domingo, 20 de novembro de 2016

REDAÇÃO XIX- TEMAS DE VESTIBULAR: FUVEST,UNICAMP,UNESP,CESPE,PUC-SP,MACKENZIE,ITA,FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS, UFSCAR,UNIFEST E UNIP - AMO VOCÊS!!








REDAÇÃO XIX

TEMAS DE VESTIBULAR:

“FUVEST – UNICAMP –UNESP –

CESPE –PUC-SP  -MACKENZIE – ita -
Fundação Getulio vargas – ufscar- unifesp – unip”



ALDRY SUZUKI  AMO VOCÊS!!!









2007





Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de mais doce que poder falar a alguém como falarias a ti mesmo? De que nos valeria a felicidade se não tivéssemos quem com ele se alegrasse tanto quanto nós próprios? Bem difícil te seria suportar adversidades sem um companheiro que as sofresse mais ainda.
   (...)
Os que suprimem a amizade da vida parecem-me privar o mundo do sol: os deuses imortais nada nos deram de melhor, nem de mais agradável.

        (Cícero, Da amizade)

Aprecio no mais alto grau a resposta daquele jovem soldado, a quem Ciro perguntava quanto queria pelo cavalo com o qual acabara de ganhar uma corrida, e se o trocaria por um reino: “Seguramente não, senhor, e no entanto eu o daria de bom grado se com isso obtivesse a amizade de um homem que eu considerasse digno de ser meu amigo”. E estava certo ao dizer se, pois se encontramos facilmente homens aptos a travar conosco relações superficiais, o mesmo não acontece quando procuramos uma intimidade sem reservas. Nesse caso, é preciso que tudo seja límpido e ofereça completa segurança.

 (Montaigne, Da amizade (adaptado))

Amigo é coisa pra se guardar,
Debaixo de sete chaves,
Dentro do coração...
Assim falava a canção
Que na América ouvi...
Mas quem cantava chorou,
Ao ver seu amigo partir...
Mas quem ficou,
No pensamento voou,
Com seu canto que o outro lembrou.
             (...)

(Fernando Brant /Milton Nascimento, canção da América)


               (...)

E sei que a poesia está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade.
E quem há de negar que esta lhe é superior?
                (...)

               (Caetano   Veloso, Língua)


Considere os textos e a instrução abaixo:

INSTRUÇÃO: A amizade tem sido objeto de reflexões e elogios de pensadores e artistas de todas as épocas.
Os trechos sobre esse tema, aqui reproduzidos, pertencem a um pensador do século XVI (Montaigne) e a compositores da música popular brasileira contemporânea. Você considera adequadas as ideias neles expressas ? Elas são atuais, isto é, você julga que elas têm validade no mundo de hoje? O que sua própria experiência lhe diz sobre esse assunto? Tendo em conta tais  questões, além de outras que você julgue pertinentes, redija uma DISSERTAÇAO EM PROSA, argumentando de modo a expor seu ponto de vista sobre o assunto.

2008






Vigilância epistêmica* é a preocupação que todos nós deveríamos ter com a relação a tudo o que lemos, ouvimos e aprendemos de outros seres humanos, para não sermos enganados, para não acreditarmos em tudo o que é escrito e dito por aí. É preciso vigiar o futuro para sabermos separar o joio do trigo**.

Hoje boa parte dos sites de busca indexam tudo o que encontram pela frente à internet, mesmo que se trate de uma grande bobagem ou de evidente inverdade. Qualquer opinião emitida, vista como um direito de todos, é divulgada aos quatro cantos do mundo. De fato, alguns sites de busca deveriam colocar, nos primeiros lugares, páginas de renomadas Universidades preocupadas com verdade.
Todos precisamos estar muito atentos a dois aspectos com a relação a tudo o que ouvimos e lemos:
·                A quem nos fala ou escreve conhece a fundo o assunto, se é um especialista comprovado, se sabe do que está falando;
·                Se quem nos fala ou escreve, na verdade, é um idiota que ouviu falar algo e simplesmente repassa, aos outros, o que leu e ouviu, sem  acrescentar absolutamente nada de útil.

Aumentar nossa vigilância e preocupação com a verdade é necessidade cada vez mais premente num tempo que todos os gurus chamam de Era da Informação.
Discordo, profundamente, desses gurus. Estamos, na realidade, na Era da Desinformação, de tanto lixo e ruído sem significado que, na maior parte das vezes, nos são transmitidos, todos os dias, eletronicamente, sem que exista o menor cuidado com a precisão e seriedade do que se emite, por parte das fontes que colocam matérias na rede. É mais uma consequência dessa ideia que a maioria das pessoas tem sobre a liberdade de expressar o que bem quiser, de expressar qualquer opinião que seja, como se opiniões não precisassem se basear no rigor científico, antes de serem emitidas.

 Stephen Knitz, Revista Veja,03/10/2007. Adaptado.
·                   Vigilância epistêmica* = capacidade de ficar atento e perceber se uma afirmação tem ou não valor científico.
·                   Separar o joio do trigo ** = no contexto, capacidade de diferenciar observações equivocadas, mentiras mesmo, de outras afirmações que contêm verdades.





Dom Pedro II

História – D. Pedro II em viagem: fotografia na web

Países se unem em projeto da ONU

Tesouros informativos de vários países estarão disponíveis gratuitamente para qualquer internauta, a partir do mês, com a formação da Biblioteca Digital Mundial, uma iniciativa da ONU. O portal terá, na primeira fase, mapas, fotografias e manuscritos, com textos explicativos em sete línguas, inclusive português.
 Na segunda fase, será possível consultar livros.
A Biblioteca Nacional brasileira é uma das participantes.

O estado de S. Paulo, 02/10/2007.Adaptado

O acesso à informação (em sua maioria, eletrônica) se tornou o direito humano mais zelosamente defendido. E aquilo sobre o que a informação mais informa é a fluidez do mundo habitado e a flexibilidade dos habitantes. O noticiário – essa parte da informação eletrônica que tem maior chance de ser confundida com a verdadeira representação do mundo lá fora é dos mais perecíveis bens da eletrônica. Mas a perecibilidade dos noticiários, como informação sobre o mundo real, é em si mesma uma importante informação: a transmissão das notícias é a celebração constante e diariamente repetida da enorme velocidade da mudança, do acelerado envelhecimento e da perpetuidade dos novos começos.

 ( Zygmunt Bauman. Modernidade Líquida. Adpatado.)


Instrução: Os textos apresentados trazem reflexões e notícias sobre o mundo digital. Com base nesses textos e em outras informações e ideias que julgar pertinentes, redija uma DISSERTAÇÃO EM PROSA, argumentando de modo claro e coerente.




 2009









                 FRONTEIRA HOLANDA E BELGICA  (BAARLE E NASSAU)

Fronteira

Substantivo feminino

1.parte extrema de uma área, região, etc., a parte limítrofe de um espaço em relação a outro. Ex.: Havia patrulhas em toda a f.

2.o marco, a raia, a linha divisória entre duas áreas, regiões, estados, países,etc.
Ex.: O rio servia de f. entre as duas fazenda ou  3 países .

3.Derivação: por extensão de sentido. o fim, o termo, o limite, especialmente do espaço. Ex., Para a ciência, o céu não tem f.

4.Derivação: sentido figurado. o limite, o fim de algo de cunho abstrato.

Ex.:Havia chegado à f. da decência.

Fonte: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Adaptado.

As fronteiras geográficas são passíveis de contínua mobilidade, dependendo dos movimentos sociais e políticos de um ou mais grupos de pessoas.

Além do significado geográfico, físico, o termo “fronteira” é utilizado também em sentido figurado, especialmente, quando se refere a diferentes campos do conhecimento. Assim, existem fronteiras psicológicas, fronteiras do pensamento, da ciência, da linguagem etc.

Com base nas ideias sugeridas acima, escolha uma ou até duas delas, como tema, e redija uma dissertação em prosa, utilizando informações e argumentos que deem consistência a seu ponto de vista.

Procure seguir estas instruções:

-Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da modalidade escrita culta da língua portuguesa.

-Dê um título para sua redação, que deverá ter entre 20 e 30 linhas.









 2007










ORIENTAÇÃO GERAL: LEIA ATENTAMENTE
O tema geral da prova da primeira fase é AGRICULTURA. A redação propõe três recortes desse tema.

Propostas:
Cada proposta apresenta um recorte temático a ser trabalhado de acordo com as instruções específicas.
Escolha uma das três propostas para a redação (dissertação, narração ou carta) e assinale sua escolha no alto da página de resposta.

Coletânea:
A coletânea é única e válida para as três propostas. Leia toda a coletânea e selecione o que julgar pertinente para a realização da proposta escolhida. Articule os elementos selecionados com sua experiência de leitura e reflexão. O uso da coletânea é obrigatório.


Atenção – sua redação será anulada se você fugir ao recorte temático da proposta escolhida ou desconsiderar a coletânea ou  não atender ao tipo de texto da proposta escolhida.

Apresentação da coletânea:
A produção agrícola afeta as relações de trabalho, o uso da terra, o comércio, a pesquisa tecnológica, o meio ambiente.
Refletir sobre a agricultura significa colocar em questão o próprio modo de configuração de uma sociedade.


1      O açúcar
O branco açúcar que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema
Não foi produzido por mim
Nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.

Vejo-o puro
E afável ao paladar
Como beijo de moça, água
Na pele, flor
Que se dissolve na boca. Mas este açúcar
Não foi feito por mim.

Este açúcar veio
Da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira,
Dono da mercearia.
Este açúcar veio
De uma usina de açúcar em Pernambuco
Ou no Estado do Rio
E tampouco o fez o dono da usina.

Este açúcar era cana
E veio dos canaviais extensos
Que não nascem por acaso
No regaço do vale.
Em lugares distantes, onde não há hospital
Nem escola,
Homens que não sabem ler e morrem de fome
Aos 27 anos
Plantaram e colheram a cana
Que viraria açúcar.

Em usinas escuras,
Homens de vida amarga
E dura
Produziram este açúcar
Branco e puro
Com que adoço meu café da manhã em Ipanema.

(Gullar, Ferreira. Dentro da Noite Veloz. Rio de janeiro, Civilização Brasileira, 1975,p.44,45.)



2

Se eu pudesse alguma coisa para com Deus, lhe rogaria quisesse dar uma geada anualmente nas terras de serra acima, onde se faz o açúcar; porque a cultura da cana tem sido muito prejudicial aos povos: 1. Porque tem abandonado ou diminuído a cultura do milho e do feijão e a criação dos porcos; estes gêneros têm encarecido assim como a cultura de trigo, e e do algodão e azeites de mamona; 2. Porque tem introduzido muita escravatura, o que empobrece os lavradores, corrompe os costumes e leva ao desprezo pelo trabalho da enxada; 3. Porque tem devastado as belas matas e reduzido a taperas muitas herdades; 4. Porque rouba muitos braços à agricultura, que se empregam no carreto dos africanos; 5. Porque exige grande número de bestas muares que não procriam e que consomem muito milho; 6. Porque diminuiria a feitura da cachaça, que tão prejudicial é do moral e físico dos moradores do campo.

 (adaptado de ANDRADA E SILVA, josé Bonifácio de {1763-1838}. Projetos para o Brasil. São Paulo, companhia das letras, 1998,p.181,182)



3.

Uma parceria entre órgãos públicos e iniciativa privada prevê o fornecimento de oleaginosas produzidas em assentamentos rurais paulistas para a fabricação de biodiesel. De um lado, a parceria proporcionará aos assentados uma nova fonte de renda. De outro, facilitará o cumprimento da exigência do programa nacional de biodiesel que estabelece que, no Estado de São Paulo, 30% das oleaginosas para a produção de biodiesel sejam provenientes da agricultura familiar, para que as indústrias tenham acesso à redução dos impostos federais.

(Adaptado de Nogueira, Alessandra. “Alternativa para os assentamentos”. Energia Brasileira, número 3,jun.2006,p.63)


4.
Parece que os orixás da Bahia já previam. O mesmo dendê que ferve a moqueca e frita o acarajé pode também mover os trios elétricos no Carnaval. O biotrio, trio elétrico da última geração, movido a biodiesel, conquista o folião e atrai a atenção de investidores. Se aproveitarem a dica dos biotrios e usarem biodiesel, os sistemas de transporte coletivo dos centros urbanos transferirão recursos que hoje financiam o petróleo, meta conquistada, é menos importante hoje do que foi no passado. O desafio agora é gerar excedentes para exportar energias renováveis por meio de econegócios que melhorem a qualidade do ambiente urbano, com ocupação e geração de renda no campo, alimentando as economias rurais e redistribuindo riquezas.

(Adaptado de Athayde, Eduardo. “Biodiesel no Carnaval da Bahia”. Folha de S. Paulo, 28/02/2006,p.A3.)



5.
Especialistas dizem que, nos EUA, com o aumento dos preços do petróleo, os agricultores estão dirigindo uma parte maior de suas colheitas para a produção de combustível do que para alimentos ou rações animais. A nova estimativa salienta a crescente concorrência entre alimentos e combustível, que poderá colocar os ricos motoristas de carros     do Ocidente contra os consumidores famintos nos países em desenvolvimento.

(Adaptado de “Menos milho, mais etanol”. Energia Brasileira, número 3, jun.2006,p.39.)


6.
O agronegócio responde por um terço do PIB 42%das exportações e 37% dos empregos. Com clima privilegiado, solo fértil, disponibilidade de água, rica biodiversidade e mão-de-obra qualificada, o Brasil é capaz de colher até duas safras anuais de grãos. As palavras são do Ministério da Agricultura e correspondem aos fatos. Essa é, no entanto, apenas metade da história. Há uma série de questões pouco debatidas:
Como se distribui a riqueza gerada no campo? Que impactos o agronegócio causa na sociedade, na forma de desemprego, concentração de renda e pode, êxodo rural, contaminação da água e do solo e destruição de biomas? Quanto tempo essa bonança vai durar, tendo em vista a exaustão dos recursos naturais? O descuido socioambiental vai servir de argumento para a criação de barreiras não-tarifárias, como a que vivemos com a China na questão da soja contaminada por agrotóxicos?

(Adaptado de SAFATLE, Amália e PARDINI, Flávia. “Grãos na Balança”. Carta Capital, 1/09/2004,p.42)


7.
No que diz respeito à política de comércio internacional da produção agrícola, não basta batalhar pela redução de tarifas aduaneiras e pela diminuição de subsídios concedidos aos produtores e exportadores no mundo rico. Também não basta combater o protecionismos disfarçado pelo excesso de normas sanitárias. Este problema é real, mas, se for superado, ainda restarão regras de fiscalização perfeitamente razoáveis e necessárias a todos os países. O Brasil não está apenas atrasado em seu sistema de controle sanitário, em relação às normas em vigor nos países mais desenvolvidos. A deficiência, neste momento, é mais grave. Houve um retrocesso em relação aos padrões alcançados há alguns anos e a economia brasileira já está sendo punida por isso.


(Adaptado de “Nem tudo é protecionismo”. O estado de S. Paulo, 14/07/2006,p.B14)

8.

A marcha para o oeste nos Estado Unidos, no século XIX, só se tornou realidade depois da população do arado de aço,por volta de 1830. A partir do momento em que o solo duro pôde ser arado, a região se tornou uma das mais produtivas do mundo. No Brasil, o desbravamento do Centro-Oeste, no século XX, também foi resultado da tecnologia. Os primeiros agricultores do cerrado perderam quase todo o investimento porque suas sementes não vingavam no solo da região.  Johanna Dobereiner descobriu que bactérias poderiam ser utilizadas para diminuir a necessidade de gastos com adubos químicos. A descoberta permitiu a expansão de culturas subtropicais em direção ao Equador.

(Adaptado de SALGADO, Eduardo, “Tecnologia a serviço do desbravamento”.  Veja, 29/09/2004,p.100.)

9.

Devido às pressões de fazendeiros do Meio-Oeste e de empresas do setor agrícola que querem proteger o etanol norte-americano, produzido com base no milho, contra a competição do álcool brasileiro à base de açúcar, os Estados Unidos impuseram uma tarifa (USS 0,14 por litro) que inviabiliza a importação do produto brasileiro. E o fizeram mesmo que o etanol à base de açúcar brasileiro produza oito vezes mais energia do que o combustível fóssil utilizado em sua produção, enquanto o etanol de milho norte-americano só produz 130% mais energia do que sua produção consome. Eles o fizeram mesmo que o etanol à bse de açúcar reduza mais as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa do que o etanol de milho. E o fizeram mesmo  que o etanol à base de cana-de-açúcar pudesse facilmente ser produzido nos países tropicais pobres da África  e do Caribe e talvez, ajudar a reduzir sua pobreza.

