estado financeiro, tal como: "Não posso pagar o aluguel", "Não consigo ganhar para as despesas", "Os negócios vão muito mal", "Não posso pagar minhas contas", etc. Ao lhe ocorrer um pensamento negativo, substitua-o pela afirmação: "Tenho um estoque infinito em meu íntimo e todas as minhas necessidades são satisfeitas instantaneamente". Pode ser necessário ter de repeti-la cinqüenta vezes por hora, mas persista que o pensamento negativo deixará de o preocupar.   Segunda etapa: Adquira o hábito, durante o dia, de condicionar sua mente às riquezas divinas, afirmando: "Deus está sempre presente para ajudar-me nas dificuldades" e "Deus é a fonte instantânea e imediata de meus recursos, proporcionandome todas as idéias necessárias em todos os momentos e oportunidades"   Terceira etapa: Ao dormir, todas as noites, repita esta grande verdade: "Sou grato a Deus por suas riquezas sempre presentes, imutáveis e eternas".   Esse homem de negócios seguiu fielmente essa prescrição espiritual e progrediu extraordinariamente; mandou posteriormente emoldurar a seguinte citação bíblica, que mantém em sua mesa: "O deserto e a terra sedenta se regozijarão; o ermo exultará e florecerá como o narciso". (Isaías 35:1).   Recentemente, disse-me ele: "Minha mente era um ermo e um deserto; nada havia ali a não ser as sementes da ignorância, do medo e da autodepreciação, além de um sentimento de inutilidade. Atualmente, estou no caminho da vitória, da realização e da prosperidade".

 ABUNDÂNCIA DE OPORTUNIDADES

  Você está agora na era espacial, dos superjatos, da eletrônica, das viagens espaciais e de inúmeras inovações e descobertas nos domínios da ciência, das artes, da medicina e da indústria. Os computadores e a eletrônica, por exemplo, estão ainda na sua infância e oferecem um campo sem fim aos empreendimentos; o tráfego aéreo - até mesmo para outros planetas - está indubitavelmente se transformando numa vasta indústria, proporcionando emprego a milhares e talvez mesmo milhões de pessoas em todo o mundo.   Há abundância de oportunidades para os homens e mulheres que desejam acompanhar a corrente da vida, desistindo de "nadar contra a maré". A lei da riqueza é a mesma tanto para você como para todos os outros.   As frutas que caem ao solo e apodrecem nos trópicos, anualmente, dariam para alimentar o mundo todo. A natureza é exuberante, extravagante e dadivosa. As deficiências e necessidades do homem decorrem do uso indiscriminado e da forma abusiva com que ele trata a fartura de recursos proporcionados pela natureza. Vejamos, por exemplo, o material de construção existente nos Estados Unidos. Há suficiente madeira, pedra e cimento, ferro, aço e outros materiais para construir uma mansão para todos os habitantes do país; há material bastante para vestir todas as mulheres como rainhas e todos os homens como reis!   Os recursos visíveis são virtualmente inexauríveis. Você sabe que a Fonte Infinita é também inexaurível; é a fonte que jamais seca. Todas as coisas do Universo são feitas de uma substância primordial, universal. A única diferença entre o cobre, o chumbo, o ouro, a prata, a madeira, as pedras e o seu relógio de pulso reside no número e na velocidade dos elétrons em torno de um núcleo. O mundo todo e todas as coisas nele existentes são feitos dessa substância primordial e universal.   A quantidade infinita de idéias existente em seu íntimo nunca se esgota. Se o homem necessitar de mais ouro e prata, pode fazê-lo sinteticamente dos elementos já existentes. A inteligência divina responde às suas necessidades e é o próprio da sua natureza constante superar-se e realizar-se através de você.

A RIQUEZA INTERIOR

  Uma mulher que todas as manhãs ouve o meu programa de rádio escreveu-me, dizendo: "Minhas contas estão-se amontoando; estou desempregada, tenho três filhos e estou sem dinheiro. Que devo fazer?"   Sugeri-lhe que se relaxasse e condensasse a idéia de suas necessidades em uma pequena frase: "Deus supre agora todas as minhas necessidades". O significado dessas palavras para ela representava a realização de todos os seus desejos, tais como o pagamento das contas, um novo emprego, um lar, um marido, alimentos e roupas para as crianças e uma boa quantia em dinheiro.   Ela repetiu essa frase inúmeras vezes como se fosse uma canção de ninar crianças, afirmando a cada vez: "Deus supre agora todas as minhas necessidades"; um sentimento de calor e paz espraiou-se sobre ela até atingir o ponto da convicção, fazendo-a sentir a realidade disto.   Essa mulher, pouco mais tarde, obtinha resultados surpreendentes. Sua irmã, que não via a quinze anos, veio da Austrália visitá-la e deu-lhe 5.000 dólares em dinheiro, além de outros presentes. Ela tornou-se, em seguida, secretária de um médico, casando-se com ele em menos de um mês. É agora uma mulher extremamente feliz. Os caminhos de Deus fogem, na verdade, à nossa compreensão! Essa mulher encontrou, realmente, o mundo de riqueza existente em si mesma.


A POBREZA É UMA DOENÇA

  A doença significa falta de tranqüilidade, estabilidade, firmeza e equilíbrio. Olhe à sua volta e encontrará pessoas de todas as categorias sociais e de todos os negócios e profissões ficando ricas e atingindo seus objetivos na vida, enquanto outras, no mesmo ramo de atividades e profissões, continuam pobres, mal vestidas e mal alimentadas.   Quando você está doente, vai ao médico e faz um exame clínico para tratar logo do seu estado de saúde. Não importa qual seja o seu grau de pobreza; se você passar a pensar habitualmente em riqueza, desenvolvimento, expansão e progresso, automaticamente receberá um eflúvio benéfico do seu
subconsciente e sua boa fortuna aumentará e se multiplicará de forma e proporção inumeráveis.   Você pode estar cheio de dívidas e sem dinheiro, não ter influência e bens materiais; entretando, se começar a dizer com convicção: "As riquezas de Deus fazem parte da minha vida; há sempre um provimento divino", coisas maravilhosas lhe acontecerão a curto prazo!

"FOI UM MILAGRE"

  Estava escrevendo este capítulo quando uma velha senhora me telefonou dizendo: "Foi um milagre". Ela e o marido recebiam uma pequena pensão que mal dava para as despesas. Eu lhes havia recomendado o uso da seguinte oração especial: "As riquezas de Deus fazem parte da minha vida. Suas riquezas fluem para mim em avalanches de abundância e eu Lhe agradeço por estar bem agora e por todas as Suas riquezas".   Ela repetiu essa oração com consciência e sentimento muitas vezes ao dia e, duas semanas depois, um homem bateu a sua porta (segundo ela, vindo do céu), interessado num lote de terreno, de sua propriedade, localizado no meio do deserto, onde não havia casas nem água - apenas mato e cactos. Ela durante anos tentara vendê-lo, sem resultado; ninguém jamais se animara nem a ir vê-lo. O homem disse-lhe: "Nossa companhia deseja adquiri-lo para ali instalar eletricidade e energia, tendo em vista um projeto de construção a ser realizado nas proximidades".   Ela recebeu 10.000 dólares pelo tal terreno sem valor. Isto não foi um milagre e sim a resposta do seu subconsciente à sua oração. Os caminhos de Deus estão além da nossa compreensão.

COMO OBTER CAPITAL

  O pensamento é o único poder intangível e invisível de que se tem consciência. Tudo que se pensa tende a se manifestar na vida, a menos que seja neutralizado por um pensamento contrário. Seus pensamentos podem positiva e deifinitivamente porporcionar-lhe recursos tangíveis através do seu subconsciente.   Seu subconsciente funciona sob os impulsos dos seus pensamentos são de "pobreza", que você será pobre, não obstante a riqueza que possua no momento. Adquira o hábito de pensar em riquezas espirituais, mentais e materiais que você ficará rico de
acordo com a lei do relacionamento recíproco. Em outras palavras, quando você pensa: "Agora sou rico", e permanece fiel a essa idéia, seu subconsciente responderá atribuindo-lhe toda sorte de riquezas de acordo com a natureza de seus pensamentos.   Todas as invenções - edifícios, estruturas, cidades e instrumentos de todos os tipos, inclusive as formas e processos naturais e artificiais - originaram-se do mesmo tipo de fonte invisível que existe em seu íntimo. Quando você pensa em se levantar da cadeira, realmente faz esse movimento. Os cientistas pensaram em projetar vozes e música dentro da sua casa e o resultado foi a televisão; os impulsos eletrônicos foram transformados em voz, música, etc. Você vive realmente no "mundo do pensamento".   A Presença Infinita pensou em um mundo e a Mente Universal comportou-se de acordo com esse pensamento, tomando a forma de um universo físico, dinâmico, com seu sistema de estrelas, sóis, luas e infindáveis galáxias. Tudo isso é produto de um Pensador Infinito, que pensa de forma matemática, ordenada e com absoluta precisão.   O poeta Joyce Kilmer disse: "Somente Deus pode fazer uma árvore". Ao criar as árvores - carvalhos, macieiras ou quaisquer outras - o Pensador Infinito pensa em árvores e a Mente Universal põe em movimento as forças de produção de todas as árvores de acordo com a sua natureza e da forma prescrita pelo princípio do crescimento, constante na Natureza.

A GRANDE LEI DA ATRAÇÃO

  Alguns meses atrás, um homem mostrou-me uma invenção de natureza mecânica e disse-me: "Preciso de dinheiro para realizar isto, muito dinheiro".   Expliquei-lhe que existe uma lei da atração que lhe proporcionaria tudo de que necessitasse para a realização do seu sonho. Sugeri-lhe que adotasse a prática de afirmar mentalmente: "A Inteligência Infinita existe em meu subconsciente me dará condições para fabricar, desenvolver e vender esta invenção. Haverá satisfação e harmonia mútuas e todos que se relacionarem com ela terão a bênção divina". Esta afirmação tornou-se a sua oração habitual.   Seu subconsciente pôs-se então a funcionar e pouco mais tarde ele veio a encontrar um proeminente homem de negócios no
Teatro Wilshire Ebell, em Los Angeles, onde proferia eu uma conferência. Esse homem propôs-se a financiar a invenção e assinou contratos com os grupos mais credenciados para explorála em toda a sua plenitude. Recentemente, disse-me ele que sua invenção ia ser um produto fabuloso, de natureza revolucionária, com possibilidades de lucro ilimitadas.   Este caso demonstra a lei da atração e, da mesma forma que a semente atrai para si tudo aquilo de que necessita para o seu crescimento, o homem pode também conscientemente produzir a sabedoria e as idéias necessárias para a realização dos seus ideais e objetivos de acumulação de riquezas.   Lembre-se de que todas as formas, processos e coisas criadas pelo homem existiram primeiro em seu pensamento; o homem não pode moldar ou dar forma a coisa alguma sem antes tê-la concebido. Em síntese, o pensamento governa o mundo.

SÍNTESE DO CAPÍTULO I

Pense e fique rico

1. Use as leis do pensamento e extraia do infinito de coisas existentes em seu íntimo tudo aquilo de que necessita para levar uma vida gloriosa e de sucesso. 2. Você nasceu para ser rico e aqui se encontra para levar uma vida plena e feliz. Deus deseja que você seja feliz. 3. Há uma lei definida de causa e efeito para tudo. Acredite na riqueza de Deus e também a desfrutará, sendo aquinhoado na medida da sua crença. 4. Deus é sempre bem sucedido em todos os Seus empreendimentos. Você é um daqueles que acredita em Deus e, portanto, não pode fracassar. Você nasceu para vencer. 5. Todas as riquezas pertencem à mente. É a sua atitude mental que determina a riqueza ou a pobreza. Pense em riqueza e ela lhe ocorrerá; pense em pobreza, e pobreza você terá. 6. Há abundância de oportunidades para você. Acompanhe a corrente da vida e deixe de "nadar contra a maré". Existe um número infinito de idéias a extrair do seu subconsciente; uma nova idéia sua pode valer 50.000 dólares. 7. Um modo magnífico de fazer contato com a infinidade de coisas existentes em seu íntimo é adquirir o hábito de afirmar: "Deus provê todas as minhas necessidades". Coisas maravilhosas lhe
ocorrerão se orar deste modo. 8. A pobreza é uma doença mental. Afirme ousadamente: "As riquezas de Deus fazem parte da minha vida; há sempre um provimento divino". 9. Seu subconsciente, onde se encontram armazenadas todas as riquezas, respone a seus pensamentos sinceros de forma ignorada por você. 10. O pensamento é o único poder imaterial e invisível de que se tem consciência. Seus pensamentos podem, positiva e definitivamente, produzir o capital de que você necessita. 11. A lei da atração atrai para você tudo aquilo de que necessita, de acordo com a natureza dos seus pensamentos. Sua condição social e financeira reflete perfeitamente o seu modo habitual de pensar. O pensamento governa o mundo.


Capítulo II - AS RIQUEZAS ENVOLVEM VOCÊ

  A Bíblia diz: ... "A terra está cheia de begnidade do Senhor" (Salmos 33:5). Há riquezas à sua volta simplesmente porque a Presença Divina, embora invisível, é onipresente ou está presente em toda parte.   É como o ar que nos envolve, do qual nunca há falta. Cada homem pode respirar a quantidade que desejar e sempre há, ainda, um suprimento enterminável de ar. Você pode assimelhar essa Presença ao oceano, do qual se pode retirar um dedal ou um garrafão cheio de água sem que ele se altere.   Essa Presença é a vida infinita, apartada da qual não existe vida; é também substância infinita, do mesmo modo que seus pensamentos e sentimentos são a substância existente em tudo que você é, faz e possui.   Sua consciente reconciliação com essa Presença supera todo o senso de privação ou carência, pois Ela está prenhe de substância, a fonte viva da qual fluem todas as benesses e que supre todas as coisas que existem.   Há bastante de tudo, assim como também abundância de oportunidades para o homem que vive em sintonia com o Ser Infinito e que pensa em termos elevados. Ele terá uma resposta daquela Presença e, em conseqüência, dará significado a toda sorte de bem em sua vizinhança.   O prazer do Senhor consiste em proporcionar-lhe o reino da saúde, da felicidade, da paz, da alegria e da abundância em coisas materiais.

HÁ BASTANTE DE TUDO

  Comece agora a compreender claramente que o poder criador existente em seu íntimo é ilimitado; não há portanto qualquer razão para limitar a amplitude do gozo e da experiência daquilo que você pode criar através desse poder. Você está sempre se abastecendo na Fonte Infinita e não precisa jamais se preocupar em não tirar mais do que lhe compete, pois a Fonte Infinita é inesgotável e eterna, ontem, hoje e sempre.   A maior tolice do homem é não ter idéia das verdadeiras riquezas existentes em seu íntimo e considerar as condições, produtos e bens exteriores como as verdadeiras riquezas ao invés do poder criador da sua própria mente.
  Lembre-se de que não há limite para retirar aquilo de que necessita desse depósito infinito. Sua verdadeira riqueza consiste em identificar-se com a fonte da opulência e das grandes riquezas. Pense em opulência, isto é, em grandes coisas, pense generosa e liberalmente e terá benesses fluindo para você de todas as direções, tais como dinheiro e inúmeras outras coisas, todas representando diferentes formas de riqueza.   Onipotência está em seu próprio íntimo; você dispôe, portanto, de poder suficiente. O homem que adquire consciência das riquezas infinitas de Deus, existentes em seu íntimo, dispõe de paz infinita, de alegria sem limites e de harmonia absoluta, além de um número também infinito de idéias de sucesso, expansão, melhoria, progresso e criatividade de todos os tipos e variedades intermináveis. "Todas as coisas ficam prontas quando a mente também o está".

A RIQUEZA MENTAL

  Recebi uma carta de um homem de negócios que dizia como foi levado a acreditar que a pobreza era uma virtude e como essa crença supersticiosa, implantada em seu subconsciente, vinha do seu bem-estar pessoal. Entretanto, após ouvir, certa manhã de domingo, algumas preleções minhas, passou a afirmar várias vezes por dia o seguinte:   "Da mesma forma que o ramo de uma árvore é uma extensão da sua vida, eu também sou um prolongamento da sabedoria, do poder e da energia criadora de Deus. Sou um filho de Deus e herdei todos os direitos, privilégios e benesses de Suas riquezas. Minha mente está concentrada em Deus e todo o meu ser sente a Sua presença invisível. Acredito e mentalmente aceito que o Ser Infinito me inunda com Suas riquezas, proporcionando-me harmonia, inspiração, benesses e uma abundância de coisas. Estou em consciência com o Senhor. Seu poder criador é também meu; Sua sabedoria, força, inteligência e compreensão são igualmente minhas. Sua Inteligência Infinita dirige todas as minhas atividades e Seu espírito de opulência é responsável pelo meu sucesso, meu bem-estar e minha fartura. Minha mente e meu coração estão abertos às riquezas do Infinito e a prosperidade responde a todos os meus esforços. Deus e o homem são uma mesma criatura. O Senhor e eu somos uma só pessoa".   A oração acima é muito bonita e também muito eficaz. Esse
homem prosseguiu repetindo-a de três a quatro vezes por dia em seu próprio escritório e, como resultado, abriu mais três lojas e admitiu mais vinte e cinco empregados para operar e supervisionar seus negócios.   O pretenso milagre consistiu simplesmente numa reformulação mental e no cultivo do espírito da opulência.

PROBLEMAS FINANCEIROS E RECUPERAÇÃO

  Um jovem rapaz de dezesseis anos, morador em minha vizinhança, veio ver-me e disse-me que seu pai não queria deixálo cursar a universidade para ser engenheiro. Seu pai vivia constantemente dizendo: "Não temos dinheiro para pagar a universidade. Não temos com que pagar a hipoteca da nossa casa nem a promissória a vencer no banco. Nunca temos o suficiente para as despesas. Esqueça isso!   Pode-se ver a razão dos problemas financeiros desse pai. Ele estava constantemente preocupado com deficiências, limitações e restrições financeiras de todos os tipos e seu subconsciente naturalmente se comportava de acordo com seu modo habitual de pensar. Pense em riqueza e ela lhe aparecerá; pense em pobreza e ela se fará presente.

MUDANÇA DE ATITUDE PRODUZ MARAVILHAS

  Expliquei ao pai daquele rapaz que tudo de que precisava era cultivar o sentimento da opulência e imaginar constantemente que possuía toda sorte de riquezas. Em conseqüência, todas as noites antes de dormir, ele imaginava que havia recebido uma carta do filho dizendo-lhe como estava feliz por estar na universidade e agradecendo-lhe por tudo que fizera por ele. E mais ainda, silenciosa e convictamente, afirmava: "Deus é a fonte eterna do meu provimento e atende permanentemente a todas as minhas necessidades".   Durante o dia, quando lhe vinham à mente pensamentos tais como: "Estou sem dinheiro; não sei como vou pagar minhas contas; que tenho para dar? Estou quebrado", etc., nunca permitia que a sentença se completasse em sua mente. Persistia na neutralização do sentimento de negatividade, afirmando imediatamente: "Deus é a fonte permanente do meu provimento e atende instantaneamente a todas as minhas necessidades".
Freqüentemente, de início, repetia isso de trinta a quarenta vezes por hora, mas após alguns dias o momento e a força dos pensamentos negativos habituais se desvaneceram e cessaram de atormentá-lo.   A seguir, quase milagrosamente, ganhou uma grande importância em dinheiro com um bilhete de loteria premiado que lhe permitiu pagar todas as suas dívidas e lhe deu grande confiança e fé no poder de sua mente para atender a todas as suas necessidades a qualquer tempo e em todas as partes.   Hoje em dia, seu filho está na universidade que escolheu e profundamente agradecido pela descoberta das verdadeiras riquezas. Esse pai e esse filho jamais terão receio ou vacilarão se se defrontarem com emergências ou problemas financeiros.

FÓRMULA MÁGICA DE PAGAR CONTAS

  Um farmacêutico de Londres, na Inglaterra, que assistiu a minhas preleções alguns anos atrás, disse-me que havia começado a vida praticamente do nada. Para abrir sua farmácia tomara dinheiro emprestado do sogro, que constantemente exigia o pagamento da dívida. As contas estavam por pagar e ele se encontrava em situação desesperada.   Entretanto, em uma de minhas preleções em Caxton Hall, em Londres, alguns anos antes, ouviram-me dizer o seguinte:   "Sempre que receber uma conta de alguma coisa, agradeça imediatamente por ter recebido importância igual". Após raciocinar um pouco sobre essa filosofia, ele começou a aplicá-la regular e sistematicamente e, como a mente se fixa em tudo que aumenta e multiplica extraordinariamente, seu negócio passou a melhorar: três médicos da vizinhança começaram a mandar todas as receitas para a sua farmácia. Fico feliz em dizer que atualmente aquele farmacêutico é o orgulhoso proprietário de três farmácias muito bem sucedidas da cidade de Londres.   A imagem mental do recebimento paulatino da importância da conta se fixou em seu subconsciente e ele sabia que a imagem mental do dinheiro era a substância das coisas desejadas e a evidência de coisas invisíveis. Ensinei essa fórmula mágica a muitos homens de negócios e, em todos os casos, eles ficaram eternamente gratos pelos benefícios obtidos. "E tudo o que com fé pedirdes em vossas orações, haveis de receber". (Mateus 21:22).

TRATO DE PROBLEMAS FINANCEIROS

  O primeiro princípio da arte de ficar rico é compreender que o pensamento é o único poder intangível que pode proporcionar as riquezas tangíveis existentes no depósito do Infinito.   Cada coisa, forma e processo criado que existe no Universo é a manifestação visível de um pensamento da Inteligência Infinita. Quando o Ser Infinito pensa em um movimento, o pensamento traduz esse movimento; quando Ele pensa em uma forma, o pensamento assume essa forma. Este é o modo pelo qual todas as coisas são criadas neste mundo. Você vive em um mundo do pensamento e, tanto para ficar rico como para solucionar seus problemas financeiros, faz-se necessário fixar-se continuamente em pensamentos de riqueza, de prosperidade e de sucesso.   O Ser Infinito teve de pensar em uma sequóia para dar-lhe existência e o pensamento se desenvolveu para produzir aquela árvore, muito embora se fizessem necessários vários séculos para a sua consecução. O Pensamento Infinito, ao pensar em uma sequóia, não determinou a formação instantânea de uma árvore adulta, mas pôs em movimento todas as forças necessárias para produzir a árvore através da sabedoria subjetiva existente em sua semente.   Igualmente, quando você deseja libertar-se de todos os problemas financeiros e de todos os tipos de dificuldades pecuniárias, faz-se necessário compreender que você é também um pensador e que pode dar origem a idéias, planos e objetivos; e, mais ainda, adquirir consciência de que todas as estruturas, invenções e coisas feitas pelas suas mãos existiram em primeiro lugar em sua mente como imagens mentais. Você não pode criar nada neste mundo sem que antes a tenha concebido mentalmente.   Sendo isto verdade, sature a sua mente com expressões tais como: "Creio de forma absoluta em Deus e em todas as boas coisas. Sei que estou em condições de enfrentar qualquer situação em qualquer oportunidade, pois Deus é minha fonte imediata de provimento, proporcionando-me todas as idéias necessárias na época e forma corretas. As riquezas de Deus fluem permanente e livremente em minha vida e existe sempre um provimento divino. Com a repetição destas verdades, sei que minha mente ficará condicionada para receber o provimento divino que flui permanentemente".   A reiteração dessas verdades e o sentimento da sua realidade
existente em seu coração desenvolverá o espírito da opulência e, a despeito da situação econômica, das flutuações da bolsa de valores e de outras circunstâncias, você estará sempre amplamente provido, seja qual for a forma assumida pelo poder do dinheiro.

DE 5.000 A 50.000 DÓLARES ANUAIS

  Há alguns anos, um vendedor que assitem a minhas preleções dominicais e que ouve diariamente meu programa do rádio perguntou-me: "Como posso ganhar 50.000 dólares em um ano? Sou casado e tenho três filhos e o que ganho mal dá para as despesas. Minha mulher também tem de trabalhar para equilibrar o orçamento doméstico".   Em muitos casos, a explicação é a própria cura. Expliquei-lhe que a imagem ou padrão mental de riqueza existente em sua mente era a primeira causa do problema; ela é a substância real de riqueza, ainda não violada por condições anteriores de deficiência, limitação ou restrição de qualquer espécie.   Seu ponto de partida foi a imagem mental, após compreender que esse é o modus operandi de toda revelação, seja no âmbito da Mente Universal ou da sua própria mente individual, que é parte daquela. Este vendedor chegou à conclusão de que tudo que precisava fazer era transmitir sua imagem mental ao seu subconsciente para que o resultado ou a manifestação daquela idéia se concretizasse.   O resultado de nossa conversa foi o seguinte, de acordo com esta carta:   "Prezado Dr. Murphy. Pouco depois de lhe ter falado, todas as manhãs, durante três meses, impus-me o tratamento do espelho. Após fazer a barba, permanecia em frente ao espelho e dizia em voz alta, pausadamente, e com sentimento e convicção: - John, você é um sucesso tremendo; vai ganhar 50.000 dólares em um ano. Você é um vendedor excepcional. Ficava repetindo estas palavras, todas as manhãs, durante dez ou doze minutos, sabendo que estava estabelecendo em meu subconsciente uma idéia mental equivalente a 50.000 dólares e que seria bem sucedido, desde que minha mente ficasse psicologicamente impregnada com tal idéia. Fui, então, solicitado a falar em público, por ocasião da nossa reunião anual dos vendedores, há aproximadamente dez semanas, sendo cumprimentado pelo Vice-Presidente. Fui a seguir promovido e designado para trabalhar num distrito mais lucrativo, com um
salário anual de 10.000 dólares. No ano passado, entre comissões e salário, meus rendimentos ultrapassaram os 50.000 dólares. A mente é a verdadeira fonte de riqueza e de todas as riquezas divinas".

TRABALHO ÁRDUO SEM SUCESSO

  Certa vez entrevistei um jovem executivo que me disse o seguinte: "Trabalho duramente, fico longas horas na companhia e todas as noites faço esta oração: "Deus me está ajudando a prosperar de todas as formas e estou pronto para aceitar tudo que de bom me está reservado. Não obstante, nada consegui até agora e faz cinco anos que não tenho um aumento de salário ou uma pormoção".   Admitiu, entretanto, aquele jovem que sentia ciúmes e inveja do sucesso e das promoções de seus antigos companheiros de colégio que também trabalhavam na organização. Todos haviam obtido êxito e até mesmo o tinham ultrapassado; isto o deixava amargurado, levando-o a criticar o progresso deles. Esta era a razão por que ele nada conseguia.   Os pensamentos negativos que dedicava a seus amigos e a condenação do seu sucesso, das suas pormoções e da sua riqueza eram as causas que impediam que alcançasse a riqueza e a prosperidade, pois estava assim condenando também as coisas pelas quais rezava. Ele estava na verdade injuriando e magoando a si próprio, pois era o seu estado mental negativo que produzia tais pensamentos e sentimentos. Sua oração era, na realidade, contraditória. Por outro lado, dizia: "Deus me está ajudando a prosperar" e, por outro, manifestava, silenciosamente ou em voz alta, o seu ressentimento contra as pomoções e os aumentos de salário de seus companheiros.   Esse jovem executivo começou a compreender que sua mente era um elemento criador e que os pensamentos que dedicamos a outras pessoas refletem sobre nós mesmos. Decidiu, em conseqüência, mudar sua atitude mental e, muito especialmente, desejar sempre a seus companheiros saúde, felicidade e paz, assim como também todas as benesses da vida. Adquiriu, enfim, o hábito de se regozijar com a prosperidade, promoção e sucesso que alcançavam e, com a manutenção dessa atitude, tudo aquilo veio igualmente a beneficiá-lo. Sua mudança de atitude mudou tudo em sua vida.

 OBTENÇÃO DA ESTABILIDADE FINANCENRA

  O dinheiro é um elemento de troca; é um símbolo de liberdade, beleza, luxo, poder, refinamento e de uma vida alegre e de riqueza. O dinheiro pode ser considerado como uma idéia divina, de manutenção da situação econômica das nações, e deve ser usado com sabedoria, de forma judiciosa e construtiva.   Você pode tornar-se finaceiramente estável incutindo em sua mente eu o dinheiro não é apenas bom, mas muito bom e que beneficia a humanidade sob inumeráveis aspectos. Em sua mente, continue a imaginar que é um centro distribuidor, possuidor de toda sorte de riquezas e que está outorgando todas essas benesses aos outros. Ao proceder de tal forma, você está preparando o caminho para receber recursos ainda muito maiores.   Você está certo e sabe, no fundo do seu coreção, que tem o direito de dispor de uma grande quantidade de dinheiro, que espera fluir em avalanches de abundância. Sua segurança e felicidade são o resultado da utilização sábia do poder e da sabedoria existentes em seu subconsciente.   A vida o recompensará se acreditar no sucesso e aceitá-lo como seu direito divino. O verdadeiro segredo para a obtenção da estabilidade financeira está em sentir-se e imaginar-se constantemente servindo aos outros com grandeza e de uma forma mais ampla e mais maravilhosa. Imagine-se como o recipientário de sucesso e abundância cada vez maiores. Aceite todo o dinheiro recebido em profundo reconhecimento e use-o livremente, manifestando sua gratidão ao Ser Infinito do qual fluem todas as benesses.   Use freqüentemente a seguinte oração, que estabelecerá em seu subconsciente a idéia de estabilidade financeira:   "Sei que o dinheiro é uma idéia da Mente Divina, que simboliza riqueza; considero-o como um meio de troca. Todas as idéias de Deus são boas. Deus criou todas as coisas e todas as Suas criações são boas, muito boas. O dinheiro também é bom; use-o sábia, judiciosa e construtivamente. Uso-o para beneficiar a humanidade. O dinheiro é um símbolo muito conveniente, com cuja circulação me regozijo. As idéias de Deus estão instantaneamente à minha disposição. Disponho de um provimento divino. Deus é minha fonte de suprimento; é Ele que me supre permantentemente. Riquezas de todos os tipos fluem para mim em
avalanches de abundância. Há somente um Deus e uma mente, toda idéia existente na mente de Deus é espiritual. Meu relacionamento com o dinheiro é amistoso. O dinheiro é um símbolo da riqueza de Deus e da Sua abundância infinita. A idéia de dinheiro é onipresente. Sou daqueles que possuem toda a riqueza do mundo. Uso o dinheiro apenas para o bem e Lhe agradeço, Senhor, por seu provimento".


SÍNTESE DO CAPÍTULO II

Pontos importantes

1. A riqueza está a sua volta, simplesmente porque você vive, se move e pertence a Deus, que por sua vez também vive, se move e está sempre em você. Deus é onipresente e, portanto, todas as suas riquezas estão em toda parte, tanto em você mesmo como à sua volta. 2. O poder criador existe em você é ilimitado e inexaurível. Sua verdadeira riqueza reside em sua própria identificação com o espírito da opulência. 3. Concente sua mente em Deus e sintonize-se com o infinito depósito de riquezas existente em seu íntimo, que essas riquezas automaticamente ocorrerão em sua vida. 4. O pensamento em deficiências, limitações e restrições apenas contribui para o seu aumento. Aquilo em que você concentra sua atenção, se manifesta de forma ampliada em seu mundo. 5. Compreenda que Deus é a sua fonte eterna de suprimento, que atende a todas as suas necessidades em todos os momentos, e maravilhas acontecerão em sua vida. 6. Uma fórmula mágica de pagar dívidas e de eliminar todos os débitos consiste em dar graças a Deus por ter recebido a mesma importância em dinheiro no momento do recebimento de qualquer conta; destarte, aquela idéia irá gradualmente se fixando no seu subconsciente. 7. O pensamento é o único poder imaterial que se conhece e que pode produzir riquezas tangíveis, que existe no depósito invisível. Pense em riquezas que elas lhe aparecerão; pense em pobreza que ela se fará presente. 8. A imagem ou padrão mental de riqueza é a primeira causa relacionada com a riqueza; é a substância das coisas que se
desejam e a evidência de tudo aquilo que não se vê. 9. A condenação à riqueza e prosperidade de outrem é prejudicial a si próprio. Sua mente é um elemento criador e tudo que você pensa para os outros está também pensando para si próprio. Você é um pensador e seu pensamento é um elemento criador. 10. Obtenha estabilidade financeira identificando-se mentalmente com a fonte eterna de suprimento que nunca se esgota e pelo desejo profundo de servir aos outros com maior grandeza e de forma mais nobre e ampla. Deus proverá todas as suas necessidades e sempre haverá um provimento divino.