(adaptado de FREDMAN, Thomas. “Tão burros quanto quisermos”. Folha de S. Paulo, 21/09/2006, p.B2.)

Proposta a
Leia a coletânea e trabalhe sua dissertação a partir do seguinte recorte temático:
A introdução de novas práticas agrícolas produz impactos de ordem social, econômica, política e ambiental, envolvendo conflitos de interesses de difícil solução. Cabe  a uma política agrícola consistente administrar esses conflitos, propondo diretrizes que considerem o  que plantar, onde, como e para que plantar. Pensar sobre a geração de bioenergia é um desafio para a política agrícola atual.

Instruções:

1.Discuta o que significa destinar a produção agrícola brasileira para a geração de bioenergia.

2.trabalhe seus argumentos no sentido de apontar os impactos positivos, negativos e os impasses dessa destinação.

3.Explore tais argumentos de modo a justificar seu ponto de vista.


PROPOSTA B

Leia a coletânea e trabalhe sua narração a partir do seguinte recorte temático:
As práticas agrícolas podem ser alteradas pela introdução de novas tecnologias, pela redefinição de culturas agrícolas, pela mudança na destinação dos plantios, pelas modificações na organização do trabalho.
Tais alterações deixam marcas profundas na paisagem física e humana das regiões do país.

Instruções:

1.Crie um(a)personagem que viveu um processo de transformação na agricultura de alguma região do Brasil.

2.Narre as consequências  desse processo de transformação na vida do
(a) personagem e descreva o cenário rural onde ocorreu.

3. Sua história pode ser narrada em primeira ou terceira pessoa.


Proposta c

Leia a coletânea e trabalhe sua carta a partir do seguinte recorte temático:
A relação da agricultura com o comércio internacional está marcada por barreiras tarifárias, sanitárias, ambientais, que demandam constantes negociações entre os produtores agrícolas e o  Estado.

 Instruções:
1.Escolha um produto agrícola brasileiro de exportação ou seu derivado.

2.Argumente, a partir do ponto de vista de um produtor, contra uma barreia internacional imposta a esse produto.

3.Dirija sua carta a uma associação representativa do setor, solicitando medidas afetivas.

OBS: Ao assinar a carta, use apenas suas iniciais, de modo a não se identificar.


 2008









ORIENTAÇÃO GERAL: LEIA ATENTAMENTE.

APRESENTAÇÃO DA COLETÂNEA


O tema geral da prova da primeira fase é SAÚDE. A redação propõe três recortes desse tema.

Propostas:
 Cada proposta apresenta um recorte temático a ser trabalhado de acordo com as instruções específicas. Escolha uma das três propostas para a redação (dissertação, narração ou carta) e assinale sua escolha no alto da página de resposta.

Coletânea:
A coletânea é única e válida para as três propostas. Leia toda a coletânea e selecione o que julgar pertinente para a realização da proposta escolhida. Articule os elementos selecionados com sua experiência de leitura e reflexão.
O uso da coletânea é obrigatório.


Atenção – sua redação será anulada se você desconsiderar a coletânea ou fugir ao recorte temático ou não atender ao tipo de texto da proposta escolhida.

Um dos desafios do Estado é a promoção da saúde pública, que envolve o tratamento e também a prevenção de doenças. Nas discussões sobre saúde pública, é crescente a preocupação com medidas preventivas. Refletir sobre tais medidas significa pensar a responsabilidade do Estado, sem desconsiderar, no entanto, o papel da sociedade e de cada indivíduo.

Coletânea

1-O capítulo dedicado à saúde na Constituição Federal (1988) retrata  o resultado de todo o processo desenvolvido ao longo de duas décadas, criando o Sistema Único de Saúde (SUS) e determinando que “a saúde é direito de todos e dever do Estado” (art. 196). A constituição prevê o acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. (Adaptado de “História do SUS” em www.Portal.sespa.pa.gov.br,
20/08/2007.)

2-Os grandes problemas contemporâneos de saúde pública exigem a atuação eficiente do Estado que, visando à proteção da saúde da população, emprega tanto os mecanismos de persuasão (informação, fomento),quanto os meios materiais (execução de serviços) e as tradicionais medidas de polícia administrativa (condicionamento e limitação da liberdade individual).

Exemplar na implementação de política pública é o caso da dengue, que se expandiu e tem-se apresentado em algumas cidades brasileiras na forma epidêmica clássica, com perspectiva de ocorrências hemorrágicas de elevada letalidade. Um importante desafio no combate à dengue tem sido o acesso aos ambientes particulares, pois os profissionais dos serviços de controle encontram, muitas vezes, os imóveis fechados ou são impedidos pelos proprietários de penetrarem nos recintos. Dada a grande capacidade dispersiva do mosquito vetor, Aedes aegypti, todo o  esforço de controle pode ser comprometido caso os operadores de campo não tenham acesso às habitações.

(Adaptado de Programa Nacional de Controle da Dengue. Brasília: Fundação Nacional de Saúde , 2002.)



3.
Com 800 mil habitantes, o Rio de Janeiro era uma cidade perigosa. Espreitando a vida dos cariocas estavam diversos tipos de doenças, bem como autoridades capazes de promover sem qualquer cerimônia uma invasão de privacidade. A capital da Jovem República era uma vergonha para a nação. As políticas de saneamento de Oswaldo Cruz mexeram com a vida de todo mundo. Sobretudo dos pobres. A lei que tornou obrigatória a vacinação foi aprovada pelo governo em 31 de outubro de 1904; sua regulamentação exigia comprovantes de vacinação para matrículas em escolas, empregos, viagens, hospedagens e casamentos. A reação popular, conhecida como Revolta da Vacina, se distinguiu pelo trágico desencontro de boas intenções: as de Oswaldo Cruz e as da população. Mas em nenhum momento podemos acusar o povo de falta de clareza sobre o que acontecia à sua volta. Ele tinha noção clara dos limites da ação do Estado.

(adaptado de José Murilo de Carvalho, “abaixo a vacina!”. Revista Nossa História, ano 2, número 13, novembro de 2004,p.74.)


4.
Atribuir ao doente a culpa dos males que o afligem é procedimento tradicional na história da humanidade. Na Idade Média, a sociedade considerava a hanseníase um castigo de Deus para punir os ímpios. No século XIX, quando a tuberculose adquiriu características epidêmicas, dizia-se que a enfermidade acometia pessoas enfraquecidas pela vida devassa. Com a epidemia de
Aids, a mesma história: apenas os promíscuos adquiriam o HIV. Coube à ciência demonstrar que são bactérias os agentes causadores de tuberculose e Hanseníase, que a Aids é transmitida por um vírus, e que esses organismos são alheios às virtudes e fraquezas humanas. O mesmo preconceito se repete agora com a obesidade, até aqui interpretada como condição patológica associada ao pecado da gula. No entanto, a elucidação dos mecanismos de controle da fome e da saciedade tem demonstrado que engordar ou emagrecer está longe de ser mera questão de vontade.

(Adaptado de Dráuzio Varela, “o gordo e o magro”. Folha de São Paulo, Ilustrada, 12/11/2005.)

5.
“Nós temo uma capacidade razoável de atuar na cura, recuperação da saúde e reabilitação, mas uma capacidade reduzida no campo da promoção e prevenção”, disse o então secretário e hoje ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O objetivo do governo é aumentar a cobertura nas áreas de promoção da saúde e medicina preventiva.
Temporão afirma que as doenças cardiovasculares – como hipertensão arterial e diabetes – são a principal causa da mortalidade, seguidas pelo câncer. Em ambos os casos, “o controle de peso, tabagismo, ingestão de álcool, sedentarismo e hábitos alimentares têm um papel extremamente importante”. Por isso, quando o Ministério atua “na educação, informação, prevenção e promoção da saúde, está evitando que muitas pessoas venham a adoecer”.

(Adaptado de Alessandra Bastos, ”Programas assistenciais podem ‘desfinanciar’ saúde” em www.agenciabrasil.gov.br/notícias,15/09/2006.)



6.
Apesar das inúmeras campanhas, estima-se que cerca de 30 milhões de brasileiros sejam fumantes. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, mais de 70 mil mortes por ano podem ser atribuídas ao cigarro. O SUS gasta quase R$ 200 milhões anualmente apenas com casos de câncer relacionados ao tabagismo. Diante desse quadro, a questão é saber se o cerco ao fumo deveria ser ainda mais radical do que tem sido no Brasil. Ou seja, se medidas como a proibição das propagandas e a colocação de imagens chocantes em maços de cigarro são suficientes para conter o consumo.

(Adaptado de “o que você acha das campanhas contra o fumo?” em www.bbc.co.uk/portuguese/forum,01/08/2002.)


7.
Um mundo com risco cada vez maior de surtos de doenças, epidemias, acidentes industriais, desastres naturais e outras emergências que podem rapidamente torna-se uma ameaça à saúde pública global: é esse o cenário traçado pelo relatório anual da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a OMS, desde 1967, terão sido identificadas mais trinta e nove novas doenças, além do HIV, do Ebola, do Marburgo e da pneumonia  atípica. Outras, como a malária e a tuberculose, terão sofrido mutações e resistirão cada vez mais aos  medicamentos . “Estas ameaças tornaram-se um perigo  muito grande para um mundo caracterizado por grande  mobilidade, interdependência econômica e interligação eletrônica. As defesas tradicionais nas fronteiras  nacionais não protegem das invasões de doenças ou de  seus portadores”, disse Margaret Chan, diretora geral da OMS. “A saúde pública internacional é uma aspiração  coletiva, mas também uma responsabilidade mútua”, acrescentou. O relatório deixa recomendações aos governos, entre as quais a implementação definitiva do regulamento sanitário internacional e a promoção de campanhas de prevenção e simulação de surtos epidêmicos, para garantir respostas rápidas e eficazes.


(adaptado de “OMS prevê novas ameaças à saúde pública e pede prevenção global” em  www.ultimahora.publico.clix.pt/sociedade,23/08/2007.)



8.





9.Na oitava  sessão da Comissão de Narcóticos e Drogas da ONU , os EUA encabeçaram uma “coalizão” que rejeitou a proposta feita pelo Brasil de incluir os programas de redução de danos no conceito de Saúde como um direito básico do cidadão. A redução de danos é uma estratégia pragmática para lidar com usuários de drogas injetáveis. Disponibiliza seringas descartáveis ou mesmo drogas de forma controlada. Procura manter o viciado me contato com especialistas no tratamento médico e tem o principal objetivo de conter o avanço da Aids no  grupo de risco, evitando o uso de agulhas infectadas. Apesar de soar contraditório à primeira vista, o programa é um sucesso comprovado pela classe científica. O Brasil é um dos países mais bem-sucedidos na estratégia, assim como a Grã-Bretanha, o Canadá e a Austrália. O Ministério da Saúde brasileiro, por exemplo, estima que os programas de redução de danos foram capazes de diminuir em 49% os casos de Aids em usuários de drogas injetáveis entre 1993 e 2002. A posição norte-americana reflete as políticas da Casa Branca, que se preocupou, por exemplo, em retirar a palavra “camisinha” de todos os sites do governo federal. Essa mesma filosofia aloca recursos para organizações americanas de combate à Aids que atuam fora do EUA, pregando a abstinência e a fidelidade como remédios fundamentais na prevenção da doença.

(adaptado de Arthur Utuassu, “EUA atacam programas de combate à AIDS”. Jornal do Brasil , 12/03/2005.)


PROPOSTA A

Trabalhe sua dissertação a partir do seguinte recorte temático:

Segundo o artigo 196 da Constituição, a saúde é direito de todos e dever do Estado, devendo ser garantida mediante políticas públicas. Tal responsabilidade permite ao Estado intervir no comportamento individual e coletivo com ações preventivas, que podem gerar conflitos.


Instruções:

1-Discuta os desafios que as ações preventivas lançam ao Estado na promoção da saúde pública.

2-Trabalhe seus argumentos no sentido de apontar as tensões geradas por essas ações preventivas.

3-Explore os argumentos de modo a justificar seu ponto de vista sobre tais desafios e tensões.


PROPOSTA B

Trabalhe sua narrativa a partir do seguinte recorte temático:

O avanço da tecnologia e da ciência médica desmistifica muitos dos preconceitos em torno das doenças. Entretanto, algumas delas, consideradas atualmente problemas de saúde pública, como obesidade, alcoolismo, diabetes, AIDS, entre outras, continuam a trazer dificuldades de autoaceitação e de relacionamento social.

Instruções:

1-Imagine uma personagem que receba o diagnóstico de uma doença que é tema de campanhas preventivas.

2-Narre as dificuldades vividas pela personagem no convívio com a doença.

3-Sua história pode ser narrada em primeira ou terceira pessoa.


Proposta  c

Trabalhe sua carta a partir do seguinte recorte temático:

O governo brasileiro tem promovido campanhas de alcance nacional, a fim de combater o tabagismo, o uso de álcool e drogas, a proliferação da dengue, do vírus da Aids e da gripe, entre outras doenças que comprometem a saúde pública.

 Instruções:

1-Escolha uma campanha promovida pelo Ministério da Saúde que, na sua opinião, deva ser mantida.

2-Argumente no sentido de apontar aspectos positivos da estratégia dessa campanha.

3-Dirija sua carta ao Ministro da Saúde, justificando a manutenção da campanha escolhida.



 2009









Orientação geral: leia atentamente

O tema geral da prova da primeira fase é  O HOMEM E OS ANIMAIS. A redação propõe três recortes desse tema.

Propostas:

Cada proposta apresenta um recorte temático a ser trabalhado de acordo com as instruções específicas.

Escolha uma das três propostas para a redação (dissertação, narração ou carta) e assinale sua escolha no alto da página de resposta.

Coletânea:

A coletânea é única e válida para as três propostas. Leia toda a coletânea e selecione o que julgar pertinente para a realização da proposta escolhida. Articule os elementos selecionados com sua experiência de leitura e reflexão. O uso da coletânea é obrigatório.

Atenção – sua redação será anulada se você desconsiderar a coletânea ou fugir ao recorte temático ou não atender ao tipo de texto da proposta escolhida.

Apresentação da coletânea

De acordo com a época e a cultura, o homem se relaciona de diferentes formas com os animais. Essa relação tem sido motivo de intenso debate principalmente no que diz  respeito à responsabilidade do homem sobre a vida e o bem-estar das demais espécies do planeta.

Coletânea


1-O fundamento jurídico para a proteção dos animais, no Brasil, está no artigo 22.5 da Constituição Federal, que incumbe o Poder Público de “proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, promovem a extinção das espécies ou submetem os animais à crueldade”.

Apoiada na Constituição, a Lei 9605, de 1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, criminaliza a conduta de quem “praticar ato de abuso , maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados,  nativos ou exóticos”. Contudo, perguntas inevitáveis surgem: como o Brasil ainda compactua, em meio a vigência de leis ambientais avançadas, com tantas situações de crueldade com os animais, por vezes aceitas e legitimada pelo próprio Estado? Rinhas, farra do boi, carrocinha, rodeios, vaquejadas, circos, veículos de tração, gaiolas, vivissecção(operações feitas em animais vivos para fins de ensino e pesquisa), abate, etc. – por que se mostra tão difícil coibir a ação de pessoas que agridem, exploram e matam animais?

(Adaptado de Fernando Laerte Levai, Promotoria de Defesa de Animais. www.sentiens.net,04/2008.)



2-A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, no início de 2008, uma lei que, se levada à prática, obstruiria uma parte significativa pesquisa científica realizada na cidade por instituições como a fundação Oswaldo Cruz(Fiocruz), as universidades federal e estadual do Rio de Janeiro e o Instituto nacional do Câncer (Inca). De autoria do vereador e ator Cláudio Cavalcanti, um destacado militante na defesa dos direitos dos animais, a lei tornou ilegal o uso de animais em experiências científicas na cidade. A comunidade acadêmica reagiu e mobilizou a bancada de deputados federais do Estado para ajudar a aprovar o projeto de lei conhecido como Lei Arouca. A lei municipal perderia efeito se o projeto federal saísse do papel. Paralelamente, os pesquisadores também decidiram partir para a desobediência e ignorar a lei municipal. “Continuaremos trabalhando cm animais em pesquisas cujos protocolos foram aprovados pelos comitês de ética”, diz Marcelo Morales, presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica
(SBBF) e Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos líderes da reação dos cientistas.

A interrupção do uso de animais geraria prejuízos imediatos com repercussão nacional, como a falta de vacinas (hepatite B, raiva, meningite, BCG e febre amarela), fabricadas , no Rio, pela Fiocruz, pois a inoculação em camundongos atesta a qualidade dos antígenos antes que eles sejam aplicados nas pessoas.


Também é fundamental esclarecer  à população que, se essas experiências forem proibidas, todos os nosso esforços recentes para descobrir vacinas contra dengue, Aids, Malária e leishmaniose seriam jogados literalmente no lixo”, diz Renato Cordeiro, pesquisador do Departamento de Fisiologia e Farmacodinâmica da Fiocruz.  Marcelo Morales enumera outros prejuízos: “pesquisa sobre células-tronco no campo da cardiologia, da neurologia e da moléstias pulmonares e renais, lideradas por pesquisadores da UFRJ, e de  terapias contra câncer, realizadas pelo Inca, teriam de ser interrompidas”.

(Adaptado de Fabrício Marques, sem eles não há avanço. Revista Pesquisa Fapesp, número 144, 02/2008,pp.2-6)



3- O senado aprovou , em 9 de setembro de 2008, o projeto da Lei Arouca, que estabelece procedimentos para o uso científico de animais.  A matéria vai agora à  sanção presidencial. A lei cria o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Anima. (CONCEA), que será responsável por credenciar instituições para criação e utilização de animais destinados a fins científicos e estabelecer normas para o uso e cuidado  dos animais. Além de credenciar as instituições , o CONCEA terá a atribuição de monitorar e avaliar a introdução de técnicas alternativas que substituam o uso de animais  tanto no ensino quanto nas pesquisas científicas. O CONCEA será presidido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, do Meio ambiente, da Saúde e da Agricultura. Dentre outros membros, integram o CONCEA a Sociedade Brasileira para o Progresso Experimental (FeSBE), A  Federação Nacional da Indústria Farmacêutica e dois representantes  de sociedades protetoras dos animais legalmente estabelecidas no País.

(Adaptado de Daniela Oliveira e Carla Ferenshitz, após 13 anos de tramitação Lei Arouca é aprovada. Jornal da Ciência(SBPC),www.jornaldaciencia.org.br,
09/2008)




4-
Grande parte de nossa sociedade acredita na necessidade incondicional das experiências com animais. Essa crença baseia-se em mitos, não em fatos, e esses mitos precisam ser divulgados a fim de evitar a consolidação de um sistema pseudo-científico. As experiências com animais pertencem – assim  como a tecnologia genética ou o uso da energia atômica – a um  sistema de pesquisas e exploração que despreza a vida. Um desses mitos é o de que tais experiências possibilitaram o combate às doenças e assim permitiram  aumentar a média de vida. Esse aumento, entretanto, deve-se,
principalmente, ao declínio das doenças infecciosas e à consequente diminuição da mortalidade infantil, cujas causas foram as melhorias das condições de saneamento, a tomada de consciência em questões de  higiene e uma alimentação mais saudável, e não a introdução constante de novos medicamentos e vacinas. 
Da mesma maneira, os elevados coeficientes de mortalidade infantil no Terceiro Mundo podem ser atribuídos aos problemas sociais, como a pobreza, a desnutrição, e não à falta de medicamentos ou vacinas. Outro mito é o de que as experiências com animais não prejudicam a humanidade. Na realidade , elas é que tornam as atuais doenças da civilização ainda mais estáveis. A esperança da descoberta de um medicamento por meio de pesquisas com animais destrói a motivação das pessoas para tomarem uma iniciativa própria e mudarem significativamente seu estilo de vida. Enquanto nos agarramos à esperança de um novo remédio contra o câncer ou contra as doenças cardiovasculares, nós mesmos – e todo o sistema de saúde – não estamos suficientemente motivados para abolir as causas dessas enfermidades, ou seja, o fumo, as bebidas alcoólicas, a alimentação inadequada, o stress, etc. Um último mito a ser destacado é o de e que leigos, por falta de conhecimento especializado, não podem opinar sobre experiências com animais. Esse mito proporcionou, durante dezenas de anos, um campo livre para os vivisseccionistas. Deixar que os próprios pesquisadores julguem a necessidade e a importância das experiências com animais é semelhante a deixar que uma  associação de açougueiros emita parecer sobre alimentação vegetariana. Não serão justamente aqueles que estão engajados no sistema de experiências com animais que irão questionar a vivissecção!

(adaptado de Bernhard Rambeck, Mito das Experiências em animais. União Internacional Protetora dos animais, www.uipa.com.br,04/2007.)


5.

A violência exercida contra os animais suscita uma reprovação crescente por parte das opiniões  públicas ocidentais, que, frequentemente, se torna ainda mais vivaz à medida que diminui a familiaridade com as vítimas. Nascida da indignação com os maus-tratos infligidos aos animais domésticos e de estimação, em um a época na qual burros e cavalos de fiacre faziam  parte do ambiente cotidiano, atualmente a compaixão nutre-se da crueldade a que estariam expostos seres com os quais os amigos dos animais, urbanos em sua maioria, não têm nenhuma proximidade física: o gado de corte, pequenos e grandes animais de caça, os touros das touradas, as cobaias de laboratório, os animais fornecedores de pele, as baleias e as focas, as espécies selvagens ameaçadas pela caça predatória ou pela deterioração do seu habitat, etc. As atitudes de simpatia para com os animais também variam, é claro, segundo as tradições culturais nacionais. Todavia, na prática, as manifestações de simpatia pelos animais são ordenadas em uma escala de valor cujo ápice é ocupado pelas espécies percebidas como as mais próximas do homem  em função de seu comportamento, fisiologia, faculdades cognitivas, ou da capacidade que lhes é atribuída de sentir emoções, como os mamíferos. Ninguém, assim parece se preocupar com a sorte dos arenques ou dos bacalhaus, mas os golfinhos, que com eles são por vezes  arrastados pelas redes de pesca, são estritamente protegidos pelas convenções internacionais. Com relação às medusas ou às tênias, nem mesmo os membros mais militantes dos movimentos de liberação animal parecem conceder-lhes uma dignidade tão elevada quanto à outorgada aos mamíferos e aos pássaros. O antropocentrismo, ou seja, a capacidade de se identificar com não-humanos em função de seu suposto grau de proximidade com a espécie humana, parece assim constituir a tendência espontânea das diversas sensibilidade ecológicas contemporâneas.

(Adaptação de Philippe Descola, Estrutura ou sentimentos: a relação com o animal na Amazônia. Mana, vol.4, número 1, Rio de janeiro, 04/1998.)



6.



Manifestação de militantes da ONG vegan staff na sexagésima Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), www.veganstaff.org,07/2008.)


Proposta A

Leia a coletânea e elabore sua dissertação a partir do seguinte recorte temático:

O uso de animais em experimentação científica tem sido muito debatido porque envolve reinvindicações dos cientistas e dos movimentos organizados em defesa dos animais, assim como mudanças na legislação vigente.

Instruções:

1-Discuta o uso de animais em experimentação científica.

2-Trabalhe seus argumentos no sentido de apontar as controvérsias a respeito desse uso.

3-Explore os argumentos de modo a justificar seu ponto de vista sobre essas controvérsias.




Proposta B
Leia  a coletânea e elabore sua narrativa a partir do seguinte recorte temático:
Os movimentos organizados em defesa dos animais têm sensibilizado uma parcela da sociedade, que busca adotar novas condutas, coerentes com princípios de responsabilidade em relação às diversas espécies.

Instruções:

1-Imagine uma personagem que decide mudar de hábitos para ser coerente com sua militância em defesa dos animais.

2-Narre os conflitos gerados por essa decisão.

3-Sua história pode ser narrada em primeira ou terceira pessoa.



Proposta C

Leia a Coletânea e elabore sua carta a partir do seguinte recorte temático:

As controvérsias sobre o uso de animais em experimentação científica não se encerram com a recente aprovação, pelo Senado, da Lei Arouca, que cria a CONCEA.
Instruções:

1-Escolha um ponto de vista em relação ao uso de animais em experimentação científica.

2-Argumente no sentido de solicitar que seu ponto de vista prevaleça na atuação do CONCEA.

3-Dirija sua carta a  um membro do CONCEA que possa apoiar sua solicitação.





2007





INSTRUÇÃO: LEIA ATENTAMENTE AS FRASES SEGUINTES QUE PODEM SER ENCONTRADAS EM TEXTOS DE TODA A MÍDIA.
Em apenas cinco minutos, você pode chapar a barriga – Detone quatrocentas calorias em uma hora – Experimente a nova dieta anticelulite – Elimine os sinais de envelhecimento – Ganhe uma barriguinha seca e um corpo em forma em nossa academia – A nossa dieta enxuga a gordura do corpo e deixa cintura fininha – Faça ginástica facial para eliminar rugas e linhas de expressão – Dez exercícios para esculpir suas pernas e coxas – Desenvolva rapidamente seus bíceps - Ganhe músculos em seis meses e conquiste todas as gatas  - Torne-se um homem de corpo sarado e jeito de menino – Desfile na praia com o corpo dos seus sonhos – Turbine seus lábios – Você pode ter um culote sequinho – Deixamos sua barriga zerada – Você pode ser mais bonita: rinoplastia, lipoaspiração, mamoplastia de aumento, mamoplastia de redução, lifting facial – Ganhe pernas e bumbum torneados – Exercícios para ficar com seios exuberantes – Com alguns minutos por dia, deixamos seu corpo douradinho – Você pode mudar a cor de seus olhos – Só tem cabelos brancos quem quer. 


Proposição

Os textos focalizam o tema da beleza, particularmente da beleza das mulheres, em diferentes épocas. As frases apresentadas como base para esta redação, todas fundamentadas em matérias de revistas dirigidas para a  cultura física, estética e emagrecimento colocam a questão da busca  da beleza física, não apenas mulheres, mas também pelos homens nos dias atuais. Estimulada intensamente pela mídia, a busca da saúde se confunde frequentemente com a busca, do homem e pela mulher, de um corpo  esbelto, bem composto e delineado, capaz de causar inveja e de impressionar o sexo oposto. Para atingir esse objetivo , muitas  pessoas fazem quaisquer tipos de sacrifícios, não poucas vezes dando maior importância à aparência do que à própria saúde física e mental. Com base neste comentário e, se julgar necessário, nas frases que serviram como exemplo, faça uma redação em prosa , de gênero dissertativo, sobre o tema

A BUSCA DA BELEZA DO CORPO NOS DIAS ATUAIS




 2008




Instrução: Leia atentamente os seguintes fragmentos de textos.

1.Fragmento de conferência de Olavo Bilac (1865 -1918) sobre a obra do poeta Bocage (1765 -1805):

É tão fácil ser popular! Terrível assassinos, exímios ladrões, grandes devassos alcançam facilmente uma celebridade mais vasta do que a que logram os mais altos benfeitores da humanidade e os mais claros servidores da arte. Nem é preciso para ganhar notoriedade ser um chapado criminoso, nem um rematado louco; para subir ao galarim, não é necessário ser Nero, nem Eróstrato; a escalada para o fastígio não requer sublimidades de crueldade nem de megalomania: nem a carnificina de cem mil cristãos, nem o incêndio do templo de Diana. Par guindar um homem ao Capitólio, bastam tolices vulgares, extravagâncias jocosas ou escandalosas, e pequeninas infâmias (...).

(Olavo Bilac. Últimas conferências e discursos. Rio de janeiro: Livraria Francisco Alves, 1927,p.84.)



2-Fragmento de entrevista do ator Pedro Cardoso (1962-( à revista IstoéGENTE:

IstoéGENTE- Encontrou sucesso no teatro e ficou famoso na tevê. É bom ser famoso?

Pedro Cardoso –Gosto do sucesso, não da fama.

Quando minha imagem está vinculada ao meu trabalho, não há problema. Do contrário, é incômodo para a individualidade. Tenho horror a área vip. Você já viu em algum lugar? Não, né? Eu não vou. Compro ingresso, entro na fila, vou onde todos vão. É ridículo ir a lugares vip. Num país como o brasil. É falta de educação.


3-Fragmento de crônica de Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987):

Fama
Ninguém se espante com o diálogo que mantive com um bebê        de 15 dias de existência. Hoje, a comunicação não conhece fronteiras espaciais ou etárias. O bebê não fala o português de Portugal nem o português brasileiro, ensinado pelo saudoso professor Stanislaw Ponte Preta. Mas fala a seu modo, desde que se saiba interroga-lo, e eu, não é por me gabar, tenho meus macetes. Perguntei-lhe de saída:
- Então, satisfeita de vir ao mundo?

Respondeu-me com rabugem, em termos que traduzirei assim:

- Como posso estar satisfeita, se ainda bem não cheguei a este lugar, já me televisionaram e estão me entrevistando?

-É a era tecnológica-aldeiglobal-consumística, minha querida. Desde o primeiro minuto de vida extrauterina você participa da sociedade eletrônico-difusoro-cósmica ilimitada.

-É, estou vendo mas não acho graça nenhuma.

-Não é para achar graça nem desgraça, é para se integrar, entende? Você tem de aderir ao processo. O processo é irreversível. Melhor você não dar uma de contestadora, e entrar na jogada.

- Mas eu nem tive tempo de contestar, me botaram diante das câmaras, fechei os oLhos para não me ofuscar com aquelas luzes, chorei em sinal de protesto, riram de mim, e agora, pelo que vejo, estou em todas.

-De fato. Seu índice de publicidade é um dos mais altos. Em duas semanas você varou o Brasil, fez concorrência a Elizabeth Taylor, aos terroristas palestinos e aos não palestinos, governos que caem, governos que sobem , técnicas de exorcismo...
 -E daí? Pensa que o meu Ibope me dá prazer?
-Ibope não dá prazer. Dá dividendos. Você tem o futuro garantido se for sempre dócil às exigências do sistema. Não deve bobear. Esteja sempre perto de uma objetiva, um gravador, uma passarela.

-Preferia viver a vida, com a sensação de ter uma vida realmente minha.

-Quem tem isso hoje em dia, meus –encantos? Só os loucos, isso mesmo apenas certos loucos, não marcados pela psicose de governar o mundo. Loucos mansos, vamos dizer assim. São raros, a maioria é agitada, e não só recebe a influência da comunicação delirante como, por sua vez, influi sobre esta, aumentando-lhe o delírio. De sorte que é bom você renunciar ao ideal individualista e anacrônico. Vida particular da gente já era. Agora vivemos a vida dos outros, em bloco, ou melhor, a de ninguém.


(Carlos Drummond de Andrade. De notícias &
Não notícias faz-se a crônica – histórias, diálogos, divagações. 2 ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora 1975,p.133-134.)


4-

Fragmento de fala do velho do Restelo, do canto IV de Os Lusíadas de Luís de Camões (1525-1580):

Ó glória de mandar! Ó vã cobiça
Desta vaidade, a quem chamamos Fama!
Ó fraudulento gosto, que se atiça
C’uma aura popular, que honra se chama!
Que castigo tamanho e que justiça
Fazes no peito vão que muito te ama!
Que mortes, que perigos, que tormentas,
Que crueldade neles exp’rimentas!”

(Luís de Camões, Os Lusíadas, canto IV,95.)

PROPOSIÇÃO
Celebridade, renome, nomeada, notoriedade, conceito, reputação, prestígio, glória, fama. São numerosas as palavras para rotular um mesmo status social: ser conhecido, ser reconhecido, ter nome, ter renome, ter nomeada, ter prestígio, ter glória, ser célebre, ser famoso, ser glorioso, ser conhecido por todas as pessoas no mundo todo. Os artistas antigos representam alegoricamente a Fama como uma deusa dotada de cem bocas e cem orelhas, com olhos que surgiam por baixo de suas asas. Consta que o obscuro efésio Eróstrato, no afã de imortalizar seu nome, incendiou um 356 a.C. o grande templo de Ártemis, considerado uma das maravilhas do mundo antigo. Mas é preciso buscar a fama a qualquer custo? É vital para um homem ser conhecido/reconhecido por todos? Artistas, atletas, escritores, pensadores, intelectuais de modo geral não têm a mesma resposta para essas indagações. Tomando por base o texto das questões 01 a 03, bem como os fragmentos apresentados acima, tente dar a sua resposta, fazendo uma redação em prosa, de gênero dissertativo, sobre o tema

É PRECISO SER FAMOSO?