Capítulo III - CONHECIMENTO É RIQUEZA

  A maior descoberta que se pode fazer é adquirir consciência de que existem em seu íntimo poder e sabedoria infinitos, que lhe dão condições para superar todos os problemas, vencer todos os obstáculos e conduzir todas as tarefas da vida. Você nasceu para conquistar e está dotado de todas as tarefas da vida. Você nasceu para conquistar e está dotado de todos os atributos, qualidades e requisitos para ser o dono do seu próprio destino e senhor da sua alma.    Se você não tem consciência de seus poderes espirituais, será governado e controlado pelos eventos e condições prevalentes no mundo; há uma tendência em você de se depreciar e geralmente de se auto-estimar aquém das suas possibilidades. Em outras palavras, a falta de conhecimento leva-o a exagerar o valor das circunstâncias e a deixar de perceber o seu tremendo potencial interior, que pode soerguê-lo e colocá-lo no caminho elevado da felicidade, da saúde, da liberdade e da alegria de viver.

CONHECIMENTO E RIQUEZA

  Por ocasião de uma visita ao famoso templo de Delphi, nas proximidades de Atenas, na Grécia, em agosto de 1965, estabeleci conversação com a minha guia. Ela era fluente em inglês, francês e alemão e seu conhecimento dessas línguas interessou de tal forma uma das turistas do nosso grupo que ela lhe ofereceu emprego como acompanhante, durante sua viagem pela França e Alemanha, e também como governanta de seus três filhos em Nova York. O salário da moça seria de 400 dólares mensais, além de casa e comida; naquela ocasião, seu salário era de apenas 100 dracmas por dia (um pouco mais do que 3 dólares). Confidenciou-me a guia que tal oportunidade era como a concretização de um sonho, pois há muitos anos desejava ir para os Estados Unidos.   O mais interessante sobre essa moça é que ela se havia acostumado a rezar fervorosamente, pedindo à Santa Virgem diariamente que a ajudasse a ganhar mais dinheiro e a conseguir uma viagem para a América; indubitavelmente, sua fé ou crença cega havia conseguido sensibilizar seu subconsciente, provocando essa extraordinária reação. Paracelso dizia: "Não importa que o objeto da sua fé seja falso ou verdadeiro, os resultados serão os mesmos".
VISÃO E RIQUEZA

  Certa vez fiz uma viagem à Inglaterra, Alemanha, Irlanda e Grécia a fim de realizar uma série de preleções; a programação incluía alguns dias de férias em cada país visitado. Em Cork, na Irlanda, fui convidado para jantar em casa de um jovem vendedor de vinhos e sua encantadora mulher. Não tinha mais de vinte e quatro anos e contou-me que tivera uma visão de que seria o mais destacado vendedor de vinhos de sua firma, o que recentemente viera a se confirmar. Ele fora convidado a comparecer à sede da companhia, em Dublin, e ali, em cerimônia formal, havia sido presenteado com um relógio de ouro e distinguido com considerável aumento salarial, por ter sido, durante três anos consecutivos, o primeiro dos vendedores em volume de vendas.   Todas as noites, antes de dormir, esse jovem declarava com convicção: “Sou o vendedor mais destacado e estou sendo magnanimamente recompensado”. A seguir, via-se em imaginação sendo cumprimentado pela esposa e caía em sono profundo. Esse jovem vendedor é um ávido leitor do meu livro “O Poder do Subconsciente”, que transformou completamente a sua vida; é meu parente, e não tinha qualquer idéia de competição com ninguém. Apenas lhe aconteceu ter sensibilizado a sua mente com a idéia de vir a ser “o vendedor mais destacado” e o seu subconsciente – que é sempre responsivo – reagira de um de seus modos peculiares e extraordinários. Os caminhos de Deus fogem à nossa compreensão.

CONHECIMENTO E OPORTUNIDADE

  Durante minha visita ao Templo de Apolo, na Grécia, chamou-me a atenção uma jovem grega com um livro embaixo do braço, que me pareceu familiar. Olhando-o mais de perto, verifiquei, para minha surpresa, que era “O Milagre da Dinâmica Mental”. Apresentei-me imediatamente e a jovem passou a bombardear-me com uma grande variedade de perguntas interessantes.   Seu principal problema residia no fato de querer ir para os Estados Unidos; entretanto, na Embaixada Americana, em Atenas, fora informada de que levaria anos até que pudesse imigrar, pois a lista de pretendentes era muito grande. Disse-me ela: “Já usei todas as técnicas que o Senhor recomenda neste livro e todas as
minhas orações têm sido atendidas, a não ser especificamente a obtenção de visto de imigrante para os Estados Unidos”.   Ela vinha regular, sistemática e convictamente afirmando: “Inteligência Infinita, mostre-me o caminho para imigrar para os Estados Unidos. Quando o homem diz que não há solução, Deus o contraria afirmando que há e eu acredito em Sua palavra”.   Em vista disso, escrevi uma carta para uma advogada extraordinariamente brilhante em Nova York, que era uma estudiosa da Ciência da Mente e velha amiga minha, dizendo-lhe que essa jovem grega possuía uma irmã com negócio estabelecido naquela cidade, há muitos anos, que estava muito doente e necessitava da presença da sua irmã da Grécia, para cuidar dela e do próprio negócio. A advogada agiu quase imediatamente e escreveu àquela jovem estudante de “O Milagre da Dinâmica Mental”, informando-a sobre as providências legais a tomar para assegurar sua entrada nos Estados Unidos.   Quando redigia especificamente este capítulo, recebi uma carta da jovem de Atenas, dizendo o seguinte: “Nosso encontro não foi acidental. Ao vê-lo em seus trajes clericais e ao ouvi-lo falar, sabia que o Senhor era um ministro americano; sabia também que o Senhor falaria comigo e que, de uma forma ou de outra, teria a resposta que eu aguardava”.   Fui simplesmente o veículo através do qual a sabedoria infinita do subconsciente da jovem respondeu ao seu desejo constante e persistente. Ela nunca vacilara ou pusera em dúvida que o seu dilema seria resolvido; sabia simplesmente que haveria uma resposta às suas preces e sua persistência, determinação e obstinação pagaram dividendos.   A primeira etapa da resposta às suas orações verificou-se quando uma aeromoça a presenteou com um exemplar de “O Milagre da Dinâmica Metal”, dizendo-lhe: “Este livro a ajudará a melhorar consideravelmente o seu inglês e, se o utilizar, não demorará em ir para a América”.   Os caminhos do subconsciente são, por vezes, intrincados, fascinantes, encantadores e maravilhosos. Você começa então a verificar que as maravilhas nunca cessam e que “Ele nunca falha”.

NOVA CONCEPÇÃO REDUNDA EM CONTRATO

  Em uma de minhas preleções  no Caxton Hall, em Londres, na Inglaterra, por ocasião daquela viagem sobre a qual acabei de
escrever, falei sobre “A Surpreendente Lei do Amor”. Após a preleção, uma atriz veio conversar comigo e confidenciou-me que havia abandonado o palco por estar profundamente aborrecida com a pornografia empregada nas peças modernas. “Agora”, disseme, “percebo a minha falta. Tenho também algo a dar. Venho-me deixando envenenar e fiquei profundamente ressentida com os editores por introduzirem expressões grosseiras em meu livro. Vou lá amanhã mostrar-lhes que o amor supera o medo, o ódio e o ressentimento”.   Estive em Londres apenas uma semana e antes de partir aquela atriz me telefonou para o hotel, em Bond Street, e disseme entre orgulhosa e alegre: “Assinei um contrato hoje! Durante duas horas, na noite passada, repeti alto para mim mesma: O amor divino inunda a minha alma: a seguir fui dormir possuída de um profundo sentimento de amor e boa vontade para com toda a humanidade”.   Essa atriz havia adquirido uma nova idéia do significado do amor e a introduzira com firmeza em sua mente, descobrindo que o amor divino dissolve tudo aquilo que se lhe opõe. O amor é o solvente universal. Ela compreendeu, durante a preleção, que a divulgação de uma notícia falsa a seu respeito, que a tinha particularmente enraivecido, não tinha o poder de magoá-la a não ser através do seu próprio pensamento; e abençoando aqueles que haviam produzido o mexerico absurdo, sentiu-se libertada.

ATUALMENTE SOU RICO

  Falei para um pequeno grupo de pessoas, numa residência particular, em Munique, na Alemanha, sobre as leis da mente. Meu anfitrião era um homem ainda jovem, exímio professor de esqui nos Alpes. Por ocasião de uma de suas excursões como alpinista, uma de suas alunas – sua noiva – perdeu-se acidentalmente durante uma avalanche e foi posteriormente encontrada morta. Após ter sido condenado em dois julgamentos, o professor foi finalmente absolvido de qualquer culpa em um terceiro julgamento, ficando entretanto com um profundo sentimento de culpa e amargurado pelo remorso; e, mais do que tudo, se ressentia dos comentários desagradáveis da imprensa local.   Expliquei-lhe que não podia ser responsabilizado pelos atos dos outros ou pela desobediência voluntária deles às instruções relativas ao alpinismo. Disse-lhe também que certas pessoas
possuem um desejo ou um complexo de morte e que inconscientemente procuram as coisas mais arriscadas, que podem ocasionar a sua destruição. As pessoas que se autodetestam são freqüentemente levadas a se embriagar até a morte ou a tomar uma dose excessiva de soporíferos ou qualquer outro veneno. Ele começou, então, a perceber que se estava martirizando desnecessariamente e que, ao invés disso, devia abençoar a moça, entregando-a a Deus e, assim, libertando-a da mesma forma que a si próprio.   Fiz-lhe ver que todos nós estamos de passagem por este mundo terrestre e que é impossível ter uma mãe, um pai, uma irmã, um irmão ou amar alguém indefinidamente. Todos têm um tempo de transição definido, de acordo com uma lei cósmica e universal que se aplica a todos os homens e mulheres do mundo. Devemos, portanto, auscultar os sussurros e murmúrios de nossos corações e compreender que a passagem deste para um outro mundo é determinada por Deus e que, em conseqüência, deve ser boa.   É também errado ter pensamentos mórbidos ou depressivos com relação às pessoas que nos são caras, pois essa atitude negativa as mantém a distância. Devemos amá-las e deixá-las com Deus, sabendo que prosseguem em sua jornada sempre para a frente, para cima e na direção de Deus. Ao pensarmos nelas, imaginemos que suas almas estejam inundadas com o amor de Deus.   Ao terminar esta explicação, houve um fulgor de luz em seus olhos e exclamou: “Uma carga foi retirada da minha mente! Sintome livre e rico, hoje!”

UMA IDÉIA BEM RECEBIDA

  Durante a visita que fiz ao Templo de Asclepíades, nas proximidades de Corinto, Grécia, ouvi, embevecido as explicações de nossa guia sobre as peregrinações feitas na antiguidade àquele santuário e como as pessoas eram ali curadas de todas as doenças. Ela frisou o fato de que a maioria dos peregrinos ficava praticamente curada antes da chegada ao templo em virtude da alta expectativa, da vívida imaginação e da crença cega que os dominava. Acrescentou ainda que, segundo os velhos arquivos, os sacerdotes ministravam drogas aos doentes e os faziam mergulhar em profundo transe hipnótico, durante o qual lhes transmitiam a
idéia de que seriam visitados pela Deusa e então curados. A pesquisa arqueológica revela que indubitavelmente muitas curas notáveis foram ali realizadas.   Ao interpelá-la sobre as técnicas utilizadas na antiguidade, verifiquei que estava completamente familiarizada com as atividades do subconsciente ao dizer-me: “Sem dúvida, Dr. Murphy, todos os resultados que se verificavam no templo após o estado hipnótico eram devidos à firme crença daquelas pessoas de que ficariam curadas de qualquer enfermidade que tivessem, o que na realidade acontecia de acordo com a sua crença. Sua crença fervorosa ativava a corrente curativa do seu subconsciente, fato que atribuíam às várias deusas e também a Asclepíades, um de seus mais antigos deuses”.   Essa jovem guia possuía as riquezas da mente. Seu pai era inglês e sua mãe, grega; de forma que falava muito bem ambas as línguas. Disse-me ter nascido em um dos bairros mais pobres de Atenas e que às vezes deixava de ir à escola porque seus pais não tinham com que lhe comprar roupas. Rezava pedindo a Deus que lhe desse uma idéia e lhe dissesse como sair daquele estado precário, que lhe estava minando toda a esperança e causando aguda depressão mental.    A idéia lhe veio espontaneamente, praticamente do nada: ensinar a língua grega a crianças americanas! Dando-lhe seguimento, procurou a esposa do executivo de uma companhia de petróleo e ofereceu-lhe os seus serviços. A mulher exclamou: “Isto é uma idéia magnífica!” E imediatamente a empregou com um salário bastante razoável. Mais tarde, essa mulher levou-a, durante as férias, aos Estados Unidos e a outros países, com todas as despesas pagas.   Atualmente, aquela jovem guia está financeiramente independente, mas ainda gosta de contar aos turistas a história da Grécia antiga, dos seus templos monumentais, castelos medievais, ilhas pitorescas e locais sagrados da antiguidade. Ela não negligenciou com a idéia que lhe ocorreu; muito pelo contrário, aceitou-a e a pôs imediatamente em execução, demonstrando que as idéias são os nossos mestres e os dirigentes do nosso destino na vida.   Leve sua idéia até o fim! Não diga: “Isto é muito bom para ser verdade”; ao contrário, exclame com convicção: “Esta idéia é bem vinda! Eu a aceito de todo o coração, pois ela virá a consumar-se de acordo com a vontade de Deus”.
A LUZ DISSIPA A ESCURIDÃO

  Tive uma conversa muito interessante com um abade em um dos famosos mosteiros gregos. Disse-me ele que em sua opinião a passagem mais importante da Bíblia era aquela que dizia o seguinte: “Aquele que está em seu íntimo é maior do que aquele que se encontra no mundo”; e acrescentou: “A constatação de que no íntimo do meu ser se encontra Deus com Sua sabedoria e poder enche-me de confiança e convicção. Quando peço luz ou esclarecimento sobre o modo de resolver um problema, uma nova idéia se forma em meu íntimo, permitindo-me ver através do problema, pois a luz de Deus dissipa a escuridão da minha mente”.   Esse abade descobrira o segredo da vida e a fonte de todas as riquezas. Ao partir, disse-me: ”A realidade não é somente aquilo que se vê objetivamente neste mundo fenomenista, mas também o que se pensa, sente, imagina e acredita”.   Tudo o que realmente disse é o que qualquer estudante da mente conhece; que a Causalidade Infinita está em nosso íntimo e não no mundo exterior que nos cerca. Lembre-se de que o Criador é maior que a Sua criação; que o pensador é maior que seus pensamentos e sentimentos; são eles que controlam o seu destino. Sua imagem mental e seu sentido verdadeiro é “... a substância das coisas que se devem esperar, uma demonstração das coisas que não aparecem”. (Hebreus 11:1)

SÍNTESE DO CAPÍTULO III

Pontos a relembrar

1. Você está espiritualmente dotado para superar e vencer todos os problemas, obstáculos e dificuldades da vida. 2. O conhecimento pode pagar dividendos fabulosos. Por exemplo, o conhecimento de uma língua estrangeira pode abrir o caminho para a riqueza, viagens e emocionantes aventuras de todos os tipos. 3. Sua visão ou auto-apreciação mental ativa seu subconsciente e o induz a ser tudo aquilo que você imagina ser. A compulsão é a lei do subconsciente. 4. O conhecimento abre portas que lhe estavam anteriormente fechadas. Quando alguém diz que "não há solução", a Sabedoria Infinita existente em seu íntimo proclama: "...pus diante de ti uma
porta aberta, que ninguém pode fechar". (Apocalipse 3:8). Creia nesta orientação interior, que coisas maravilhosas lhe acontecerão quando você rezar. 5. Faça uma nova e brilhante apreciação de si mesmo. Sua nova autoconceituação lhe proporcionará novos contatos, promoções e riquezas imprevisíveis. 6. As ações dos outros não são da sua responsabilidade. Tudo que você deve às outras pessoas é amor e boa vontade; isto o absolve e liberta de qualquer sentimento de culpa. 7. Receba bem a nova idéia que surge em sua mente em resposta às suas orações e leve-as até o fim. Procure chegar a uma conclusão definitiva e demosntrar a si próprio que essa nova idéia pode proporcionar-lhe muitas riquezas. 8. Quando se sentir bloqueado, em dificuldades ou num dilema mental, procure encontrar uma nova compreensão da situação, ou seja, novas luzes ou esclarecimentos. Não se esqueça de que "Aquele que está em seu íntimo é maior do que o que se encontra neste mundo". Creia nisto e um novo enfoque lhe ocorrerá, capacitando-o a vislumbrar a solução de todos os problemas. Lembre-se de que a Luz (compreesão, visão, verdade, idéia nova) dissipa toda a escuridão. Deixe que a Luz Infinita se projete sobre você, que todas as sombras das dificuldades financeiras se dissiparão.


Capítulo IV - ASSOCIE-SE A DEUS

  Em minhas recentes viagens a muitas das lindas ilhas gregas, encontrei turistas da Austrália, da Rodésia, da União Sul-Africana e de outros países e fiquei surpreendido com o conhecimento que muitas daquelas pessoas – homens de negócios, em geral – possuíam das leis da mente. O consenso existente entre eles era de associação com um Ser Superior e alguns disseram-me o seguinte:   “Consideramos Deus como nosso sócio principal e Lhe pedimos orientação para o nosso trabalho. Rezamos para que nos apareça o homem certo para fazer o trabalho e confiamos em que a Inteligência Infinita nos revele o plano perfeito para a manufatura, a distribuição e a venda de nossos produtos. Atribuímos nosso sucesso e realizações à orientação que nos é proporcionada pelo Ser Superior”.   Alguns daqueles homens eram arquitetos, construtores, engenheiros, executivos comerciais e diretores de vastos empreendimentos de vários tipos. Deus era o seu guia, conselheiro e assessor em todas as fases de suas vidas e a prosperidade por eles obtida ia muito além dos sonhos mais promissores.   Muita gente conserva Deus numa espécie de escaninho, para ser usado somente nos feriados, casamentos, funerais e em outras ocasiões especiais. Deus não é um ser que vive nos céus, mas ao contrário é a sabedoria e o poder que criaram você, que fazem seu coração bater, seu cabelo crescer e que controlam todos os seus órgãos vitais, mesmo quando você está dormindo. Se você não conseguir reconhecer e usar a sabedoria e o poder existentes em seu íntimo, será como se eles nem existissem.   Deus é o nome atribuindo à mente e à inteligência infinitas existentes em seu íntimo. Na realidade, consciente ou inconscientemente, você está sempre usando esse poder; por exemplo, ao levantar um dedo você está utilizando o poder de Deus que o capacita a fazer tal coisa e, ao resolver um problema, a solução lhe é fornecida pela sua inteligência criadora interior. Ao se cortar um dedo, o poder infinito de cura se manifesta fazendo o sangue estancar e depois restaurando completamente as células destruídas. O amor que você dedica a uma criança é uma parcela do amor infinito de Deus e a paz e tranqüilidade produzidas por você são uma manifestação parcial da paz absoluta de Deus. Associe-se a Deus e deixe que as benesses financeiras se
manifestem em sua vida.

UMA FORTUNA A COMPARTILHAR

  Na Ilha de Moni, nas proximidades da Atenas, tive uma longa conversa com um escritor de Joanesburgo, na África do Sul. Ele me expôs alguns pontos interessantes, dizendo que muitos de seus artigos eram regularmente rejeitados e que seu primeiro livro fora devolvido sem sequer ter sido lido, por não interessar. Já estava ficando com o complexo da rejeição quando leu um livro sobre as leis da mente, que transformou totalmente o seu modo de pensar; passou, a partir de então, a usar sua imaginação de forma mais construtiva.   Tomou por norma pensar nos personagens de suas novelas, nas situações particulares, no enredo e nas verdades que desejava expor; a seguir, pela manhã e a noite, durante meia hora, afirmava convictamente: “Esta novela está sendo escrita, por meu intermédio, pela sabedoria de Deus; meu intelecto está iluminado e a novela que estou escrevendo é um elemento de inspiração, de bênçãos e uma dádiva para a humanidade”.   “Freqüentemente”, disse-me “acordo de manhã sentindo como se a novela estivesse sendo escrita através do meu ser; ela me é ditada, do fundo do meu ser, por meu subconsciente”.   Após a adoção desse procedimento, todos os trabalhos daquele escritor passaram a ter aceitação; ele encontrará o seu depósito de riquezas interior e o vinha usando para elevar e dignificar, através da sua pena, a alma dos homens.   Descobriu também que sua mente era uma parcela da mente universal de Deus e que, quando usada corretamente, recebia um impulso do fundo do seu subconsciente. Esse escritor atribui grande parte do seu sucesso financeiro à sua profunda crença no seguinte versículo bíblico: “E se alguém de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus que a todos dá liberalmente, e não lança ao rosto; e ser-lhe-á dada”. (Tiago 1:5).

CONFIANÇA É RIQUEZA

  Um dos pontos altos de um visita à Grécia é uma viagem ao Cabo Sounion, que é dominado pelo espetacular Templo de Poseidon, Deus do Oceano, todo construído em mármore branco. O pôr do Sol, observado desse promontório, é uma vista de raro
esplendor e de indescritível beleza.   Foi nesse ambiente que conversei longamente com minha guia, que me relatou sua história. Ela nascera na parte mais pobre de Atenas e sofria de um profundo complexo de inferioridade. Ainda como menina, costumava observar os turistas contratarem guias para mostrar-lhes os fabulosos lugares históricos da Grécia; certo dia, disse a seus pais que gostaria de ser esperta e inteligente bastante para poder ser também uma guia de turistas, tendo eles a ridicularizado e observado que educação era para os ricos e que ela “nascera do lado errado da rua”.   Ela, entretanto, se fixara naquela idéia e, mais tarde, ao ir para a escola, perguntou ao diretor se poderia vir a ser uma arqueóloga. Disse-lhe ele: “Sim, se tiver confiança em si mesma; e confiança se adquire pela crença em Deus e em si própria de que se pode consegui-la”.   Disse-me então: “Conservei essa frase em meu coração; estou agora no terceiro ano de Arqueologia e me diplomarei dentro de dois anos”.   Sua confiança em poder ser o que desejava transformou-se em dinheiro, entusiasmo, amor ao trabalho, vitalidade, simpatia e numa personalidade maravilhosa, exuberante. Esta é sua citação bíblica favorita: “De resto, irmãos, fortalecei-vos no Senhor e no poder da Sua virtude”. (Efésios 6:10).   A idéia de vir a ser uma arqueóloga se havia fixado em sua mente e tornou-se dominadora e soberana, levando seu subconsciente, sempre cheio de sabedoria e poder, a transformá-la em realidade, de acordo com o desejo divino.

O GÊNIO INTERIOR

  Por ocasião de minha viagem à Europa, jantei com um destacado homem de negócios da Cidade do Cabo, na África do Sul, que me confidenciou francamente ter, anos atrás, fracassado quatro vezes em seus empreendimentos comerciais naquela cidade, por ter particularmente aceitado as sugestões de pessoas, aparentemente qualificados, sobre os locais mais convenientes e sobre como comprar, promover a venda e anunciar os seus produtos. A causa de todos os seus problemas, acrescentou, consistira no fato de ficar dependendo dos conselhos dos outros; seu sofrimento, fracasso e miséria foram motivados por sua ignorância do gênio existente em seu próprio íntimo.
  Sua esposa lhe sugeria que confiasse no Ser Superior; em seguida datilografara uma citação da Bíblia e o aconselhara a conservá-la em sua mente, o que lhe asseguraria sucesso. A citação era a seguinte: “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades conforme as Suas riquezas, com a glória ...” (Filipenses 4:19).   A partir de então, procurara manter-se em sintonia com o Ser Infinito, compreendendo que todos os seus problemas eram solucionados de forma divina, pois Deus – o Sábio Supremo – estava sempre com ele e atento aos seus pedidos. Em pouco tempo, as condições, os problemas e as circunstâncias já não lhe pareciam insuperáveis; pelo contrário, sabia que podia solucionálas. Passou, então, a abordar todas as dificuldades com fé e confiança, sabendo haver sempre uma solução e uma alegria estimulante em sua superação. E começou até mesmo a gostar dos desafios que se lhe deparavam!   Aquele homem descobrira finalmente a sua sabedoria e inteligência interiores e deixou de ser uma vítima hipnotizada das condições e circunstâncias com que se deparava. Hoje em dia, é um tremendo sucesso e mantém empregadas centenas de pessoas. E com o prazer que advém do sucesso, está contribuindo para várias instituições de alta cultura e associações de caridade. “Tu conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme, porque em ti confia”. (Isaías 26:3)

VOCÊ PODE TRIUNFAR

  Encontrei um jovem médico no hotel em que estava, em Frankfurt, na Alemanha, que me disse ter custeado seus próprios estudos universitários trabalhando em diversas partes. Ao se diplomar, ocorreram-lhe os seguintes pensamentos: “Não tenho dinheiro; não posso instalar-me num bom lugar e tampouco equipar adequadamente meu consultório”.   Tendo estudado Psicologia Médica, sabia serem esses pensamentos sugestões negativas que atuavam sobre sua mente, sendo portanto absolutamente destituídos de qualquer poder. Sabia também que o único poder criador eram seus próprios sentimentos e pensamentos. Em conseqüência, concentrou sua confiança no poder criador de sua própria mente ao invés das falsas e restritivas sugestões circunstanciais.   Varreu da usa mente os impedimentos, as obstruções, os
atrasos e os obstáculos e concentrou-se em seu poder criador mental visando a obter o consultório ideal. Consistente e intencionalmente se imaginava num consultório suntuoso, dotado do mais moderno equipamento da sua profissão, e proclamava que a inteligência infinita do seu subconsciente estava atuando de acordo com suas solicitações para transformá-lo em realidade, conforme os desejos divinos.   Pouco tempo mais tarde, uma mulher veio à casa do seu pai, onde havia temporariamente instalado o seu consultório; padecia de uma forte dor que prontamente diagnosticou como apendicite aguda. Levou-a imediatamente para o hospital e operou-a, vindo ela a se recuperar completamente.   Eventualmente vieram a se enamorar e ela não apenas lhe financiou a instalação de um novo consultório, como também o presenteou com um automóvel Rolls Royce, que chegou da Inglaterra no dia do seu casamento. Seu sogro era um industrial extremamente rico que ficou muito feliz em poder dar a seu genro todo que havia de mais moderno em matéria de equipamento nesta nova era da Medicina.   Este caso mostra que você não é uma vítima das circunstâncias, a menos que acredite em tal coisa. Permita que a sabedoria ilimitada do Ser Infinito flua através do seu próprio ser, que todas as condições financeiras de sua vida se modificarão de forma miraculosa e imediatamente!   Aquilo de que você realmente necessita, da mesma forma que aquele jovem médico, é descobrir e adquirir consciência do seu poder interior, que se chama capacidade de auto-realização. Deus se abriga em nosso íntimo; não obstante, ainda há no mundo milhões de pessoas doentes, frustradas, fracassadas e pobres, pela simples razão de não terem percebido a existência de Deus em seu interior.   É atribuição tanto sua como minha adquirir consciência da Sua Divina Presença, para libertarmo-nos das inibições, das frustrações e da pobreza. “Apega-te, pois, a Deus e tem paz; e assim te sobrevirá o bem”. (Jô 22:21). Familiarize-se com seu poder interior que terá felicidade, prosperidade e tranqüilidade de espírito.   Você pode ser igualmente feliz no Hollywood Boulevard ou nas margens dos lagos de Killarney. Na verdade, o local nada tem a ver com a sua saúde, riqueza ou sucesso; é você mesmo quem cria essas suas condições.
  O Ser Superior existente em seu íntimo fala por seu intermédio, instando-o a avançar, a progredir e a caminhar na direção de Deus. É através de nossos desejos, os quais são, na realidade, a expressão da Sua voz, que Deus se comunica conosco.   Você é o teclado infinito de Deus e aqui se encontra para tocar a Sua melodia. Comece seu novo trabalho, missão, estudo ou qualquer outra atividade, seja ela qual for, com prazer, entusiasmo e confiança. O estado de espírito com que iniciar qualquer trabalho será o mesmo ao seu final. Inicie-o sob os eflúvios do amor de Deus, que o terminará amando a Deus e a tudo que é bom. Comece seu novo emprego com fé e confiança em Deus, que será conduzido à vitória, ao triunfo e à glória – e certamente ao sucesso financeiro.

O PRINCÍPIO E O FIM SÃO IDÊNTICOS

  Em Killarney, na Irlanda, assisti a uma tocata de harpa por uma jovem; estava acompanhado de minha irmã, que vive na Inglaterra e é professora de Francês, Latim e Matemática. Comentou ela: “Esta é a música mais bonita que já ouvi; ela é soberba, como harpista!”   Convidamos a moça para jantar conosco; disse-me então: “Antes de tocar sempre faço esta oração: Deus, o Grande Músico, toca por meu intermédio; sou uma serva Sua e toco por Ele que, por Sua vez, toca através do meu ser Sua melodia de amor, pois Deus é amor. É deste modo eu começo e, de acordo com a lei da vida, o princípio e o fim são idênticos. Começo a tocar com amor, exaltação e adoração pelas coisas divinas e obtenho resultados à imagem e à semelhança do Seu amor, da Sua beleza e da Sua glória”.

SÍNTESE DO CAPÍTULO IV

Pontos importantes

1. Associe-se a Deus e ficará rico. 2. Há uma fortuna a compartilhar. Adquira consciência do tremendo poder e sabedoria existentes em seu subconsciente para se tornar inspirado e beneficiar-se e prosperar sob inumeráveis formas. Você pode vir a ser de grande utilidade para a humanidade.
3. Lembre-se de que sua confiança e fé nas leis da mente, assim como sua compreensão das mesmas se podem traduzir em saúde, riqueza e sucesso. 4. Há um gênio em seu interior. Esse gênio se revelará quando você estiver em sintonia e em relacionamento com a sabedoria e inteligência do seu subconsciente. A inteligência infinita do seu subconsciente pode solucionar todos os seus problemas de ordem financeira e proporcionar-lhe as respostas corretas. 5. Todos os problemas são solucionádos de forma divina. As condições e circunstâncias não têm poder criador: esse poder existe apenas em seus pensamentos e sentimentos e não nas falsas e restritivas sugestões das exterioridades. 6. A lei da vida diz que o princípio e o fim são idênticos. Inicie qualquer novo projeto com empenho, entusiasmo, fé e confiança, que os resultados de seus empreendimentos se verificarão à imagem e à semelhança da disposição e do ânimo com que os iniciou. Comece sempre com fé no poder divino existente em seu íntimo e obterá resultados maravilhosos em todos os seus empreendimentos, inclusive nos financeiros.


Capítulo V - ORAÇÃO E RIQUEZA

  Nas profundezas da terra pode-se encontrar riquezas sem fim, tais como ouro, prata, platina, urânio, gás, petróleo, diamantes e outros inumeráveis metais e pedras preciosas, além de incontáveis derivados seus. Entretanto, como já tivemos oportunidade de acentuar, as verdadeiras riquezas da vida se encontram nas profundezas do subconsciente do homem. É a sua inteligência inata que o capacita sempre a encontrar, distribuir e utilizar os tesouros da terra.   As coisas mais preciosas do mundo estão em seu íntimo; por exemplo, nas profundezas desconhecidas da sua mente você encontra inteligência infinita, poder e sabedoria sem limites e todas as maravilhas e glórias da presença de Deus. Você pode precisar de direção e orientação – e recebê-las; pode explorar suas riquezas interiores e obter jóias e pedras preciosas sob a forma de novas idéias criadoras, invenções, descobertas, música sublime, novas canções e respostas para todos os problemas. Uma vez encontrado o seu depósito de riquezas interiores, você encontrará absoluta, definida e positivamente as riquezas exteriores da natureza, pois “da mesma forma que no interior, elas existem no exterior”.