 2009

INSTRUÇÃO: Leia atentamente os fragmentos de textos apresentados a seguir:

1.Fragmento de livro de Isaac Asimov:

Todas as formas de vida diversas da humana só lidam com recursos renováveis. Determinados organismos podem morrer por falta temporária de alimento e água em determinado lugar, ou por causa de aberrações climáticas, ou por presença e atividade de predadores, ou meramente por causa da idade avançada. Toda uma espécie pode morrer devido a mudanças genéticas, à incapacidade de adaptar-se a alterações ambientais, ou à substituição por outra espécie com melhores possibilidade de sobrevivência. Entretanto, a vida continua, pois a Terra segue sendo habitável, graças à eterna reciclagem de recursos renováveis.

Somente o ser humano lida com recursos não renováveis e, portanto, só ele corre o risco de estruturar um modo de vida cujos elementos essenciais podem faltar repentinamente. Essa falta pode representar tamanha desarticulação que é capaz de pôr fim à civilização humana. Aí , então, a terra poderá ainda comportar a vida, mas não mais o avanço tecnológico.
(Issac Asimov. Escolha a catástrofe. São Paulo:Círculo do Livro, 1979.p.305.)


2.Fragmento de livro de Gilberto Dupas:

Cientistas renomados fazem-nos graves advertências sobrea a maneira como estamos conduzindo nossos caminhos. Ao mesmo tempo, eles nos delegam responsabilidades brutais. O filósofo Daniel Dennett acha quase certo não sermos a espécie do planeta com maior chance de sobreviver. Perdemos para as baratas e as criaturas mais simples. Possuímos uma grande vantagem: a condição de olhar à frente e planejar. No entanto, apesar  - e por causa – de todo o avanço tecnológico de que fomos capazes, caminhamos em direção  a uma barreira de escassez, não de minérios ou energia, mas de água e alimentos. O sicobiologista Edward O. Wilson lembra que nos transformamos na primeira espécie a se tornar  uma força geofísica, capaz de alterar o clima da Terra; e  que temos sido os maiores destruidores de vida desde o meteorito que caiu perto de Iucatã há 65 milhões de anos e encerrou o ciclo dos grandes répteis. Com a superpopulação e o atual estilo de desenvolvimento , corremos o risco de esgotar nossas reservas naturais – inclusive  de água doce – e eliminar para sempre numerosas espécies vegetais e animais. Ele nos compara a uma família que  dissipa irrefletidamente seu parco patrimônio e que depende cada vez mais de novos conhecimentos para se  manter viva. De fato, se hipoteticamente retiramos a eletricidade de uma tribo de aborígenes australianos, quase nada acontecerá. Se o fizermos aos moradores da Califórnia, milhões morrerão.

[...]

É curioso como nossa maravilhosa capacidade de previsão tem evoluído menos que nosso arsenal destrutivo e nossas aspirações de consumo. O homem primitivo dava-se por satisfeito ao voltar para a caverna com algum alimento para sua família e por ter sobrevivido mais um dia. Hoje, tentamos planejar a longo prazo: mas é difícil avaliar as consequências de nossas ações para mais de duas gerações. É o caso da degradação do meio ambiente. Ao cortarmos uma árvore da floresta tropical, raramente assumimos que nossos bisnetos poderão encontrar lá um deserto. E, embora saibamos ter de preservar a velha Mãe Terra, o único lar capaz de sustentar a vida, continuamos a destruir seus frágeis ecossistemas naturais, envenenar as águas e poluir o ar com o uso irresponsável da tecnologia.

 (Gilberto Dupas, Ética e poder na sociedade da informação. São Paulo: Editora Unesp,2000,p.63-65.)



3.

Fragmentos de um artigo de Moacir Gadotti:

A sensação de pertencimento ao universo não se inicia na idade adulta e nem por um ato de razão. Desde a infância, sentimo-nos ligados com algo que é muito maior do que nós. Desde crianças nos sentimos profundamente ligados ao universo e nos colocamos diante dele num misto de espanto e de respeito. E, durante toda a vida, buscamos respostas ao que somos, de onde viemos, para onde vamos, enfim, qual o sentido da nossa existência. É uma busca incessante e que jamais termina. A educação pode ter um papel nesse processo se colocar  questões filosóficas fundamentais, mas também se souber trabalhar ao lado do conhecimento, essa nossa capacidade de nos encantar com o universo.

Hoje, tomamos consciência de que o sentido das nossas vidas não está separado do sentido do próprio planeta. Diante da degradação das nossas vidas, no planeta chegamos a uma verdadeira encruzilhada entre um caminho Tecnozoico, que  coloca toda a fé na capacidade da tecnologia de nos tirar da crise sem mudar nosso estilo de vida poluidor e consumista, e um caminho Ecozoico, fundado numa nova relação saudável com o planeta, reconhecendo que  somos parte do mundo natural, vivendo em harmonia  com o universo, caracterizado pelas atuais preocupações ecológicas. Temos que fazer escolhas. Elas definirão o futuro  que temos. Não me parece, realmente que sejam caminhos  totalmente opostos. Tecnologia e humanismo não se  contrapõem. Mas, é claro, houve excessos no nosso  estilo de vida  poluidor e consumista e que não é fruto da técnica, mas do modelo econômico. Este é que tem que ser posto em causa. E esse é um dos papéis da educação sustentável ou ecológica.

[...]

Não aprendemos a amar a Terra lendo livros sobre isso, nem livros de ecologia integral. A experiência própria é o que conta. Plantar e seguir o crescimento de uma árvore ou de uma plantinha, caminhando pelas ruas da cidade ou aventurando-se numa floresta, sentindo o cantar dos pássaros nas manhãs ensolaradas ou não, observando como o vento move as plantas, sentindo a areia quente de nossas praias, olhando para as es trelas numa noite escura. Há muitas formas de encantamento e de emoção frente às maravilhas que a natureza nos reserva. É claro, existe a poluição, a degradação ambiental, para nos lembrar de que podemos destruir essa maravilha e para formar nossa consciência ecológica e nos mover à ação.

(Moacir Godotti.Pedagogia da terra e cultura de sustentabilidade. Revista Lusófona de educação,2005.vol.6,p.19-20.)




PROPOSIÇÃO

A personagem da peça de Millôr Fernandes, que serviu como uma das bases para as questões de números 04 a 07, afirma que “o homem é o câncer da Terra”, visão pessimista que poderia ser traduzida como: a civilização é o pior ou um dos piores males do planeta e conduzirá tudo para a destruição. Uma pessoa bastante otimista não concordaria com esse parecer  e defenderia tese contrária: o homem é o maior do bens que já surgiram neste planeta e conseguirá não apenas sobreviver, mas também preservar as outras formas de vida. Entre esses extremos de pessimismo e de otimismo podem surgir inúmeras outras interpretações sobre a presença e as ações dos seres humanos na Terra. Releia os textos apresentados com base para as questões de números 04 a 07, bem com os três fragmentos acima transcritos  e, a seguir, manifeste sua própria opinião, fazendo uma redação em prosa, de gênero dissertativo, sobre o tema:

O HOMEM : INIMIGO DO PLANETA?







 2007

MITOS MODERNOS

O homem moderno, tanto quanto o antigo, não é só razão,mas também afetividade e emoção. Hoje em dia, os meios de comunicação de massa lidam com os desejos e anseios que existem na nossa natureza inconsciente e primitiva. O mito recuperado do cotidiano do homem contemporâneo nãos e apresenta com a abrangência que se fazia sentir no homem primitivo.
Os mitos modernos não abrangem mais a totalidade do real, como ocorria nos mitos gregos, romanos ou indígenas. Podemos escolher um mito da sensualidade, outra da maternidade, sem que tenham de ser coerentes entre si. Os super-heróis dos desenhos animados e dos quadrinhos, bem como as personagens de filmes (Super-homem, Homem-aranha, Mickey, Rambo e outros), passam a encarnar o bem e a justiça, assumindo a nossa proteção imaginária.
A própria ciência pode virar um mito , quando somos levados a acreditar que ela é feita à margem da sociedade e de seus interesses, que mantém total objetividade e que é neutra. Como mito e razão habitam o mesmo mundo, o pensamento reflexivo pode rejeitar alguns mitos, principalmente os que vinculam valores destrutivos ou que levam à desumanização da sociedade. Cabe a cada um de nós escolher quais serão nossos modelos de vida.











 (eu),Papa, Pele, Airton Senna, Carmem Miranda





CONTO DE FADAS PARA AS MULHERES DO SÉCULO XXI

Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa que, independente e cheia de autoestima, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava em conformidade ecológica, se deparou com uma rã.

Então , a rã pulou para o seu colo e disse:

-Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito.
Uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo em um belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o nosso jantar, lavarias as roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre...

Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à milanesa, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorri e pensava...Nem morta!

(Luís Fernando Veríssimo(com adaptações).)

Exemplificando com, pelo menos , um dos mitos apresentados nesta prova, discorra a respeito do seguinte tema:

OS MITOS E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MODERNO



 2008

Uma onda
Nada do que foi será
De novo do jeito que
[já foi um dia
Tudo passa, tudo
[sempre passará
A vida vem em ondas como o mar
Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo no mundo

Não adianta fugir
Nem mentir para si mesmo
Agora

Há tanta vida lá fora, aqui dentro
Sempre como uma onda no mar
Como uma onda no mar.

(Nelson Motta)




  fênix



A simbologia da fênix
A crença na fênix, ave lendária que renasce das próprias cinzas, existiu em vários povos da Antiguidade como gregos, egípcios e chineses. Na mitologia desses povos, o significado é preservado: a perpetuação, a ressureição e a esperança, que nunca têm fim. Para os gregos, há um paralelo da fênix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza.

Ameaça ambiental

O efeito estufa, o aquecimento global e as mudanças climáticas continuam no foco das discussões dos ambientalistas. Em adição a esses temas, discute-se a possibilidade e que fenômenos como inundações , derretimento de geleiras, ondas de calor e desertificação estejam associados a impactos ambientais causados pelo homem, o que já vinha sendo evidenciado nos relatórios anteriores do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) e foi confirmado nos quatro relatórios produzidos em 2007.


Informação em tempos de globalização

A sociedade vem passando por inúmeras  mudanças em todas as áreas do conhecimento. As informações veiculadas pelos diversos meios de comunicação, como televisão, satélite, Internet, têm modificado o estilo de conduta, atitudes, costumes e tendências das populações mundiais. Todos tentam se adaptar a essas mudanças para se estabelecerem no mercado de trabalho ou na vida de um modo geral.

Considerando que os textos das provas objetivas e os apresentados acima tenham caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, posicionando-se frente ao  tema a seguir.

Entre mudanças, lentas ou rápidas, a humanidade vai construindo o futuro.




 2009

Atenção: Nesta prova, faça o que se pede, utilizando, caso deseje, o espaço para rascunho no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA,no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Utilize, no máximo, trinta linhas. 

Qualquer fragmento de texto além dessa extensão máxima será desconsiderado. 

Na FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, identifique-se apenas no cabeçalho, pois será atribuída nota zero ao texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.



Como nosso pais
Belchior

(...)
Você me pergunta
Pela minha paixão
Digo que estou encantado
Com uma nova invenção
Eu vou ficar nesta cidade
Não vou voltar pro sertão
Pois vejo vir vindo no tempo
Cheiro da nova estação
Eu sei de tudo na ferida viva
Do meu coração...

(...)
Você pode até dizer
Que eu tô por fora
Ou então
Que eu tô inventando...

Mas é você
Que ama o passado
E que não vê
É você
Que ama o passado
E que não vê
Que o novo sempre bem

(...)






Resposta ao tempo
Aldir Blanc e Cristóvão Bastos


Num dia azul de verão
Sinto o vento
Há folhas no meu coração
É o tempo

(...)

E gira em volta de mim
Sussurra que apaga os caminhos
(...)


Respondo que ele aprisiona
Eu liberto
Que ele adormece as paixões
Eu desperto

E o tempo se rói
Com inveja de mim
Me vigia querendo aprender
Como eu morro e amor
Pra tentar reviver





 Quino Mafalda


Considerando que os textos das provas objetivas e os apresentados acima têm caráter unicamente motivador, redija uma dissertação, apresentando argumentos que se contraponham à seguinte concepção de tempo expressa pelo poeta clássico Ovídio: o tempo, esse devorador de coisas.






  2007







Você tem duas opções para fazer sua redação. Escolha uma delas e siga as orientações para elaborar o seu texto.

Opção 1Narração
 Imagine a seguinte situação: um dia alguém (personagem criado por você) tem a oportunidade de conversar longamente com um destes moradores que estão aqui representados e resolve escrever a história da vida dele, expondo os motivos que o levaram a se isolar de tudo e de todos para viver num canto de uma rua qualquer. Crie um texto narrativo e dê a ele um final surpreendente. Dê um título ao seu texto.

Opção 2Dissertação

A partir das informações disponibilizadas aqui, construa um texto dissertativo procurando argumentos para tentar solucionar esse problema social: o morador de rua. Algumas autoridades defendem a chamada “operação limpeza”; outras preferem ações voltadas para a cidadania. Como você se posiciona? Crie um título adequado ao desenvolvimento que der ao tema.




Espalhados pelos canteiros da cidade, moradores de rua formam uma massa silenciosa e invisível – “um elemento da paisagem urbana do qual a sociedade se acostumou a desviar o olhar”.
                                  (Veja, 30/11/2005)

Na invisibilidade que a grande maioria deles vive, alguns se destacam e surgem como personagens (escritores, detetive espacial, Lampião), criam um mundo pararelo, tornam-se visíveis e ocupam a mídia.


Segundo o Censo do Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe – 2003, é considerado morador de rua o segmento de baixíssima renda que, por contingência temporária ou de forma permanente, pernoita nos logradouros da cidade.


A área urbana da cidade de São Paulo é de aproximadamente 1.500 Km2. Abrigava em 2003 uma população de quase 10,7 milhões e, desses habitantes, 6.405 eram moradores de rua (2.834 viviam na ruas e 3.571 pernoitavam em albergues). Ainda segundo a mesma pesquisa, predominavam pessoas do sexo masculino (83,60%), em idade ativa (18 a 55 anos, 70,06%) e residindo na rua há até um ano. Esses dados aumentaram em torno de 30% desde a última pesquisa feita em 2001 pelo mesmo instituto.

Muitos desses moradores de rua não possuem família e muitos consomem álcool e drogas. O mais importante apontado por essa pesquisa é que 20% desses moradores possuem nível superior.
                               (Censo 2003, Fipe)

No meio (ilha)da Av. Pedroso de Moraes, bairro nobre da cidade, mora Raimundo Arruda Sobrinho, 68 anos. Seu último jornal leu em junho de 1976, e ainda consegue se recordar dos donos do poder daquela época: os presidentes da França e dos Estados Unidos, do Brasil, o governador e o prefeito de São Paulo. Na cabeça, uma coroa de plástico – uma garrafa cortada ao meio com papelão e metais colados nela.

O saco de lixo preto que atou com um nó no seu pescoço ele usa como capa. Passa seus dias escrevendo. Curvado , ele se dedica aos seus diários, pilhas de folhas soltas guardadas num caderno de papelão. Ao lado, as notas dos anos passados, atadas por um cordão e embrulhadas em sacos de plásticos transparentes. “O diário de uma mente escravizada” ele as chama e então lê: “Dormi bem, acordei cedo, o tempo está bom, falei com gente na rua...”
    (Texto: Thomas Milz, Disponível em
http:www.caiman.de/brasil/raimundopt.shtml





Na Radial Leste, uma das maiores avenidas de São Paulo, podemos encontrar o Luciano: com uma fita na cabeça segurando um osso na vertical de sua testa, o corpo revestido por saquinhos de plástico, remetendo quase que a uma espécie de traje espacial. Quando lhe perguntamos a respeito de seu estranho equipamento, ele diz que é feito para viajar: proteção antibombas, pois espera a nave que irá levá-lo para os Estados Unidos.
O traje de Luciano constitui uma espécie de aparelho corporal, como um equipamento de sobrevivência, num mundo onde as explosões ameaçam.
Os diversos pesos pendurados ao seu corpo dão a seus movimentos a lentidão dos gestos de um astronauta.
Os saquinhos pendurados em seus braços e suas pernas estão recheados com cartelas da Mega Sena.

(Texto adaptado para fins de vestibular. Disponível em <http:/www.unicamp.br/unicamp/hoje/julho2006/ju330pag12.html>)


Importante: Passe o limpo, a tinta, sua redação, no espaço e ela destinado. O rascunho não será considerado. Seu trabalho será avaliado de acordo com os seguintes critérios:

Narração – adequação ao tema e às características específicas do gênero narrativo. Título compatível com o texto produzido.