A DESCOBERTA DO OURO EXPIRITUAL

  Recebi recentemente uma carta de uma mulher, dizendo: “Meu marido e eu estamos casados há trinta anos; ele tem 65 anos e eu 51. Temos cinco filhos. Minha vida tem sido calma e feliz, ou assim a imaginava. Recentemente, entretanto, meu marido confessou-me que há mais de três anos tinha uma ligação amorosa com uma jovem estenografa do escritório em que trabalha. Pediu, então, friamente minha compreensão até que o assunto estivesse definitivamente resolvido.   Estou aborrecida, ressentida, com ódio e profundamente magoada: as crianças estão chocadas. Estou perdendo a confiança em mim mesma, muito embora outras pessoas digam que sou atraente, inteligente e encantadora. O problema me está remoendo e não consigo dormir. Sinto-me traída e estou em desespero. Que devo fazer?”   Respondi-lhe explicando que seu marido era sem dúvida moralmente fraco e possuidor de um profundo sentimento de
inferioridade e insegurança; seu envolvimento naquele assunto e sua protelação demonstram o colapso do seu caráter e da sua lealdade, pois na realidade está explorando aquela moça, que é sua companheira de trabalho e por quem não sente qualquer obrigação ou responsabilidade, como está evidente em sua declaração: “até que o assunto esteja definitivamente resolvido”.   Acrescentei ainda o seguinte à minha carta: “Seu marido tem um profundo sentimento de culpa e um grande receio das conseqüências; sabe dos efeitos devastadores da comunicação do caso a você; possivelmente, a razão disto seja o fato daquela jovem, sua amante, o estar pressionando para divorciar-se e casar-se com ela.   Ele está agora, num dilema mental; ao mesmo tempo que se sente ligado pelo hábito à amante, deseja permanecer com você. Fale francamente com seu marido e diga-lhe claramente que ele precisa ter a coragem moral, a disciplina mental e a energia essencial para terminar, de uma vez por todas, aquele assunto. Diga-lhe que isto tem de ser feito, porque você não aceita viver desse modo, pois, quando não há lealdade recíproca no casamento, ele se transforma numa farsa, numa pantomima e numa impostura. A revelação que lhe fez talvez traduza o seu desejo de voltar às boas com você, antes que sua amante a procure e lhe peça que desista dele”.   Encareci-lhe que tivesse aquela conversa franca com o marido e que também rezasse freqüentemente da seguinte forma: “Eu irradio amor, paz, boa vontade e alegria sobre meu marido. Há entre nós paz, harmonia e compreensão divinas. Saúdo a Divindade existente em meu marido e o amor divino que sempre nos uniu. Deus pensa, fala e age por seu intermédio, da mesma forma que o faz através do meu ser. Nosso casamento é dedicado a Deus e ao Seu amor”.   Ela rezou dessa maneira durante aproximadamente uma semana e, então, teve uma conversa franca com seu marido, após a qual ele chorou copiosamente e terminou por lhe pedir perdão. Atualmente, a paz, a harmonia e o amor reinam em seu lar. No momento em que se decidiu pela “prospecção”, essa mulher prontamente encontrou o ouro espiritual existente em seu próprio íntimo.



A MINA DE OURO INTERIOR

  Recentemente, tive uma conversa muito interessante com um cirurgião em Killarney, na Irlanda. Ele e sua encantadora esposa estavam de visita ao país. Começamos a falar sobre as maravilhas da mente e contou-me uma história fabulosa sobre seu pai. Vou procurar apresentá-la da forma mais simples possível; esta é a sua essência.   Esse jovem cirurgião era filho de um mineiro de País de Gales, que trabalhava durante muitas horas e ganhava salário ínfimo. Como menino, freqüentara a escola descalço, pois seu pai não dispunha de recursos para comprar-lhe sapatos. Frutas e carne somente eram servidos em sua casa duas vezes ao ano, em geral na Páscoa e no Natal; coalhada, batatas e chá eram os alimentos principais da sua família.   Certo dia, aquele rapaz disse a seu pai: “Papai, gostaria de ser um cirurgião, e vou-lhe dizer porque. O menino que ia comigo para a escola sofria de catarata; um cirurgião o operou e agora ele consegue ver perfeitamente. Eu gostaria de fazer o bem como aquele médico”.   Seu pai retrucou-lhe: “Meu filho, tenho 3.000 libras (cerca de 8.000 dólares) de economia que reuni durante um período de vinte e cinco anos, a fim de custear os seus estudos, mas seria preferível não usá-las até que você tivesse terminado o seu curso de Medicina. Assim, você disporia de recursos para instalar um bonito consultório na rua Harley (área de concentração dos melhores especialistas de Londres), com o equipamento mais moderno e completo necessário à sua profissão. Enquanto isso, o dinheiro estaria rendendo juros e você teria maior segurança. A qualquer tempo que você realmente dele necessite durante o seu curso, poderá sempre dispor dele. Esse dinheiro é todo seu, mas eu preferiria deixá-lo rendendo juros, pois por ocasião da sua diplomação seria como que uma reserva imediatamente disponível”.   Estas palavras sensibilizaram profundamente o jovem, que jurou para si mesmo não tocar naquele dinheiro até o término do seu curso de Medicina. Em vista disso, fez todo o curso trabalhando a noite e nos feriados em feriados em farmácias e também ganhando dinheiro, no colégio, dando aulas de Química e de Farmacologia. Sua idéia principal era manter a promessa feita a seu pai de não tocar no dinheiro depositado no banco antes da sua
diplomação.   Chegou finalmente o dia da diplomação e seu pai disse-lhe: “Meu filho, trabalhei toda a minha vida numa mina de carvão sem chegar a ser coisa alguma. Não tenho, nem jamais tive, qualquer dinheiro no banco. Desejo que você se dedique a escavações mais profundas e que encontre a mina de ouro do seu tesouro interior, que é ilimitada, inexaurível e eterna”.   “Por um momento”, disse-me o cirurgião, “fiquei sem palavras, estupefato e confuso. Após alguns minutos, recuperei-me do choque e do constrangimento e, subitamente, ambos caímos na gargalhada. Só então compreendi que aquilo que meu pai havia realmente querido ensinar-me era o sentimento da riqueza, traduzido pelo pensamento da existência de uma grande importância em dinheiro no banco destinada a me assistir em caso de necessidade.   Isto deu-me coragem, fé e confiança e ensinou-me a acreditar em mim mesmo. A crença de que tinha 3.000 libras no banco produzira o mesmo efeito do que se realmente elas ali estivessem depositadas no meu nome”.   Esse cirurgião observou ainda que tudo que obtivera exteriormente não fora nada mais do que um símbolo da sua fé, visão e convicção interiores. Seu pai não tinha dinheiro algum para pagar os seus estudos, mas daquela forma fez-lhe ver as maravilhas que a vida lhe reservava! O segredo do sucesso, da realização e da consecução dos objetivos da vida de todos os homens do mundo reside na descoberta do poder miraculoso do pensamento e do sentimento. Nosso amigo cirurgião sentiu-se confiante, como se o dinheiro realmente existisse!

SEU INVESTIMENTO MULTIPLICOU-SE EXTRAORDINARIAMENTE

  Recentemente, recebi uma carta de um homem que assistira a minha preleção sobre o tema “Seu subconsciente é um banco”. Dizia ele, parcialmente: “Prezado Dr. Murphy, assisti a sua preleção sobre a utilização do subconsciente como se fora um banco. Jamais havia encarado o assunto sob essa forma, mas subitamente verifiquei que meus pensamentos, imagens mentais, tendências e atitudes eram investimentos do meu subconsciente. Adquiri então consciência de que era um pensador desleixado, que somente armazenava no subconsciente ressentimentos, indolência, procrastinação, impaciência e autocondenação. Meu subconsciente
multiplicava extraordinariamente todos esses elementos negativos e, como resultado, acabei sendo internado num hospital com úlceras.   Faz três meses que ouvi sua preleção. Na noite seguinte, comecei a pensar em Deus não como um homem que, do céu, presidisse a todas as coisas com caprichos e fraquezas humanas, mas como uma Inteligência Infinita que dirigia todo o cosmo, penetrando em todas as coisas e a todos atendendo instantaneamente. Passei então a proclamar com sentimento e convicção: O poder, a força, a paz, a sabedoria e a alegria de Deus são agora também meus; Seu amor enche a minha alma e Sua luz revela-me os melhores modos de servir à humanidade.   Desde então, comecei a depositar essas idéias em meu banco pessoal (o meu subconsciente e idéias maravilhosas, oriundas da mina de ouro existente em meu íntimo, passaram a ocorrer-me. Meus negócios aumentaram trezentos por cento. Sou agora rico, feliz e sinto-me contente e inundado pela alegria de Deus. É maravilhoso!”

VOCÊ JÁ É RICO

  Relaxe, despreocupe-se e diga para si mesmo: “Vou pesquisar mentalmente o meu íntimo e procurar extrair algumas idéias maravilhosas que me proporcionem melhor desempenho e maiores realizações. Sei que possuo recursos, poderes, qualidades e habilidades interiores as quais nunca percebera; sei que a Inteligência Infinita agora as revelará, desde que eu conscientemente as procure no meu depósito interior”.   Você ficará surpreso ao verificar como as novas idéias que lhe ocorrerem podem transformar-se em riquezas. Adquira consciência do seu tesouro interior, organize suas idéias e ponhase em ação.

IDÉIAS PODEM VALER BILHÕES

  O carvão jaz em camadas, desde a era do dilúvio, um trabalhador, com sua picareta, fê-lo vir à superfície. Esta descoberta veio a proporcionar emprego para milhões de pessoas em todo o mundo e possibilitou também a formação de grandes e inumeráveis fortunas. O carvão leva o calor dos trópicos ao Círculo Ártico e aquece os lares das regiões polares da mesma forma que
o faz em Los Angeles, nos Estados Unidos.   Um menino escocês, buscando em seu íntimo uma nova idéia que lhe proporcionasse – e também a outros – algum dinheiro, visualizou uma fortuna ao observar o vapor que escapava de uma chaleira, levantando-lhe a tampa. Subitamente, a força expansiva do vapor veio-lhe à mente e essa idéia posteriormente deu origem ao motor a vapor, que revolucionou o mundo, proporcionando trabalho para milhões de pessoas e, assim, determinando a criação de riquezas fabulosas em todo o mundo.   Recentemente, alguém chamou minha atenção para uma declaração de Henry Ford. Ao ser interrogado sobre o que faria se perdesse toda a fortuna e o seu negócio, retrucou ele: “Pensaria em alguma outra necessidade básica, fundamental de todas as pessoas e a transformaria em realidade, de uma forma mais barata e mais eficiente do que qualquer outro. Em cinco anos seria novamente um multimilionário”.   Oportunidades tremendas estão à sua espera nesta era do espaço e da eletrônica. Procure em seu subconsciente idéias novas, criadoras e inspiradoras, libertando assim os seus poderes criadores; você encontrará necessidade de clemência, que oportunamente o enriquecerá e beneficiará. Comece agora a libertar o esplendor que se encontra enclausurado em seu interior!

SUA FORTUNA COMEÇA COM VOCÊ MESMO

  A riqueza e a pobreza têm ambas origem em sua própria mente. Cabe a você decidir, de um forma positiva, se pretende ser rico e bem sucedido. A riqueza não é uma questão de oportunidade, sorte ou coincidência. A sua única oportunidade é aquela que você mesmo se proporciona.   Um jovem e brilhante executivo disse-me o seguinte: “Trabalho duramente e por longas horas. Minhas sugestões e recomendações são em geral bem aceitas e têm proporcionado lucro à organização. Não obstante, nos últimos três anos tenho sido preterido nas promoções; até mesmo subordinados meus têm sido aumentados e promovidos”.   Esse homem era inteligente e engenhoso, além de trabalhar arduamente. A resposta para o seu caso estava nas relações com sua ex-esposa. Há três anos discutiam a divisão de bens, o valor da pensão e o problema dos filhos. Inconscientemente, ele não desejava ganhar mais dinheiro até a homologação da sentença,
pois quanto mais ganhasse maior seria a pensão a pagar à exesposa. Ressentia-se de ter de pagar a pensão temporária, que julgava excessiva, e aguardava a decisão final do juiz.   Expliquei-lhe como funcionava o seu subconsciente e disselhe que na realidade ele estava decidindo que não desejava mais dinheiro, pois havia definitivamente incorporado aquele conceito negativo. Além disso, seu ressentimento, hostilidade, antagonismo e desejo de não fazer concessões à sua ex-esposa já se haviam fixado em seu subconsciente e se manifestavam em todas as fases da sua vida financeira.   Quando você mentalmente decide não fazer concessões de riqueza a outra pessoa, está automaticamente agindo da mesma forma com você mesmo. Esta é a razão por que a “lei de ouro” manda que você pense, fale e aja bem com seus semelhantes, não se deixando dominar pelo ódio, pelo ressentimento ou pelo criticismo, pois, sendo você o único pensador do seu universo, seus pensamentos negativos determinam reações igualmente negativas em todos os setores da sua vida. Seu subconsciente está sempre produzindo uma corrente de pensamentos cuja totalidade é projetada na tela do espaço.   Esse jovem executivo logo percebeu que era ele mesmo quem estava bloqueando sua própria expansão e promoção. A solução do seu problema estava em seu próprio íntimo e logo compreendeu que o amor repudia o ódio; assim, na medida em que desejasse saúde, amor, paz e prosperidade à sua ex-esposa e filhos ele seria igualmente aquinhoado com todas aquelas benesses. Começou também a achar que ela fazia jus a importância razoável de dinheiro para a manutenção dos três filhos e que tal importância devia ser dada com alegria e satisfação e que, se isto fosse feito livremente, o retorno se faria multiplicado muitas vezes.   Eis a oração que fazia com freqüência: “Deus é amor e vida. A vida é uma e indivisível e manifesta-se no íntimo e através de todas as pessoas. A vida está no centro do meu próprio ser. Sei que a luz dissipa a escuridão e que o amor sobrepuja a maldade. Meu conhecimento do poder do amor sobrepuja a maldade. Meu conhecimento do poder do amor supera agora todas as condições negativas. Amor e ódio não coexistem. Atualmente lanço a luz de Deus sobre todos os pensamentos de medo e ansiedade, afastando-os da minha mente. A alvorada (luz da verdade) surge e a penumbra (medo e dúvida) desaparece.
  Sei que o amor divino paira sobre mim, é o meu guia e ilumina o meu caminho. Deus está agora em todos os meus pensamentos, palavras e ações; Deus é amor. Sei que o amor perfeito repudia o medo”.   Em poucas semanas aquele jovem sofreu profunda transformação interior, tornando-se amável, afável, jovial e amoroso, como se tivesse renascido espiritualmente. Sua exesposa propôs-lhe uma reconciliação e o chama de amor, que no passado os levara ao altar, voltou a brilhar. “... Não separa pois o homem aquilo que Deus uniu”. (Mateus 19:6).

COMO REZAR E FICAR RICO

  Eis aqui uma oração diária infalível que proporciona resultados financeiros:   “Sei que o meu bem existe neste exato momento. Acredito, no fundo do meu coração, que posso profetizar minha própria alegria, paz, saúde e harmonia. Incorporo o conceito de paz, sucesso e prosperidade. Acredito e sei que esses pensamentos (sementes) se desenvolverão, manifestando-se em minha vida. Sou um jardineiro e aquilo que semeio, colherei; semeio pensamentos (sementes) inspirados por Deus, como paz, sucesso, harmonia e boa vontade. A colheita será sem dúvida maravilhosa.   A partir deste momento, deposito em meu subconsciente as sementes ou pensamentos de paz, confiança, estabilidade, prosperidade e equilíbrio e colherei os frutos dessas sementes maravilhosas. Acredito e aceito o fato de que meu desejo é uma semente depositada em meu subconsciente, que se torna real pelo meu sentimento da sua realidade. Aceito a realidade do meu desejo da mesma forma que aceito o fato de que a semente depositada no solo germinará. Sei que ela germinará no escuro, da mesma forma que meu desejo ou ideal se desenvolve na escuridão do meu subconsciente. Por um momento, como a semente, ele surge do solo (torna-se concreto) sob a forma de uma condição, circunstância ou evento. Esta é a verdadeira fonte de meus recursos financeiros.   A Inteligência Infinita governa e guia todos os meus passos. Em minha meditação, concentro-me em todas as coisas que são boas, honestas, verdadeiras, justas e agradáveis e, ao fazê-lo, o poder de Deus se irradia sobre os meus pensamentos de bondade. Estou em paz, porque sou infinitamente próspero”.
  “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, todo o que é santo, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor de disciplina, seja isto o que preocupe os vossos pensamentos”. (Filipenses 4:8).

SÍNTESE DO CAPÍTULO V

Pontos a rever

1. As verdadeiras riquezas da vida acham-se nas profundezas do subconsciente. Você possui um tesouro interior e pode extrair dele, através da oração objetiva, riquezas fabulosas. 2. A esposa inteligente não reconhece valor na amante do seu marido, pois sabe estar ele mentalmente doente e ser ela uma mulher frustrada, neurótica e inibida; discute o assunto francamente com o marido e busca na oração a sua solução. 3. As riquezas são de natureza mental. A fé, a confiança, o zelo, o entusiasmo e a crença em si próprio transformam-se em saúde, sucesso, riqueza e realizações. Um menino de origem pobre veio a ser um famoso cirurgião por acreditar que seu pai possuía dinheiro suficiente para pagar seus estudos de Medicina, muito embora na realidade nada tivesse. Veja o efeito mágico da crença sobre a mente daquele menino! Familiarize-se com as nuances do seu pensamento e sentimento e transforme a usa vida! 4. Seus pensamentos, imagens mentais, crenças, atitudes e sentimentos são investimentos que se acham depositados em seu subconsciente. Esses investimentos proporcionam juros compostos, isto é, se multiplicam. Imprecione seu subconsciente com amor, fé, confiança, segurança, abundância, correção e bom humor; assim, sempre que necessitar de amor, confiança ou de solução para um problema, seu subconsciente o atenderá. Esta é a forma de extrair tesouros da mina de ouro existente em seu íntimo. 5. Sua única oportunidade é aquela que você mesmo cria. Se você sente inveja da fortuna de outrem ou procura mentalmente subtrair algo de bom de outra pessoa, não estará apenas se martirizando mas também se privando das riquezas da vida. Você é o único pensador do seu próprio universo e tudo aquilo que pensa é a sua criação. Crie riquezas para si mesmo desejando a todos os homens todas as riquezas dos céus.



Capítulo VI - A LEI MÁGICA DOS DÍZIMOS

  A palavra dízimo significa um décimo, porção dos rendimentos do homem dedicada a fins religiosos desde tempos imemoriais. Desde as mais remotas eras, dízimos da produção anual dos campos, frutas e rebanhos eram postos a serviço de Deus pelos povos que habitavam as terras que iam da Babilônia a Roma.   A falta de uniformidade existente na Bíblia no que se refere à lei dos dízimos é devido principalmente ao fato de que o princípio geral de dar era praticado de modo diferente nas diversas eras e também por estar sujeito a normas que variavam com as pressões políticas e religiosas.   A lei dos dízimos é uma das leis fundamentais da vida e sua prática perde-se na antiguidade. O fazendeiro tem de aplicá-la na ocasião da colheita; seu dízimo é um décimo dos cereais, do milho, da cevada e da aveia de que ele necessita para a nova semeadura, sem o que não mais terá o que colher.   O modo ideal de aplicar o dízimo à sua riqueza é destinar uma certa parte do seu dinheiro, terras, ações ou qualquer outro tipo de bens materiais à propagação da Verdade; isto é geralmente feito através das igrejas ou das atividades dedicadas à disseminação das verdades eternas de Deus.

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DOS DÍZIMOS

  Os dízimos não são apenas as moedas que se dão livremente em apoio à propagação da verdade e à atividade espiritual escolhida; aplica-se também às crenças, convicções, apreciações e projetos sobre si próprios, sobre outras pessoas e o mundo em geral aceitos mentalmente como verdadeiros. Tudo aquilo que conscientemente se aceita e acredita como verdadeiro sobre nós mesmos, sobre Deus e sobre o Universo constitui também pagamentos (impressões) definidos feitos ao tesouro do seu próprio subconsciente.   Lembre-se de que a Inteligência Infinita (Deus) responde à natureza do seu pensamento. Deus nada fará por você, a não ser através do seu pensamento, imaginação e crença. Deus é o seu criador, assim como também do Universo e de todas as coisas nele
existentes. Você aqui se encontra para utilizar o poder e a sabedoria existentes em seu íntimo e para levar uma vida plena, feliz e próspera. Você também está aqui para contribuir para a riqueza, prosperidade, sucesso e bem-estar de todas as outras pessoas.

UM ADVOGADO DESCOBRE A MÁGICA DOS DÍZIMOS

  Expliquei a um advogado amigo meu, que me confiara um de seus problemas, o significado espiritual dos dízimos. Esse advogado tinha de ir a Nova Orleans tratar de interesses de um cliente que lhe dissera que o advogado da Luisiana, com quem se devia avistar, era uma pessoa desagradável, beligerante, turbulenta e das menos cooperativas. Sugeri-lhe que utilizasse os dízimos, isto é, que supusesse que a ação de Deus se faria sentir na mente e no coração daquele advogado e que seu julgamento e convicção mentais seriam no sentido de se obter uma solução divina, harmoniosa, que atendesse a todos os interessados.   Em vista disso, meu amigo advogado, antes da visita a seu colega, rezou freqüentemente para que, no encontro em Nova Orleans, reinasse a harmonia, a paz, o amor e a compreensão, o que realmente veio a acontecer, resultando numa solução legal e financeira que satisfez a todos.   A ação e a reação são universais e constantes. Seu pensamento é uma forma de ação e a reação é a resposta do seu subconsciente condicionada pela natureza do seu pensamento.   O mais importante a considerar é que a idéia espiritual (dízimo) que se encontra por trás de qualquer entrevista, transação ou atividade é, na verdade, a sua realidade. Aquele advogado constatou prontamente a verdade profunda de que tudo que se faz é condicionado pela suposição feita e pela crença que se tem em sua realização.

A LEI DOS DÍZIMOS (ORAÇÃO) E OS GERENTES DE VENDAS

  Um destacado gerente de vendas, que assiste às minhas preleções, disse-me certa vez que aplica a lei dos dízimos sempre que tem de falar a seus duzentos vendedores. Se a reunião tem a duração de uma hora, dedica um décimo desse tempo a Deus; há sessenta minutos em uma hora, dos quais regularmente dedica seis à meditação e a suas orações antes de se dirigir ao seu
pessoal de vendas. Eis a sua oração:   “Sou possuidor da sabedoria, do amor e do poder de Deus. Todos os meus vendedores recebem bem novas idéias e são inspirados, dirigidos e guiados por elas. Minhas palavras são inspiradas e iluminadas pelo Altíssimo, que também me proporciona idéias criativas que beneficiam os vendedores, nossos fregueses e todas as pessoas interessadas. A Inteligência Infinita pensa, fala e age por meu intermédio e todos aqueles que assistem a minhas palavras são ricamente beneficiados por todas as dádivas concedidas pelo Santo Padre”.   Esse gerente disse-me ainda que, desde que começou a dedicar parte de seu tempo a Deus, proferiu as melhores palestras da sua vida e, como resultado do seu excelente trabalho, foi designado para a função de vice-presidente executivo da corporação multimilionária para a qual trabalha.

UM ENGENHEIRO MELHORA DE VIDA

  Um engenheiro químico, vice-presidente da firma em que trabalha, disse-me recentemente que uma companhia a que forneceram certa quantidade de produtos devia-lhes 10.000 dólares, que até então ninguém conseguira receber. Disse-me ainda ter visitado seu freguês e manifestado a fé que tinham nele, fazendo-o saber que confiavam e acreditavam nele e que não tinham dúvidas de que pagaria integralmente a sua dívida; convidou-o também para jantar e ressaltou a sua honestidade e integridade, gabando-lhe inclusive a correção e presteza que sempre demonstrara em mais de vinte anos de negócios com sua firma. Acrescentou ainda que a fé e a confiança que depositavam nele jamais diminuíra e que pessoalmente vinha rezando por sua prosperidade e desenvolvimento sob todos os aspectos.   Uma semana mais tarde aquele engenheiro recebia uma carta do seu freguês informando-o de que estivera na realidade considerando entrar com um pedido de falência, mas que ele lhe havia restituído a fé e a confiança em si próprio; “agora acredito novamente em mim”, continuava, “e na minha capacidade de realização. A maré mudou e meus clientes, que vinham demorando a pagar-me, voltaram a fazê-lo normalmente; estou agora em condições de pagar-lhe integralmente!”   O engenheiro vice-presidente, com suas orações, conseguira reerguer e beneficiar aquele homem, cujo coração respondera à fé
e à confiança nele depositadas, contribuindo assim para uma solução financeira harmoniosa.

UM ARTISTA REZA E OBTÉM BELEZA

  Um artista destacado revelou-me certa vez os resultados maravilhosos que obtivera com suas orações com o objetivo de obter beleza. Esta era sua oração:   “Deus é beleza indescritível, harmonia absoluta e amor sem limites. A beleza infinita do Ser Infinito flui gloriosa e sublime através da minha mente e meus dedos são divinamente guiados para retratar na tela a beleza, a ordem, a simetria e a proporção. Tudo aquilo que eu pintar será eternamente um elemento de beleza e alegria. Todas as cenas e todos os quadros serão uma dádiva de Deus ao homem”.   Ele fixou essa oração (idéia e beleza) em seu subconsciente, que posteriormente, assim sensibilizado, veio a ampliar e a multiplicar tudo aquilo que o impressionara. Seu subconsciente ficou impregnado de beleza, capacitando-o a produzir pinturas maravilhosas. E você acha que ele teve alguma dificuldade em vendê-las por um bom preço?

A ORAÇÃO DEU-LHE AMOR

  Uma professora aposentada vivia na Califórnia e fez amizade com grande número de pessoas também aposentadas que constantemente lamentavam a sua solidão, dizendo- se frustradas e infelizes por não poderem viajar e fazer as coisas que desejavam, face à exigüidade de suas pensões. A professora decidiu repudiar aquele tipo de pensamento negativo e à noite, ao fazer suas orações, dizia o seguinte:   “Deus inunda minha alma de amor e eu irradio amor e boa vontade para todos aqueles que me cercam assim como também para todas as outras pessoas do mundo. O amor de Deus flui através do meu ser sob a forma de harmonia, amor, companhia, riqueza e sinceridade. Deus é o meu pastor e eu nunca passarei privações em matéria de dinheiro, amor, beleza ou companhia. Deus tem atendido os meus pedidos, pelo que Lhe sou agradecia”.   Após algumas semanas, aquela professora foi convidada para dama-de-companhia e intérprete de uma rica senhora que precisava viajar a negócios para a França, Alemanha e Suíça. Seu
conhecimento de alemão e francês, anteriormente de uso restrito ao ensino, mostrou-se de grande valia, vindo ela a ser substancialmente remunerada por seus serviços.   Mais tarde, escreveu-me dizendo que estava passando os melhores momentos da sua vida e que o emprego tinha caráter permanente, pois sua patroa a considerava indispensável. Essa mulher rezou sem qualquer egoísmo e foi recompensada abundantemente, além mesmo de sua própria expectativa. Seu segredo agora também lhe pertence.

A ARTE DE DAR E RECEBER

  Tudo aquilo que se dá com amor e boa vontade recebe-se em maior quantidade. A lei dos dízimos faz com que tudo que se dá – de boa ou má vontade – volte inevitavelmente para nós, freqüentemente multiplicado muitas vezes. É uma lei imutável aquela que diz que as coisas semelhantes se atraem; assim tudo que se semeia no subconsciente colhe-se no espaço sob a forma de condições, experiências e eventos.

DÊ LIVRE E JOVIALMENTE

  Uma doação em dinheiro não tem necessariamente de corresponder a um décimo do que se possui. O décimo mencionado na Bíblia representa uma parcela, uma idéia de grandeza daquilo que se deseja dar livre e jovialmente.   Por exemplo, suponha que todos os domingos você contribui com cinco dólares para a atividade espiritual da sua escolha; essa importância deve ser dada livre e jovialmente, com benevolência e também com um sentido de abandono, sabendo que Deus é a fonte eterna de suprimento e que por Seu intermédio todas as suas necessidades são instantaneamente satisfeitas em qualquer lugar ou época. A doação dos cinco dólares não tem valor quando, ao fazê-la, somos tomados por um sentimento de privação ou carência. A doação forçada ou por dever ou por medo não obedece à lei dos dízimos; tal atitude mental, muito pelo contrário, acarreta um estado de privação.

A MULTIPLICAÇÃO DOS DÍZIMOS

  Ao fazer uma doação, separe a importância que deseja dar de
todo o coração e afirme silenciosamente ou não:   - Cedo esta importância livremente e Deus a multiplicará extraordinariamente.   Ao proceder desse modo, você está inserindo em seu subconsciente a idéia de grande riqueza, que ampliará sua fortuna sob aspectos infinitos. Este é o significado da seguinte citação bíblica: “... dai e dar-se-vos-á; no vosso regaço ser-vos-á lançada uma boa medida, bem cheia, bem calcada e bem acogulada, pois com a mesma medida com que medirdes aos outros, sereis igualmente medidos”. (Lucas 6:38).

AUMENTE RAPIDAMENTE SEUS RENDIMENTOS

  Contribua regularmente para as boas causas, sem quaisquer condições. Ao contribuir com a importância que sinceramente deseja dar, você está realmente aplicando a lei dos dízimos segundo uma sólida orientação financeira. Ao se decidir pela adoção dessa correta e dinâmica atitude, você sentirá o desejo de dar mais e mais, alegre e feliz, pois seus rendimentos se ampliarão rapidamente, com base na lei de dar e receber.   Abençoe a sua dádiva e faça-a com alegria, que seu subconsciente a ampliará um milhão de vezes. Este é na verdade o segredo da multiplicação da riqueza daqueles que se permitem doar regularmente; eles se utilizam de uma lei da Mente Infinita que atua em seu benefício, independentemente do conhecimento que tenham dela.

A ORAÇÃO DEU-LHE RECURSOS

  Um homem de negócios declarou-me recentemente o seguinte: “Há dinheiro suficiente no mundo, há bastante de tudo e sei que em meu subconsciente há recursos inesgotáveis, os quais jamais percebi. Eis a forma que utilizo em minhas orações visando a obtenção de recursos: “Deus é a minha fonte invariável de suprimento, atendendo instantaneamente a todas as minhas necessidades: Suas riquezas fluem para mim sem parar, infatigável e interminavelmente”.   A repetição dessas palavras condicionou o seu subconsciente à idéia de riquezas fluindo em abundância para ele. Este é também o seu caminho para o sucesso financeiro.

DOAÇÃO E PROSPERIDADE

  Algum tempo atrás, um homem disse-me que fazia freqüentemente doações à sua igreja, mas que não prosperava. Vim a descobrir, entretanto, que ele não fazia suas doações semanais integralmente, porquanto, ao fazê-las, julgava-se privado de parte de seus rendimentos. Tal comportamento constituía uma restrição menta. Após nosso encontro, ele mudou de atitude mental, passando a fazer suas doações com alegria e total desprendimento; em pouco tempo, verificou que a “lei do aumento” trabalhava também em seu benefício.   Expliquei-lhe ainda que a doação, conforme a entende a Bíblia, não consiste em dar dinheiro a várias instituições de caridade ou religiosas, muito embora tal prática seja das mais elogiosas e dignas de louvor. Quando o dinheiro é o objeto da doação, esta deve ser feita com a finalidade de divulgar as verdades de Deus e à instituição da qual se recebe inspiração e auxílio espirituais.   Retrucou-me, então, agradecido: “Aí está a explicação de que necessitava; agora entendo perfeitamente o significado da doação”.

DOAÇÃO REVERSA

  Um conhecido meu queixou-se amargamente, dizendo: “Todos os domingos faço doação de grandes importâncias a grupos religiosos de Nova York e, não obstante, jamais consigo equilibrar as despesas”.   Sua atitude mental, conforme vim a descobrir, era a seguinte: “Não espero nem tampouco desejo nada em retribuição”. A Bíblia diz que, se o homem escolher uma coisa, essa coisa virá a ser sua, pois assim transmite uma ordem ao seu subconsciente que implicitamente a obedece.   Expliquei-lhe também que estava neutralizando seu lado bom, algo como se tivesse colocado uma semente no solo e a retirasse pouco depois, impedindo dessa forma a sua germinação. Esse homem começou então a entender que, se o agricultor deixasse a semente no solo, automaticamente viria a ter uma colheita; isto é, que a “lei do solo” e a “lei da mente” são idênticas. Passou então a esperar que a “lei da opulência” viesse a contemplá-lo, vindo sua condição financeira a melhorar
consideravelmente.

A SABEDORIA EM DOAR

  É preciso ser muito cuidadoso ao fazer doações a parentes ou aos pobres. Não há mal algum em ajudá-los a vencer dificuldades, mas tenha cuidado em não privá-los da iniciativa ou do incentivo de resolver seus próprios problemas de acordo com a sua capacidade. Quando o auxílio é obtido com muita facilidade e freqüência, a pessoa torna-se dependente e, em última instância, conformada e lamuriante. A melhor coisa que se tem para dar-lhes é o conhecimento da “lei do pensamento auspicioso”.   Assegure-se, ao dar alguma coisa, de que não está prejudicando ou impedindo os outros de expressarem e desenvolverem os seus talentos e habilidades ainda não revelados. Freqüentemente, o beneficiário de uma doação pouco inteligente adota uma atitude de ressentimento contra o suposto benfeitor, por sentir-se dependente e por perceber a sua piedade ou seus sentimentos com relação a seu estado de privação. Ele tem consciência de que devia ser tão próspero e bem sucedido quanto você e sente-se culpado por ser um parasita; tal sentimento acarreta-lhe um profundo complexo de culpa e deixa-o ressentido com o seu benfeitor.   Transmita-lhe o conhecimento das leis da mente e dos caminhos do espírito, que não mais aceitará qualquer coisa, seja uma colher de sopa ou um terno velho, pois assim você lhe terá revelado a sua própria capacidade de alcançar o seu tesouro interior, no qual poderá abastecer-se de todas as riquezas que lhe foram dadas pelo Ser Infinito desde as origens dos tempos.

A DOAÇÃO PERMANENTE

  Pratique a doação permanente. Deixe extravasar e irradie para todas as pessoas amor, bondade, amizade, alegria, confiança, entusiasmo e boa vontade. Não é possível dar-se apenas um décimo dessas coisas, pois elas não podem ser divididas ou multiplicadas, por serem eternas e ilimitadas no tempo e no espaço. Essas qualidades e atributos de Deus existentes em seu íntimo jamais envelhecem; além disso, não existe carência de amor, bondade, beleza, paz alegria, suavidade e sinceridade, por emanarem igualmente de Deus e serem também eternas,
intermináveis e infinitas. Não se pode considerar aquilo que é autêntico à base de porcentagem, nem mesmo a riqueza. Mas a riqueza pode fluir para você na medida das suas doações.   Deixe extravasar as riquezas dos céus; dê coragem, fé, esperança, apreço e gratidão e, na medida que o conceder, Deus o cumulará com usas benesses, sob forma financeira bastante tangível.   “Trazei o dízimo todo à casa do tesouro, para que haja mantimento em minha casa e provai-me nisto, diz Jeová dos exércitos, se não vos abrir eu as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção até que não haja mais lugar para a recolherdes”. (Malaquias 3:10).

SÍNTESE DO CAPÍTULO VI

Pontos importantes a relembrar

1. Praticar a lei dos dízimos significa dedicar uma parcela de seus rendimentos a finalidades verdadeiramente sagradas e infinitas: significa também depositar as crenças, convicções e autoapreciações no seu tesouro interior, isto é, no seu subconsciente. Esse tesouro lhe dará recursos financeiros. 2. Use a filosofia dos dízimos para a consecução de relações humanas harmoniosas, admitindo que Deus age na mente e no coração dos outros e que existe uma solução harmoniosa e divina entre as pessoas. 3. Dedique um décimo do seu tempo à meditação e à oração antes de realizar uma preleção ou conferência. Deus o inspirará e maravilhas acontecerão em sua vida. 4. A transmissão de fé e confiança a outra pessoa é uma forma de utilização da filosofia dos dízimos. Faça-a saber que você crê e acredita nela sob todos os aspectos, que ela reagirá de forma correspondente. 5. A oração pode proporcionar-lhe beleza, sabendo que a beleza indescritível de Deus se manifesta através do seu ser e que outras pessoas sentem-se inspiradas e motivadas pelos seus trabalhos. 6. A oração pode dar-lhe amor, pelo reconhecimento de que o amor de Deus inunda a sua alma e pela irradiação de amor e boa vontade para todas as pessoas. Continue a proceder assim e muitos milagres ocorrerão em sua vida. 7. O amor e a boa vontade transmitidos aos outros lhe são
retribuídos, multiplicados e ampliados, sob inúmeros aspectos, sendo um deles o dinheiro. 8. A doação livre, jovial, sincera e com um sentimento de abandono lhe proporcionará inevitavelmente riquezas fabulosas. 9. A doação deve ser generosa e seguida das seguintes palavras: "Concedo esta importância livremente e Deus a multiplicará extraordinariamente". 10. A doação regular da importância que de coração se deseja dar lhe acarretará aumentos consideráveis e rápidos de rendimentos. 11. A doação feita visando a obtenção de recursos financeiros deve ser seguida da seguinte oração: "Deus é minha fonte invariável de suprimento, atendendo instantaneamente a todas as minhas necessidades: Suas riquezas fluem para mim de forma incessante, infatigável e interminável". 12. Ao se fazer uma doação não deve haver restrições mentais ou sentimento de privação: a doação deve ser feita com jovialidade, com muitas benesses para todos. 13. Assim como um agricultor espera pela colheita, deve-se aguardar que a lei natural dos dízimos nos proporcione benefícios. 14. A melhor coisa que se pode dar a outrem é o conhecimento da "lei do pensamento auspicioso", pois assim jamais necessitará de qualquer outra coisa na vida.


Capítulo VII - O RICO FICA MAIS RICO

  Os verdadeiros ricos são aqueles que conhecem o poder criador do pensamento e que procuram impressionar o seu subconsciente com pensamentos de abundância e prosperidade, os quais, por sua vez, fazem com que suas imagens mentais venham a se concretizar.   Homens ficam ricos por pensarem de determinado modo, evitando pensar em aparências e por saberem que seus pensamentos criadores e concentrados tendem a se manifestar em suas vidas de forma correspondente.   Pensar em riqueza, numa situação de pobreza ou privação, exige grande e permanente concentração de pensamento; aquele que adota essa prática de pensar fica inevitavelmente rico e consegue obter tudo que deseja.   A Bíblia diz: “... que a todo aquele que tiver se lhe dará e terá em abundância; a todo aquele que não tem se lhe tirará ainda
aquilo mesmo que possui”. (Lucas 19:26). Uma forma popular de expressar essa passagem bíblica é a seguinte: “o rico fica mais rico, enquanto o pobre fica mais pobre”.   Isto significa simplesmente que o homem que dá atenção às riquezas sem limites da sua mente, fonte de todas as experiências, possuirá uma maior parcela dos bens terrestres. Uma semente lançada ao solo produz centenas de outras sementes; da mesma forma, as sementes (pensamentos) das riquezas de Deus destinadas a você se ampliarão e se multiplicarão com sua experiência.

MUDANÇA DE ATITUDE PRODUZ RENDIMENTOS

  Um agente imobiliário disse-me recentemente que costumava pensar que dinheiro e recursos eram limitados e que as riquezas do país estavam divididas e controladas por algumas famílias muito ricas da América, o que o deixava bastante preocupado.   Entretanto, de um momento para o outro, verificou como era falso esse seu modo de pensar e que ele próprio estava bloqueando o fluxo criador de riquezas com seu processo deformado e desordenado de pensar.   Eis aqui, em parte, a carta que me escreveu: “Prezado Dr. Murphy: Segui as suas instruções e apaguei da minha mente a idéia de competição. Decidi que estou aqui para criar e que no subsolo de nosso mundo há milhões de dólares em ouro ainda por serem descobertos. Sei que chegará o dia em que os cientistas produzirão o ouro e outros metais sinteticamente. Deixei de utilizar expedientes, de fazer negociatas e de tirar vantagem da ignorância e da inocência dos outros; cessei também de invejar as suas promoções e de ambicionar as suas riquezas. Decidi que poderia ter tudo que desejasse sem tirar nada dos outros. Transformei-me em um produtor e cooperador, ao invés de um competidor.   Durante três meses tenho rezado do seguinte modo: As riquezas sem limites de Deus fluem para mim com a rapidez que posso recebê-las e utilizá-las e todos os outros homens ficam a cada dia mais e mais ricos. Esta minha nova atitude tem produzido milagres em minha vida e meus rendimentos triplicaram em apenas três meses!”

A FÓRMULA DE MUITOS MILHÕES DE DÓLARES

  Um magnata da indústria farmacêutica, fundador de uma grande cadeia de drogarias, era um homem de formação bastante espiritual. Havia começado a vida com uma pequena farmácia que ocupava apenas uma sala de um edifício e, não obstante essa origem modesta, conseguira fundar um negócio de muitos milhões de dólares que proporcionava emprego a milhares de pessoas. Certo dia, durante o almoço, retirou de sua carteira um pequeno cartão que me entregou dizendo: “Isto é minha Fórmula de Muitos Milhões de Dólares, que tenho usado dia e noite a vinte e cinco anos e que já dei a muitos outros homens, alguns dos quais também se tornaram milionários enquanto outros somente obtiveram o dinheiro de que necessitavam para usar livre e jovialmente”.   Eis aqui a fórmula:   “Conheço a fonte eterna de todas as riquezas que jamais se esgota. Sou divinamente guiado em todos os meus passos e procuro adaptar-me a todas as idéias novas. A Inteligência Infinita constantemente revela-me os melhores modos de servir aos meus semelhantes. Sou orientado e guiado no sentido de criar produtos que beneficiem e auxiliem a humanidade. Procuro atrair para junto de mim homens e mulheres dotados de talento e espiritualidade, que sejam sinceros e leais e que assim tenham condições de contribuir para a paz, prosperidade e progresso do nosso empreendimento. Considero-me um ímã irresistível de riquezas fabulosas cuja força de atração reside em proporcionar produtos e serviços da melhor qualidade possível. Estou em constante sintonia com o Ser Infinito e com o elemento essencial da riqueza. A Inteligência Infinita governa todos os meus planos e objetivos e atribuo todo o meu sucesso à orientação e direção que recebo de Deus em todos os meus empreendimentos. Gozo permanentemente de total paz interior e exterior. Sou um tremendo sucesso. Estou sempre com o pensamento voltado para Deus, cujo sucesso é permanente. Sou e serei bem sucedido. Apreendo o que é essencial em todos os setores da minha empresa. Irradio amor e amizade para todos que me cercam e para todos os meus empregados. Mantenho minha mente e meu coração totalmente tomados pelo amor, poder e energia de Deus. Todos aqueles relacionados comigo constituem os esteios do meu crescimento, bem-estar e prosperidade. Atribuo a Deus todo o
mérito e glória”.   Esse magnata dos negócios conseguiu realizar tudo o que pretendia e ainda beneficiou muitas outras pessoas: “... pois vai e faze tu o mesmo”. (Lucas 10:37). Eventualmente transformou-se em um multimilionário, proporcionando benesses a verdadeiras multidões.

BLOQUEIO À RIQUEZA E CURA

  Um vendedor de imóveis confidenciou-me o seguinte: “Não consigo entender isto. Trabalho durante o dia todo. Os fregueses vão ver os terrenos e casas que tenho para vender, mas simplesmente nada compram; enquanto isso os demais vendedores da empresa realizam diariamente várias vendas”.   Seu bloqueio estava localizado nos mais recônditos recessos da sua mente e consistia especificamente no sentimento de inveja que nutria pelos outros. Esta era a causa da sua deficiência financeira e do fracasso nas vendas, vindo ele a admitir que realmente sentia inveja das polpudas comissões recebidas pelos seus colegas, o que o deixava também profundamente ressentido.   Fiz-lhe ver que seu sentimento de inveja era a pior das atitudes a adotar, deixando-o em situação das mais negativas; que enquanto tal situação perdurasse as riquezas se afastariam dele ao invés de fluírem para ele.   A solução para esse estado de coisas, veio ele finalmente a descobrir, era abençoar todos os seus companheiros cuja melhor fortuna havia despertado a sua inveja.   A repetição convicta e sincera da seguinte oração resultou em sua completa cura mental:   “Tenho consciência de que existe uma lei perfeita da oferta e da procura. Em todos os meus negócios ponho em prática a regra de ouro. Estou em paz comigo mesmo. Tudo que desejo vender é uma idéia de Deus. Possuo em meu íntimo todos os conhecimentos. Sei instantaneamente tudo de que necessito. Reconheço que tudo que desejo comprar ou vender representa um intercâmbio de idéias da Mente Divina comigo. Sei que existe paz, harmonia e satisfação mútuas. O preço está correto, as pessoas são direitas e tudo está em perfeita ordem. Conheço e compreendo a Verdade. Sou a consciência de Deus em ação. Todas as idéias de que necessito surgem-me constantemente em seqüência e combinações perfeitas. Recebo com júbilo as idéias divinas e as
transmito a meus semelhantes, recebendo em troca as suas idéias. A paz agora me pertence. Não há retardo na Mente Divina. Aceito aquilo que me está destinado”.   Poucas vezes vi um homem mudar espiritual, mental e financeiramente de forma tão completa! Aquele corretor de imóveis tornou-se um dos melhores vendedores da sua firma, ficando mais amável, gentil, afável e cortês; sua gentileza e cordialidade sentia-se serem autênticas. As vendas passaram então a ocorrer com maior freqüência. Ele descobrira que abençoando e beneficiando os outros estava também beneficiando a si próprio e que dessa forma ficava livre de qualquer complexo de inferioridade.

O FLUXO DA RIQUEZA

  Um engenheiro amigo meu declarou-me possuir uma norma para o sucesso de cada empregado de usa organização. Nas reuniões que promovia, dizia-lhes constantemente que participariam do desenvolvimento da empresa e que, se trabalhassem diligente e harmoniosamente, teriam sucesso bastante rápido. Comparava sua empresa a uma escada que levaria os empregados dedicados, zelosos e habilidosos a atingir a riqueza e que só aqueles que assim não fossem não conseguiriam galgar, e por sua própria culpa.   De tempos em tempos, todos os empregados eram informados dos progressos verificados na empresa e trimestralmente seu lucro era proporcionalmente distribuído entre eles. Essa empresa jamais teve de substituir qualquer de seus empregados, que, com o passar do tempo, vieram a constituir uma família industrial extremamente leal e unida. Prevalecia entre os empregados o espírito de cooperação e não de competição. Novos clientes continuam a surgir e diversas filiais foram abertas aumentando consideravelmente o fluxo de riquezas para essa firma de Engenharia.

BÊNÇÃO E RIQUEZA

  A causa de suas dificuldades reside em seu estado mental. Admita e acredite que todos os recursos e riquezas do Ser Infinito estão à sua disposição e buscam concretizar-se através do seu ser.   Muitas pessoas deixam-se possuir pela idéia ou pensamento
dominante de que nada realmente lhes pertence e que devem empenhar-se na conquista da riqueza, sem o que jamais a alcançarão. Abençoe aqueles cuja prosperidade, sucesso e vastas riquezas você inveja e reze, específica e positivamente, para que fiquem cada vez mais ricos e obtenham maior sucesso, abençoando-os também por isso. Ao proceder desse modo você estará sensibilizando seu próprio estado mental, pois, ao orar daquela forma e ao desejar sinceramente todas as benesses àqueles que conseguiram galgar a escada da vida e que são evidentemente muito mais ricos, você se fará presente na consciência do Ser que, possuindo todas as coisas, extrai de suas riquezas internas e externas dádivas abundantes para todas as pessoas.   Em outras palavras, beneficiando outros e contribuindo para a sua prosperidade você estará também se beneficiando e contribuindo para a sua própria prosperidade. É por isso que os ricos ficam sempre mais ricos e os pobres, mais pobres. Estes últimos são geralmente invejosos e cheios de ódio e essas emoções negativas fazem com que seus rendimentos sejam cada vez mais exíguos. É o seu próprio estado mental que os prejudica e não um desígnio maligno.

O BANCO UNIVERSAL

  Um vendedor precisava de um automóvel no exercício do seu novo emprego, mas não dispunha de dinheiro para comprá-lo; sabia entretanto como descontar um cheque em seu banco mental. Após obter o novo emprego, disse-me que ao chegar em casa criou a imagem mental do carro que desejava, na firme certeza de que o mesmo lhe seria proporcionado. “Reivindiquei-o como se já fosse meu”, prosseguiu, “e podia até mesmo sentir sua direção em minhas mãos, assim como também a maciez da sua forração”.   Pouco tempo depois, veio a travar conhecimento com um vizinho seu que estava de partida para a Europa, onde iria demorar-se por aproximadamente seis meses, e que lhe disse: “Fique com o meu carro até a minha volta, quando então você já estará em condições de adquirir seu próprio carro”.   O automóvel desse vizinho era exatamente do mesmo modelo e marca do carro que ele havia visualizado! E muito antes da sua volta da Europa aquele vendedor já dispunha de dinheiro suficiente para comprar seu próprio carro, pois descobrira, em
tempo, que em seu banco interior havia à sua disposição, recursos infinitos e intermináveis.   “... é do agrado do vosso Pai dar-vos o seu Reino”. (Lucas 12:32).

ORAÇÃO CONTRA A INVEJA E O RESSENTIMENTO

  “Sei que todos os homens são meus irmãos e que todos somos filhos do mesmo Pai. Desejo a todos saúde, felicidade, abundância e todas as benesses e riquezas da vida; desejo-o sinceramente, pois tudo que desejo para os outros é o que desejo para mim próprio e sei que, ao beneficiar os outros, estou também beneficiando a mim mesmo. O amor de Deus emana através do meu ser para toda a humanidade. Abençôo todos aqueles que são mais ricos do que eu e também os que me criticam e falam mal de mim. Fico satisfeito em ver o sucesso e a prosperidade de todos os meus colaboradores. Mantenho a minha mente aberta a todas as riquezas do Céu e dedico amor a todas as pessoas. Rezo para que as riquezas de Deus inundem a mente e o coração de todos. Dou graças a Deus pelas riquezas que já me concedeu. Isto é maravilhoso!”

SÍNTESE DO CAPÍTULO VII

Pontos importantes

1. O rico fica cada vez mais rico e atrai maior número de riquezas porque tem consciência de que existem as riquezas infinitas de Deus. A expectativa permanente e sincera de riquezas faz com que riquezas de todo tipo fluam para você de todas as direções. 2. O espírito de competição limita as suas possibilidades. Procure ser um elemento produtor e cooperador e se convença de que pode ter todas as riquezas que deseja sem ter de tirá-las de quem quer que seja. Da mesma forma que não há insuficiência de ar, não há também limitações nas riquezas infinitas do Universo. 3. Você pode chegar até onde sua visão alcança. Estabeleça uma imagem mental daquilo que deseja realizar, ponha em sua realização todo o seu sentimento, que ela virá a se tornar realidade. 4. O bloqueio à riqueza reside nos mais profundos recessos da sua mente. A inveja é um bloqueio ao fluxo de riquezas e atrai a
miséria e a penúria. 5. Deseje tudo de bom aos outros que também será beneficiado. O navio que se destina a seu irmão tem também você como destino. 6. Faça com que seu negócio seja uma escada que todos os seus empregados possam galgar para atingir a riqueza. Você também fica rico ao tornar os outros ricos e remunerando cada um pelo seu justo valor. 7. Seu subconsciente é um banco e, muito embora você não disponha de dinheiro para satisfazer uma necessidade ou desejo, pode ali estabelecer uma imagem mental daquilo que deseja e sentir a sua realidade; e por meios ignorados, aquela imagem virá a se concretizar. 8. Rejubile-se com o sucesso e prosperidade de todos os seus colaboradores. Reze diariamente para que todas as riquezas de Deus inundem as mentes e os corações de todos os homens em todas as partes do mundo. "Não temas quando alguém se enriquecer, quando for aumentada a glória da sua casa". (Salmos 49:16).


Capítulo VIII - A PRODUÇÃO DE RIQUEZAS TANGÍVEIS

  Ao se meditar e considerar a prodigalidade da Natureza, chega-se à conclusão de que existe abundância de todas as coisas. A natureza é exuberante, extravagante e abundante. A qualquer parte que se vá, adquirimos consciência da grandeza da sua exuberância. As leis da vida visam a proporcionar-nos riquezas ilimitadas, muito superiores às nossas necessidades diárias. A Bíblia diz: “A Deus pertence a terra e a sua plenitude ...” (Salmos 24:1). A carência existe apenas em conseqüência da avareza, do egoísmo, do medo e da má utilização dos recursos da natureza pelo homem, pois quando são usados método sábios e justos no seu cultivo e distribuição há sempre mais do que o suficiente para todos em riquezas tangíveis da vida.

A RIQUEZA PODE SER TANGÍVEL

  Muitos anos atrás, tive uma conversa bem interessante com um dentista de Sidney, na Austrália, onde me encontrava fazendo uma série de preleções sobre o tema “Os Milagres do seu Subconsciente”. Aquele dentista declarou-me, naquela
oportunidade, que no início da sua carreira possuía uma “mente de tostão” e, em conseqüência, somente atraía clientes com a mesma mentalidade e dotados de situação financeira das mais modestas.   Vejamos como introduziu riquezas tangíveis em sua vida. Certa noite, ao voltar para casa a pé, após minha preleção sobre a força da imagem mental, ele começou a imaginar que todo o ar à sua volta estava inundado de notas de libras esterlinas; o ar parecia-lhe estar saturado delas. Confidenciou-me que essa imagem era tão real e vívida como as árvores existentes do lado de fora da sua casa e que começou a encher seus bolsos com notas imaginárias de todos os valores, que lhe pareciam absolutamente reais e tangíveis. Subitamente concluiu que havia riquezas sem limites que podiam ser atraídas e possuídas por todos aqueles que tivessem fé, receptividade e imaginação para considerar a existência das riquezas de Deus.   Após essa experiência aquele dentista conseguiu atrair uma clientela de pessoas prósperas e de prestígio, passando até a ter mais clientes do que poderia atender. Sua atitude mental anterior, estreita e de frugalidade excessiva, mantinha à distância os clientes que dispunham de boa situação financeira. Ele descobrira finalmente o poder da sua imagem mental para produzir riquezas de todos os tipos.

UM CERTO MODO DE PENSAR

  Se você, por exemplo, deseja um piano ou um órgão, não quero dizer que tudo que tenha de fazer seja formar mentalmente uma imagem do instrumento para que prontamente tome forma e apareça em sua sala; caso você tenha dinheiro, tudo que tem a fazer é comprar um.   Suponha, entretanto, que você necessita de um piano para estudar, mas que não dispõe de dinheiro para comprá-lo. Pense então em um piano lindo, imagine-o em sua sala, passe as mãos sobre o teclado, sinta a sua solidez e a sua tangibilidade. Passe uma vez mais as mãos sobre a sua superfície e pense de forma positiva que o piano já está ali. Ele está realmente em sua mente, pois antes de se tornar um instrumento físico existiu primeiro na mente de seu fabricante.   Após formar em sua mente a imagem do piano, considere-o como seu e convença-se de que seu subconsciente fará o que for necessário para que, de acordo com a divina ordem, venha a se
tornar uma realidade. A inteligência infinita existente em seu subconsciente atuará sobre a mente dos outros, fazendo com que o piano venha a ser seu, sem que você saiba como.   O pensamento foi a origem da criação de todas as máquinas e instrumentos do mundo e está constantemente criando milhões de outras coisas, como novos carros, máquinas de escrever, computadores, rádios, televisores, instrumentos musicais e um sem número de aparelhos domésticos de todos os tipos. Todas essas invenções, descobertas e melhoramentos de nossa era das máquinas e do espaço foram produzidos pelos homens mediante um certo modo de pensar.

O MILAGRE DA IMAGINAÇÃO

  Em 1944, uma pequena menina espanhola morava a pouca distância de mim; eu conhecia bem sua família e de vez em quando ia à sua casa visitar seus pais. Ela havia feito oito anos e freqüentava diariamente a escola paroquial do lugar.   A meses, aquela menina vinha pedindo a seus pais uma bicicleta para passear no Parque Central e a resposta constante de sua mãe era a seguinte: “Deixe de me aborrecer. Você sabe que estamos em guerra e que por isso não há bicicletas no mercado”. A menina, entretanto insistia no pedido, apenas para aborrecimento de seus pais. Era uma menina forte e disposta, que vivia brigando com os meninos da vizinhança e que, vez por outra, arranjava um olho negro.   Uma noite eu lhe disse: “Mary, você pode conseguir a sua bicicleta e eu sei como”. Seus olhos começaram imediatamente a brilhar e ela, muito tensa, perguntou-me: “Como?” Eis o colóquio que tivemos:   Autor: “Vá imediatamente para a cama e feche os olhos. Imagine então claramente que seus dois amiguinhos estão andando na sua bicicleta no Parque Central e veja como estão risonhos! Deus deseja que você divida sua bicicleta com seus amiguinhos, para fazê-los também felizes”.   Mary: “Está bem, se é isso que Deus deseja que eu faça, estou de acordo; mas Mamãe me disse que Papai Noel não poderia trazer-me uma bicicleta no Natal e faltam apenas duas semanas!”   Autor: “Faça como lhe disse. Quando estiver na cama, feche os olhos e imagine-se andando de bicicleta no Parque Central. É importante que você veja também os seus amiguinhos andando na
sua bicicleta, como já lhe disse antes: veja-os rindo e cheios de alegria. Você obterá a sua bicicleta! Deus dirá a Papai Noel onde pode encontrar uma. Agora vá dormir e durma um sono bastante profundo”.   No dia seguinte, ao entardecer, por volta das seis horas, Mary, que se encontrava numa loja de artigos variados em companhia de uma outra menina, começou subitamente a chorar. Uma senhora que estava próxima, observando o fato, perguntoulhe suavemente: “O que houve, minha menina? Alguém a machucou?”   Mary responda-lhe: “Não senhora, mas ontem à noite um homem esteve em nossa casa e disse-me que Deus diria a Papai Noel onde poderia encontrar uma bicicleta para trazer-me no Natal. Já está ficando escuro e a bicicleta ainda não apareceu”.   A senhora ficou sensibilizada e disse-lhe: “Esse homem não tinha o direito de dizer-lhe tal coisa!” E tomando a menina pela mão, levou-a até o seu apartamento nas proximidades e deu-lhe uma bicicleta que pertencera à sua filha, que falecera há dois anos, dizendo-lhe que sempre desejara poder dá-la a uma criança que acreditasse em Deus.   Este é o poder da imaginação. “... seja feito segundo a vossa fé”. (Mateus 9:29)

PORQUE ELE NÃO OBTINHA RESULTADOS TANGÍVEIS

  Falei recentemente com um homem que havia ido à falência, que havia ido à falência, que havia perdido até a própria casa e que ainda por cima sofria de artrite; e quanto mais lutava para recuperar-se, mais afundava em dificuldades. Estava em um círculo vicioso. Perguntou-me ele: “Por que nada consigo? Freqüento regularmente a igreja, faço minhas orações, leio os Salmos e tenho feito o bem a muita gente. Por que estou sendo punido por Deus?”   É verdade que ele ia à igreja regularmente e fazia suas orações, mas consegui descobrir que a razão pela qual não obtinha resultados tangíveis, apesar de seus esforços e orações, residia no fato de, a mais de dez anos, odiar um sócio seu. Ele vinha sendo prejudicado por um sentimento de vingança e maldade e por sua obstinação em não perdoar, invocando sempre imprecações e maledicências contra aquele seu sócio. Esse seu estado de espírito constituía na realidade o seu bloqueio.
  Fiz-lhe ver que seus pensamentos com relação ao sócio, por serem de ódio, de vingança e de rancor, geravam emoções negativas em seu subconsciente que, necessitando de extravasamento, o fazia sob a forma de limitações e deficiências, que se manifestavam finalmente como doenças e através da falência.   O remédio para essa situação foi fácil e consistiu em buscar sintonia com a paz interior de Deus e no reconhecimento de que a Sua sabedoria, existente em seu íntimo, lhe proporcionaria uma recuperação divina sob a forma e na oportunidade da Sua escolha. Ele depositou suas esperanças em Deus, a fonte inexaurível, origem de todas as coisas, e começou diariamente a abençoar o homem que odiara e a proclamar-se como um elemento de Deus difusor de paz, saúde, harmonia e abundância. Em poucos meses, a situação modificou-se completamente para melhor e ele passou a sentir-se como se estivesse na crista de uma onda que o conduzia para o sucesso, a prosperidade e a consecução dos seus objetivos.

UMA REFUGIADA DE GUERRA OBTÉM RESULTADOS MARAVILHOSOS

  Uma mulher bonita, encantadora e dotada de boa formação religiosa assiste, todos os domingos pela manhã, a minhas preleções em Los Angeles e certa vez contou-me uma história fascinante sobre a sua infância, passada sob as mais sórdidas e miseráveis condições. Ela crescera em uma espécie de gueto, na Rússia, onde sistematicamente se verificava uma série de violências contra os judeus. Em geral faminta e andrajosa, acalentava o desejo indomável de ir para a América estudar música, de romper as barreiras sociais e de corajosamente libertar-se da servidão em que vivia.   Ao irromper a guerra, alistou-se voluntariamente como enfermeira no Exército Russo e posteriormente foi feita prisioneira pelos alemães, dedicando-se ao tratamento de todos os demais prisioneiros do campo de concentração. Enquanto trabalhava, cultivava, entretanto, a imagem mental constante de estar abraçando um tio seu que vivia em Los Angeles; podia até mesmo, em sua mente, ouvi-lo dizer repetidamente: “Seja bem-vinda à América!” E todas as noites adormecia ouvindo a voz imaginária do seu tio dizendo-lhe: “Seja bem-vinda à América!”   Com a chegada das forças americanas ao campo de
concentração em que se encontrava confinada, ela passou a servirlhes de intérprete. Mais tarde, veio a enamorar-se de um oficial de infantaria americano e acabou por encontrar um meio de ir para os Estados Unidos. Hoje em dia, é uma musicista maravilhosa e uma professora de música esplendida, sendo adorada por todos os seus alunos. Possui uma renda formidável, vive em um bairro muito elegante e dispõe de todo o dinheiro de que necessita para fazer tudo que deseja, inclusive viajar freqüentemente para muitas partes do mundo.   Essa mulher é uma demonstração de como se pode ir da pobreza à riqueza e conseguiu realmente atingir a mais alta posição em matéria de realização humana. Jamais permitiu que o ressentimento, a amargura e o ódio envenenassem a sua alma; sempre soube da existência, em seu íntimo, de uma força que lhe permitiria triunfar sobre todas as vicissitudes do mundo e ascender às maiores alturas. Sua passagem bíblica favorita é a seguinte: “... de que modo vos trouxe sobre asas de águias e vos cheguei a mim”. (Êxodo 19:4).

TRÊS PALAVRAS PRODUZEM RIQUEZA

  Um atriz de cinema disse-me ter obtido resultados maravilhosos após haver afastado da sua mente as más idéias e os pensamentos nefastos que freqüentemente a povoavam. Para isso usava com convicção as palavras “alegria, sucesso, riqueza”, adotando o hábito de murmurá-las para si própria enquanto arrumava a casa. Após a repetição dessas palavras durante dez ou quinze minutos, ela se sentia reconfortada e com sua mente estimulada. Desde então, sempre que se sentia reconfortada e com sua mente estimulada. Desde então, sempre que se sentia deprimida por causa das finanças ou com falta de contratos, começava a cantarolar repetidamente aquelas três palavras.   Ele descobriu que essas três palavras tinham um poder tremendo por traduzirem elementos invisíveis mas altamente poderosos existentes em seu subconsciente; em vista disso, fixou a mente em suas formas materiais, fazendo com que afinal viessem a se concretizar em sua vida.   Nuca deixou de ter um contrato a cumprir e a oito anos que seu tempo tem estado tomado, indo de um sucesso para outro. Sua descoberta consistiu na verdade muito simples de que as condições e circunstâncias de sua vida eram causadas pelo seu
próprio estado de depressão e preocupação. A mudança do seu estado de espírito, geralmente dominado pelo medo, pela preocupação e pela depressão, fez com que as circunstâncias exteriores prontamente melhorassem.   Comece desde logo a cantar sua silenciosa canção de triunfo: “Alegria, sucesso, riqueza”, que coisas maravilhosas acontecerão em usa vida”

DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA RICO

  A lei da vida é de abundância e não de pobreza. Deus é infinito, inexaurível e ilimitado, fonte eterna de recursos em profusão. Você dispõe de um elemento de apoio infinito, pois sendo os recursos de Deus infinitos os seus também o são, porquanto você e Ele constituem um único ser.   Deus deu-lhe mãos com as quais pode tocar as Suas melodias e também construir lindas estruturas, edifícios e templos dedicados à Sua glória e honra. É desejo de Deus que você demonstre os seus talentos de uma forma maravilhosa. Deus dotou-o de voz para que cante para todos Suas canções de amor e de olhos para que possa ver línguas em árvores, sermões em pedras, canções em córregos e Deus em todas as coisas.   Seu desejo de dançar é uma forma encontrada por Deus para revelar-lhe que o Universo é uma dança de forças e que todo o mundo é uma dança de Deus.   Seu desejo de pintar um pôr-do-sol traduz a expressão, através de você, da beleza indescritível de Deus. Seus ouvidos lhe foram dados para ouvir a música divina e Sua voz suave e firme dados para ouvir a música divina e Sua voz suave e firme dizerlhe: “Este é o caminho; siga por ele”.   Seu desejo de viajar e de explorar o mundo traduz a vontade de Deus em fazer com que você conheça e explore as suas maravilhas a fim de apreciar a beleza, a ordem, a simetria, o ritmo e a proporção de todas as coisas.   Deus deseja que você seja feliz, jovial e livre; que viva numa casa luxuosa e que se vista elegantemente. Deus deseja que você tenha uma vida gloriosa e triunfante.   “... Porque Deus é o que realiza em vós o querer e o executar...” (Filipenses 2:13), segundo nos diz S. João.   O desejo de riqueza que você possui é a revelação infinita de Suas riquezas e de Suas palavras: “... Filho, tu sempre estás
comigo e tudo que é meu é teu. (Lucas 15:31).