Dissertação – espírito crítico; padrão culto da língua; adequação de título e texto ao desenvolvimento do tema; estrutura textual compatível com o tipo de texto proposto.




 2008

Redação
Leonardo e o século XXI




Desenho do embrião bovino. Feito por da Vinci – 1506 - 1508




Escadas do Museu do vaticano projeto de Leonardo da Vinci




Da Vinci propôs a ideia de um telescópio refrator e, em 1490, fez a seguinte anotação: “Fazer lentes para ver a Lua aumentada”.







Galáxia em espiral (M51) vista do telescópio Hubble (Nasa)







Helicóptero de Da Vinci (1487 -1490). Manuscrito B.




Artefatos de guerra de Da Vinci.
Código Atlântico.


Leonardo da Vinci (1465 – 1519) é considerado por muitos estudiosos um home de visão (que olhava para o futuro) e, por outros, um visionário (sonhador). Alguns pesquisadores da História da Arte o consideram o maior Pintor da Renascença e alguns pesquisadores da Ciência o consideram o primeiro cientista. Qualquer uma dessas interpretações  aponta para alguém dotado de imaginação incomum e espírito investigativo.

Os seus desenhos, combinado uma precisão cientifica com um grande poder imaginativo, refletem a enorme vastidão dos seus interesses, que iam desde à biologia, à fisiologia, à hidráulica, à aeronáutica e à matemática.


Renascimento: um movimento que afetou todos os aspectos da cultura, da literatura e da erudição, da pintura, da escultura e da arquitetura, e que conscientemente quis recuperar e reviver os êxitos da Antiquidade Clássica. A palavra “Renascimento” quer dizer “voltar a nascer”, e foi precisamente assim que eu os sábios e os artistas dos séculos XV e XVI interpretaram o meio cultural no qual viviam e trabalhavam: como o renascer da civilização clássica depois de um longo período de degeneração.

 Mann, Nicholas. (coord.) Grandes Civilizações do passado Renascimento, trad. Alexandra Martins. Barcelona. Folio, 2006.






Das invenções que temos hoje, quais Leonardo “desinventaria “ e por quê?

O que Leonardo poderia inventar hoje para resolver alguns de nossos problemas?

Quais ideias e/ou ideais deveriam  “renascer” neste século e por quê?



PROPOSTA:
Considerando as informações disponibilizadas aqui e articulando as informações da prova como um todo com os seus conhecimentos da sociedade do século XXI, elabore um texto dissertativo, respondendo a uma das questões abaixo. Dê um título ao seu texto.


IMPORTANTE:
Passe a sua redação a limpo, à tinta, no espaço e ela destinado. O rascunho não será considerado. Seu trabalho será avaliado de acordo com os seguintes critérios:
1.        Desenvolvimento do tema com espírito crítico.
2.        Adequação da língua de acordo com o padrão culto.
3.        Construção textual e escolha do título compatível com o tipo de texto proposto. Sua redação será anulada. Se você fugir do tema da prova.






 2009








Redação
Leia as duas propostas para redação e escolha uma delas para redigir o seu texto.


PROPOSTA a

O século XXI começou com inúmeras discussões relacionadas às matrizes energéticas.

Enquanto essas discussões estão acontecendo, os problemas estão aparecendo em todas as partes do mundo.

Há muitas questões para serem respondidas. Por que tudo isso está acontecendo? Quem são os culpados? Quais são as melhores soluções?

Leiam atentamente os textos abaixo para desenvolver a sua redação. Eles abordam o apagão energético, tema desta redação.
Elabore um texto dissertativo sobre esse eixo temático.

De modo claro e logicamente ordenado, argumente sobre os possíveis perigos e soluções para esse problema que a cada dia se torna mais presente no nosso cotidiano.
Dê a seu texto um título coerente com a sua argumentação.

Texto 1

Quando uma onda de calor, como a que se manifesta nesse momento no nosso país, no resto da Europa e nos Estados Unidos (onde as temperaturas já chegaram aos 48 graus c), sobrecarrega a procura  de energia elétrica, podendo provocar apagões em cadeia, os responsáveis das centrais elétricas programam entre si planos de cortes seletivos.
Foi o que aconteceu no importante bairro de Queens (100 mil pessoas), em Nova Iorque, que, em 2006, ficou às escuras por uma semana.

Os cortes seletivos têm acontecido em um ritmo preocupante em múltiplas localidades da Califórnia, embora por períodos mais curtos (entre 1 hora e 1 dia...).
A maioria da rede elétrica dos Estados Unidos(...) encontra-se num estado lastimável; o consumo , por outro lado, continua crescendo insustentável; o aquecimento global, por fim, acentua os picos e as ondas de calor, de frio, de inundações e de ciclones – cujo resultado final é o inevitável stress de todo o sistema energético nacional.

Os prejuízos desses grades apagões são imensos: milhões de dólares de alimentos para o lixo, milhões de horas de trabalho por realizar, sites da internet pendurados, ansiedade geral e a inesgotável verborreia dos políticos que, nessas horas, se isentam de  assumir responsabilidades.

Os sinais estão à vista de todos.
Só falta mesmo que o ativismo ecológico ganhe mais força e saiba mostrar para as democracias que precisamos mesmo instaurar um estado de emergência energética em escala global.

Texto adaptado para fins de vestibular. Disponível em <http://risco4 wordpress.com 2006/07/26 queens-ny-uma-semana-sem-energia>



Texto 2


O carro que você usa, os móveis de madeira que você compra, a madeira que você usa na construção ou na reforma da sua casa, a carne que você come, os aparelhos eletroeletrônicos que você tem em casa – seus hábitos de consumo estão diretamente relacionados às mudanças climáticas.

Estamos consumindo intensamente petróleo, carvão e gás natural para gerar energia, tanto para a produção industrial quanto para consumo residencial e para os veículos.

Estamos queimando e destruindo nossas florestas que absorvem e estocam carbono, para obter madeira e para ocupação da terra pela agricultura e pecuária.

O consumo de cada um deixa uma marca, uma pegada ecológica, de degradação ambiental. Com o atual padrão de consumo e produção, estamos liberando imensas quantidades de dióxido de carbono, metano e outros gases na atmosfera.

O aumento de temperatura média do planeta provoca as mudanças climáticas que, por sua vez, trarão impactos irreversíveis para nossa vida no planeta.


Importante para a resposta A: passe a limpo, a tinta, a sua redação, no espaço a ela destinado. O rascunho não será considerado. Seu trabalho será avaliado de acordo com os seguintes critérios: espírito crítico, adequação do texto ao desenvolvimento do tema, estrutura textual compatível  com o texto dissertativo-argumentativo e emprego da norma culta. O candidato que tirar nota zero na redação será desclassificado.








 2007


GRUPOS i, IV, V e VI

Redija uma dissertação, a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos a seguir.

Proposta  a















Nesta proposta de redação você pode narrar uma história.

O prazer de narrar, de se colocar no papel de narrador, criar um ou mais personagens e colocá-lo(s) em ação é uma tarefa para os criadores. Você aqui é o senhor do enredo. O tempo você escolhe: presente, passado ou futuro, desde que as ações aconteçam em uma noite de apagão total.

O espaço você constrói de acordo com o tempo escolhido.

Logo abaixo você encontra uma sugestão para iniciar seu texto. No final, dê um título a sua história.






Naquela noite tudo se apagou. Nenhuma luz, nenhum movimento, a única cara visível era a do escuro. Ninguém sabia se havia alguma vela disponível. E foi aí que o imprevisto aconteceu...


Importante para resposta a:
Passe a limpo, a tinta, a sua redação. No espaço e ela destinado. O rascunho não será considerado. Seu trabalho será avaliado de acordo com os seguintes critérios: espírito crítico, adequação do texto ao desenvolvimento do tema, estrutura textual compatível com o texto dissertativo-argumentativo e emprego da norma culta. O candidato que tirar zero na redação será desclassificado.



Texto I


A divisão de atitudes em relação à língua pode ser observada nas discussões acerca do “politicamente correto”. Com essa expressão assumiu conotações desfavoráveis, talvez seja necessária uma outra, mais neutra, como “consciência social”, para referência à ideia de que a língua tem implicações muito fortes. De fato, é verdade que houve, nos EUA, um declínio na ocorrência de piadas de “sogra” e de “irlandês” nos últimos anos, mas é difícil saber se isso se deve a uma mudança de atitude ou à existência de um controle explícito sobre a língua e sobre a articulação das piadas.

                (Adaptação de Alison Ross)

Texto II
O humor étnico  pode ser usado como defesa ou uma espécie de autopromoção por representantes do grupo-alvo. O falecido presidente Kennedy era um grande contador de piadas de irlandês, e o ex-governador de Nova York, Mario Cuomo, da mesma forma, gostava de criar piadas de italiano. O humor étnico joga com as incongruências entre as subculturas e a cultura dominante. Ao fazer isso, esse tipo de humor geralmente proclamas e reforça esta última, servindo, assim, à sociabilidade da comunidade como um todo.

           (Adaptado de Charles Schutz)



Texto III

Não é necessário nem desejável promulgar código e regulamentos que eliminem um determinado tipo de humor porque algumas pessoas ou grupos se dizem ofendidos por causa dele. O castigo àquele que conta uma “má” piada é que o ouvinte simplesmente não  ri nem demonstra divertimento. Se a piada tiver efeito negativo, a sessão se interromperá imediatamente.

                                        (Bernand Saper)



Grupos II  e III

Redija uma dissertação, a tinta desenvolvendo um tema comum a os textos abaixo.

Texto I
O movimento contra a utilização de animais em experimentos científicos torna-se cada vez mais expressivo. Na universidade de Oxford, os trabalhadores que estão construindo um laboratório de pesquisa animal são obrigados a usar máscaras para não serem reconhecidos e ameaçados por ativistas pelos direitos dos animais. No Brasil, o Instituto Nina Rosa produziu um documentário, Não Matarás, cm cenas de maus-tratos durante experimentos. Ativistas de todo o mundo afirmam que os humanos não têm o direito de infectar, intoxicar ou fazer cirurgias em animais, e que os governantes devem forçar os cientistas a desenvolverem boas alternativas para que se evitem as pesquisas com animais ( como programas de computador e cultura de células em laboratório, por exemplo).

             (Adaptado de Gisela Anauate)

Texto II
Apenas 1% das vacinas testadas em programas eletrônicos funciona em humanos. Quando são testadas previamente em animais, esse número é elevado para 50%. No laboratório em que trabalho, usamos camundongos para estudar as defesas do  corpo humano, testamos transplantes para verificar a probabilidade de ocorrência de inflamação, experimentamos novos remédios contra a uveíte, doença que atinge os olhos de milhares de brasileiros por ano. Como verificar se uma substância causará reações em diferentes partes do nosso corpo testando-a em uma cultura de células específicas ou em um programa de computador?

                  (Adaptado de Luiz Vicente Rizzo)



Texto III
Em alguns casos, o organismo de um animal, assim como um programa ou um tecido humano produzido em laboratório, não é adequado para reproduzir o que aconteceu em nosso corpo. Na verdade, o único modelo perfeito é o próprio homem. Mas não podemos dar substâncias possivelmente  tóxicas diretamente às pessoas.
               (Christopher Higgins)



 2008

Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.

Texto I

Se histórias da viagem com a turma do colégio ou da faculdade ou confidências sobre a vida amorosa eram reservadas aos diários escritos ou à confiança de poucos amigos, tudo isso parece ter se tornado público com a proliferação de blogs e fotologs e com o sucesso de sites de relacionamentos como o Orkut.

                        (Adaptado de Alan de Faria)





Texto II
Pesquisa divulgada há pouco revelou que, de 30 em 30 dias, o brasileiro fica mais tempo ligado à internet. Significa também que, a cada  30 dias, o brasileiro já está passando quase um dia inteiro com os olhos na telinha, os dedos no mouse ou no teclado, as pernas criando varizes, a coluna indo para o beleléu e o cérebro mais na virtual que na real. Segundo outra pesquisa, por causa da internet o jovem brasileiro tem deixado de praticar esportes, dormir, ler livros, sair com amigos, ir ao cinema ou ao teatro e estudar. E, com certeza, está deixando também de praticar outros itens não contemplados pela pesquisa, como namorar, ir à praia ou ao futebol, visitar a avó, conversar fiado ao telefone e flanar pelas ruas chutando tampinhas.

                   (Ruy Castro)




Texto III

Navegar é preciso
Ao aprender a compor o fundo da tela de seu computador, Chloé Siqueira escolheu uma imagem que parecia transgressora – a famosa foto dos Beatles caminhando pela faixa de pedestres numa rua de Liverpool.
É assim que ela própria se sente diante de um computador: aos 80 anos, decidiu virar professora e dar aulas de internet a crianças . “A internet é, para mim, o prazer da conexão humana”, resume. Há cinco anos, Chloé soube por uma neta que , se quisesse, poderia fazer um curso para aprender a navegar na internet. “Eu tinha até medo de usar teclado.” Em pouco tempo ajudada por adolescentes que estudavam em escolas públicas e privadas, ela já estaria conversando pelo Skype e pelo Messenger com os netos e com alguns amigos que moravam fora do Brasil.

                      (Gilberto Dimenstein)


 2009


Grupos I, Iv, v e vi

Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.

Texto I

As penas alternativas[...] não deixam no condenado o estigma de ex-presidiário, talvez o maior mal que o Estado possa causar à pessoa, pela marca indelével que  essa qualidade deixa, cerrando-lhe as oportunidades em todos os setores sociais.
A prestação de serviços à comunidade foi, em nosso entendimento, o maior exemplo de evolução do direito penal moderno, porque, ao mesmo tempo em que pune a transgressão praticada, valoriza o condenado, dando-lhe a oportunidade de, por meio de trabalho, demonstrar suas aptidões profissionais e artísticas, as quais serão, certamente, aproveitadas   após o cumprimento da sanção, retirando da senda do crime o infrator, levando-o o ao exercício consciente da cidadania.

    (Marcus Valério Guimarães de Souza)







Texto II

Quando um ex-ministro, na direção de seu carro, atropelou e matou um operário, que trafegava de bicicleta pelo acostamento, um juiz de Brasília entendeu que o puniria exemplarmente impondo-lhe o pagamento de algumas centenas de cestas básicas. Na visão desse juiz, matar a fome de cem famílias durante um mês compensa a vida de um homem. Estranha lógica.
O subjetivismo da pena alternativa permite que, em alguns casos, talvez na maioria, ela seja vista, com razão, como um disfarce para a impunidade. E em todos os casos fica para a sociedade a ideia de que a cadeia é só para os pobres.

            Adaptado de www.jornaldedebates,ig.com.br





Texto III

Parte do Judiciário – e também do Ministério Público – acha que a pena alternativa estimula a impunidade.

                                Vera Muller





Texto IV

Para conceder liberdade provisória a três jovens detidos sob a acusação de praticar crimes pela internet, um juiz federal do Rio Grande do Norte determinou uma condição inédita: que os rapazes leiam e resumam, cada três meses, dois clássicos da literatura.








Grupos II e III

Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.


Texto I

Com 240 mil veículos a mais nas ruas de São Paulo nos últimos seis meses, que se uniram a uma frota de seis milhões, o carro é cada vez mais um pesadelo no qual os paulistanos se veem imersos diariamente. Parado nos congestionamentos ou na disputa inglória por uma vaga livre para estacionar, o automóvel virou um trambolho que coloca em xeque a própria sobrevivência da metrópole.

                     (Adaptado de Gustavo Fioratti)




Texto II

São Paulo é uma das 32 cidades brasileiras que participam do Dia Mundial Sem Carro. O objetivo dos organizadores é que as pessoas deixem o carro em casa e usem o transporte público por um dia, para refletir sobre os prejuízos que o excesso de automóveis traz ao meio ambiente e sobre alternativas para a mobilidade urbana.
              (Adaptado de Folha de S. Paulo)




Texto III

O Brasil chega ao final de 1960 com uma população de 65.7555.000 habitantes e um total de 321.150 veículos produzidos desde o início da implantação do parque industrial automotivo. Mais de 90% das indústrias de autopeças foram instaladas na Grande São Paulo. E foi no Estado de São Paulo que ficou instalado o maior parque industrial da América Latina, dando um importante impulso para o rápido crescimento econômico paulista. A revolução automotiva da década de 1950 trouxe ao Estado paulista tecnologia de ponta, empregos, desenvolvimento industrial e uma nova relação da capital-trabalho, com o crescimento e fortalecimento dos sindicatos de classes. Hoje, o Estado produz mais de um milhão de veículos por ano.