SÍNTESE DO CAPÍTULO VIII

Pense nestas coisas

1. A Natureza é exuberante, extravagante e abundante. As leis da vida visam a proporcionar-lhe riquezas ilimitadas. 2. As pessoas dotadas de atitude mental estreita e frugal atraem aquelas que possuem o complexo da pobreza e jamais ficam ricas. 3. Pense claramente no objeto que deseja: veja-o em sua sala e com mãos imaginárias procure sentir a sua solidez e tangibilidade, que ele se tornará realidade. 4. Quando se aceita mentalmente alguma coisa como verdadeira, o subconsciente faz com que ela venha a se concretizar sem que se saiba como: por exemplo, da mesma forma que uma pessoa totalmente estranha deu uma bicicleta de presente a uma menina que rezava para ganhar uma. 5. Pensamentos de ódio, rancor e vingança bloqueiam seus desejos de riqueza, pois fazem com que a riqueza se afaste de você ao invés de atraí-la. Deseje a todos aquilo que deseja para você mesmo, pois esse é o segredo para a obtenção de riquezas. 6. Existe uma fórmula para se fazer uma fortuna de milhões de dólares. Reitere essa verdade com sentimento, convicção e persistência e terá todas as riquezas de que necessita durante toda a sua vida, além de prosperidade superior a todas as suas expectativas. 7. Há três palavras que realizam maravilhas. Cante-as e inscrevaas em seu coração: "Alegria. Sucesso. Riqueza". Elas são verdades de Deus e também são verdadeiras para você. 8. Deus deseja que você seja feliz, rico, jovial e livre e também que tenha uma vida de maior abundância. Há em Deus plenitude de alegria e ausência absoluta de escuridão.


Capítulo IX - TODOS OS NEGÓCIOS SÃO DE DEUS

   Todas as formas de atividade deste mundo são parte da ação onipresente de Deus. Há somente um Poder Supremo que ativa e anima todas as coisas e pessoas. Pode-se falar de atividades espirituais e seculares, mas todo trabalho é na realidade espiritual quando se põe amor naquilo que se faz e quando é feito em honra e para glória de Deus.   Um carpinteiro que faz uma casa dentro de princípios universais, que sente prazer naquilo que está fazendo e se rejubila em ser útil aos outros está realizando trabalho espiritual, da mesma forma que um sacerdote ao explanar o significado dos Dez Mandamentos.   Ao se fazer uma lâmina ou creme de barbear, um automóvel ou qualquer outra coisa nova, o desejo é o de servir aos outros jovialmente e de contribuir para a humanidade de certa forma útil e construtiva, aplicando a “regra de ouro” em todas as transações. Você estará trabalhando para Deus e Ele, por Sua própria natureza, também estará trabalhando para você; e quem estão poderá estar contra você? Não há, portanto, poder algum na terra ou no céu para impedir o seu sucesso e a sua prosperidade nos negócios.

ORAÇÃO DE PROSPERIDADE NOS NEGÓCIOS

  “Sei e acredito que meu negócio é também um negócio de Deus, de quem sou sócio em todos os meus empreendimentos, pois Sua luz, amor, sinceridade e inspiração enchem totalmente minha mente e meu coração. Soluciono todos os meus problemas depositando integralmente confiança no poder divino existente em meu íntimo e sei que essa Presença me apóia sob todos os aspectos. Sinto-me agora em segurança e em paz. Estou hoje possuído de completa tranqüilidade, pois há sempre uma solução divina para todos os meus problemas. Compreendo perfeitamente todas as pessoas e sou por elas também compreendido. Sei que todas as minhas relações comerciais estão de acordo com a lei divina da harmonia, como também que Deus se acha presente em todos os meus clientes e fregueses. Trabalho em harmonia com todas as pessoas para que a felicidade, a prosperidade e a paz reinem supremas”.

DEUS É O VERDADEIRO EMPREGADOR

  Uma jovem senhora que trabalhava para uma grande organização de âmbito continental relatou-me o seguinte: “Eu costumava mudar freqüentemente de emprego, buscando ganhar mais dinheiro e me aperfeiçoar. Desde, entretanto, que me convenci de que Deus era o meu verdadeiro empregador, de que eu trabalhava para Ele e de que todas as riquezas me eram proporcionadas por Ele, passei a desfrutar de ótima situação e a perceber magnífico salário; isto seis anos atrás. Trabalho agora com o vice-presidente executivo da empresa. É a coisa mais maravilhosa do mundo verificar que Deus é o único empregador e que não se está trabalhando para homens e sim para Ele. Agora canto, rio e me rejubilo com o meu trabalho, sentindo-me em segurança e em paz. É maravilhoso!”

COMO ENCONTRAR O VERDADEIRO PATRÃO

  Alguns anos atrás, um profissional de farmácia visitou-me em Dallas, no Texas, queixando-se de que seu patrão era petulante, estapafúrdio e rabugento e ainda por cima muito difícil de lidar-se. Disse-me ainda ele: “A única coisa que me retém ali é o ali é o salário, que é bom; mas eu o detesto tanto, que chego a me sentir como se estivesse queimando por dentro! E, além disso, todos os outros assistentes já foram promovidos, menos eu”.   Esse jovem rapaz havia instalado ditadores, déspotas e bandidos em sua própria mente sob a forma de sentimentos de ódio, ressentimento e rancor. Essa atitude mental negativa dominava-o inteiramente e comandava todos os seus pensamentos, sentimentos e reações.   Expliquei-lhe que o exterior sempre reflete o interior, que ele se estava magoando e impedindo o seu próprio sucesso profissional e financeiro e que o seu ressentimento e hostilidade não pagavam dividendos. Ele prontamente percebeu que o modo como se sentia interiormente era determinado por sua forma de pensar. Mudou então visceralmente de atitude mental e incutiu em sua mente idéias de sucesso, harmonia e prosperidade, com as quais passou a viver alimentando-as regular e sistematicamente; intencional e sinceramente, adotou como norma desejar paz, harmonia e felicidade a seu empregador.   Algumas semanas mais tarde, descobriu que essa sua nova
atitude era o seu verdadeiro patrão e que o controle da sua vida era, sem dúvida, função das idéias existentes em sua mente. Constatou também, pouco depois, que a atitude do seu empregador para com ele também se modificara, indo a ponto de promovê-lo a gerente de uma de suas filiais com um considerável aumento de salário. Sua mudança de atitude havia obviamente transformado tudo!

O SEGREDO DO SUCESSO EM VENDAS

  Há pouco tempo estive conversando com um jovem vendedor cujos rendimentos anuais vão aproximadamente a 25.000 dólares e que me disse ser o seu primeiro pensamento nas vendas o de servir; que sempre procura fazer com que o seu o seu cliente ganhe ou economize dinheiro e que jamais tira vantagem, de qualquer espécie, dos seus cliente. Disse-me também que nunca procura impingir a seus clientes mercadoria que os mesmos não possam realmente usar ou vender.   Quando não pode atender ou suprir as necessidades de um cliente, disse-me que sempre lhe indica uma outra pessoa que possui aquilo que o cliente deseja. “Isto”, disse-me ainda, “é simplesmente a regra de ouro em ação”. Todos os seus clientes o estimam profundamente. É verdade que, com esse procedimento, já perdeu muitas encomendas, mas por outro lado ganhou centenas delas e seu total de vendas anuais supera o de todos os outros vendedores da companhia.   A sinceridade, honestidade e zelo desse rapaz transmitem-se ao subconsciente de seus clientes que, por sua vez, lhe retribuem com confiança e crédito. A prática da “regra de ouro” é o segredo do seu sucesso nas vendas, assim como da sua subseqüente promoção a uma função de nível executivo.   O verdadeiro segredo está em tratar seus clientes exatamente da mesma forma como você gostaria de ser tratado por eles, se a situação se invertesse. Diga ao seu cliente, freguês ou comprador da sua casa ou terreno aquilo que você gostaria de ouvir, se ele estivesse comprando a sua mercadoria ou o seu terreno; ao proceder desse modo, todas as pessoas do mundo se sentirão compelidas a fazer-lhe o bem e você se transformará em um fabuloso sucesso como vendedor.

SUA VOZ PODE SER A VOZ DE DEUS

  Conheci um rapaz de dezessete anos nascido em Nova York num lugar chamado de “Cozinha do Inferno” que assistiu a algumas preleções que fiz naquela cidade muitos anos atrás. Aquele rapaz era dotado de uma voz maravilhosa, embora não cultivada e sem qualquer treinamento profissional. Disse-lhe, naquela oportunidade, que a imagem a que sua mente desse atenção se fixaria em seu subconsciente e viria a se tornar posteriormente em realidade, pois que sempre há uma reação do subconsciente estimula pela imagem mental formada conscientemente em sua mente.   Esse rapaz passou então, ao chegar em casa, a sentar-se sossegadamente em seu quarto, a relaxar totalmente o seu corpo e a imaginar-se vividamente cantando ao microfone, chegado até o ponto de sentir o instrumento; e afirmava com convicção: “Minha voz é a voz de Deus, canto de forma majestosa e gloriosa”. E ouvime congratular-me com ele pelos magníficos contratos assinados e gabar a excelência da sua voz.   A sua atenção e devoção, regular e sistemática, àquela imagem mental acabou por impressionar profundamente o seu subconsciente. Pouco tempo depois, um famoso professor de canto de Nova York ofereceu-se para dar-lhe lições gratuitas várias vezes por semana, pois em sua opinião as possibilidades do rapaz eram muito boas. Por fim, veio a assinar um contrato que lhe proporcionou a oportunidade de viajar para cantar nos melhores salões da Europa, da Ásia, da África do Sul, e de muitos outros lugares. Suas dificuldades financeiras acabaram-se, pois o contrato incluía também uma remuneração substancial.   Seus talentos ocultos e sua habilidade em revelá-los constituíam sua verdadeiras riquezas. Seu negócio era também um negócio de Deus, uma vez que seus predicados naturais para cantar eram uma dádiva Sua. Sua voz pode também ser a voz de Deus em suas atividades diárias, se você realmente se dispuser a liberar o seu poder infinito.

MODO SEGURO DE PROSPERAR

  Um sacerdote amigo meu disse-me certa vez que, em seus primeiros dias como padre, ele e sua igreja haviam tido muitas dificuldades financeiras, mas que finalmente descobrira um modo
seguro de expandir-se e de prosperar. Esse modo consistia em fazer a si próprio estas duas perguntas: “Como posso ser mais útil para os meus semelhantes?” e “Como posso contribuir mais para a humanidade?”   Eis a técnica ou processo que usava e que lhe deu resultados maravilhosos. Ele afirmava convicta e sinceramente: “Deus me revela os melhores meios de apresentar as Suas verdades aos meus semelhantes”.   Quase imediatamente recursos começaram a surgir, permitindo-lhe dentro de poucos meses pagar a hipoteca da igreja e não mais deixando que viesse a se preocupar com dinheiro.   Da mesma forma, você também jamais terá de se preocupar com dinheiro para a expansão do seu negócio, se incutir em sua mente o seguinte: “Deus me revela os melhores meios de servir aos meus semelhantes”. Destarte, idéias novas e criativas lhe ocorrerão e seus negócios prosperarão sob todos os aspectos.

COMO VIR A DIRIGIR UMA EMPRESA DE 200 MILHÕES DE DÓLARES

  Após uma preleção na cidade de Phoenix, no Arizona, um homem veio conversar comigo e disse-me que, quando era gerente de vendas de uma determinada organização, havia sofrido um colapso nervoso e também uma ataque cardíaco em conseqüência da pressão, da tensão e da disputa “política” existente na organização.   Havia, entretanto, depois de totalmente recuperado, retornado às suas funções e adotado o seguinte procedimento: todas as manhãs, fechava a porta do seu escritório e passava de dez a quinze minutos conversando ou comunicando-se com Deus. Proclamava que Sua inteligência infinita dirigia todas as suas atividades do dia, que o amor e a harmonia divinos prevaleciam sempre sobre a discórdia, que todas as suas decisões, apreciações e compras seriam orientadas pela sabedoria de Deus e que seu intelecto, som a Sua bênção, lhe revelaria o plano perfeito a cumprir e o caminho a seguir. Sinceramente declarava que Deus conhecia todas as respostas dos seus problemas e que ele se considerava uma criatura de Deus; que quando recorria à Sua sabedoria suprema era sempre atendido. E protestava sinceramente: “A lei e a ordem divinas dirigem os meus atos, a junta de diretores e toda a organização. Eu irradio amor, paz,
prosperidade e sinceridade para todos”.  E mais ainda, após a adoção de tal procedimento, jamais perdeu um dia de trabalho, passando a sentir-se cada vez mais saudável e feliz; novas e criativas idéias para a expansão e promoção dos produtos da companhia continuamente lhe ocorriam, fazendo com que o negócio progredisse além de qualquer expectativa. Foi-lhe inclusive facultado galgar a escada do setor executivo, vindo, em menos de dois anos, a ser eleito presidente de uma enorme corporação com um salário fabuloso.   Aquele homem conseguiu provar a si próprio que os negócios de Deus são sempre prósperos, e você pode fazer o mesmo.

O DIA DE HOJE NÃO ESTÁ HIPOTECADO

  Se você não pode amortizar a hipoteca hoje, não dispõe de recursos para pagar determinadas contas ou está antecipando o fracasso, lembre-se de que tudo que tem a fazer é modificar o seu atual modo de pensar para que as condições também se modifiquem. O seu comportamento é a expressão constante da sua atividade mental. O que lhe acontece a cada momento é apenas decorrência do pensamento e do sentimento.   Pense de forma correta no presente, pois o futuro é sempre a manifestação do pensamento presente. Modifique logo o seu modo de pensar, de forma a torná-lo harmonioso, pacífico e promissor.   Suas dificuldades presentes são conseqüência do seu modo de pensar atual. Não existe tempo ou espaço para a Mente Divina. Seu bem-estar consiste literalmente no momento presente. O passado e o futuro são também pensamentos presentes, pois o ato de pensar somente pode ser exercido no momento presente, o momento que se vive. A modificação desse momento implica também na do seu próprio destino! O único momento passível de controle é o momento presente, o que justifica a antiga expressão dos místicos hindus: “Deus (seu bem-estar) é o Presente Eterno”.

TRÊS ETAPAS PARA O SUCESSO COMERCIAL

  Uma jovem senhora era dona de um elegante salão de beleza. Sua mãe, entretanto, ficou doente, levando-a a permanecer tempo considerável em casa para tratá-la e a negligenciar o seu negócio. Durante sua ausência, dois de seus empregados deram um desfalque, deixando-a seriamente
endividada.   Decidiu ela, então, usar as três etapas que se seguem para se refazer das perdas sofridas:   Primeira etapa: Imaginou que o gerente do banco local a cumprimentava pelos substanciais depósitos bancários que vinha fazendo e deixava-se ficar assim imaginando por aproximadamente cinco minutos de cada vez.   Segunda parte: Em sua imaginação, ouvia sua mãe dizerlhe que “estava muito feliz por saber que seu negócio ia muito bem e por ter fregueses tão maravilhosos!” E permanecia, feliz e alegre, a ouvir sua mãe falar dessa maneira por cerca de três a cinco minutos.   Terceira parte: Pouco antes de ir para a cama, afirmava: “Estou proporcionando a todos um serviço magnífico e Deus, por meu intermédio, abençoa todas as pessoas que comparecem a meu salão”.   Em menos de três semanas, seu negócio começou a prosperar extraordinariamente a ponto de obrigá-la a admitir novos empregados; e nesse intervalo de tempo veio a se casar, recebendo do marido, como presente, a importância de 20.000 dólares, o que lhe possibilitou ampliar o seu negócio e abrir novas instalações.

A VERDADE SOBRE COMPRA E VENDA

  Sou freqüentemente consultado sobre problemas de compra e venda de terrenos, edifícios e lojas, mas na realidade este assuntos se aplica a qualquer tipo de artigo que se queira comprar ou vender. O desejo de vender alguma coisa traduz, na verdade, a pretensão de dispor de uma propriedade ou casa porque se deseja mudar; e significa também que há alguém disposto a recebê-la.   Ao comprar ou vender, imagine estar instantaneamente em contato com o vendedor ou comprador ideal no local adequado, que seu subconsciente fará com que tal aconteça. Esse procedimento porá em funcionamento a “lei da atração” e você se encontrará, de um momento para outro, fazendo negócio com uma pessoa absolutamente satisfeita com a transação, tudo na mais divina ordem.  O preço que você fizer será sempre o correto e justo se, numa operação inversa, você se dispusesse a pagá-lo.

ORAÇÕES DIÁRIAS PARA SUCESSO FINANCEIRO

  “... Não sabíeis que importa ocupar-me nas coisas do meu Pai?” (Lucas 2:49). “Sei que o meu negócio, profissão ou atividade também são de Deus. Os negócios de Deus são sempre basicamente bem sucedidos. Minha compreensão e sabedoria se desenvolvem a cada dia. Sei, acredito e aceito o fato de que a lei divina da abundância está sempre me beneficiando, assim como também a todos os demais à minha volta.   Meu negócio ou profissão é absolutamente correto. As idéias, recursos, mercadorias e contatos de que necessito são presente e permanentemente meus e atraídos irresistivelmente para mim pela lei da atração universal. Deus é a vida do meu negócio. Sou divinamente inspirado e guiado sob todos os aspectos. Todos os dias me são proporcionadas oportunidades maravilhosas de prosperar, crescer e progredir. Estou contribuindo para o bemestar geral. Sou um grande sucesso, pois negocio com os outros como gostaria que negociassem comigo”.

SÍNTESE DO CAPÍTULO IX

Proporcione a si próprio bons pensamentos comerciais

1. Todos os negócios pertencem também a Deus e Seus negócios são sempre prósperos. Faça tudo com prazer e alegria para a glória de Deus. 2. Reconheça Deus como seu sócio em todas as transações comerciais e também a Sua presença em todos os seus clientes e fregueses para merecer a Sua orientação e direção sob todos os aspectos. 3. Admita ser Deus seu único empregador, pois assim fazendo se sentirá sempre proveitosamente empregado e dotado de permanente sensação de segurança. 4. Sua atitude mental dominante é o seu verdadeiro patrão. As idéias são os nossos senhores e determinam nossas atitudes. Incuta em sua mente idéias são os nossos senhores e prosperidade e as estimule com convicção: você verificará que a existência interior de um bom patrão fará com que o mesmo ocorra exteriormente. 5. O sucesso nas vendas depende essencialmente do serviço prestado ao freguês; tudo o mais é conseqüência...
6. Aqueles que possuem o dom de saber cantar devem convencerse de que sua voz é de Deus e que o seu modo de cantar arrebata e delicia as platéias, pois assim fazendo estarão no caminho certo da fama e da glória. 7. Se os seus negócios não se estiverem desenvolvendo bem, faça a seguinte oração: "Inteligência Infinita, conceda-me a graça de mostrar-me melhores modos de servir". Isto será o suficiente para que os negócios passem a prosperar extraordinariamente! 8. Suas experiências de hoje não são motivadas pelo que aconteceu ontem, mas sim uma exteriorização do seu pensamento presente. Mude o seu modo de pensar que tudo se transformará. O único momento é o presente; o próprio futuro é determinado pelo seu pensamento presente. 9. Ao comprar e vender convença-se de que está instantaneamente em contato com o vendedor ou comprador ideal no momento adequado. A lei da atração fará com que vocês se encontrem e façam uma transação harmoniosa, pacífica e mutuamente satisfatória.


Capítulo X - A LEI DO CRESCIMENTO

 Na Primeira Epístola aos Coríntios lê-se: “Eu plante, Apolo regou, mas Deus é quem deu o crescimento”. Crescimento, desenvolvimento é o que todos os homens e mulheres do mundo buscam; é uma exigência de Deus existente em seu íntimo e que tende a se manifestar, de forma cada vez mais completa, em todas as fases de suas vidas.  Seu desejo de ficar rico, de prosperar e de se desenvolver é um impulso fundamental do seu próprio ser. Você deseja ampliar o círculo dos seus bons amigos, assim como possuir também maior quantidade e melhor qualidade de alimentos, roupas, automóveis, casas e de todas as boas coisas da vida. E mais do que tudo, você deseja viajar mais, aprender mais sobre os seus poderes interiores e experimentar uma medida de beleza. Você deseja, em síntese, viver uma vida de maior abundância.   Você planta um grão de trigo e molha o solo, mas é Deus quem lhe dá o crescimento multiplicando uma centena ou milhares de vezes seus grãos. Igualmente, tudo aquilo que você planta em sua mente sob a forma de pensamento, sentimento e imaginação se multiplica em sua manifestação exterior.
  Crescimento significa a multiplicação dos seus bens, o desenvolvimento do seu pensamento ou plano incipiente. Não pode haver crescimento sem que haja uma ação inicial. Comece logo a impressionar sua mente com a idéia de crescimento, mas ciente de que não pode obtê-lo sozinho, porquanto compete a Deus proporcioná-lo.

UMA IDÉIA MILIONÁRIA

  A doutora Olive Gaze, esposa do falecido Dr. Harry Gaze, famoso conferencista internacional sobre “A Psicologia da Vida Diária”, contou-me esta interessante história sobre o seu falecido esposo.   O Dr. Gaze era ainda muito jovem quando chegou da Inglaterra para fazer conferências sobre as leis da mente nos Estados Unidos, tendo-se decidido inicialmente pela cidade de Chicago. Seu hotel ficava perto da Chicago Opera House e olhado pela janela, certo dia, pôde ver uma enorme multidão saindo do Teatro, após a realização de um espetáculo. Disse então para si próprio: “Falarei sobre as leis da mente nesse Teatro com a casa repleta. Deus está comigo e com todos aqueles que me ouvirem”.   O Dr. Gaze possuía apenas uma centena de dólares, quando se dirigiu ao gerente do Teatro para alugá-lo e ali proferir suas conferências sobre “A Psicologia da Vida Diária”. O gerente inicialmente achou graça, mas, à medida que o Doutor lhe falava sobre os poderes da mente, passou a ficar profundamente interessado, dizendo-lhe, finalmente, que lhe daria uma semana de prazo para conseguir os vários milhares de dólares necessários para o aluguel do Teatro.   Durante o resto da semana, o Dr. Gaze continuou dizendo para si próprio: “É Deus quem concede o crescimento. Esta minha idéia é boa e se destina a beneficiar a todos. Deus a ampliará e multiplicará”.   Pouco depois veio a conhecer o Senhor McCormick, um multimilionário de Chicago, que se mostrou muito interessado na sua terapêutica mental, convidando-o e a mais onze pessoas, todos também milionários, para almoçar. Nessa oportunidade, o Dr. Gaze falou-lhes sobre os poderes da mente e todos, como resultado, decidiram contribuir com uma grande quantia em dinheiro que lhe permitiu atender a todas as despesas de propaganda e pagar o aluguel do Teatro.
  O sonho do Dr. Gaze se tornou realidade. Multidões podiam ser vistas saindo do Teatro após cada uma de suas preleções, exatamente como ele próprio imaginara algumas semanas antes, ao olhar pela janela do seu quarto do hotel.   O Dr. Gaze “plantara” em sua mente aquela imagem, acompanhada de um sentimento de alegria e de tranqüilidade por antever sua realização, pois sabia, no fundo do seu coração, que é Deus quem proporciona o crescimento.

A PROFESSORA E OS ESTUDANTES

  Uma professora que assiste regularmente às minhas preleções disse-me que costumava ter grande trabalho com os alunos indisciplinados até haver adotado, com resultados notáveis e surpreendentes, o seguinte procedimento.   Todas as manhãs antes das aulas, durante quinze minutos, ela se isolava de todos, concentrava-se intimamente e dizia para si mesma: “Sou um centro criador de Deus e proporciono a todos os meus alunos mais amor, sabedoria e conhecimento. Estou transmitindo a cada um deles a idéia de aproveitamento e progresso. Tenho fé inabalável em que cada um dos meus alunos aprenda com rapidez e que sejam todos harmoniosos, inspirados, amorosos e bastante cooperativos. Tenho a firme convicção de que cada criança de minha turma é um estudante aplicado e sei que esta minha convicção se transmite ao seu subconsciente. Assim seja”.   Nos anos subseqüentes, essa professora foi repetidamente cumprimentada pela ordem e disciplina reinantes em suas aulas e o aproveitamento de seus alunos tem sido excepcionalmente bom. Recentemente foi promovida e transferida para outra escola com um grande aumento de salário.   Ela reivindicava continuamente maiores benefícios para si própria e para seus alunos e constatou que tal procedimento lhes propiciava a bênção de Deus. Em sua mesa de trabalho, conserva a seguinte legenda: “Tudo que desejo para mim desejo também para todas as pessoas”. E os resultados obtidos foram realmente bastante compensadores.

DA CABANA AO ARRANHA-CÉU

  Regressei recentemente da cidade de Phoenix, no Arizona,
após fazer preleção na Igreja da Divina Ciência, que tem como ministro o Dr. Jacob Sober, antigamente um renomado rabi e que atualmente conduz serviços religiosos, sem discriminação de credo, sobre as leis mentais e espirituais.   Naquela oportunidade, conversei com um homem que me disse ter sido, a vinte anos, um carpinteiro que fazia biscates naquela cidade e que vivia, então, numa velha e arruinada cabana nas montanhas próximas. Sentira, entretanto, um desejo irresistível de construir arranha-céus comparáveis aos existentes na cidade de Nova York. Passou então a dizer para si próprio: “Estou ficando rico e contribuindo para que outros fiquem muito ricos; estou proporcionando a todos muitas benesses”.   Após essa mudança de atitude mental, muitos homens e mulheres começaram a solicitar os seus serviços e seu negócio de carpintaria cresceu de tal forma, que o levou a empregar vários outros homens. Certo dia, foi incumbido de construir a casa de um homem muito rico, que viera do leste por motivo de saúde. Em vista do seu excelente trabalho, aquele homem contratou-o como empreiteiro, dando-lhe uma pequena participação nos negócios e, mais tarde, ao falecer, deixou-o como seu único herdeiro. Hoje em dia, esse antigo carpinteiro possui muitos milhões de dólares e já construiu diversos arranha-céus.   Comece logo a sentir-se rico como aquele carpinteiro, que você ficará surpreso com as benesses inesperadas que lhe advirão de todas as partes. Você se sentirá em condições de expandir os seus negócios e receberá inevitavelmente, com a ajuda de Deus, todas as riquezas de que necessita para progredir e vencer na vida.  Não importa quem você seja – um estenógrafo, um secretário, um advogado, um motorista de táxi ou um padre – ou o que faz; se começar desde logo a concentrar sua mente em pensamentos de riqueza, saúde e felicidade para os outros, esses pensamentos se fixarão em seu subconsciente e, pela lei universal da atração, atrairão tudo aquilo para você, fazendo-o fabulosamente rico e possibilitando-o a prosperar espiritual, mental e materialmente.

UM CAMINHO ATÉ A PORTA

  Um jovem médico, meu conhecido, surpreendeu seus colegas com seu fenomenal sucesso. Os pacientes o procuravam aos
magotes! Confidenciou-me ele que, no primeiro dia em que abriu seu consultório, começou a meditar da seguinte forma: “Eu proporciono acréscimos de vida aos outros. Deus é o grande médico e eu apenas um instrumento Seu; Suas curas se processam por meu intermédio. Tudo aquilo que toco é milagrosamente curado, pois me acho em constante sintonia com a Presença Benéfica Infinita. Sou-lhe grato pelo meu sucesso, pelas minhas realizações e pelas riquezas da vida”.   Todos os dias ele reza daquela forma e não tem condições para atender a todos os clientes que o procuram, vendo-se compelido a ter de encaminhá-los a outros médicos.

A ATITUDE MENTAL E O PADRE

  Recentemente estive com um padre cujos fiéis estavam reduzidos a cinqüenta ou sessenta pessoas e chegamos à conclusão de que o motivo daquela diminuição residia no fato de não estarem eles recebendo realmente aquilo que desejavam ou de que necessitavam.   Em vista disso, o padre mudou imediatamente de atitude mental e passou a mostrar a seus seguidores o que deviam fazer para levar uma vida plena e feliz, para prosperar, para estabelecer relações humanas harmoniosas, para serem bem sucedidos nos negócios ou em sua profissão e para se sentirem saudáveis, inspirados e cheios de vida. Concluíra ele que não podia transmitir tais condições aos outros sem que elas fizessem parte da sua própria vida.  Passou então a praticar o que pregava, demonstrando do seu púlpito as leis da vida. Em três meses a igreja era freqüentada por mais de quinhentas pessoas, que lhe diziam: “Estas são as coisas que desejávamos ouvir; temos um novo homem no púlpito!”  Sua transformação fora decorrente da renovação da sua atitude mental. Esse padre demonstrou que a lei do crescimento é matematicamente tão certa quanto as leis da química, da física ou da gravitação.

OPORTUNIDADE PERPÉTUA DE PROGRESSO

 Algumas pessoas declaram que não conseguem progredir ou ser promovidas por estarem trabalhando em um lugar em que não há oportunidade de progresso e onde os salários são estabelecidos
de acordo com certos padrões. Isto não é total e necessariamente verdadeiro. As leis da mente podem ser sempre usadas para progredir e para vencer na vida em quaisquer circunstâncias.  O segredo está em formar uma nítida imagem mental daquilo que se deseja ser, em saber que o poder e a sabedoria do seu subconsciente o apoiarão e em perseverar e ter determinação para ser o que se deseja ser. Tenha fé em que sua imagem mental se desenvolverá em seu subconsciente e se transformará em realidade.  Faça com amor o que estiver fazendo, isto é, dê o melhor de si mesmo naquilo em que estiver empenhado. Seja cordial, amável, afável e benevolente. Pense de forma grandiosa e em riquezas, pois assim fazendo seu trabalho presente não será mais do que um simples degrau para o seu triunfo. Tenha consciência do seu verdadeiro valor e reivindique as riquezas existentes em sua mente para si próprio e também para todas as pessoas que encontrar durante o dia, sejam elas o seu patrão, o seu sócio, o empregado, um freguês ou um amigo, enfim todos aqueles que se acham à sua volta. Você sentirá suas próprias radiações de riqueza e de progresso e a Inteligência Infinita, muito brevemente, lhe proporcionará uma nova oportunidade.  Não há nada no mundo para impedir o seu progresso a não ser você mesmo, isto é, seus próprios pensamentos e o conceito que faz de si próprio.  Quando você está em busca de uma melhor situação e se apresenta a oportunidade de obter mais dinheiro e melhor status e prestígio, seja receptivo a essa idéia, aceite-a, que ela será um passo à frente na direção de oportunidades maiores e melhores. Ingresse desde logo numa vida de progresso e experimente, aqui e ali, as riquezas de Deus.

A CULPA DO GOVERNO

 Uma mulher queixou-se a mim, certa vez, que seu marido estava constantemente culpando o governo, os impostos e o sistema competitivo por sua falta de dinheiro.  Falando com ele, descobri que se julgava uma vítima das circunstâncias ao invés de senhor da sua situação. Começou, entretanto, a verificar que podia estabelecer um plano mental criativo que transcendia ao seu próprio ambiente e condições de vida e adquiriu consciência de que era um cidadão do Reino de
Deus. Esta era sua oração diária: “A lei do crescimento é inevitável e minha mente está permanentemente aberta a um crescimento generoso. Meus negócios crescem, se expandem e desenvolvem maravilhosamente e minhas finanças se multiplicam de forma constante e extraordinária. Sou farta e abundantemente suprido interna e externamente pelo depósito infinito existente em meu íntimo. Mantenho meu coração e minha mente abertos à abundância e riquezas de Deus e sinto-me cada vez mais rico, interna e externamente”.  À medida que sua mente era alimentada com essas verdades interiores, seus suprimentos exteriores tornavam-se mais e mais abundantes; ele tem agora um negócio próprio e goza de extraordinária prosperidade.

SÍNTESE DO CAPÍTULO X

Pense nestas coisas

1. Crescimento (desenvolvimento, progresso) é o objetivo de todos os homens. É uma exigência de Deus que tende a se manifestar através do seu ser, estimulando-o e levando-o a atingir um nível social mais elevado. 2. Fixe em sua mente uma imagem mental, acompanhada de um sentimento de alegria e tranqüilidade, e antecipe em resultado feliz, que experimentará a satisfação de uma prece atendida. 3. Você é um centro criador que pode proporcionar a todos mais amor, sabedoria e conhecimento. Na medida em que dá, você recebe, fazendo com que maravilhas aconteçam em sua vida. 4. Fixe estas verdades em sua mente, com fé e esperança: "Estou ficando rico, contribuindo para que outras pessoas também fiquem ricas e proporcionando benesses a todas elas". Este é o caminho real para a riqueza. 5. Proporcione desenvolvimento aos outros em seus pensamentos e adquira consciência de que você é um instrumento de Deus através do qual Seu amor, Suas verdades, Sua beleza e Sua riqueza fluem. Convença-se de que esses elementos fluem através dos outros, pois assim atrairá riquezas, amigos, fregueses, clientes e experiências maravilhosas. 6. Se você é um padre, ensine às pessoas como levar uma vida de abundância, assim como também as leis da prosperidade e a ciência de uma vida feliz, alegre e de sucessos: destarte, sua igreja
jamais terá um assento vazio. 7. Há sempre uma oportunidade à sua porta. Forme uma imagem mental nítida daquilo que seja ser e convença-se de que o poder do seu subconsciente a tornará realidade. Esta é a sua oportunidade! 8. Não há ninguém a culpar a não ser você mesmo. Deixe de culpar o governo, os impostos, a competição e as condições prevalentes no mundo. Você é um cidadão de mente e de riquezas infinitas! Pense de forma grandiosa, visualize riquezas e sinta-se rico, que a lei da atração fará o resto.


Capítulo XI - IMAGENS MENTAIS E RIQUEZAS

 Napoleão certa vez disse que “a imaginação governa o mundo”; e Henry Ward Beecher, de forma análoga, proclamou: “A alma sem imaginação é como um observatório sem telescópio”.  A imaginação é uma das faculdades primordiais da mente, que tem o poder de dar forma e de projetar as idéias, tornando-as visíveis na tela do espaço. É o poderoso instrumento utilizado pelos grandes cientistas, artistas, médicos, inventores, empresários e escritores. Os cientistas, com sua imaginação, penetram nas profundezas da realidade e ficam capacitados para revelar os segredos da natureza.  Quando o mundo diz: “Isto é impossível, não pode ser feito”, o homem, com sua imaginação disciplinada, controlada e dirigida, declara: “Já está feito!”  É tão fácil – e muito mais interessante, agradável e atraente – você se imaginar rico e bem sucedido quanto mergulhado na pobreza, na penúria e no fracasso. Se você deseja promover a realização de seus desejos ou ideais, forme a imagem mental correspondente em sua mente; imagine constantemente a realização do seu desejo, pois assim estará, na verdade, forçando a sua consecução.  Aquilo que se imagina como verdadeiro já existe na mente e, se permanecermos fiéis a um ideal, dia virá em que se concretizará. O Arquiteto Máximo existente em seu íntimo projetará na tela da visibilidade tudo aquilo que você incutir em sua mente.

UM NEGÓCIO MILIONÁRIO

 Um destacado empresário, durante uma conversa ocasional, disse-me ter começado a vida com uma pequena loja, mas que sistemática e regularmente, durante anos, se imaginava como o dirigente de uma grande corporação com filiais por todo o país. Todos os dias, pela manhã, à tarde e à noite, durante dez ou quinze minutos, visualizava em sua mente gigantescos edifícios, fábricas e lojas, sabendo que, pela alquimia da mente, teria de fabricar o tecido com o qual seus sonhos seriam vestidos.  Gradualmente seu negócio começou a expandir-se, levando-o a ampliar a sua loja e a abrir a algumas filias. E pela lei universal da atração, passou a ter as idéias e a dispor das pessoas, dos
amigos, do dinheiro e tudo o mais de que necessitava para o desenvolvimento do seu ideal.  Exercitou e cultivou, verdadeira e sinceramente, a sua imaginação, conservando suas imagens mentais até que suas faculdades de imaginação viessem a dar-lhes forma. Atualmente, é um homem fabulosamente rico e exerce a presidência de uma empresa que emprega milhares de pessoas.

ENRIQUECIMENTO FRATERNO

 Uma estudante da Universidade da Califórnia do Sul ouviume explicar que um dos significados bíblicos de José é a imaginação e que, segundo a Bíblia, ele usa um casaco de muitas cores. Em linguagem bíblica, o casaco é uma forma de abrigo psicológico, cujos ornamentos são as atitudes, os sentimentos e a disposição mentais. O casaco de muitas cores de José representa as muitas faces de um diamante ou a sua capacidade de “vestir”, isto é, de dar forma a qualquer idéia.   A moça começou a imaginar o irmão, que era muito pobre, vivendo no maior luxo; podia ver seu rosto resplandecendo de alegria, sua fisionomia totalmente transformada e um grande sorriso nos seus lábios. E o imaginava dizendo-lhe exatamente aquilo que ela desejava ouvir: “Minha irmã, sou rico, feliz e bem sucedido; sinto-me maravilhosamente bem! Tenho um carro novo e um apartamento formidável; tenho a sensação de estar mergulhado em riquezas!”  Ela ficou dia e noite fiel àquela imagem mental e conservou-a vívida e real até conseguir impressionar seu subconsciente. Dois meses depois, foi feita a seu irmão uma oferta maravilhosa. A companhia em que trabalhava pôs um automóvel à sua disposição e ele ganhou uma grande soma numa loteria! Essa moça teve a alegria e se emocionou ao ouvir do irmão que tudo aquilo que subjetivamente lhe desejara se havia concretizado.  Pode-se imaginar abundância e riqueza onde há carência, paz onde há discórdia e saúde onde existe doença. A imaginação dispõe de tudo, pois pode criar riqueza, beleza, justiça e felicidade, que é tudo neste mundo.

A IMAGINAÇÃO E O SUCESSO FINANCEIRO

 Um homem e negócios amigo meu estava, certa ocasião, em
dificuldade para receber de um antigo freguês uma dívida de 10.000 dólares. Por mais de dois anos vinha insistindo no recebimento daquela importância mas sem qualquer sucesso, a não ser promessas de pagamento jamais cumpridas. Hesitava em cobrar judicialmente desse antigo freguês em atenção aos longos anos de negócios em comum; estava, entretanto, profundamente ressentido e zangado com ele.  Por sugestão minha, meu amigo mudou de atitude para com o freguês, passando a imaginar e a dizer que ele era honesto, sincero, amigo e amável. Depois de mais algum tempo, mudou novamente de atitude; várias vezes por dia ficava sentado e quieto e imaginava ter em sua mão um cheque de 10.000 dólares que se via, de forma muito nítida, estar depositando em sua conta bancária. Chegou mesmo a sentar-se para escrever-lhe uma carta imaginária de agradecimento pelo pagamento da dívida, indo mesmo a ponto de selá-la e colocá-la numa gaveta da sua mesa.  Sabia que, com esse procedimento, estava formando uma imagem definitiva em seu subconsciente e tinha certeza de que a mesma viria, oportunamente, a se concretizar. Dez dias mais tarde, recebia daquele seu freguês um envelope com um cheque de 10.000 dólares e uma nota dizendo: “Você tem estado em minha mente nestes últimos dias; senti que devia pagar-lhe integralmente. Lamento o atraso; algum dia lhe explicarei o motivo”.  Este caso demonstra como uma atitude mental modificada altera tudo.

A IMAGINAÇÃO PRODUZ RIQUEZA

 Não há dúvida alguma de que a televisão, o rádio, o radar, os aviões a jato e todas as modernas invenções são produto da imaginação do homem. Sua imaginação é um tesouro infinito, que lhe proporciona todas as jóias preciosas da música, da arte, da poesia e das descobertas de todas as coisas.  Considere, por exemplo, por um momento, a figura de um arquiteto talentoso e afamado, que concebe em sua mente uma cidade moderna e bonita para pessoas de todas as idades, com piscinas, aquários, centros de recreação, parques, etc. Ele pode construir em sua mente o palácio mais bonito que os olhos humanos já viram, pode visualizar inteiramente os edifícios totalmente prontos antes mesmo de entregar o seu projeto aos
construtores. Suas riquezas interiores criam riquezas exteriores para si próprio e para muitas outras pessoas.  Você é o arquiteto do seu futuro. Você pode olhar agora para uma bolota de carvalho e, com sua imaginação, conceber uma floresta cheia de rios, córregos e arroios; pode também provar a floresta com todos os tipos de vida e, mais ainda, colocar uma arco-íris em cada nuvem. Você pode olhar para um deserto e fazêlo reformular-se e florescer como uma rosa. Os homens dotados de intuição e de imaginação encontram água no deserto e criam cidades onde outros homens anteriormente apenas viam uma terra estéril e desolação.

UMA FORTUNA NO DESERTO

 Há cerca de dez anos atrás, comprei um terreno em Apple Valley de um homem que, no clímax da depressão do princípio da década de 1930, se dirigia de automóvel, em companhia da sua mulher, para Nevada e que, ao passar por aquela região, então um vasto deserto, lhe disse: “Aqui, em futuro próximo, haverá uma cidade. Muitas pessoas se deslocação para este deserto e aqui construirão escolas, hospitais, casas e indústrias. É terra do Governo; vou ver se compro 600 acres”.  O preço na época era de dois dólares o acre. Assim, com um pequeno investimento de dois dólares por acre ele fez uma pequena fortuna, pois o valor do acre atualmente é de 400 dólares eu mais. Milhares de homens e mulheres passaram por aquela mesma região no seu caminho para o Estado de Nevada e, onde viam apenas um deserto, aquele homem viu uma fortuna.  A Bíblia diz: “... tornarei o deserto em uma lago de água e a terra sedenta em mananciais de água”. (Isaías 41:18).

IMAGINAÇÃO E DESEJO

 Uma professora que ouve meu programa diário de rádio escreveu-me dizendo que havia escrito em um caderno de notas as palavras Saúde, Riqueza, Amor e Sentimento. Disse ela que não tinha boa saúde nem dinheiro suficiente, que era solteira e que aguardava a oportunidade de vir a ensinar em uma universidade.  Sob a palavra Saúde, escreveu o seguinte: “Estou bem de saúde; Deus é a minha saúde”. Sob a palavra Riqueza anotou: “Sou rica, pois as riquezas de Deus são também minhas”. Sob a
palavra Amor: “Estou casada e feliz, divinamente feliz”. E sob a palavra Sentimento escreveu: “A Inteligência Divina me orienta e dirige para fazer o trabalho correto, que realizo de forma perfeita para fazer jus a uma remuneração maravilhosa”.  Todas as manhãs e noites, relia o que havia escrito no caderno e declarava convictamente: “Todos esses desejos estão sendo agora realizados pelo meu subconsciente”. Deixava-se então ficar imaginando, durante algum tempo, a concretização total de cada uma daquelas imagens. Visualizava seu médico dizendo-lhe: “Você está completamente curada; está tudo bem com você agora”. Imaginava sua mãe, com quem vivia, falando-lhe: “Você agora está rica; pode mudar-se e viajar. Estou tão feliz”. E a seguir, um padre pronunciando as clássicas palavras: “E agora eu os declaro marido e mulher”, indo mesmo a ponto de sentir a solidez e a tangibilidade de uma aliança imaginária ser colocada em seu dedo. Antes de dormir, sua última imagem mental era a do seu diretor, dizendo-lhe: “Lamento que nos deixe, mas fico feliz em saber que vai lecionar na universidade. Meus parabéns!”  Cada uma dessas imagens mentais era projetada em sua mente por cerca de cinco minutos, conservando-se ela absolutamente descontraída e alegre, sabendo que essas imagens se transmitiriam por osmose ao seu subconsciente, onde proliferariam na escuridão e viriam a se manifestar no tempo e no local adequados.  Isto veio a ser para ela um exercício mental fascinante e seu mundo como que magicamente se moldou à imagem e à semelhança daquilo que fora concebido por sua imaginação disciplinada, controlada e diariamente dirigida naquele sentido. Em cerca de três meses todos os seus desejos estavam realizados.  Descobriu assim que existe alguém que projeta, que concebe e que realiza em seu íntimo com o material que há em sua mente sob a forma de pensamentos, de imagens e de sentimentos, moldando-o em um padrão de vida que lhe proporcione os benefícios da saúde, da riqueza, do amor e do sentimento. Sua passagem favorita está contida nos Salmos 121:1: “Elevo os meus olhos (imaginação) para os montes, de onde há de vir o meu socorro”.

A IMAGINAÇÃO É PERMANENTE

 A imaginação é constantemente usada, seja para construir ou
para destruir. O pensamento se traduz através de imagens mentais. Pense em sua mãe e sua imagem lhe aparecerá; pense em uma casa e a verá em sua mente. Uma pessoa que vive na pobreza está sempre imaginando toda sorte de limitações e de deficiências e a mente só produz de acordo com a imagem mental que lhe é incutida.  Quando se está para casar, conserva-se na mente imagens vívidas e realísticas. O poder da imaginação faz com que se veja o padre oficiando, com que se ouçam as palavras que pronuncia, com que se vejam as flores e a igreja e se ouça a música. Imagina-se a aliança sendo colocada no dedo e viaja-se, em imaginação, em lua-de-mel, para a Europa ou para as cataratas do Niagara. Tudo isto é obra da sua imaginação.  Da mesma forma, antes de se diplomar, você passa em sua mente todas as bonitas cenas daquele evento, dando forma material a todas as suas idéias sobre a cerimônia. Você vê, em sua imaginação, um professor ou o diretor do colégio lhe fazendo entrega do diploma; vê também todos os seus colegas paramentados; ouve seu pai, sua mãe e sua namorada congratularem-se com você e sente até os seus abraços e beijos. Tudo como se fora real, dramático, estimulante e maravilhoso.  As imagens aparecem livres em sua mente como que saídas do nada, mas você sabe e deve admitir que sempre existiu, existe e existirá um Criador Interior com poder para moldar todas essas formas visualizadas que povoam a sua mente, para dar-lhes vida e movimento e para proporcionar-lhes o dom da voz. Essas imagens teriam então condições para dizer-lhe: “Vivemos somente para você!”

A IMAGINAÇÃO DE RIQUEZA PARA OUTROS

 Um corretor amigo meu está sempre interessado em fazer os seus clientes ganharem dinheiro. Em conseqüência, tem sido muito bem sucedido e recentemente foi promovido a vice-presidente executivo da sua empresa. Seu método é muito simples. Antes de ir para o escritório, senta-se absolutamente imóvel, acalma a sua mente, relaxa o corpo e estabelece conversação imaginária com alguns dos seus clientes, que, um após o outro, o cumprimentam pela segurança e sabedoria da sua orientação e também pelas compras realizadas de boas ações. Esta conversa imaginária é realizada com regularidade e implantada psicologicamente em seu
subconsciente como uma forma de persuasão da sua mente.  Periodicamente, durante o dia, esse corretor recorre às suas imagens mentais, acentuando mais e mais a sua impressão no subconsciente. Confidenciou-me ele já ter ganho pequenas fortunas para alguns clientes e que jamais pessoa alguma perdeu dinheiro com sua orientação.  Esse corretor tem conhecimento de que tudo aquilo que está subjetivamente corporificado se encontra na ordem natural das coisas a se concretizarem. As imagens mentais permanentes são as que realmente se desenvolvem nas profundezas da mente. Repasse com freqüência suas imagens mentais. Adquira o hábito de projetá-las freqüentemente na tela da sua mente, pois assim, em pouco tempo, terão uma forma definida e constante. O filme interior que se desenrola no íntimo da sua mente virá a se manifestar exteriormente, de forma concreta. Na Epístola aos Romanos (4:17) lê-se o seguinte: “... e chama as coisas que não são, como as que são ...”; e o invisível torna-se visível.

A CIÊNCIA DA RIQUEZA

 Na ciência da imaginação, deve-se primeiro procurar discipliná-la ao invés de deixá-la agir desordenadamente. A ciência é exigente da pureza. Ao se pesquisar um produto quimicamente puro, faz-se necessário remover todos os traços de outras substâncias, assim como também os materiais estranhos; enfim, toda a escória.  Na ciência da imaginação, deve-se eliminar todas as impurezas mentais, tais como inveja, o medo, a preocupação, o ressentimento e a ambição. Toda a sua atenção deve ser concentrada nos seus objetivos na vida, sem quaisquer desvios ou distorções, objetivos esses que se resumem em levar uma vida plena e feliz. Mantenha-se mentalmente absorvido pela realidade dos seus desejos para que possa vê-los adquirirem forma material em sua vida.  Um empresário bem sucedido que, ao chegar em casa, se permite dominar por imagens mentais de fracasso, vê suas prateleiras vazias, imagina-se à beira da falência e se alarma com a indisponibilidade de recursos em sua conta bancária. Imagina até que seu negócio está a ponto de fechar quando, na realidade, está em franca prosperidade. Não há qualquer vestígio de verdade em tal imagem mental; em outras palavras, as coisas que o apavoram
apenas existem em sua imaginação. O fracasso jamais virá a se concretizar, a menos que conserve aquela imagem mórbida sobrecarregada pelo sentimento de medo. A pessoa que freqüentemente se permite dominar por tal imagem mental está fadada ao fracasso. Ao lhe ser dada a opção entre o fracasso e o êxito, tenderá a se pronunciar pelo primeiro.  Insira imediatamente em sua mente imagens mentais, idéias e pensamentos que lhe propiciem saúde, benefícios, prosperidade, inspiração e que o fortaleçam. Você se transforma naquilo que imagina ser. A imaginação constante é suficiente para refazer a sua vida. Confie nas leis da sua mente para que o bem se concretize e para que venha a experimentar todas as benesses e riquezas da vida.

SÍNTESE DO CAPÍTULO XI

Síntese de estímulos às maravilhas da imaginação

1. "A imaginação governa o mundo". (Napoleão). 2. A imaginação é uma das faculdades primordiais da sua mente e tem o poder de projetar e de dar forma a todas as suas idéias na tela do espaço. 3. Se você possui um negócio, pode imaginá-lo maior, com novas dependências, novos edifícios e diversas filiais e, através da alquimia da mente, fazer com que tudo isso venha a se transformar em realidade. 4. Você pode fazer os outros ficarem ricos, vendo-os como na verdade deviam ser: radiantes, felizes, alegres, saudáveis e bem sucedidos. Permaneça fiel à sua imagem mental que ela se concretizará. Esta é a forma de beneficiar os outros. 5. Em caso de dificuldade para receber uma dívida, imagine estar com o cheque correspondente em sua mão, sinta-o como se fora verdadeiro e faça votos pela prosperidade e sucesso da pessoa que lhe é devedora que, assim milagrosamente se disporá a pagar-lhe. 6. Todas as novas descobertas, tais como o rádio, a televisão, o radar e os aviões a jato, são decorrentes do poder da imaginação do homem. A imaginação perscruta as profundezas da mente, fazendo com que tudo aquilo que ali se encontra em estado latente seja ativado e projetado na tela do espaço. 7. Ao se olhar para um deserto, o que se vê? Algumas pessoas vêem riquezas fabulosas, fazendo-o ressuscitar e florescer como
uma rosa. A imaginação é considerada a "oficina de Deus". 8. É possível imaginar-se a realização de cada desejo projetando-o como se fora um filme mental, dramatizando e materializando o seu final até que seu subconsciente o venha a transformar em realidade. 9. A imaginação está sempre em funcionamento, seja negativamente ou construtivamente. Imagine somente aquilo que seja agradável e de boas perspectivas para você e também para os outros. Pergunte a si mesmo: "Eu gostaria de viver com o que estou desejando aos outros?" Sua resposta deve ser positiva. Lembre-se de que aquilo que desejamos aos outros estamos também desejando a nós mesmos. 10. Imagine que os outros sejam felizes, alegres, ricos e prósperos e rejubile-se com sua prosperidade e sucesso. 11. Elimine, da ciência da imaginação, todas as impurezas e escórias, tais como a ambição, a inveja, o medo, a dúvida e o mau humor. Concentre sua atenção somente em seus objetivos e imagine-os realizados em divina ordem. 12. O homem é aquilo que imagina ser. Incuta em sua imaginação somente aquilo que é agradável, nobre e divino. Considere-se rico, pois assim fazendo todas as riquezas divinas afluirão para você.


Capítulo XII - OTIMISMO E RIQUEZA

 A Bíblia assim diz: “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todas as coisas a mim”. (João 12:32).  Esta citação, como muitas outras da Bíblia, é de fundo puramente espiritual e psicológico e vazada em linguagem idiomática e oriental; diz-nos como proceder para nos livrarmos da pobreza, da doença, da carência e de toda espécie de limitações, para ser, enfim, um otimista.  Para tal, faz-se necessário colocar os nossos desejos em um nível de aceitação para que a sua manifestação se processe. Nossos sentidos físicos transmitem suas sensações, que são, em geral, depressivas. O otimista volta-se interiormente para o Poder e a Presença Infinitos, neles fixando a sua mente. Essa Presença Infinitos, neles fixando a sua mente. Essa Presença Infinita é de natureza responsiva a seus desejos e se manifesta sempre que o Poder Divino é por eles solicitado. Pode-se assim receber coragem, fé, força, poder e sabedoria, elementos que transcendem à capacidade dos sentidos físicos normais. A pessoa sente-se então revigorada, sendo o estado depressivo anterior substituído por um sentimento absolutamente novo e diferente.  A pessoa em estado depressivo não consegue manifestar sua bondade. Concentre-se em seus pensamentos e considere a sua realidade, o que lhe proporcionará condições de pairar sobre todos os obstáculos, obstruções e dificuldades. Ao contemplar interiormente a Presença de Deus, todas as sombras do medo automaticamente se dissiparão da sua mente.  Em regra, não é por simples acidente que uma pessoa se eleva da pobreza e da obscuridade até a riqueza, a honra e a fama ao salvar alguém de se afogar ou ao conhecer um milionário que se agrada da sua presença. Lembre-se sempre desta regra simples: uma pessoa que sempre demonstra o seu caráter, que é, em essência, o seu próprio destino.

COMO ELEVAR-SE A GRANDES ALTURAS

 Liberte sua energia, seu talento e sua habilidade e desenvolva o hábito e o entusiasmo pelo melhor conhecimento dos seus poderes interiores, pois assim se elevará a alturas verdadeiramente surpreendentes. Um homem energético, confiante e realizador, que se dedica ao trabalho, procede
corretamente e pratica a “regra de ouro”, fará da sua vida um sucesso, seja pelo conhecimento de um estranho disposto a ajudálo ou do congressista adequado ou ainda por comprar um bilhete de loteria premiado.  Seu caráter e sua atitude mental farão de você um sucesso ou um fracasso. Isto se aplica tanto a você, como ao seu negócio, ao seu país, à sua igreja ou a qualquer tipo de instituição. Se você deseja recuperar-se e destacar-se em sua comunidade, peça a Deus que lhe dê aquilo de que você necessita, que Ele o fará. Você pode introduzir em seu subconsciente qualquer qualidade que deseje, desde que se disponha diariamente a meditar sobre ela.

A ALEGRIA DA SUPERAÇÃO

 Estamos aqui para crescer, para nos desenvolver e para descobrir a Divindade existente em nosso íntimo; e ainda, para ter problemas, dificuldades e desafios... e para superá-los a todos. A satisfação, a alegria está nessa superação! O quebra-cabeça preenchido por outrem se torna insípido. O engenheiro se rejubila em superar todos os obstáculos, fracassos e dificuldades supervenientes na construção de uma ponte.  Aqui estamos para aguçar os nossos instrumentos espirituais e mentais através da sabedoria, da força e da compreensão, sem o que jamais descobriríamos a nossa Divindade interior.  Não permita que seu filho dependa indefinidamente de você para tudo. Ao atingir a idade conveniente, ensine-o a cortar a grama, a vender jornais e a fazer corretamente tudo aquilo que for pago para fazer. Faça-o compreender a dignidade de trabalhar e que o dinheiro recebido de um vizinho por ter cortado a grama ou da venda de jornais é a remuneração do trabalho feito. Isto dará a seu jovem filho satisfação pelo trabalho realizado e também pelo serviço prestado a outros, proporcionando-lhe um sentimento de autoconfiança. Ensine-o também a ver a bondade nos outros e como fazê-la manifestar-se, pois assim jamais virá a ser um elemento dependente, lamuriento e ressentido. Tal procedimento o levará a dar valor ao dinheiro merecido, fruto do seu trabalho, e evitará que se habitue a desperdiçar no jogo o dinheiro que lhe for graciosamente oferecido.

O SOERGUIMENTO DE OUTROS

 Tenha todo o cuidado no modo de dar alguma coisa a outras pessoas. Nunca tire de um homem a oportunidade de crescer e de progredir. O rapaz que recebe auxílio e dinheiro com muita facilidade e freqüência descobre ser esse um modo mais fácil do que fazer por merecê-lo pelo trabalho e pelo empenho próprios. A assistência permanente tem um efeito destruidor sobre a sua condição de homem; cesse de desvirtuar e de destruir a sua virilidade e dê-lhe uma oportunidade de descobrir e de dominar os seus poderes interiores, sem o que será sempre um parasita, um pedinte.  Recomendei a uma conhecida minha que deixasse de sustentar um parente seu que viera da costa leste dos Estado Unidos e sobre o qual assim se expressava: “Coitado do Tom, não conhece ninguém aqui e está encontrando dificuldade em arranjar um emprego”, etc. Em conseqüência, dispôs-se a pagar-lhe o aluguel e a alimentação, além de dar-lhe dinheiro para outras despesas, até que encontrasse emprego. O parente em questão jamais conseguiu empregar-se, tornando-se um perfeito parasita; e ainda se queixava por não lhe dar ela mais dinheiro! Em uma ceia de Natal, para a qual fora convidado, chegou mesmo a furtar grande quantidade de seus talheres de prata, levando-a a protestar nos seguintes termos: “Por que procedeu assim, depois de tudo que fiz por ele?”  Ela se acostumara a vê-lo com os olhos da carência e da limitação e, assim, ao invés de procurar soerguê-lo, de colocá-lo no lugar que lhe estava divinamente reservado e de “vesti-lo” mentalmente com as riquezas celestes, figurativamente falando, o vestira de andrajos, sensibilizando o seu subconsciente e fazendo com que viesse a reagir de forma correspondente.  Deve-se sempre estar pronto para auxiliar uma pessoa que está realmente faminta, necessitada ou em desgraça. Este procedimento é correto, elogiável e recomendável; entretanto, é preciso ter cuidado para não transformar essa pessoa em um parasita. Essa assistência deve sempre ter, por base, a orientação divina e, como finalidade, levar a pessoa a ajudar a si própria. Ensine-lhe onde e como encontrar as riquezas da vida e também como se tornar autoconfiante e como melhor contribuir para a humanidade, pois destarte jamais necessitará de um prato de sopa, de uma roupa velha ou de uma esmola.
 “... Estas coisas devíeis praticar, sem omitir aquelas”. (Mateus 23:23). Todos nós devemos estar prontos a oferecer auxílio, mas é errado contribuir para a deficiência, o desleixo, a preguiça, a apatia e a indiferença dos outros.

CARÁTER E DESTINO

 Todos nós estamos na terra para ajudar a carroça a se movimentar, fazendo força na sua roda. Se você dispõe apenas de uma tanga para vestir, é porque alguém a fez para você; e o que você tem feito para os outros? Tem trabalhado e contribuído com sua habilidade e com o seu talento? Há muitos mendigos fisicamente capazes, mas que fazem da mendicância a sua profissão e que, enquanto encontrarem quem satisfaça os seus pedidos, jamais trabalharão, transformando-se em parasitas. Alguns deles são até bastante ricos, dispondo de automóveis e de propriedades em diversas cidades.  No íntimo de cada pessoa existe uma vasta mina de dádivas, de poderes e de riquezas ainda não descobertas. Todo homem é considerado responsável pelos seus atos e os meninos devem ser alertados para as suas responsabilidades perante a sociedade. Todos nós somos parte da sociedade em nossa passagem pela vida e temos de contribuir com algo, seja como remador em um barco, seja como motorista de um carro. A vida recompensa a fé, a coragem, a resistência e a persistência com maior dose dessas virtudes. É na superação dos obstáculos que se desenvolve o caráter, o qual, por sua vez, é o próprio destino.

O APOIO INTERIOR

 Confie em Deus e não nas pessoas ou no governo. O governo nada pode dar-lhe sem antes tomar-lhe algo; e mais ainda, não há governo que possa legislar a paz, a harmonia, a abundância, a segurança, a sabedoria, o amor ao próximo, a igualdade, a prosperidade e a bondade, pois todas essas coisas provêm do mundo espiritual existente em seu íntimo.  Há pessoas que vivem à custa do seu amor, do seu passado, da sua descendência ou da sua boa aparência até os outros perceberem o vazio existente em seu íntimo; a sua queda ocorre então por falta de apoio e força interiores.

COMO ATINGIR ALTURAS FABULOSAS

 Um homem de negócios de Los Angeles disse-me ter perdido todos os seus bens em 1929, por ocasião do colapso da bolsa de valores, o mesmo acontecendo com seu irmão. Cada um deles possuía mais de um milhão de dólares. Seu irmão suicidou-se, dizendo que não havia mais motivos para continuar vivendo, porquanto tinha perdido tudo que possuía.  Esse homem confidenciou-me ter monologado da seguinte forma: “Perdi todo o meu dinheiro; e daí? Ainda possuo boa saúde, uma mulher adorável, talento e habilidade. Posso voltar a ganhá-lo novamente. Deus me guiará, dando-me nova oportunidade para que eu ganhe muitos milhões”. Dito isso, arregaçou as mangas e passou a trabalhar como jardineiro, fazendo biscates aqui e ali. Após algum tempo, conseguiu acumular algum dinheiro, que investiu em ações, as quais, por sua vez, vieram a atingir alturas fabulosas. E, mais ainda, aconselhou outras pessoas a procederem analogamente, vindo elas a fazer uma pequena fortuna.  Esse homem era um otimista; conseguiu recuperar-se do colapso financeiro por saber da existência de um Poder Divino que lhe revelaria uma saída daquele impasse, que lhe proporcionaria uma resposta. Assim sendo, invocou as suas reservas espirituais interiores, sendo prontamente correspondido em termos de coragem, força, sabedoria e orientação.