Texto IV

“Vendi meu carro! Não suporto o trânsito” , dispara publicitária Yeda Timerman. A história de ódio começou em 2004, quando Yeda ficou presa em um congestionamento na zona sul de São Paulo e teve uma crise de pânico. “Comecei a sentir falta de ar, secura na boca, o cinto de segurança me sufocava”, lembra a publicitária, que teve de descer do automóvel  e pedir ajuda na primeira loja que viu. O peculiar, no  caso de Yeda, é que ela só tem as crises de pânico nas situações em que está dentro de um carro, parada por causa do famoso “excesso de veículos”.

             Adaptado de Iara Biderman





 2008





INSTRUÇÕES PARA REDAÇÃO


Considere o trabalho de Barbara Kruger, reproduzido abaixo. Identifique seu tema e, sobre ele, redija uma dissertação em prosa, na folha a ela destinada, argumentando em favor de um ponto  de vista sobre o tema. A redação deve ser feita com caneta azul ou preta.
Na avaliação de sua redação, será considerados:
 a)a clareza e consistência dos argumentos em defesa de um ponto de vista sobre o assunto;
b)coesão e coerência do texto;
c)domínio do português padrão.
Atenção: A Banca Examinadora aceitará qualquer posicionamento ideológico do candidato.




“Sem título” (Compro, logo Existo), de Barbara Kruger
(folha de S. Paulo, Caderno Mais!,02/11/2003)







2008

Introdução para redação


Considere os quadrinhos reproduzidos ao lado. Identifique seu tema e, sobre ele, redija uma dissertação em prosa, na folha e ela destinada, argumentando em favor de um ponto de vista sobre o tema. A redação deve ser feita a caneta azul ou preta.
Na avaliação de sua redação , serão considerados:
a)clareza e consistência dos argumentos em defesa de um ponto de vista do tema;
b)coesão e coerência do texto;
c)domínio do português padrão.

Atenção: A Banca Examinadora aceitará qualquer posicionamento ideológico do candidato.



Não vai mais exibir violência para as crianças TV
                (Folha de S. Paulo, 15/8/2004)



 2009

Instruções para redação

Considere a tira de Laerte, reproduzida abaixo. Identifique seu tema e, sobre ele, redija uma dissertação em prosa, na folha e ela destinada, argumentando em favor de um ponto de vista sobre o tema. A redação deve ser feita com caneta azul ou preta.

Na avaliação de sua redação, serão considerados:
 a)clareza e consistência dos argumentos em defesa de um ponto de vista sobre o assunto;
b)coesão e coerência do texto; e
c)domínio do português padrão.

Atenção: a Banca Examinadora aceitará qualquer posicionamento ideológico do candidato.


Piratas do tietê – Laerte





                              (Folha de S. Paulo, 18/08/2005)









 2007








Administração

Para avaliar a redação, serão considerados, principalmente:

·       O conhecimento dos fatos solicitados na Instrução ;por exemplo, o conhecimento de História, de Geografia e da realidade atual.

·       A correta expressão em língua portuguesa.

·       A clareza, a concisão e coerência na exposição do pensamento.

·       A capacidade de argumentar logicamente em defesa de seus pontos de vista.

·       O nível de atualização e informação.

·       A originalidade no tratamento do tema.

A Banca aceitará qualquer posição ideológica do candidato.
Evite fazer rascunho e passar  a limpo, para ganhar tempo.
A redação pode ser escrita a lápis.

Atenção para escrever com letra bem legível.

Não ultrapasse o número disponível de linhas.




Leia atentamente o texto abaixo.

No Brasil, pode dizer-se que só excepcionalmente tivemos um sistema administrativo e um corpo de funcionários puramente dedicados a interesses objetivos e fundados nesses interesses. Ao contrário, é possível acompanhar, ao longo da nossa história, o predomínio constante das vontades particulares que encontram seu ambiente próprio em círculos fechados e pouco sensíveis a uma ordenação impessoal. Dentre esses círculos, foi sem dúvida o da família aquele que se exprimiu com mais força e desenvoltura em nossa sociedade. E um dos efeitos decisivos da supremacia incontestável, absorvente, do núcleo familiar – a esfera por excelência dos chamados “contados primários”, dos laços de sangue e de coração – está em que as relações que se criam na vida doméstica sempre forneceram o modelo obrigatório de qualquer composição social entre nós.

(...)

Já se disse, numa expressão feliz, que a contribuição brasileira para a civilização será de cordialidade – daremos ao mundo “ o homem cordial”. A lhaneza no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter brasileiro, na medida, ao menos, em que permanece ativa e fecunda a influência ancestral dos padrões de convívio humano, informados no meio rural patriarcal. Seria engano supor que essas virtudes possam significar “boas maneiras”, civilidade. São, antes de tudo, expressões legítimas de um fundo emotivo extremamente rico e transbordante...

                       (páginas 106 e 107)

Instrução
 Redija uma dissertação analisando as ideias contidas nesse trecho extraído do livro

Raízes do Brasil, do sociólogo Sérgio Buarque de Holanda. Saliente:

O As principais características políticas do Brasil colônia.

O As diferenças entre o espaço social rural e o urbano que ajudam a demarcar tais características.

O A atualidade do tema.

Dê um título à sua redação.

DIREITO  ( PRIMEIRA FASE)


Veja, leia e relacione as mensagens-estímulo apresentadas a seguir. Elas servem de suporte à proposta de Redação.

I.                  Imagem



(Klee, Paul, Uma folha do livro de registro da cidade (1929). Óleo, 42,5 x 31,5 cm. Museu de Arte da Basileia.)




II.               Texto I:

COISAS DE CABECEIRA, RECIFE

Diversas coisas se alinham na memória numa prateleira com o rótulo: Recife.
Coisas como de cabeceira da memória,
A um tempo coisas e no próprio índice;
E pois que em índice: densas, recortadas,
Bem legíveis, em suas formas simples.

 2.

Algumas delas, e fora as já contadas:
O combogó, cristal do número quatro;
Os paralelepípedos de algumas rua,
De linhas elegantes mas grão áspero;
A empena dos telhados, quinas agudas
Como se também para cortar, telhados;
Os sobrados, paginados em romancero,
Várias colunas por fólio, imprensados.
(coisas de cabeceira, firmando módulos:
Assim, o do vulto esguio dos sobrados).

(Neto, João Cabral de Melo. “A educação pela pedra”.
In:---.Poesias Completas.
Rio de Janeiro, Sabiá, 1968,p.10.)


III- texto II:



             As Cidades e a Memória

Inutilmente, magnânimo Kublai, tentarei descrever a cidade de Azaíra dos altos bastiões. Poderia falar de quantos degraus são feitas as ruas em forma de escada, da circunferência dos arcos dos pórticos, de quais lâminas de zinco são recobertos os tetos; mas sei que seria o mesmo que não dizer nada. A cidade não é feita disso, mas das relações entre as medidas de seu espaço e os acontecimentos do passado: a distância do solo até um lampião e os pés pendentes de um usurpador enforcado; o fio esticado do lampião à balaustrada em frente e os festões que empavesavam o percurso do cortejo nupcial da rainha; a altura daquela balaustrada e o salto do adúltero que foge de madrugada; a inclinação de um canal que escoa a água das chuvas e o passo majestoso de um gato que se introduz numa janela; a linha de tiro da canhoneira que surge inesperadamente atrás do cabo e a bomba que destrói o canal; os rasgos nas redes de pesca e os três velhos remendando as redes que, sentados no molhe, contam pela milésima veza a história da canhoneira do usurpador, que dizem ser o filho ilegítimo da rainha, abandonado de cueiro ali sobre o molhe.

A cidade se embebe como uma esponja dessa onda que reflui das recordações e se dilata. Uma descrição de Zaíra como é atualmente deveria conter todo o passado  de Zaíra. Mas a cidade não conta o seu passado, ela o contém como as linhas da mão, escrito nos ângulos das ruas, nas grades das janelas, nos corrimões das  escadas, nas antenas dos para-raios, nos mastros das bandeiras, cada segmento riscado por arranhões, serradelas, entalhes , esfoladuras.

   (Calvino, Ítalo. As cidades invisíveis. Trad. Diogo Mainard. São Paulo. 2003,p.15-16.)




Proposta

Espacialização da memória, lembranças cifradas de um lugar desaparecido, o registro do invisível, a dilatação do espaço sensível produzida pela temporalização das vivências, a materialização  do tempo na geometrização da cidade são alguns dos recortes possíveis para a análise e interpretação das mensagens-estímulo apresentadas acima.

Elabore um texto dissertativo em que “a cidade” e “ a memória” sejam os polos pendulares em torno dos quais alguns desses temas se articulem. Realize-o da forma mais coesa e mais coerente possível, argumentando, de maneira convincente, a favor do tema que for desenvolver. Dê um título que sintetize seu texto em seu conjunto.




ECONOMIA  (2 FASE)

LEIA OS TEXTOS A SEGUIR.


TEXTO 1


 mia couto

Em uma passagem por São Paulo, o escritor Mia Couto brindou sua plateia com pérolas moçambicanas. O autor de O Outro Pé da Sereia observou que seus conterrâneos têm dificuldades para dizer não, como se a negação representasse uma forte desavença.
Certa vez perguntou a um pescador se a maré estava a subir e colheu a seguinte evasiva : “sim, está a subir, mas já começou a descer”. D’ outra ocasião, exercia atividades de biólogo em uma praia e avistou um pássaro. Interessado, perguntou a um nativo próximo: “qual o nome daquele pássaro?”, ao que o interlocutor respondeu: “A esse pássaro nós aqui chamamos de sapo”. Em um terceiro evento, perguntou a um produtor, beneficiado por uma determinada política pública, se sua vida havia melhorado, ao que o dito produtor retornou: “Está melhorar a vida, mas está a melhorar muito mal”. Moçambique não tem apenas a língua e a colonização portuguesa em comum com Pindorama. Os habitantes daqui e d’acolá parecem intimidados pela possibilidade de terem de dizer não. Nos trópicos sul-americanos, como na África Austral, dizer não parece ser um convite ao constrangimento. Se não for  acompanhada de mesuras e compensações, a temerária conduta poderá colocar em risco amizades e relações profissionais, ou despertar sentimentos de vingança. Qual é a raiz? A primeira hipótese, obviamente, é o passado colonial. Sociedades coloniais são assimétricas. Moçambique livrou-se de jugo há três décadas; Pindorama, há quase dois séculos, mas ainda não se emendou.


                      (Mia Couto)



“O projeto estará pronto até o fim do Mês?” “Certamente.”  “O carro estará reparado até o fim da semana?”  “Sim, sem sombra de dúvida.”  Naturalmente não se pode tomar tais respostas por eu valor de face. Tais respostas significam que, findo o prazo, os assuntos apenas começarão a ser considerados. A chance de os trabalhos serem terminados no momento prometido é, como se sabe, remota ou nula.

                    (Thomas Wood jr., “ A Terra do Não”. In: Carta Capital, junho de 2006.)



Texto 2

   Conte quantas vezes você fala “sim” e “não”. O sim é pouco usado. Pois as línguas já são naturalmente afirmativas. Mas a negação precisa ser explícita. O francês nega usando duas palavras – “ne pas”. O inglês pede ajuda a um verbo – “do note”. Quem fala, afirma. Se quiser soar democrático, usa os cansativos  “ na minha opinião” ou “eu acho que “ para disfarçar o autoritarismo do discurso.

Jornalistas escondem assertividade* implícita nas perguntas usando o “aí”. “o que o senhor tem a dizer aí sobre o mercado na semana passada?”. Como se a indicação de lugar-aí-abrisse várias possibilidades de resposta.

Há quem use o “pô” mal educado coo vírgula ou pedido de desculpas, da mesma forma que alguns americanos usam o “you know”.
Não adianta  - a língua revela despudoramente a pretensão de saber ou poder de quem fala. Por outro lado, discursamos apenas sobre o que é discutível ou falso. “Eu sou honesto”. Na turbulência, a aeromoça afirma: “A situação é normal”. O evidente e o óbvio passam em silêncio.



Aeromoça

(João Sayad, Pas du tout, Folha de S. Paulo, 29/05/2006)


*assertividade= capacidade de dizer aquilo que se pensa, que se julga correto.


PROPOSTA DE REDAÇÃO

Com base na leitura de textos apresentados, escreva um texto dissertativo que deverá ter como tema:

COMO CONCILIAR,NA VIDA PROFISSIONAL, ASSERTIVIDADE E BOM RELACIONAMENTO?

Sua redação deverá ser escrita em prosa e obedecer aos padrões da norma culta do português do Brasil.




 2008








ADMINISTRAÇÃO

Para avaliar a redação, serão considerados, principalmente:

·       O conhecimento dos fatos solicitados na Instrução; por exemplo, o conhecimento de História, de Geografia, e da realidade atual.

·       A Correta expressão em língua portuguesa.
·       A clareza, a concisão e a coerência na exposição do pensamento.

·       A capacidade de argumentar com lógica em defesa de seus pontos de vista.

·       O nível de atualização e informação.


A Banca aceitará qualquer posição ideológica do candidato.
Evite fazer rascunho e passar a limpo,para ganhar tempo.

A redação pode ser escrita a lápis.

Escreva com letra bem legível.

Não ultrapasse o número disponível de linhas (40).

Instrução

Leia o fragmento de Gilberto Freyre e redija um texto dissertativo sobre as relações raciais no Brasil, a partir de nossa formação social e de seus reflexos na sociedade brasileira contemporânea.


O português do Brasil, ligando as casas às senzalas, os escravos aos senhores, as mucamas aos sinhô-moços, enriqueceu-se de uma variedade de antagonismo que falta ao português da Europa (...) A força, ou antes, a potencialidade da cultura brasileira parece-nos residir toda na riqueza dos antagonismos  equilibrados (...) Não que no brasileiro subsistam, como no anglo-americano, duas metades inimigas: a branca e a preta;o ex-senhor e o ex-escravo . De modo nenhum. Somos duas metades confraternizantes que se vêm mutuamente enriquecendo de valores e experiências diversas; quando nos completamos em um todo, não será como o sacrifício de um elemento do outro.

FREYRE, Gilberto. CasaGrande & Senzala. São Paulo:Global, 2006, p.417-418.



Direito (1 fase)

Veja, leia e relacione as mensagens-estímulo apresentadas abaixo. Elas servem de suporte à proposta de Redação.

I.Imagem





Salgado, S. Trabalhadores. São Paulo: companhia das Letras, 2006,p.23


III.Texto 1

Da reconstituição do homem livre e sem posses como uma categoria social concluiu-se que nos ajustamentos entre grupos dominantes e dominados se entrelaçam as duas ‘faces’ constitutivas da sociedade: de um lado, a área que tendia a ordenar-se conforme ligações de interesses, de outro, os setores articulados por via de associações morais. A presença desses princípios opostos de organização das relações sociais permitiu que fosse levada ao extremo a assimetria do poder, nada limitando a arbitrariedade do mais forte e reforçando a submissão do mais fraco.

Todavia, essa condições mesmas de existência do homem pobre conduzem, no limite, à possibilidade de sua afirmação como pessoa. A raiz dessa possibilidade de sua afirmação como pessoa. A raiz dessa possibilidade de sua afirmação como pessoa. A raiz dessa possibilidade se encontra na referida constelação de associações morais e ligações de interesse. Destas duas formas de relações sociais, as baseadas em interesse prevalecem nos grupos dominantes, pois delas dependia a preservação mesma da ordem estabelecida.”

Franco, M.S.de C. Homens livres na ordem escravocrata.
São Paulo: Editora UNESP, 1983.p.106.


III.Texto II


“Ao contrário do que ocorreu nos tempos modernos, a instituição da escravidão na antiguidade não foi uma forma de obter mão-de-obra barata nem instrumento de exploração para fins de lucro, mas sim a tentativa de excluir o labor das condições da vida humana. Tudo o que os homens tinham em comum com as outras foram de vida animal era considerado inumano. (...) E a verdade é que o emprego da palavra ‘animal’ no conceito de animal laborans, ao contrário do outro uso, muito discutível, da mesma palavra na expressão animal ratinonale, é inteiramente justificado. O animal laborans é, realmente, apenas uma das espécies animais que vivem na terra – na melhor das hipóteses a mais desenvolvida.”