AS RIQUEZAS DE DEUS SÃO SUAS

 A Bíblia diz o seguinte: “Aproximai-vos de Deus e Ele se aproximará de vós” (Tiago 4:8), o que significa que a Inteligência Infinita é responsiva aos seus desejos e os satisfará, quando solicitada. “Eu e meu Pai somos uma só coisa” (João 10:30). Deus e você são também um único ser.  Não dependa de terras, ações, do governo, dos parentes ou de qualquer outra pessoa. Confie no Poder Divino interior para sustentá-lo e para ampará-lo em todas as circunstâncias. Olhe para o interior e não para o exterior. Ao buscar auxílio exterior, você está repudiando as riquezas interiores de Deus e privando-se de poder, sabedoria e inteligência.  Acredite em si próprio como um ser espiritual de grandeza e reconheça o seu estado divino; e mais ainda, admita a verdade de que aqui está para liberar todo o esplendor existente em seu
íntimo.  Seja permanentemente um otimista, admitindo a existência de um Poder Infinito sempre pronto para assisti-lo. Esse Poder o revigorará, curará seus males, lhe dará inspiração, lhe proporcionará novas oportunidades, o dotará de idéias novas e criativas, assim como também de uma sensação de segurança permanente e profunda, imutável mesmo, particularmente no tempo. Tudo que há a fazer se resume em acreditar e confiar em Sua Presença para que maravilhas ocorram em sua vida.  O otimista enfrenta os problemas de cabeça erguida, dizendo a si próprio: “Este problema será solucionado de acordo com a vontade divina. O problema existe, mas Deus também existe” e é sempre o vencedor sobre todos os tipos de problemas, sejam eles de negócios, de engenharia ou espaciais; e com fé, coragem e confiança, supera até mesmo a doença, o medo e a ignorância. O homem jamais se livra da miséria material, a menos que expulse da sua mente a miséria espiritual.  Há um velho ditado popular que diz que a galinha doente é vitimada pelas bicadas de outras galinhas; da mesma forma, o menino que na escola se sente fraco, abatido, rejeitado e inferiorizado e que é hostilizado pelos demais, é também interiormente fraco. Mas quando se dispõe a enfrentar, de cabeça erguida e corajosamente, o fanfarrão da turma, este em geral bate em retirada.

O SENTIMENTO DE SUPERIORIDADE

 Sinta a sua grandeza e dignidade como filho de Deus e confie na sua imunidade a insultos, críticas e toda sorte de vilipêndios, por viver sempre em harmonia com Deus. A exaltação e o amor à presença interior de Deus fará com que todos os homens – inclusive os considerados como seus inimigos – vejam-se compelidos a lhe fazer o bem.  Recuse-se a aceitar o sofrimento e nunca se omita em qualquer situação. Você é um ser de natureza transcendental, com condições de sobrepor-se mentalmente a quaisquer condições e situações.  Abraham Lincoln, ao ser informado de que um membro do seu Gabinete, o Secretário da Guerra, o estava vilipendiando, chamando-o de macaco ignorante e outras coisas, retrucou: “Ele é o maior Secretário da Guerra que este país já teve”. Ninguém
conseguia magoar Lincoln nem tampouco atingir seu ego, pois ele sabia perfeitamente onde estava a sua força e também que pessoa alguma poderia diminuí-lo a não ser através da sua mente. Lincoln era um otimista, não apenas por possuir condições de autorecuperação como também por saber da existência de um Ser Divino em seu íntimo, o que lhe dava força para levantar todo um país.

SEJA BOM CONSIGO MESMO

 São muito conhecidos os chamados praticantes do bem, que se dedicam a conseguir livramento condicional para criminosos sexuais, violentadores de crianças e outros transviados sociais que, no momento em que se vêem livres, voltam a atacar, a violentar e até mesmo a matar. Nossos jornais estão sempre cheios de notícias desse tipo. Antes que se possa recuperar e ajudar outras pessoas, faz-se necessário tratar do seu próprio revigoramento em termos de sabedoria e de compreensão. Somente se pode dar aquilo que se possui. Freqüentemente, os pregadores de praça pública e os praticantes do bem estão apenas projetando sobre os outros suas próprias deficiências e limitações. O cego não pode guiar outro cego.  Não há ninguém a modificar a não ser você próprio. Seja bom consigo mesmo. Seu verdadeiro ser é o próprio Deus; exalte, honre, reverencie e respeite Sua divina presença em seu interior, pois assim procedendo estará também amando e honrando o seu próximo. O seu vizinho é o ser mais próximo de você; Deus é seu vizinho e, se você O amar, será também bom para todos os homens.  “Fale com Ele para que o ouça e seus espíritos possam encontrar-se. Ele está mais próximo que a respiração e mais próximo ainda que as mãos e os pés”. (Tennyson: The Higher Pantheism).  Adquira consciência da sua própria realidade, em toda a sua prístina glória. Deixe a sua verdadeira Luz brilhar e Seu amor fluir através do seu ser, expungindo todas as suas fraquezas, limitações e deficiências. O otimista é aquele que encontrou Deus em seu íntimo e que se sente forte e seguro em Sua presença; é enfim aquele que aqui está para conquistar, pois Deus ou o Ser Infinito jamais falha, e que, por estar com Deus, não se deixa possuir pelo medo, não mais se sentindo frustrado ou abandonado.
UMA NOVA AUTO-APRECIAÇÃO

 O otimista em geral afirma: “Deus deu-me este desejo e Sua sabedoria me revelará o plano perfeito para seu desenvolvimento”. Essa atitude evita toda e qualquer frustração.  Todos nós somos interdependentes. Todos podemos necessitar de um médico, de um advogado, de um psicólogo ou de um carpinteiro e todos eles podem necessitar de nós. Todos nos necessitamos mutuamente. Mas lembremo-nos da presença de Deus em todas as pessoas o olhemos para todas elas como devem realmente ser vistas: como filhos de Deus, radiantes, alegres, prósperos e livres.  Seja um otimista. Exalte a figura de Deus em todas as pessoas, cobrindo-as de majestade e excelência e adornando-as com a luz e o calor do Seu amor. Ao exaltar inicialmente em si próprio a figura de Deus, você também posteriormente A exaltará nos outros. Deus está em todas as pessoas e coisas; procure que encontrará as coisas mais diversas nos locais mais diferentes, nas canções, nos córregos, nos sermões, nas pedras, etc.  O otimista conhece a verdade deste antigo ditado: “Aquilo que vistes será o que terás; Deus ou poeira, conforme o que vistes”.  Da mesma forma que Moisés no deserto deu novo alento à serpente, deve também o filho do homem ser revigorado. A expressão filho do homem na Bíblia significa o estado da mente, dando a entender que, como Moisés, quando se está deprimido ou amedrontado, deve-se revigorar a crença no Espírito interior, isto é, em Deus. A mente humana é parte da Mente Infinita. A emoção ou o sentimento são, no ser humano, o espírito interior; em outras palavras, Deus é a parte invisível do ser humano.  Pare de rastejar, de aviltar-se e de viver nos buracos e torvelinhos da vida! Deixe de se desculpar por estar vivo! Faça uma nova estimativa, uma nova apreciação de si próprio. A serpente rasteja sobre o ventre e se esconde em cavernas ou atrás de pedras, evitando a luz. Ao se sentir ou inadaptado, o homem se comporta de forma semelhante, como se fora um verme rastejando pelo chão, governado pelos sentimentos e sentindo-se vítima da hereditariedade, do meio-ambiente e das circunstâncias. Por ocasião do ato da criação, duas serpentes se mantiveram eretas, como no caduceu, símbolo da profissão médica. A serpente é, pois, um símbolo do Poder Curador Infinito de Deus; com isto,
queremos induzi-lo a exaltar a Sua presença benéfica existente em seu íntimo. A figura de Deus – Pai e Mãe – existe em seu interior sob as formas mentais consciente e subconsciente. Assim, tudo aquilo que se deseja que venha a se concretizar, estimula o subconsciente, que por sua vez reage da forma desejada; destarte, é possível superar-se todas as limitações, impedimentos e obstruções.

A ALEGRIA DE UMA ORAÇÃO SATISFEITA

 No Livro dos Números consta o seguinte: “Fez Moisés uma serpente de cobre e a pôs em uma haste; se alguém era mordido por uma serpente, ao olhar para a serpente de cobre, vivia”. (Números 21:9). Qualquer pessoa inteligente não aceita esta história literalmente. A Bíblia se utiliza de coisas exteriores, concretas para representar expressões espirituais e psicológicas interiores. Em linguagem figurada, a serpente morde quando a pessoa está tomada de ódio, de ciúme, de inveja, de hostilidade ou de vingança. Muitos são “mordidos” pela cobiça e pelo ódio contra aqueles que foram vem sucedidos na vida e milhões, pelo medo, pela ignorância e pela superstição.  Em linguagem psicológica, Moisés traduz o seu conhecimento do poder de Deus e a sua capacidade de extraí-lo das profundezas do seu ser. O cobre é uma liga de dois metais e constitui o símbolo da união ou do entendimento entre o consciente e o subconsciente em torno do motivo da oração. Quando não há desentendimento ou choque entre aqueles dois elementos mentais, a oração é satisfeita.  Você se sente curado de todas as enfermidades ao volver os olhos para a Presença Benéfica e Infinita de Deus existente em seu íntimo e ao proclamar que aquilo que é bom para Deus também o é para você e para todos os homens. Assim procedendo, você liberta os elementos espirituais que lhe são benéficos, ascendendo de uma posição rastejante e aviltante para uma atitude de exaltação, de fé e de confiança na figura do Senhor, que constitui a sua força.  Seja um otimista daqui por diante! Deus é o espírito invisível, invulnerável, eterno, todo poderoso e onisciente existente em você. Ligue-se, em sua mente, à Sua presença e poder e sinta a Sua força responsiva, o que fará com que o seu deserto de solidão, de medo, de doença, de pobreza e de inferioridade se transforme e
floresça como uma rosa. “... e vos trouxe sobre asas de águia até mim”. (Êxodo 19:4).  Este procedimento pode também trazer-lhe benesses financeiras que lhe proporcionem uma vida plena e mais feliz.

SÍNTESE DO CAPÍTULO XII

Aspectos superiores da vida

1. Para ser um otimista é necessário colocar os seus desejos em um nível de aceitação que possibilite a sua manifestação. Concentre-se em seus pensamentos e considere a sua realidade. 2. Seu caráter ou sua atitude mental farão de você um sucesso ou um fracasso. 3. Há dois tipos de pessoas no mundo: os que ajudam e os que são ajudados. 4. Ajude o próximo, fazendo-o perceber a existência das infinitas riquezas celestes e a sua possibilidade de prosperar além dos sonhos mais otimistas. 5. Seu caráter é o seu próprio destino. A vida recompensa a coragem, a fé, a resistência e a persistência. É na superação dos obstáculos que se forma o caráter. 6. As riquezas de Deus são também suas, pois Ele ou a Inteligência Infinita são essencialmente responsivos aos seus desejos e os satisfarão, quando solicitados. 7. Você pode sobrepor-se a quaisquer condições pela exaltação à presença interior de Deus e pela sua dedicação a Ele. 8. Seja bom consigo mesmo, pois seu verdadeiro ser é o próprio Deus. Exalte sempre a figura de Deus, honrado, reverenciando e respeitando a Sua pessoa. Deus é onisciente e onipotente; é enfim a única Presença e o único Poder. 9. Seja um otimista e exalte a figura de Deus em todas as pessoas, inicialmente em si próprio e posteriormente em todos os demais. 10. Eleve o seu olhar e fixe-o na Presença Benéfica e Infinita de Deus existente em seu íntimo; ao sentir o seu efeito responsivo, você experimentará a alegria da oração satisfeita, inclusive por razões financeiras.

Capítulo XIII - GRATIDÃO E RIQUEZA

 “Apresentemo-nos diante Dele com ação de graças”. (Salmos 95:2).  Todo o processo de riquezas mentais, espirituais e materiais pode ser sintetizado em um única palavra – gratidão. Um pensamento de gratidão por qualquer bem recebido é em si mesmo uma prece partida do coração, que traz em si próprio uma bênção. O homem dotado do sentimento de gratidão é um homem rico e feliz. Shakespeare já dizia: “Senhor, Tu que nos dás a vida, dá-nos também um coração repleto de gratidão”.  Henry Thoreau, um dos maiores filósofos da América, assim se pronunciou: “Devemos agradecer por termos nascido”. Considere, somente por um instante, que não tivesse nascido; não teria, conseqüentemente, jamais assistido a um belo nascer do sol, a um maravilhoso poente e tampouco visto os olhos adoráveis do seu filho e o olhar de submissão e de adoração do seu cachorro. Jamais teria apreciado as belezas da natureza ou as estrelas do céu, alimentos diários de nossa alma. Não teria também admirado as montanhas nevadas cintilando como diamantes sob a luz do sol, sentindo o contato afetuoso dos seus entes queridos, percebido as riquezas existentes à sua volta e respirado a doce fragrância das flores ou do mato cortado.  Seja agradecido e grato pela beleza da manhã, por ter olhos para ver as belezas de Deus, ouvidos para ouvir a música celeste e o canto dos pássaros, mãos para tocar as Suas melodias e voz para proferir palavras de conforto, de coragem e de amor.  Seja grato pela casa que possui, por seus entes queridos, seus parentes, sua profissão e seus companheiros de trabalho. Repita com freqüência: “Rezo pela felicidade de todos os membros de minha família; agradeço e sou grato a Deus, cuja figura reverencio e exalto em minha mulher (marido) e em meus filhos; abençôo tudo que fazem assim como também tudo aquilo que dou, por saber que há mais valor em dar de que em receber. Dou graças a Deus pelo meu trabalho e peço Sua bênção para os meus companheiros, meus fregueses e, enfim, para todas as pessoas. Meu negócio cresce, se expande, se multiplica e se amplia, proporcionando-me lucros mil vezes maiores”.

A LEI DA GRATIDÃO

 Inicialmente, faz-se necessário aceitar, de forma total e integral, a existência de uma Inteligência Infinita, da qual fluem todas as coisas; em segundo lugar, acreditar que essa Fonte se manifesta de acordo com a natureza dos seus pensamentos; e por último, admitir o seu relacionamento com essa Inteligência Infinita através de um profundo sentimento de gratidão interior.  Há uma lei da gratidão, com a qual é preciso harmonizar-se para ser bem sucedido. Essa lei, segundo a Bíblia, é a seguinte: “Aproxime-se de Deus e Ele também se aproximará de você”.Esta lei traduz o princípio natural – cósmico e universal – da ação e da reação, que simplesmente significa, em linguagem mais específica, que tudo aquilo que sensibiliza o subconsciente vem posteriormente a se manifestar. A atitude mental de gratidão decorrente do reconhecimento por tudo de bom que se recebe transforma-se em convicção no subconsciente, determinando a manifestação exterior da coisa desejada.

GRATIDÃO E RIQUEZA

 Um osteopata falou-me certa vez sobre a sua pobreza como menino, a ponto de ter de se empregar como porteiro para poder pagar os seus estudos. Depois de formado, ao abrir seu primeiro consultório, uma semana inteira passou-se sem que aparecesse um único paciente, o que o deixou amargurado e pessimista. No decorrer da segunda semana, a primeira paciente que lhe apareceu disse-lhe: “Estamos muito agradecidas por ter o Senhor se instalado aqui, pois necessitávamos muito dos seus serviços nestas redondezas. Muitas de nós temos rezado para que o Senhor seja muito feliz por aqui”.E acrescentou: “Fico sempre agradecida por tudo que acontece; sei que muitas pessoas vivem na miséria e na pobreza por não cultivarem o sentimento da gratidão”.  Esse fato foi um marco de transformação da sua vida. As palavras da mulher calaram fundo em seu coração e ele deu graças a Deus pelo poder benéfico que fluía através dele para a sua paciente, à qual também agradeceu pela remuneração que lhe deu. E quanto mais agradecido fixava sua mente na Fonte de todas as curas e de todas as boas coisas que possuía, mais ainda recebia. Sua atitude de gratidão estabeleceu uma maior harmonia entre a sua mente e as forças criadoras do Universo, fazendo com que os
pacientes fluíssem ao seu consultório. Em conseqüência, tornou-se rico em sabedoria, realizou curas milagrosas e ficou com uma clínica muito prestigiada e rendosa.

A TÉCNICA DA GRATIDÃO

 Um pai prometeu à filha uma viagem de volta ao mundo, com todas as despesas pagas, com presente de formatura. Ela ainda não recebeu o dinheiro da viagem e tampouco a iniciou, mas não obstante, está extremamente grata, feliz e alegre como se na realidade já estivesse a bordo de um navio a caminho da Europa e depois do Oriente, por saber que seu pai cumprirá a promessa feita, estando muito feliz com ela. Mentalmente ela já recebeu o presente, com alegria antecipada e profundamente agradecida.  Você já foi a uma loja de automóveis e comprou um carro, muito embora não possuíssem exatamente o carro desejado; você se limitou a dizer-lhes o tipo do carro que pretendia, sendo informado de que o mesmo seria encomendado e posteriormente entregue. A seguir retirou-se, com o carro, é óbvio, manifestando ao agente os seus agradecimentos, por estar absolutamente certo de o vir a receber, exatamente como o encomendara, uma vez que acreditava na sua integridade e honestidade.  E até que ponto deve você acreditar e confiar no Ser Infinito e em Sua lei criadora, que jamais muda e que responde com absoluta fidelidade à confiança Nele depositada?!

POR QUE AGRADECER?

 “... Por tudo daí graças...” (I Tessalonicenses 5:18).  O homem primitivo possuía um conceito infantil de Deus e O via como um ser antropomórfico que governava o Universo de forma tirânica e despótica, enquanto os homens se comportavam como servos e vassalos que adulavam e se prostravam perante os antigos senhores feudais, possuidores do direito da vida e da morte de seus súditos. Analogamente, o homem primitivo adorava Deus, perante o qual se prostrava, cortejando-o sob todas as formas.  Atualmente, o homem vê em Deus um Inteligência Infinita, que se manifesta através da lei da criação, imutável e impessoal, ontem, hoje, amanhã. A Presença Divina possui também todos os elementos da personalidade, tais como o amor, a alegria, a paz, a
sabedoria, a inteligência e a harmonia, relacionando-se pessoal e intimamente com o homem, instrumento justo e harmônico daquela lei.  O homem que descobre as maravilhas, a glória e a responsividade da Presença e do Poder Infinitos, sente-se imediatamente possuído de satisfação, gratidão e exaltação espirituais, como acontece com o jovem rapaz que descobre algum segredo de química ou da natureza e que, todo excitado e feliz, se apressa em comunicá-lo ao pai. A tendência do rapaz é de exaltação e satisfação com as descobertas feitas. Um menino de dez anos presenteou-me com um cinzeiro que fizera na escola; ao explicar-me como trabalhara e soldara o metal, podia-se ver, em seus olhos a animação e o prazer de que estava possuído. Tal reação certamente induzirá o menino a pesquisar mais e mais segredos nos laboratórios da escola.  A satisfação e a gratidão não motivam Deus nem à Lei, mas provocam uma transformação em nossa mente e em nosso coração, produzindo como que um ímã espiritual e mental que atrai todos os tipos de benesses, inclusive dinheiro, das diversas e variadas fontes.  Sua gratidão e sua satisfação não se devem manifestar sob as formas da adulação e bajulação em busca de favores; devem, isso sim, constituir-se em aventura emocionante no recesso do seu subconsciente, onde se processa a revisão e o exame intenso e interessado das leis de Deus. Daí se infere que todas as coisas de que se necessita e que se desejam já existem em princípio em seu íntimo, a espera de que você as receba com alegria e reconhecimento.    Ao adquirir consciência dos princípios universais da vida e da Providência, que desde as origens dos tempos tudo lhe proporciona, você se sentirá verdadeiramente grato e absolutamente satisfeito. “Todas as coisas estão prontas, quando a mente o está”.(Shakespeare).

O MILAGRE DO AGRADECIMENTO

 Um homem disse-me o seguinte: “As contas estão se acumulando, não tenho dinheiro, estou indo à falência. Que devo fazer?” Sugeri-lhe que diariamente, durante dez ou quinze minutos, ficasse silenciosamente sentado e repetisse duas ou três vezes, com convicção: “Dou-lhe graças, senhor, pelas riquezas que
possuo agora”; e que prosseguisse, de forma tranqüila e descontraída, a fazê-lo até que sua mente fosse dominada por um sentimento ou sensação de gratidão.   Ele sabia que a imagem mental de riqueza era o primeiro estágio relacionado com o dinheiro e as riquezas de que necessitava: essa imagem era, realmente, o elemento de riqueza já liberado dos condicionamentos anteriores, de todos os tipos.   A repetição daquele agradecimento revigorava a sua mente e o seu coração até o nível de aceitação, afastando, sempre que necessário, os pensamentos negativos. Sabia que, enquanto mantivesse essa atitude de gratidão, estaria readaptando sua mente à idéia de riqueza, o que na verdade veio a acontecer.  Em uma reunião social, pouco tempo depois, encontrou-se com um antigo patrão que o convidou para exercer uma função executiva, adiantando-lhe também considerável importância em dinheiro, com a qual pagou todas as suas dívidas.  Assegurou-me ele que jamais se esqueceria dos maravilhosos resultados proporcionados pela frase: “Dou-lhe graças, Senhor”.

O VALOR DA GRATIDÃO

 A gratidão o mantém em sintonia com o Ser Infinito e em relacionamento com a lei da criação. O valor da gratidão não consiste apenas no fato de atrair para você muitas benesses. E preciso lembrar-se que sem um coração agradecido a pessoa se torna insatisfeita e aborrecida com as circunstâncias e condições presentes. Ao se fixar a atenção na pobreza, na carência, na solidão, na miséria, na maldade e nas dificuldades e problemas do mundo, a mente humana assume a forma de todas essas coisas, com base na lei de que aquilo a que se dá atenção também se experimenta.  Lembre-se de que, se permitir que sua mente se concentre na limitação e na carência, você só terá à sua volta a miséria e coisas inferiores. Fixe sua atenção nas coisas mais elevadas e melhores da vida para que as mesmas se manifestem em seu universo pessoal.  A lei da criação do seu subconsciente faz você à imagem e à semelhança daquilo que realmente deseja. Você é realmente aquilo que sinceramente deseja ser. O homem agradecido continua e invariavelmente deseja e aguarda as boas coisas da vida e essa expectativa inevitavelmente adquire forma material.
 É necessário e essencial adotar o hábito da gratidão por todas as boas coisas que se recebem; em outras palavras, agradeça sempre aquilo que lhe couber de bom.  Todas as pessoas contribuem para o seu bem-estar; você deve, portanto, incluir todas elas em suas orações de agradecimento. Este procedimento o colocará em comunicação subconsciente com a parte boa de todos os homens e de todas as coisas, fazendo com que as riquezas da vida, a terra e todos os homens passem a gravitar automaticamente em sua direção.

VOCÊ APRECIA O QUE TEM DE BOM?

 Alguns anos atrás, li uma notícia no jornal sobre um homem que ficara cego aos dois anos de idade, tendo desde logo perdido um dos olhos. Tempos mais tarde foi operado do outro olho e recuperou a visão; a primeira coisa que viu foi o rosto da sua mulher, que era para ele extremamente bonito, não podendo imaginar nada mais maravilhoso. Ele vivera com ela aproximadamente quarenta anos sem jamais ter visto seu rosto. Você aprecia sua mulher (seu marido), sua família, seu patrão? Você dá graças a Deus pelos seus olhos, pelo seu corpo, por todas as boas coisas e pela confiança e fé que tem Nele?

A RIQUEZA DO PERDÃO

 No último Natal conversei com o homem que me confidenciou que não escrevia ou se comunicava com seus pais a cerca de vinte anos, pois tivera um desentendimento com eles, por achar que haviam dado mais bens – dinheiro e propriedades – a seu irmão do que a ele, o que o deixara zangado e ressentido. Seus dois assistentes na loja lhe haviam dito: “Como você sabe, todos os nossos empregados vão visitar seus pais no Natal; deve ser maravilhoso ter pais. Como gostaríamos também de ter essa oportunidade no Natal! Mas somos órfãos e jamais conhecemos os nossos pais. Deve ser maravilhoso ter pais”.  Esse fato o deixou profundamente sensibilizado e imediatamente sua zanga e sua hostilidade para com seus pais desapareceram; resolveu, então, ir visitá-los no Natal, levandolhes muitos presentes, ficando todos muito felizes. Seus pais, em retribuição, presentearam-no com algumas ações, cujo valor excedia bastante a importância que julgara ter sido concedida a
seu irmão em detrimento seu.  Perdoar é dar – amor, paz e todas as benesses da vida aos outros: e na mesma medida em que se dá, se recebe. Está escrito: “É melhor dar do que receber”.

GRATIDÃO E DÓLARES

 Esta é uma história maravilhosa do poder de um coração agradecido. O personagem, um jovem rapaz de nome Lucien Hamilton Tyng, nasceu em Peoria, no Estado de Illinois, cidade que apresentava poucas perspectivas para quem, como ele, tinha grandes sonhos e pensamentos grandiosos. Lucien decidiu, então, ir para Chicago tentar a sorte. Ali empregou-se em um escritório, com um salário que mal dava para viver, pois depois de pagar o aluguel do quarto ficava exatamente com cinqüenta centavos por dia para alimentar-se. Foi quando descobriu que uma barra de chocolate de cinco centavos constituía uma boa refeição; o café da manhã custava quinze centavos e o jantar, conseqüentemente, não podia passar de trinta centavos.  Lucien era muito religioso e adquiriu o hábito de, segurando a moeda de cinqüenta centavos, dizer o seguinte: “Deus fará isto se multiplicar, pelo que Lhe ficarei muito agradecido; diariamente receberei muito mais dinheiro”. Estas palavras eram repetidas todas as manhãs, durante cerca de dez minutos, antes de ele gastar os cinqüenta centavos. A partir de então, veio a conhecer muitos homens inteligentes e empreendedores e inúmeras oportunidades lhe foram proporcionadas, das quais muito se beneficiou. As palavras “Muito obrigado, Pai” estavam constantemente em seus lábios. Com a passagem dos anos, muitas pessoas influentes se habituaram a pedir-lhe conselhos e a aceitar a sua orientação. Ele parecia ser milagrosamente dotado e sua perspicácia mental aumentava a cada dia; sua sagacidade nos negócios era admirada e reconhecida por todos e muitos problemas comerciais foram resolvidos por ele. Sua prece constante, antes e depois de cada realização bem sucedida, era: “Muito obrigado, Pai”.  Um dia ocorreu-lhe uma idéia maravilhosa, que confidenciou a um amigo que a considerou com tremenda potencialidade. Decidiram então formar uma sociedade e organizaram a “General Gás and Electric Company”, que se desenvolveu aceleradamente pelos Estados da costa leste e que, depois de muitos anos, vieram
a vender por cinqüenta milhões de dólares.  Um poeta certa vez disse: “Senhor, dá-me apenas uma coisa mais – um coração agradecido”.

SÍNTESE DO CAPÍTULO XIII

Estágios para a riqueza

1. Todo o processo mental, espiritual e material de consecução de riquezas pode ser sintetizado em uma única palavra - gratidão 2. Há uma lei da gratidão e faz-se necessário respeitá-la para se obter resultados. Isto apenas significa que tudo aquilo que sensibiliza o subconsciente vem a se concretizar. Rejubile-se e dê graças por toda espécie de riquezas, pois o sentimento de riqueza sensibilizará o seu subconsciente fazendo com que você venha a ser rico. 3. Dê graças por tudo que possui atualmente e por todas as suas benesses; conte-as, uma a uma, que Deus as multiplicará ilimitadamente. 4. Dê constantemente graças por conhecer as leis da criação, responsáveis pela ocorrência de todos os tipos de riquezas em sua vida. Seja grato pelo carro prometido por seu pai, embora ainda não recebido. Seu Pai Divino lhe proporcionará muito mais; tudo de que necessita é de sua total crença e fé Nele. 5. Veja em Deus a Mente e a Inteligência Infinitas que atuam de acordo com as leis da criação, em benefício de todos e sem distinção de pessoas. Ao descobrir as suas riquezas e glória interiores, você exultará de prazer e alegria por constatar que todas as coisas já existem em princípio e que apenas aguardam que você as receba de coração alegre e agradecido. 6. Sente-se diariamente durante quinze minutos, tranqüilize sua mente e afirme com convicção: "Muito obrigado, Senhor, pelas Suas riquezas"; coisas maravilhosas, inclusive financeiras, ocorrerão então em sua vida. 7. A gratidão o mantém em sintonia com o Ser Infinito e em ligação com as forças criadoras do Universo, fazendo de você um ímã espiritual e mental de benesses incalculáveis. 8. Mostre seu profundo apreço por todos aqueles que vivem à sua volta, por seus familiares e seus companheiros de trabalho. As pessoas anseiam por apreço; conceda-o livre e prazerosamente. 9. O perdão cria um vácuo em sua mente, facilitando o fluxo,
através do seu ser, da Presença Benéfica e Infinita. Muitos deixam de fica ricos por causa do seu espírito crítico, do seu ressentimento e da sua hostilidade para com os outros. Tal atitude bloqueia sua sintonia com a Fonte de todas as riquezas e de todos os bens; seja bom para os outros e não permita que seu coração conserve qualquer sentimento menos benéfico. 10. Quando tiver apenas um dólar no bolso, dê graças dizendo: "Deus fará este dinheiro se multiplicar ilimitadamente; sou-Lhe grato pelo constante e incessante fluxo de Suas riquezas em minha vida". Este procedimento lhe atrairá riquezas fabulosas. 11. "Pai, eu Te dou graças por me teres ouvido. Bem sabia que me ouves sempre". (João 11:41-42).


Capítulo XIV - MILAGRES DE RIQUEZAS PELO PODER DAS PALAVRAS

 Você alguma vez já pensou no poder maravilhoso das palavras? Pensar é falar; seu pensamento é a sua palavra. A Bíblia diz o seguinte:  - “A palavra proferida a seu tempo é como maçãs de ouro em cestos de prata” (Provérbios 25:11).  - “Palavras agradáveis são como favos de mel; doces para a alma e saúde para os ossos” (Provérbios 16:24).  Suas palavras são agradáveis de ouvir? Ao dizer: “Não consigo melhorar. É impossível. Já estou muito velho. Que possibilidades tenho de ficar rico? Ela pode, mas eu não posso. Não tenho dinheiro; não posso compra isto ou aquilo. Já tentei, mas não adianta”, você não está usando palavras construtivas, que o revigorem ou inspirem; e mais ainda, aquilo que se traduz em palavras vem na realidade a se manifestar.  As palavras que se dizem devem ser agradáveis para os ossos, o que significa que, ao falar, a pessoa deve estimular-se, ficar feliz. A palavra ossos simboliza apoio, simetria. Suas palavras devem fortalecer e animar você.  Decida agora e diga com convicção: “De agora em diante, as palavras que eu proferi serão sempre de inspiração, de estímulo, de fortalecimento, de agradecimento e de animação para todas as pessoas e para mim mesmo”.  Como as palavras são realmente muito poderosas, é importante dizer-se a coisa certa no momento correto e, mais ainda, certificar-se de que as palavras são, em todas as ocasiões, “doces para os ouvidos e agradáveis para os ossos”.  O Dr. Phineas Parkhurst Quimby, do Estado do Maine, ressaltou a mais de cem anos que o homem primitivo procurava comunicar suas esperanças, aspirações, preferências, antipatias, receios e anseios. Seu desejo intenso de comunicação desses sentimentos e pensamentos era para com os outros homens. A primeira manifestação desse fato verificou-se através de grunhidos e gemidos, resultando finalmente na formação de palavras elementares que serviram de base ao seu vocabulário, cujo desenvolvimento se processava de acordo com a sua evolução espiritual e mental.  Como decorrência essa sua capacidade de articular pensamentos e sentimentos surgiu, finalmente, a palavra
impressa, a máquina de escrever e a própria imprensa, assim como uma gama interminável de invenções visando à propagação o conhecimento, sob a forma de palavras, por todo o mundo. Marconi decidiu enviar a palavra ao redor do mundo, sendo considerado demente por seus parentes e internado, durante certo tempo, em um hospício. Sua idéia, não obstante, proporcionou uma nova dimensão à comunicação, reduzindo o tempo e o espaço e permitindo que, hoje em dia, se fale pelo telefone com pessoas que vivem do outro lado da terra!  Adquira desde logo consciência das maravilhas da palavra e de como utilizá-la para exaltar, beneficiar e inspirar todos aqueles com quem você se comunica.

PALAVRA E AUTORIDADE

 A poder da palavra é maior que o das bombas atômicas ou das armas termonucleares, pela simples razão de que compete à palavra a decisão de emprego ou não dessas armas. A palavra pode ser usada para ordenar o emprego da energia atômica na propulsão de um navio ou na devastação de uma cidade ou de uma nação.  Salomão disse: “... a língua dos sábios produz a cura” (Provérbios 12:18); e também: “A morte e a vida estão no poder da língua...” (Provérbios 18:21). Eis aí exemplos de como usar a palavra com autoridade.  Dei conhecimento dessas citações a um homem que estava hospitalizado com um problema cardíaco, passando ele a dizer para si próprio, durante a maior parte do dia: “Estou bem de saúde; Deus é a minha saúde”. Para surpresa do seu cardiologista, sua recuperação foi das mais notáveis e um novo eletrocardiograma mostrou que seu coração estava absolutamente normal. Ele fez uso da palavra com autoridade e convicção, impressionando o seu subconsciente que, por sua vez, reagiu de forma correspondente.  Disse-me ele: “Saúde é riqueza. Posso agora voltar para a minha família e para o trabalho, que precisam de mim, e terminar de educar os meus filhos”.

PALAVRA E RIQUEZA

 Certa vez entrevistei um homem de negócios que me disse
que o segredo da sua prosperidade e do seu sucesso no mundo dos negócios residia na compreensão constante da verdade existente nas seguintes palavras: “...As palavras que eu vos disse são espírito e vida” (João 6:64). E acrescentou: “Minha riqueza e minhas benesses foram produzidas por essas palavras e pela maneira como as pronunciava. Eu punha todo o meu sentimento (espírito) nessas palavras, pois sabia ser ele a manifestação real do espírito existente nas mesmas, espírito esse que lhes dava força criadora”.  Esse homem veio a realizar grandes coisas no mundo dos negócios e demonstrou a si próprio que a riqueza decorrente da palavra certa proferida da forma correta.

A AUTORIDADE DA PALAVRA

 Um corretor de imóveis confidenciou-me o segredo da sua capacidade de controlar e de comandar o seu subconsciente. Suas palavras de comando eram as seguintes: “Minhas palavras curam, aceleram, vitalizam, fazem prosperar, satisfazem e tornam ricos todos aqueles com os quais estabeleço contato ou negócio”. Sua atitude mental era de que, quanto mais vida, amor, bondade e riqueza transmitisse aos outros, mais viria a possuir. As cataratas da Niagara são poderosas porque as águas se lançam livremente no espaço.  Esse corretor teve muito sucesso e ficou imensamente popular, por acreditar que tudo que se deseja firmemente se recebe, conforme prega a Bíblia: “Farás decretos que serão bem sucedidos e a luz brilhará em teus caminhos”. (Jô 22:28).

A PALAVRA E A CARNE

 Procurei certa vez ajudar um homem que sofrera problemas financeiros e que vivia constantemente dizendo: “Se eu conseguisse pôr as mãos em algum dinheiro, tudo estaria bem”. Expliquei-lhe que era responsável por toda palavra inconseqüente que pronunciasse, pois seu subconsciente fixava literalmente tudo que dizia. Suas mãos estavam constantemente tremendo e as palavras que usava indicavam dúvida e ansiedade, o que o mantinha em situação financeiramente desfavorável.  Decidiu então utilizar o poder transformador da palavra viva, fazendo-a “transformar-se em carne”, isto é, fazendo-a
manifestar-se, concretizar-se. Dizia ele freqüentemente: “Desejo riquezas e sucesso e sei que essas palavras sensibilizam o meu subconsciente, pois as pronuncio com convicção e sinceridade. Sinto-me financeiramente seguro e tenho em minhas mãos todo o dinheiro de que necessito, pelo que Lhe dou graças”.  Em pouco tempo a crise estava superada, inclusive financeiramente! “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós...” (João 1:14).

A PALAVRA PRODUZ MARAVILHAS

 A idéia fielmente mantida em sua mente e em seu coração se “transforma em carne”, de acordo com a qualidade e a natureza das suas palavras. A palavra é o elemento mental de produção das imagens não somente em nosso ser, mas também em nosso meioambiente, em nossos relacionamentos e em nossos negócios.  A Dra. Olive Gaze, associada minha, usa constantemente o poder da palavra para o enriquecimento de outras pessoas, afirmando verbalmente (o que significa fixar na mente) aquilo de bom que as pessoas desejam. Quando alguém necessita de recursos ou mesmo de dinheiro, ela afirma por eles, várias vezes durante o dia: “Deus é rico. Mary é filha de Deus e também será rica; assim seja!” Este método simples produz resultados proveitosos para todos aqueles que a procuram. Essas palavras têm produzido maravilhas na vida de muitas pessoas.

PALAVRAS MILAGROSAS

 Jesus, junto ao túmulo de Lázaro, fez um milagre, determinando em voz alta: “Lázaro, vem para fora” (João 11:43). E o resultado apareceu, para saudar seu irmão e seu amigo, Jesus, que lhe falara com autoridade. “... Ele lhes falava como quem tinha autoridade...” (Mateus 7:29).  Deixe-se arrebatar e fascinar pelo poder de suas palavras! Nunca use palavras de significado negativo, tais como carência, limitação, discórdia ou necessidade; ao invés disso, comece a criar alma e ambiente novos assim como também riquezas mentais e materiais pela transformação de suas palavras de comando. Afirme ousadamente: “Riqueza, saúde, sucesso, manifestem-se!” Assim procedendo, você experimentará a alegria da oração satisfeita.

PALAVRAS ATRAEM CLIENTES

 As pessoas que assistiram à minha preleção sobre “As Surpreendentes Leis do Poder Mental Cósmico” constataram que o poder das palavras poderia proporcionar-lhes resultados fabulosos. Sugeri-lhes que escolhessem certas palavras que lhes fossem estimulantes e as repetissem seguidamente, durante dez ou mais minutos, duas vezes por dia. Muitos disseram-me que trabalhavam em escritórios e que nem sempre podiam repeti-las em voz alta; que, por isso, passaram a escrever os desejos que queriam ver realizados e a repeti-los mentalmente, de vez em quando, transmitindo gradualmente, dessa forma, aquelas idéias ao seu subconsciente.  Uma daquelas pessoas, um vendedor de seguros, proclamou corajosamente: “Estou agora atraindo somente os homens e mulheres que dispõem de dinheiro e estão interessados na educação dos seus filhos e em seu próprio bem-estar”. O uso persistente dessas palavras colocou-o em contato com número muito maior de pessoas do que anteriormente; as idéias lhe surgem agora como que saídas do nada e lhe têm possibilitado realizar grandes coisas na vida, sob os seus mais variados aspectos.  Lembre-se de que o poder das palavras é uma das maiores dádivas concedidas ao homem por Deus. Os animais não podem falar nem rir. Você precisa adquirir consciência de que pode usar suas palavras para abençoar ou amaldiçoar, para fazer o bem ou o mal, para produzir riqueza ou pobreza, enfim, para seu benefício ou malefício. Deixe de usar o poder das palavras contra você mesmo; faça sempre o bem, para que na vida possa colher flores e não espinhos.

PALAVRAS SOLUCIONAM HERANÇA

 Uma mulher de São Francisco, na Califórnia, velha amiga minha, telefonou-me algum tempo atrás e disse-me que seu pai não a havia incluído em seu testamento, que estava ainda em curso de homologação, e que a herança fora deixada para ser dividida igualmente entre os outros cinco membros da família, no caso, seus irmãos e irmãs. Por sugestão minha, ela entregou o caso a um advogado e três ou quatro vezes por dia, durante quinze minutos, passou a dizer com convicção estas palavras: “A
herança será objeto de um reajustamento harmonioso, divino; aquilo que pelo direito divino me pertence será meu. Abençôo meus irmãos e minhas irmãs e sei que sou também abençoada por eles. Estou certa de que o caso terá um final feliz”.  Após cerca de uma semana, seu advogado informou-a de que seus irmãos e irmãs não desejavam que ela contestasse o testamento, pois eram de opinião que seu pai fora injusto por ter ela se casado do com uma pessoa de outro credo religioso; que o assunto não dizia respeito a seu pai e que estavam todos de acordo de que ela deveria ser igualmente contemplada na divisão da herança. Houve assim, realmente, um reajustamento legal e harmonioso, que proporcionou a cada um dos herdeiros uma parcela igual da herança.

PALAVRAS QUE CURAM

 “As palavras são a droga mais poderosa da humanidade” (Rudyard Kipling) e a Bíblia diz o seguinte: “Ele enviou sua palavra e os curou...” (Salmos 107:20).  Todos nós podemos usar palavras que curam em nosso próprio benefício ou em benefício de outros. A razão de não recebermos resultados imediatos reside na natureza da nossa fé ou crença. Eis a seguir o procedimento a adotar no uso de palavras que curam em benefício de outras pessoas, sejam elas um ente querido ou apenas um amigo.  Sinta a presença de Deus, que é também a presença de harmonia, da saúde e da paz, em seu amigo, através dele e à sua volta; veja-o sob a proteção de Deus. Mesmo que a outra pessoa não perceba, deseje sua cura e acredite sinceramente nela. Proceda desse modo várias vezes por dia, se o desejar, para fortalecer a sua fé. A cura pode verificar-se devagar ou rapidamente, de acordo com a sua fé; você estaria “enviando a sua palavra”, isto é, o seu pensamento ou sentimento, à pessoa em questão.  O profeta Isaías disse: “O Senhor deu-me a língua dos que são instruídos para que eu saiba sustentar com palavras o que está cansado...” (Isaías 50:4). Quem pode medir o valor de uma palavra de amor, de exaltação, de louvor?  Um certo menino não conseguia aprender; os professores achavam que era um caso perdido. A mãe, entretanto, era rica e poderosa em termos de fé e amor e freqüentemente, durante o
dia, proclamava: “Deus gosta do meu filho e olha por ele. A inteligência e a sabedoria de Deus se manifesta através dele. Meu filho é uma perfeita expressão de Deus”.  Esse menino é agora absolutamente normal e vai muito bem na escola. Eis aí um exemplo da riqueza espiritual da palavras, quando impregnadas de amor e compreensão. As palavras daquela mãe tiveram o poder de harmonizar e de curar os problemas do seu filho.

PALAVRAS DETERMINAM PAGAMENTO

 Uma firma de engenharia tinha muitos fregueses em débito, atingindo no total a importância de quase trinta mil dólares. O gerente da carteira de crédito mandou relacioná-los e todas as manhãs, antes de começar a trabalhar, pronunciava as seguintes palavras: “O Fulano de Tal está prosperando bastante e seus recursos estão se multiplicando. Ele é honesto, sincero e justo, e paga prontamente suas dívidas. Dou graças pelo recebimento do seu cheque de pagamento. Que Deus o abençoe e também a nós todos. Eu Lhe dou graças por tudo isto”.  Estas palavras, ou comando, transmitidas ao seu subconsciente, atingiram a todos os seus fregueses em débito, induzindo-os a resgatar suas dívidas em menos de um mês! Suas palavras de fé e convicção foram aceitas por seu subconsciente e telepaticamente recebidas pelos fregueses em atraso, que anteriormente haviam ignorado os freqüentes avisos de cobrança.

PALAVRAS PROPORCIONAM EMPREGO

 Uma mulher, com cerca de sessenta anos, reclamava que não conseguia obter emprego, pois todas as portas lhe eram fechadas em conseqüência da sua idade. Passou então a fazer a seguinte oração: “Sou filha de Deus, que me consegue empregos proveitosos e satisfatoriamente remunerados, proporcionando-me sempre uma nova oportunidade”.  Essa mulher adquiriu nova força e confiança em si própria, que se tornaram imediatamente evidentes. Em pouco tempo, após visitar algumas agências de emprego, conseguiu empregar-se muito bem, impressionando seu empregador pela estabilidade, lealdade e sabedoria acumuladas através dos anos.

PALAVRAS SOLUCIONAM PROBLEMAS

 Uma jovem secretária trabalhava para um homem muito exigente, que era até mesmo algo sádico em sua linguagem. Não obstante, dizia para si própria: “Não há homem como ele no Universo. Deus pensa, fala e age através dele”.  Pouco tempo mais tarde, seu empregador entregou a direção dos negócios a seu filho, que se acabou apaixonando pela secretária. O autor sente-se feliz em dizer que teve a satisfação de oficiar a cerimônia do seu casamento.  Aquela jovem mulher adquirira o comando das suas palavras e veio a obter uma resposta divina.  Quando se fala com base na figura do Ser Infinito, as palavras adquirem caracteres de verdade, de poder e acabam por se concretizar. “No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus”. (João 1:1).

SÍNTESE DO CAPÍTULO XIV

Repasse estas verdades

1. Seu pensamento é traduzido pela palavra. As palavras representam o arsenal da sua mente. Os pensamentos são coisas que se manifestam pelas palavras 2. Suas palavras são mais poderosas do que a energia atômica ou nuclear. As palavras podem ser usadas para empregar o poder atômico nas artes medicinais ou para impulsionar um navio através dos oceanos; podem também fazer com que essa mesma energia seja utilizada para a destruição. 3. Deixe que suas palavras sejam prenhes de espírito (sentimento) e dê-lhes vida e significação para que você possa desfrutar dos seus resultados sob a forma de experiências, funções e eventos. 4. Você pode proferir palavras de comando, tais como: "Minhas palavras curam, revigoram, fazem prosperar, dão satisfação e tornam ricos todos aqueles com quem negocio". Estas palavras farão com que seus negócios floresçam e prosperem. Suas palavras constituem o corpo do seu pensamento. 5. "Farás decretos que serão bem sucedidos. (Jó 22:28). Ou então, suas palavras "se transformam em carne", isto é, adquirem forma no mundo em que se vive. 6. Suas palavras são o elemento mental de produção das imagens
em nosso próprio ser e em nosso mundo. 7. Aprenda a falar com autoridade. Acredite implicitamente que seu subconsciente obedece à sua palavra, a qual por sua vez é a sua convicção. 8. Use palavras que o estimulem, fascinem e agradem e repita-as com freqüência, pois é essa freqüência de pensamentos em sua mente que faz com que se realizem milagres em sua vida. 9. Deixe que suas palavras fluam com base em Deus e na Verdade, para que todos os assuntos e problemas tenham uma solução harmoniosa. 10. Segundo Rudyard Kipling, "as palavras são a mais poderosa droga da humanidade". Seu pensamento e sentimento são a sua "palavra", que pode curar não somente você próprio como também outras pessoas. Pense na presença de Deus e demonstre interesse sincero, pois assim maior será a sua compreensão e, correspondentemente, a sua capacidade de fazer o bem. Uma criança retardada pode ser recuperada com esse procedimento. 11. Suas palavras podem induzir os fregueses em atraso a saldar suas dívidas. Peça a bênção de Deus para eles, o que sensibilizará o subconsciente deles e os levará a proceder de forma correspondente. 12. Se você está à procura de emprego, use as seguintes palavras som sentimento e convicção: "Sou filho de Deus, que me consegue empregos proveitosos e bem remunerados. Dou-Lhe graças pela ótima situação que desfruto". 13. Se outra pessoa lhe fala asperamente ou usa linguagem desagradável, proclame ousadamente que Deus vive em seu íntimo e que não existe outra pessoa no mundo como ela; admita que Deus é Tudo e Todos e que pensa, fala e age através dele. Aceite esta verdade e experimente a alegria de uma oração satisfeita.


Capítulo XV - A RIQUEZA MARAVILHOSA DO SILÊNCIO

 O silêncio é o repouso da mente em Deus; da mesma forma que o sono revigora e refresca o corpo, a comunhão com Deus revigora, sustenta e revitaliza o homem. Emerson dizia: “Façamos silêncio para poder ouvir os suspiros dos deuses”.  O silêncio consiste em desviar a atenção e a atividade sensorial do mundo exterior para focalizar a atenção em um ideal ou objetivo, embora já sabendo que a Inteligência Infinita do seu subconsciente inevitavelmente lhe proporcionará uma resposta.

UM GÊNIO EM CADA HOMEM

 Você veio ao mundo com todos os poderes e qualidades de Deus e ainda com o poder de pensar individualmente. Você pensa e, portanto, tem o poder de criar e de projetar tudo aquilo em que sua mente crê e que aceita no mundo à sua volta. Você pode considerar-se rico quando tem consciência da sua força criadora; sua riqueza e até mesmo sua segurança repousam em seu poder de criar.  Por ocasião da visita a um estúdio de cinema, perguntei a um escritor de temas cinematográficos como realizava o seu trabalho e também o que fazia quando estava escrevendo uma história para um filme. Respondeu-me ele mais ou menos desta maneira: “Aquieto a minha mente e, quando a sinto bastante relaxada, deixo-a funcionar. Sei somente a idéia a ser desenvolvida. Concentro o pensamento nela e a aprecio inteiramente; a seguir, no silêncio da noite, antes de dormir, eu me concentro no texto, certo de que o tema, os personagens e as idéias me ocorrerão. Pela manhã, ao acordar, o texto está pronto e tudo que tenho a fazer é sentar-me e escrevê-lo”.   E como o tema se originou na mente do escritor? As idéias que lhe ocorriam e sobre as quais meditou no silêncio da noite ficaram impressas em seu subconsciente, que automaticamente reagiu fornecendo-lhe as idéias criadoras necessárias à redação do texto.  Você vive em sua mente e é ali que se torna rico ou pobre, um mendigo ou um ladrão. Você se torna possuidor de uma pérola de alto preço ao adquirir consciência do poder dos seus próprios pensamentos para criar aquilo que deseja na vida. As riquezas e poderes existentes em seu íntimo são inesgotáveis e as riquezas
da sua mente não conhecem limitações, a não ser aquelas que você próprio se impõe.

O SILÊNCIO PROPORCIONA RIQUEZA

 Robert Louis Stevenson praticava o silêncio regular e sistematicamente e tinha o hábito persistente de, no silêncio da noite antes de dormir, transmitir instruções específicas ao seu subconsciente. Com a atenção divorciada do mundo sensorial exterior e voltada para a sabedoria e poder do subconsciente, solicitava deste último que, durante o sono, lhe proporcionasse as histórias de que necessitava. Por exemplo, quando a sua situação financeira era desfavorável, enviava ao seu subconsciente um comando deste tipo: “Proporcione-me uma boa e emocionante novela, que seja também comerciável e rendosa”; a resposta era geralmente bastante generosa.  Dizia Stevenson: “Esses pequenos duendes (a inteligência e os poderes do subconsciente) podem contar-me uma história, capítulo por capítulo, como se fosse um filme seriado, e conservarme, seu suposto criador, na mais total ignorância do seu desenvolvimento futuro”. E acrescentava que “a parte do meu trabalho que é feita quando estou acordado não é necessariamente minha, pois tudo leva a crer que os duendes tiveram participação nela”.

O SILÊNCIO O FEZ FAMOSO

 Kahlil Gibran, o escritor de “O Profeta”, não somente deliberava no silêncio da noite, em comunhão interior com Deus, irradiando amor, paz, alegria e satisfação, como também contemplava a sua própria radiação, luz, amor, verdade e beleza interiores, transmitindo à humanidade a riqueza das suas meditações em seus silêncios com Deus. Gibran voltava-se freqüente e interiormente para Deus, o Bom e o Belo, e escrevia: “Sou um devoto dos Silêncios e os tesouros que ali encontrei posso distribuí-los com confiança”.  Gibran obtinha sabedoria, verdade e beleza das fontes inesgotáveis existentes em seu íntimo. No silêncio da noite e em sintonia com o Ser Infinito, recebia inspiração do Altíssimo e escreveu gemas maravilhosas de sabedoria, que o fizeram famoso e também bastante rico.
O SILÊNCIO E UMA EXPERIÊNCIA EMOCIONANTE

 Meu alfaiate contou-me uma história emocionante ocorrida com sua filha. Ao voltar de um desfile de modas de que participara, em Nova York, ela dissera ao pai: “Vi hoje, no desfile, um bonito casaco de arminho que custa oito mil dólares. Sei que não posso comprá-lo, mas vou fazer de conta, em minha mente, que ele é meu. Como gostaria de possuí-lo!”  Seu pai disse-lhe, então, que imaginasse estar vestindo o casaco, que procurasse sentir a sua pele macia e o próprio casaco como se realmente o estivesse vestindo. Assim fez ela, acariciando-o e admirando-o, em sua mente, como uma criança faz com sua boneca, até vir a sentir, pela repetição, uma emoção estranha. No silêncio da noite, se imagina indo dormir “vestindo” aquele casaco e sentindo-se feliz por “possuí-lo”. Um mês se passou e nada aconteceu. Ela estava a ponto de desistir, quando se lembrou de que só a perseverança produzia resultados. “Aquele, porém, que persevera até o fim, esse é que será salvo”. (Mateus 10:22).  A seqüência do seu drama mental foi a seguinte: uma manhã de domingo, após minha prelação, um homem pisou acidentalmente no seu pé e pediu-lhe muitas desculpas, oferecendo-se finalmente para levá-la de carro até a sua casa, o que ela aceitou prazerosamente. Após um conhecimento relativamente curto, ele veio a lhe propor casamento, deu-lhe um bonito anel de diamantes e disse-lhe: “Vi um casaco maravilhosamente bonito, com o qual você ficaria simplesmente radiante”. Era justamente o casaco que ela admirara um mês antes. O vendedor disse-lhes que muitas senhoras ricas o haviam admirado imensamente mas por alguma razão sempre escolhiam uma outra coisa.

O SILÊNCIO E AS EMOÇÕES MATERNAS

 Um mulher queixou-se a mim que seus filhos a estavam deixando quase louca. Sugeri-lhe que todas as manhãs se sentasse só e, durante cerca de quinze minutos, lesse em voz alta os Salmos 23 e 91 e que, a seguir, fechasse os olhos e procurasse abstrair-se do mundo exterior. E também que pensasse no amor infinito de Deus e em Sua sabedoria ilimitada, poder supremo e harmonia absoluta, procurando sentir a atmosfera de amor, paz
alegria e felicidade que envolvia suas crianças e proclamando, simultaneamente, que Seu amor e Sua paz inundavam sua mente e seu coração e que seus filhos cresciam em paz e com beleza, sabedoria e compreensão.  Desse modo, ela recarregou as suas “baterias” espirituais e mentais com o poder e com a sabedoria de Deus e toda a sua vida se transformou, fazendo com que seu amor pelos filhos aumentasse consideravelmente. Eis aí as riquezas de paz que ela encontrou no Silêncio.

O SILÊNCIO E O PILOTO

 No momento em que uma violenta tempestade, acompanhada de relâmpagos e trovoadas, envolveu o avião em que eu viajava para o Oriente, o piloto disse-me que sempre que isso acontecia silenciosamente recitava o Salmo 23, acrescentando: “O amor de Deus envolve este avião e eu o levarei de volta à terra em divina ordem”.  Notei logo que, muito embora os passageiros estivessem em pânico, subitamente uma grande calma se transmitiu a eles, vindo o avião a aterrizar tranqüilamente em Hong Kong sem que ninguém se ferisse ou machucasse. O nosso piloto não se deixara dominar pelo pânico, transmitindo, em conseqüência, a todos ondas benéficas de amor e de proteção.

O SILÊNCIO RESOLVE PROBLEMAS

 Um homem queixou-se amargamente a mim de que não conseguia arranjar emprego porque não possuía carteira profissional e tampouco dispunha de dinheiro para tirá-la. Desejava, além disso, mandar o filho cursar a universidade e adquirir uma nova casa, mas dizia-se frustrado sob todos os aspectos.  Disse-lhe que o que devia fazer era ouvir a sua própria voz interior; que ele vinha dando atenção aos aspectos negativos das coisas, mas que a fé se manifesta ao se ouvir as eternas verdades de Deus. À noite, imobilizando-se física e mentalmente, declarou: “A Inteligência Divina me proporcionará uma nova oportunidade, que me fará feliz e próspero. Deus mostrará a meu filho o caminho da universidade e Sua riqueza fluirá em abundância para mim”.  Alguns dias se passaram e ele veio a se encontrar com um
antigo empregador que imediatamente o empregou novamente, agora com um salário muito mais alto cedendo-lhe inclusive sua própria casa junto à fábrica para ele e sua mulher morarem. Com o novo salário aquele homem ficou em condições de poder mandar o filho para a universidade. A resposta procurada veio, afinal, das profundezas do seu próprio ser, a partir do momento em que silenciosamente veio a considerar, na quietude da noite, o amor e a beneficência de Deus.

O SILÊNCIO PRODUZ GRANDES RESULTADOS

 Cerre a porta aos seus sentidos de modo a não mais se deixar distrair pelas percepções sensoriais do mundo e procure silenciosamente comparecer à presença de Deus em seu interior. Você deve chegar à Sua presença em atitude feliz, receptiva e de expectativa, sabendo que a Inteligência Infinita o atenderá, quando solicitada. Quando se vai à fonte ou ao córrego apanhar água, leva-se um balde ou um outro recipiente qualquer em que se possa pôr a água; de forma análoga, ao se entrar em sintonia com o Ser Infinito, sua mente receptiva (o recipiente) se inundará com todas as dádivas de Deus e com a Sua presença benéfica e infinita.  Adote desde logo a prática periódica do Silêncio pela simples reordenação da sua mente, desviando sua atenção da diversidade dos elementos sensoriais, entrando em sintonia interior com a figura de Deus e inundando sua alma com Seu amor.

COMO LEVAR UMA VIDA AGRADÁVEL

 Um jovem médico disse-me que, quando estudava Patologia, contraíra vários dos sintomas das doenças estudadas. Chegou finalmente à conclusão de que isso se devia ao fato de se deixar influenciar pelas imagens mórbidas que constantemente lhe surgiam e que sua mente traduzia em realidade.  Uma vez determinada a causa dos seus males, ele inverteu a situação, ao verificar que todas as doenças eram motivadas pelas atitudes mentais deformadas dos seus pacientes. Passou então a considerar um padrão perfeito de harmonia, saúde e paz e, sempre que se deparava com condições negativas, procurava visualizar um quadro de perfeição, beleza e saúde; adotou também como norma ver em todos os seus doentes a presença de Deus, tornando-se desse modo imune a toda e qualquer doença.
 Ele leva agora uma vida bastante agradável, pois sempre que comparece às enfermarias de isolamento para visitar os seus doentes, sente-se completamente imunizado contra as doenças.

O SILÊNCIO E O CIENTISTA

 Um famoso engenheiro e cientista espacial, ao lhe ser apresentado um problema, senta-se só em seu gabinete de pesquisa e silenciosamente se põe a meditar da seguinte forma: “Terei logo conhecimento da solução divina. Deus sabe a resposta e Ele e eu somos um único ser; Ele me revelará a resposta neste mesmo instante”.  Diz esse cientista que invariável e inevitavelmente recebe sempre a resposta desejada, às vezes sob a forma de uma intuição mental que lhe transmite a idéia necessária ou, então, mais freqüentemente, como um gráfico, uma imagem mental, que lhe dá a resposta perfeita. A esse procedimento lhe apraz chamar de “solução silenciosa”.

PORQUE NADA ACONTECIA

 Uma mulher confidenciou-me que gastava meia hora por dia na prática do silêncio, mas sem qualquer resultado. Vim, entretanto, a descobrir que seu procedimento consistia em ouvir queimar incenso e concentrar-se em imagens de homens santos; além disso adotava também a prática de acender velas, de erigir altares em casa e de rezar com a frente sempre voltada para leste.  Na realidade, essa mulher estava completamente envolvida nas exterioridades e nas atividades periféricas da vida. Toda a sua vida era caótica; era uma mulher doente, frustrada, solitária, desgostosa e que sofria de várias anormalidades mentais. Sua mente estava concentrada em imagens, velas, incenso, música e rituais, coisas que contribuíam para deixá-la numa espécie de transe auto-hipnótico. Estava totalmente impregnada pelos seus cinco sentidos e não estabelecia absolutamente sintonia com a Presença Divina.  Sua irmã, que não era religiosa, constantemente a criticava, dizendo: “Você reza todo dia e que benefício isto lhe traz? Olhe para mim. Não me dedico à prática do silêncio e nem mesmo acredito em Deus e, no entanto, sou forte, cheia de vida e própera”.
 Na verdade, aquela mulher não estava absolutamente praticando o Silêncio; estava antes impressionada por visões, ruídos e imagens e simplesmente desperdiçando as suas energias e tempo em exterioridades. Expliquei-lhe a sabedoria do silêncio de Emerson, que ela passou a praticar resultado em grandes modificações mentais, físicas e de situação financeira.

A SABEDORIA DO SILÊNCIO DE EMERSON

 Dedique-se à prática do Silêncio com sabedoria desligando-se do mundo e da ação dos seus sentidos e considere a realidade das suas idéias ou desejos. “Acredite que possui alguma coisa agora e ela virá a ser sua”. Isto significa que sua idéia, desejo, plano, objetivo ou invenção são tão reais como a sua própria mão ou coração, pois possuem forma e substância em outra dimensão da mente.  Dê-lhes a sua atenção e exulte com isso, na certeza de que a Inteligência Infinita, que lhe forneceu a idéia, lhe proporcionará também o plano perfeito para o seu desenvolvimento. Mantenha essa atitude para que venha a experimentar a alegria da oração satisfeita. Aí reside a sabedoria do silêncio de Emerson.

A COLHEITA DE DIVIDENDOS

 Todas as manhãs, ao acordar, pense em Deus e em Seu amor e mantenha-se em estado de alerta e de grande expectativa e interesse, conservando-se sempre muito atento. Proclame silenciosa e vagarosamente: “Coloco-me, assim como todas as minhas idéias, planos e assuntos do dia de hoje nas mãos da figura santa e onipresente de Deus. Habito na companhia do Altíssimo, cuja sombra protetora se projeta sobre mim, minha família, meus negócios e tudo aquilo que me pertence. Deus está sempre comigo e me acompanha e todas as partes com Seu amor. Deus me faz prosperar em todos os meus empreendimentos e Sua riqueza flui para mim livre, alegre, ilimitada e inesgotavelmente. Onde quer que vá, tenho sempre em meus lábios palavras de louvor a Deus”.  A prática desse método lhe proporcionará grandes dividendos em todos os setores de atividade da sua vida.

O SILÊNCIO INTERIOR

 “Trabalhemos por uma quietude interior – uma quietude e bem-estar interiores – aquele silêncio perfeito em que até o coração e os lábios se aquietam e que nem mesmo é perturbado por nossos próprios pensamentos imperfeitos e opiniões vãs; em que apenas se ouve a voz de Deus e em que se aguarda, na simplicidade de nossos corações, a manifestação da Sua vontade, que no Silêncio do nosso espírito buscamos satisfazer, de forma absolutamente exclusiva”. (Longfellow).

SÍNTESE DO CAPÍTULO XV

Idéias a relembrar

1. O silêncio é o repouso da mente em Deus, que nos revigora e nos proporciona vitalidade e novas energias.
 2. Há um gênio em cada homem. O homem possui interiormente todos os poderes de Deus, na expectativa de que a mente, em sua quietude, os venha a manifestar.
3. É possível a transmissão, silenciosa e afetuosa, de instruções específicas ao subconsciente antes de dormir, o qual reagirá e se comportará, de forma magnificente, em função daquilo que lhe for transmitido.
4. Você pode ter idéias maravilhosas para escrever um livro, uma peça teatral ou mesmo música através do seu subconsciente, aquietando a sua mente antes de dormir e solicitando ao Ser Infinito a revelação daquilo que necessita conhecer.
5. Em suas atividades comerciais, dedique, todas as manhãs, dez ou quinze minutos do seu tempo em proclamar que a Inteligência Infinita dirige todas as suas atividades e que suas decisões, pagamentos e compras são governados e controlados pela sabedoria de Deus; assim fazendo, seus negócios prosperarão de forma magnificente.
6. Quando não tiver condições para comprar um casaco muito caro, imagine que o está vestindo, sinta a sua maciez e beleza, admire-o e acaricie-o; continue a vesti-lo mentalmente que acabará por possuí-lo, sem saber por que e como.
7. Carregue novamente suas "baterias" espirituais e mentais pela prática do Silêncio, recitando, silenciosa e vagarosamente, os Salmos 23 e 91 e admitindo que a paz de Deus flui beneficamente através de sua mente.
 8. Durante uma tempestade no mar ou no ar, admita
silenciosamente que o amor de Deus o envolve completamente, que você ficará em paz.
 9. Pratique o Silêncio com um sentimento de grande expectativa e atenção vital para que possa receber as dádivas de Deus, assim como também todas as riquezas do céu e da terra.
10. Leve uma vida agradável, procurando ver a presença de Deus onde existe discórdia, doença e dificuldades financeiras, tornando-se assim imunizado contra tais situações desfavoráveis.
11. Proclame que Deus tem a resposta para tudo e que você está sempre com Ele; assim você terá também a resposta e receberá a solução divina para todos os problemas.
12. Ao praticar o Silêncio, você se desliga mentalmente de todas as visões, ruídos e objetos exteriores e passa a considerar a realidade do desejo satisfeito. Ao proceder desse modo, o poder de Deus se projeta sobre você. levando-o a experimentar a alegria da oração satisfeita.

Meus amores ,sejam felizes como eu sou...
 com carinho de sua eterna Prof Dr Master Reikiana
Aldry Suzuki

Nenhum comentário:

Postar um comentário