Arent,H. A condição Humana. São Paulo: Forense Universitária.10edição, 2007.p.95.

PROPOSTA

Tanto a imagem mostrada pela fotografia quanto apresentações discursivas realizadas pelas pensadoras manifestam uma situação evidente e bastante discutida pela cultura em seus meios próprios de expressão.

Elabore um texto dissertativo em que as relações entre “condição humana” e “trabalho” formem o eixo temático a partir do qual você vai construir seus argumentos. Realize-o da forma mais coesa e mais coerente possível, discutindo, de maneira convincente, a linha de reflexão que for desenvolver. Dê um título que sintetize seu texto em seu conjunto.


Economia (2 fase)

Para elaborar sua dissertação, leia a coletânea de textos transcritos.

Texto I

Vivemos atualmente a alta aceleração do tempo histórico, decorrente do avanço vertiginoso da tecnologia. Há quem afirme que em duas gerações a biotecnologia vai encerrar a história humana. Já não se trata de ficção científica, mas de um acontecimento a ser concretizado pela tecnociência. O paradigma humano será superado pela geração de máquinas cada vez mais potentes, capazes de ultrapassar os limites alcançados pelo progresso da humanidade.
Sabemos também que a tecnologia está associada ao grande capital, hoje , controlado pelas megacorporações. O que resulta disso é que capital mais tecnologia acabam por separar os indivíduos pela capacidade de usufruir dos produtos tecnológicos e pala adesão maior ou menor às leis do mercado. Nas economias globalizadas é o mercado que regula as ações humanas e o indivíduo vale pelas mercadorias que consegue adquirir: bens materiais, insumos tecnológicos, benesses culturais elitizadas.

Se, de um lado, a tecnologia contribui para o progresso da humanidade, de outro, deverá acentuar ainda mais as diferenças entre os indivíduos e as nações. É nesse sentido que se propõe repensar os desdobramentos da tecnologia, sobretudo, em face dos graves problemas da sociedade contemporânea: aumento da violência, descrédito da política, desprezo pela ética e –pior que tudo – esvaziamento de valores.

Texto II

O automóvel viveu sua semana de maço de cigarro. Sob o impacto do Dia Mundial sem Carro, acontecido ontem, o carismático equipamento foi apontado como um cancro a ser combatido.(...)

Em um saudável paradoxo, ativistas anticarro têm engrossado cada vez mais o coro dos insatisfeitos. A marca registrada desse pessoal são as “bicicletadas”, que surgiram primeiro na França e hoje congregam ciclistas do mundo inteiro. Consiste em juntar dezenas de bicicletas e pedalar no meio da rua preferencialmente na sexta-feira e no final da tarde.

(O Estado de S.  Paulo, 23.9.2007)


Texto III


O culto da roca de fiar de Gandhi e sua condenação da máquina e da civilização moderna não cessaram de ser matizados. Em 1921, ele declarou: ”Eu seria a favor do maquinismo mais elaborado se por esse meio a pobreza da índia pudesse ser evitada.” E em 1947, ele sentenciou: “ O poder da máquina pode contribuir para o progresso econômico. Mas alguns capitalistas utilizam esse poder sem se preocupar com os interesses do homem comum, por isso nossa condição está hoje deteriorada.”



Foto de Gandhi e sua roca de fiar

(Christine Jordis, Gandhi. 2007. Adaptado)


Tome os textos e a figura como referência e elabore uma dissertação em que você discuta se é possível, no estágio atual da história da humanidade, desacelerar a tecnologia, fazê-la recuar, em função da retomada de valores humanitários.





2009


Administração


Instruções:

A banca aceitará qualquer posicionamento ideológico. No caso específico dos textos, portanto, o candidato pode concordar com os autores ou discordar deles.


Evite fazer rascunho, para ganhar tempo.

A redação pode ser escrita a lápis.

Escreva com letra bem legível.

Não ultrapasse o número disponível de linhas.


Para avaliar a redação, serão considerados, principalmente:
·       O conhecimento de fatos necessários ao desenvolvimento do texto; por exemplo, da História, de Geografia e da realidade atual.

·       A correta expressão em língua Portuguesa.

·       A clareza, a concisão , a coesão e a coerência.

·       A capacidade de argumentar.

Texto 1


As empresas não são cidadãs. São pilhas de contratos. O objetivo das empresas é participar do jogo econômico com o máximo de agressividade e eficácia. É fácil compreender por que as grandes empresas abraçaram a causa da responsabilidade social com tanto interesse, pois as iniciativas nessa área não só projetam boa imagem perante a imprensa, mas também tranquilizam o público. As declarações de compromisso da empresa com as virtudes sociais também podem impedir ou retardar a intervenção do governo em área de interesse público (...). O compromisso reconfortante com a responsabilidade social pode desviar a atenção do público da necessidade de leis ou de regulamentos mais rigorosos ou convencer o público de que, na verdade, não há problema.”

Robert B. Reich. Supercapitalismo. São Paulo:Campus, 2008


Texto 2

Em janeiro de 1999, o ex-secretário-Geral das Naçoes Unidas (ONU), Kofi Annan, apresentou o Pacto Global (Global Compact), durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, que ficou conhecido como uma iniciativa para promover a responsabilidade social das empresas, já que seu objetivo era mobilizar a comunidade empresarial para a adoção de valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e desenvolvimento. Em Julho de 2007, o atual Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, em seu discurso na Conferênciado Pacto Global – maior encontro de lideranças empresariasi promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) – ,realizada em Genebra, na Suiça, reforçou esse pacto declarando: “O pacto global é hoje a maior iniciativa de cidadania corporativa do mundo. Cada vez mais as corporações  estão abraçando o pacto global não porque isso é bom para as suas relações públicas ou porque elas devam pagar um preço pelos seus erros. Elas estão fazendo isso porque, no nosso mundo interdependente, os líderes de negócios não podem ser sustentáveis sem mostrar liderança em questões ambientais e sociais (...). Vivemos um tempo no qual os objetivos e prioridades da comunidade internacional e do mundo de negócios estão mais alinhados do que nunca, ambos acreditando na solução coletiva, compartilhando objetivos e entendendo que, em nosso mundo globalizado, muitos desafios estão interligados e são muito complexos para serem enfrentados por um único setor”.

Adaptado de Centro de Notícias das Nações Unidas – (United Nations News Centre)


Com base nos dois fragmentos, elabore um texto dissertativo que, entre outros aspectos, contemple os seguintes:

·       O seu entendimento sobre o queé a responsabilidade social;

·       O seu entendimento sobre qual deveria ser o papel das empresas e qual deveria ser o papel do governo quanto á responsabilidade social.




Direito (1 fase)

Observe atentamente as mensagens-estímulo que se seguem, pois são a base para o desenvolvimento da proposta de Redação.

Texto I


“No princípio criou Deus o céu e a terra. A terra, porém estava vazia e nua; e as trevas cobriam a face do abismo; e o espírito de Deus era levado por cima das águas.

Disse Deus: Faça-se a luz. E se fez-se a luz. E viu Deus que a luz era boa; e dividiu a luz das trevas. E chamou à luz do dia, e às trevas , noite; e da tarde e da manhã se fez o dia primeiro.

Disse também Deus: faça-se o firmamento no meio das águas, e separe umas águas das outras águas. E fez Deus o firmamento, e dividiu  as águas, que estavam por baixo no firmamento, das águas que estavam por cima do firmamento. Chamou Deus ao firmamento céu; e da tarde e da manhã se fez o dia segundo.”

Bíblia Sagrada. Tradução Antonio Pereira de Figueiredo. Erechim.Rs.:Edelbra (Editora e livraria Brasileira , ltda.)


Texto II (imagem)






Foto do fogo
MAGRITTE, René. L’ échelle de feu (Escala de Fogo), 1939.27x34cm. coleção Edward James Foundation, chichester, Inglaterra. In.:Magritte –signos e imagenes.
Barcelona:Editora Blume, 1978.p.236.


Texto III

“Tudo é teu, que enuncias.

Toda forma nasce uma segunda vez e torna

infinitamente a nascer. O pó das coisas

ainda é um nascer em que bailam mésons.

E a palavra um ser

Esquecido de quem o criou; flutua,

Reparte-se em signos – Pedro, Minas Gerais,

beneditinho-

Para incluir-se no semblante do mundo.

O nome é bem mais do que o nome:

o além-da-coisa,

Coisa livre de coisa, circulando.

E a terra, palavra espacial, tatuada de sonhos,
Cálculos.”


ANDRADE,Carlos Drummond de.”Origem – a palavra e a terra”. Parte V.In”Lição de Coisas”. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro:Editora Nova Aguilar, 1977,p.325.


Texto IV


Ora, é preciso atribuir ao som da linguagem função idêntica à da imagem mítica, a mesma tendência para persistir. Também a palavra, como o deus ou o demônio, não é para o homem uma criatura por ele próprio criada, mas se lhe apresenta como algo existente e significativo por direito próprio, como uma realidade objetiva. Tão logo a faísca haja saltado, tão logo a tensão e a emoção do momento tenham se descarregado na palavra ou na imagem mítica, enceta-se, em certa medida, uma peripécia do espírito; sua excitação, enquanto simples estado subjetivo, extinguiu-se, desabrochou na conformação do mito ou da linguagem.”

CASSIRER, Ernst. Linguagem e Mito. Tradução de J. Guinsburg e Miriam Schnaiderman. São Paulo:Editora Perspectiva, 1972,p.55.

Proposta

Você deve valer-se dos textos, verbais e pictóricos, oferecidos como mensagens-estímulo para elaborar sua Redação. Sugere-se, mas não se obriga, que elas sejam lidas na sequência em que ora aparecem: a primeira alegorizando a criação e a nomeação do mundo sob o ponto de vista místico; as duas seguintes apresentando a disposição do homem feito artista a partir das coisas criadas; e a última refletindo este processo conjugando o mito e linguagem.

Elabore um texto dissertativo que tenha como  eixo temático as mensagens-estímulo oferecidas. Sugere-se que esse eixo seja mito e linguagem. Seja o mais coeso e coerente possível, discutindo, de maneira convincente, o raciocínio que vier a desenvolver. Dê um título a seu texto que sintetize a tese por você defendida.




Economia  (2 fase)



Como atestam as manchetes acima, a crise econômica está afetando o mundo inteiro e parece que ninguém vai escapar dela. Mas as crises econômicas costumam nos ensinar alguma coisa. Passamos a agir com mais comedimento e acabamos por adiar projetos que envolvam dinheiro, tais como fazer uma viagem, reformar a casa, trocar de carro. É nessas horas que alguém pode se fazer perguntas e concluir que alguns bens materiais não são tão necessários assim. Aquela bolsa de grife poderia muito bem ser substituída por outra, aquele relógio de marca foi uma ostentação inútil. Pode ser que alguém, refletindo um pouco mais, perceba que, para se viver bem, deve-se estancar essa insaciável busca de bens materiais e optar por um estilo de vida mais simples. Afinal, por vezes, são pequenas coisas que nos deixam felizes. Os filósofos bem que  nos ensinam o que realmente na vida tem valor: aproveitar o presente, deixar a arrogância de lado e não perder de vista a brevidade da vida. Sêneca, por exemplo, filósofo romano, escreveu que não era na riqueza e nos prazeres mundanos que estava a felicidade. Enquanto as pessoas fossem escravas de seus desejos, não poderiam almejar a paz de espírito, nem a felicidade. Esta só seria alcançada por aqueles que possuíssem um caráter forte e fosse senhor de sua própria existência.




Reflita sobre as informações contidas nos textos e elabore uma dissertação sobre o tema:

A CRISE ECONÔMICA COMO OPORTUNIDADE PARA SE REPENSAREM OS VALORES.


INSTRUÇÕES:

·       Na redação, deverão ser observadas as normas da língua padrão.

·       Sua redação será anulada, se você fugir do tema proposto ou não respeitar a modalidade de texto solicitada (dissertação).









 2007







INSTRUÇÃO: LEIA  OS TEXTOS A SEGUIR:





TEXTO 1

Quem nunca foi zoado ou zoou alguém na escola?
Risadinhas, empurrões, fofocas, apelidos como “bola”, “rolha de poço”, “quatro-olhos”. Todo mundo já testemunhou uma dessas “brincadeirinhas” ou foi vítima delas. Mas esse comportamento, considerado normal por muitos pais, alunos e até professores, está longe de ser inocente. Ele é tão comum entre crianças e adolescentes que recebe até um nome especial: bullying. Trata-se de um termo em inglês utilizado para designar a prática de atos agressivos entre estudantes. Traduzindo ao pé da letra, seria algo como intimidação. Trocando em miúdos: quem sofre com o bullying é  aquele aluno perceguido, humilhado intimidado.
E isso não deve ser encarado como brincadeira de criança. Especialistas revelam que esse fenômeno, que acontece no mundo todo, pode provocar nas vítimas desde diminuição na autoestima até o suicídio.
Bullying diz  respeito a atitudes agressivas, intencionais e repetidas praticadas por um ou mais alunos contra outro. Portanto, não se trata de brincadeiras ou desentendimentos eventuais. Os estudantes que são alvos de bullying sofrem esse tipo de agressão sistematicamente”, explica o médico  Aramis Lopes Neto, coordenador do primeiro estudo feito no Brasil a respeito desse assunto. Segundo Aramis, “para os alvos de bullying, as consequências podem ser depressão, angústia, baixa autoestima, estresse, absentismo ou evasão escolar, atitudes de autoflagelação e suicídio, enquanto os autores dessa prática podem adotar comportamento de risco, atitudes delinquentes ou criminosas e acabar tornando-se adultos violentos”




Texto 2



Crianças e adolescentes vítimas de bullying podem carregar o trauma pela vida toda. De acordo com especialistas, se o problema não for bem resolvido antes de se chegar à idade  adulta, sequelas como dificuldades de tomar a iniciativa ou de se expressar podem atrapalhar os relacionamentos pessoais e até profissionais. [...]
Em casos extremos, o bullying pode levar à morte. Há vítimas que se suicidam e outras que matam os colegas. Foi o que aconteceu na escola Columbine, nos Estados Unidos, quando em 1999 dois colegas mataram 13 pessoas no colégio e se suicidaram. Os adolescentes eram constantemente alvo de piadas de suas turmas.
No Brasil, dois casos chamaram a atenção. Em fevereiro de 2004, em Remanso (BA), o jovem D.,17, matou duas pessoas e feriu três. Ele sofria humilhações na escola. O garoto revelou que matou F., 13, porque, além de sempre ridicularizá-lo, no dia do crime, ele tria jogado um balde de lama nele. Em Janeiro de 2003, Edmar Freitas, 18, entrou no colégio onde tinha estudado, Taiúva (interior de SP), e feriu oito pessoas com tiro. Em seguida, se matou, Obeso, era vítima de apelidos humilhantes.

     (Folha de S.Paulo,04/06/2006)



Texto 3



A especialista Cleo Fante, autora do livro  Fenômeno Bullying, formulou um manual que reúne os sinais observados com maior frequência nas vítimas desse tipo de prática. Eis alguns:
O estudante prefere ficar trancado no quarto a sair com os amigos.
Ele raramente é convidado para uma festa da escola.
Seu desempenho escolar apresenta piora.
Pede aos pais que o troquem de escola sem uma razão convincente.
Antes de ir ao colégio, sua muito e tem dores de barriga ou de cabeça.
Ele manifesta o desejo de mudar algo em sua aparência.

Cyberbullying. Esse é o nome dado ao tipo de agressão praticado por  meio de artefatos tecnológicos, como blogs na internet e mensagens no celular. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos chegou a um número impressionante sobre o assunto: 20% dos estudantes americanos de ensino fundamental são vítimas do cyberbulling. Outra pesquisa, essa realizada na Inglaterra, quantificou o número de meninas que são alvos de agressões via celular. Isso ocorre com 25% das inglesas.

 (Veja, 08/02/2006)


Texto 4



Há poucos anos , as malvadezas típicas do universo infantil vieram à tona e revelaram o assédio recorrente cometido por um grupo de crianças à outra. A ação recebeu o nome e sentença:”Bullying”, ato de perseguir e agredir moralmente a vítima. Com o aumento da competitividade entre trabalhadores e da pressão do empregador por mais resultados em menos tempo, o termo foi transladado para o ambiente de trabalho, dando nova roupagem a um tipo crescente de assédio moral. O “mobbing”, palavra derivada de “mob” (do inglês, “máfia”).
“Mobbing é o assédio coletivo contra uma pessoa”, define José Carlos Ferreira, diretor-adjunto do escritório da OIT (Organização Internacional do Trabalho) no Brasil.(...)
O mais conhecido tipo de assédio moral é o terror psicológico feito pelo chefe sobre o subordinado. Segundo Margarida Barreto, uma das maiores especialistas do país no tema, esse tipo representa 90% dos casos. Mas o provocado pelo grupo ou por um colega sobre o profissional também preocupa: soma 8,5% dos casos.

   (Folha de S. Paulo,02/07/2006)

INSTRUÇÕES:  Com base nos textos apresentados e, eventualmente, em experiências pessoais, escreva um texto dissertativo em prosa, obedecendo à norma padrão do português do Brasil, que deverá ter como tema.


DO BULLYING AO MOBBING: COMO TRATAR COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS ENTRE COLEGAS?


2008












Texto 1
Lili remodelou os olhos. Shuang tem uma testa nova. Qian estreitou o nariz. Na China, as cirugias plásticas viraram uma febre entre mulheres que buscam melhores empregos e maridos ricos. Agora, elas até comemoram suas novas aparências no primeiro concurso de “Miss Cirurgia Plástica” do país. Marie Claire foi ver a coroação de perto.


Wang Yuan, 18 anos, sorri radiante no palco. Sua mãe está na plateia e não disfarça o orgulho que sente pela filha. Não é para menos. A mãe de Yuan é cirurgiã plástica e, 11 meses atrás, usou seu bisturi para refazer o rosto da filha. Foram quatro operações para remodelar os olhos, o nariz, as maçãs do rosto e o queixo. “Implorei à minha mãe para fazer isso em mim. Não entendia por que eu tinha de ser uma mulher comum, se podia ser linda”, diz Yuan.
“Entrei no concurso para provar que a cirurgia não modifica quem você é, só corrige as imperfeições”, afirma. As “imperfeições” incluem as feições clássicas chinesas, como nariz pequeno, rosto largo e olhos estreitos. Como a maioria das jovens, Yuan admira a aparência das mulheres do Ocidente.

                                          (Marie Claire, nov.2005)




Texto 2



A onda atingiu a televisão japonesa, onde há dois anos o programa Beauty Colosseum é sucesso de audiência. Num cenário Kitsch, com cores gritantes e colunas gregas de papelão, mulheres desesperadas contam suas histórias ao casal de apresentadores. São chamados de estilista, um cabeleireiro, uma maquiadora e um cirurgião plástico. Um mês depois, elas voltam ao programa para mostrar como uma boa cirurgia estética torna qualquer um feliz. O cirurgião que participa do programa se tronou uma estrela e dirige uma rede de 14 clínicas. “Antigamente, intervenções estéticas eram o tipo de coisa que só artistas ou prostitutas de luxo faziam. Hoje, a plástica é mais popular e menos dramática”, diz.
Na china, para crescer até 10 centímetros, a população se submete a uma cirurgia dolorosa e arriscada. A perna é quebrada em várias partes e estendida com o auxílio de pinos no processo de calcificação. Popular também é a cirurgia na língua, que facilita a pronúncia do inglês.

                  (Época, 21/05/2007)



Texto 3



Branquear-se é a obsessão de milhões de africanas que, diariamente, untam a pele com produtos abrasivos para tornar-se um pouco menos negras, para tornar-se um pouco menos negras, para ascender na hierarquia social e alcançar seu objetivo final: tornar-se mais desejáveis, agradar mais e aumentar sua própria autoestima.
Nessa corrida em direção ao triunfo social, elas perdem desde queimaduras, estrias e acne até alergias e mesmo câncer de pele. É um fenômeno  presente em parte da África, sendo descrito por alguns estudiosos como o “trauma pós-colonial”.
A prática não é nova – começou no final do anos 60 -, mas os números não param de crescer, e, nos últimos anos, alcançaram níveis preocupantes, segundo a Associação Internacional (Aiida), presente no Senegal, na
França e em Mali.


Hoje, diz a entidade, 67% das mulheres senegalesas despigmentam sua pele. Em Togo, 58% o fazem, e, em Mali, 25%.
                         
                    (Folha de S.Paulo 03.04.2004)



Texto 4





O sociólogo Shinji Kamikawa, 48 anos, crítico de TV no Japão, diz que “o oriente parece perdido em muitos aspectos”. “A influência não é só de quem vai ao exterior e volta, mas está em todos  os lugares, principalmente na televisão. Parece que estamos desenvolvendo um complexo de inferioridade, de que aquilo que é falado em inglês é melhor, os costumes estrangeiros são melhores”.
Ele reclama do fato de os desenhos animados japoneses não apresentarem personagens com olhos puxados. “Só pode prejudicar o processo de identificação de nossas crianças, que começam a invejar os traços ocidentais.”


          (Folha de S. Paulo, 26.05.2002.)


INSTRUÇÃO: Escreva um texto dissertativo sobre o tema:

GLOBALIZAÇÃO: INFLUÊNCIA DO OCIDENTE NO PADRÃO DE BELEZA MUNDIAL – CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS.

  

 2009








INSTRUÇÃO: LEIA OS TEXTOS A SEGUIR.






TEXTO 1




O estudante Antonio do Santos Veiga, o Tuca, de 20 anos, não sabe explicar como os versos lhe vieram à cabeça. Mas a música, composta em e menos de cinco minutos, durante uma caminhada pelas ruas da Vila Madalena, em São Paulo, virou hino informal de uma das maiores torcidas do Brasil. O grito “Aqui tem um bando de louco, louco por ti Corinthians” marcou o apoio dos torcedores ao time em um momento difícil – o rebaixamento para a segunda divisão no Campeonato Brasileiro de 2007.



Tuca contou com a ajuda de um colega para divulgar o hino. Cantavam no ônibus, na volta dos jogos, ou na fila para comprar ingresso para as partidas. Até que conseguiram convencer a torcida organizada a puxar o grito. A primeira vez foi em março de 2007, no estádio do Pacaembu, durante o intervalo de Corinthians e Pirambu, clube sergipano. “ No começo, éramos eu e meu amigo gritando. Quando o time voltou do intervalo, o estádio inteiro estava cantando”, afirma o estudante. [...]

O neurocientista americano Daniel Levitin, que trabalhou para grandes estrelas da música pop, lança uma teoria polêmica em seu livro mais recente, The Word in Six Songs (o mundo em seis canções), publicado em agosto nos Estados Unidos e ainda sem edição brasileira. Ele afirma que seis tipos de música influenciam a evolução humana: de amizade; de alegria; de conforto; religiosa; de amor e de conhecimento. “ O poder da música foi capaz de mudar culturas”, disse a ÉPOCA. Canções como as de conforto, que dão apoio em momentos difíceis, e de alegria, que ajudam a motivar, são duas categorias. “Foram as seis maneiras que nossos ancestrais usaram para se comunicar que moldaram a natureza humana”.

Diz. [...] Levitin sustenta que todas as canções, não importa em que categoria se encaixem, ajudaram o cérebro a exercitar habilidades imprescindíveis à sobrevivência de nossos antepassados. Ao transformar um sentimento ou informação em música, entra em ação a capacidade de abstração e de imaginação. E a melodia entretém o cérebro em um jogo de adivinhação (algo como “que nota vem depois dessa?”) .

Quando acertamos, nos sentimos recompensados. Por isso, ouvir música é tão bom. Essa brincadeira de adivinhação teria ajudado a desenvolver a capacidade de antever cenários e conferido uma vantagem evolutiva aos humanos com tal aptidão. “Nós não gostamos de música porque ela é bonita”, escreve Levitin. “Nós a achamos bonita porque os primeiros humanos que fizeram bom uso dela foram os mais bem-sucedidos em sobrevivência e reprodução”.

(Época, 05/08/2008.)



Texto 2




O pianista lang lang



O pianista Lang Lang, de 26 anos, foi um dos grandes vencedores da Olimpíada de Pequim. Lang, claro, não participou das competições, mas firmou-se no papel de ícone da nova China. Na cerimônia de abertura, tocou num horrendo piano branco (sugestão do cineasta e diretor do espetáculo, Zhang Yimou, para quem a cor branca simbolizaria o futuro do país).


Durante a festa de encerramento, atuou como comentariasta para várias emissoras de TV do exterior. Lang destacou-se em meio a 1,3bilhão de chineses tocando música erudita, um  gênero que nos tempos de Mao Tsé-tung era tido como “decadente”. Faz cerca de 120 concertos por ano a um cachê médio de 50 000 dólares (quantia que pode aumentar até cinco vezes, dependendo de quem o contrata). Mora em Nova York, tem uma coleção de carros de luxo e atua como garoto propaganda de celulares, canetas e carros esporte. Ainda assim, é um orgulho da China comunista. “Estamos em meio a outra revolução cultural. Mas uma renovação cultural do bem”, diz o pianista, em entrevista exclusiva a Veja.

                         (Veja, 10/08/2008)


Texto 3



Aos cinco e seis anos, Ezequiel não parecia desmentir os meus sonhos da praia da Glória; ao contrário, adivinham-se nele todas as vocações possíveis, desde vadio até apóstolo. [...]
Gostava de música, não menos que de doce, e eu disse a Capitu que lhe tirasse o piano o pregão do preto das cocadas de Matacavalos...
 - Não me lembra.
 -Não diga isso; você não se lembra daquele preto que vendia doce, às tardes...
 - Lembra-me de um preto que vendia doce, mas não sei mais da toada.
- Nem das palavras?
- Nem das palavras.
A leitora, que ainda se lembrará das palavras, dado que me tenha lido com atenção, ficará espantada de tamanho esquecimento, tanto mais que lhe lembrarão ainda as vozes da sua infância e adolescência; haverá olvidado algumas, mas nem tudo fica na cabeça. Assim me replicou Capitu, e não achei tréplica. Fiz, porém, o que ela não esperava; corri aos meus papéis velhos. Em São Paulo, quando estudante, pedi a um professor de música que  me transcrevesse a toada do pregão; ele fez com prazer (bastou-me repetir-lho de memória), e eu guardei o papelinho; fui procura-lo. Daí a pouco interrompi um romance que ela tocava, com o pedacinho de papel na mão. Expliquei-lho; ela teclou as dezesseis notas.

                  (Machado de Assis, Dom Casmurro.)



TAREFA : Escreva um texto dissertativo que tenho como título:

A IMPORTÂNCIA  DA MÚSICA
NA VIDA DAS PESSOAS.




      

2007

LEIA OS TEXTOS A SEGUIR, AUXILIARES AO DESENVOLVIMENTO DE SUA REDAÇÃO.

TEXTO 1







Texto 2




O jovem e a sexualidade




                           Flávio Gikovate

Sabemos que ainda é grande o número de moças que engravidam contra sua vontade apenas porque pensam que “com elas nada de mau irá acontecer”. Sabemos também que o nível de informação acerca das práticas sexuais poderia ser mais completo nas classes sociais mais baixas. 





De todo o modo, os moços estão muito mais bem informados do que quando eu comecei a trabalhar o tema da sexualidade, isso ainda no final dos anos 1960. Por outro lado, se pensarmos na questão sexual, nas importantes diferenças que existem entre os sexos, na homossexualidade, nas relações entre sexo e amor e principalmente nas questões relativas ao amor, penso que o nível de ignorância é enorme. O amais grave é que a grande maioria dos adultos não dispõe de informação mínima a respeito, de modo que não podem sequer tentar orientar os moços sobre os quais teriam alguma influência. Assim, no que diz respeito às trocas de carícias, à liberdade com que elas são exercidas e como agir com o intuito de agradar e satisfazer o parceiro, temos caminhado bastante. Agora, sobre as relações entre sexo e agressividade, sobre o jogo de poder que se estabelece entre os sexos, sobre as questões  amorosas e sobre a importância da amizade entre homens e mulheres, ainda estamos engatinhando.
O maior problema dos adolescentes, que hoje se iniciam sexualmente antes mesmo dos 16 anos de idade, é que essa fase da vida se caracteriza por uma onipotência difícil de ser quebrada, mas sobre a qual deveríamos agir o mais cedo possível. Nossos jovens devem ser esclarecidos desde cedo de que eles não são criaturas privilegiadas e que carregam uma estrela na testa que lhes protegeria contra as catástrofes ou todas as dores a que todos estamos sujeitos. Isso depende de uma educação responsável desde os primeiros anos da infância, educação realista, pois as ilusões e as falsas ideias devem ser combatidas desde o início. 
(...)















    2007







LEIA OS TEXTOS A SEGUIR, AUXILIARES AO DESENVOLVIMENTO DE SUA REDAÇÃO.



TEXTO 1



Casamento



Texto 2

O jovem e a sexualidade

                           Flávio Gikovate

Sabemos que ainda é grande o número de moças que engravidam contra sua vontade apenas porque pensam que “com elas nada de mau irá acontecer”. Sabemos também que o nível de informação acerca das práticas sexuais poderia ser mais completo nas classes sociais mais baixas. De todo o modo, os moços estão muito mais bem informados do que quando eu comecei a trabalhar o tema da sexualidade, isso ainda no final dos anos 1960. Por outro lado, se pensarmos na questão sexual, nas importantes diferenças que existem entre os sexos, na homossexualidade, nas relações entre sexo e amor e principalmente nas questões relativas ao amor, penso que o nível de ignorância é enorme. O amais grave é que a grande maioria dos adultos não dispõe de informação mínima a respeito, de modo que não podem sequer tentar orientar os moços sobre os quais teriam alguma influência. Assim, no que diz respeito às trocas de carícias, à liberdade com que elas são exercidas e como agir com o intuito de agradar e satisfazer o parceiro, temos caminhado bastante. Agora, sobre as relações entre sexo e agressividade, sobre o jogo de poder que se estabelece entre os sexos, sobre as questões  amorosas e sobre a importância da amizade entre homens e mulheres, ainda estamos engatinhando.
O maior problema dos adolescentes, que hoje se iniciam sexualmente antes mesmo dos 16 anos de idade, é que essa fase da vida se caracteriza por uma onipotência difícil de ser quebrada, mas sobre a qual deveríamos agir o mais cedo possível. Nossos jovens devem ser esclarecidos desde cedo de que eles não são criaturas privilegiadas e que carregam uma estrela na testa que lhes protegeria contra as catástrofes ou todas as dores a que todos estamos sujeitos. Isso depende de uma educação responsável desde os primeiros anos da infância, educação realista, pois as ilusões e as falsas ideias devem ser combatidas desde o início. (...)

------


Um importante ingrediente da nossa sexualidade sempre se deu de forma virtual. Não dispúnhamos dos equipamentos que hoje estão ao nosso alcance: sexo por telefone, sexo e internet, fartura de material erótico e pornográfico para estimular a fantasia de jovens e adultos, etc. Não vejo como possamos ver qualquer malefício associado ao sexo virtual, uma vez que o sexo sempre foi fundado antes de tudo em fantasias. Não prejudica e nem impede o estabelecimento de elos amorosos de boa qualidade, condição em que as trocas eróticas ganham um real significado interpessoal não por causa do sexo e sim por força do amor que une aquele par.



Texto 3

DEIXA ELE DORMIR EM CASA?

Dormir com o namorado no mesmo quarto pode parecer privilégio de pessoas mais velhas, independentes, que moram sozinhas. Mas não é. Muitos adolescentes já conquistaram esse direito e levam seus namorados e namoradas para dormir em casa dos pais.
No começo, quartos separados. Depois de algum tempo quando os pais se acostumam com o novo “membro” da família , liberam o casal para dormir no mesmo quarto.
A primeira vez pode ser por acaso. André (nome fictício), 18, por exemplo, pediu para sua mãe deixar sua namorada dormir em casa numa noite em que o casal estava voltando tarde de uma festa. A garote percebeu que tinha esquecido a chave de casa. “Perguntei para minha mãe se ele poderia ficar em casa e ela topou.”
Naquela noite, eles dormiram em quartos separados. Hoje, no entanto, dormem juntos. “Quando minha mãe pegou confiança e viu que o namoro era para valer, ela liberou “, diz André, que namora há um ano e nove meses.

(...)

Já Ana Paula 45, mãe de Ana Carolina, 16, não encarou tão numa boa quando a filha resolveu dormir com o namorado , Gabriel, em  casa. “Fui vencida pelo cansaço. No começo, pedia par eles dormirem em quartos separados, mas, quando acordava, via os dois saindo juntos do mesmo quarto. Tentei resisitir, mas chegou uma hora em que não tinha mais o que fazer e eu tive que liberar. Se ela já tem vida sexual ativa, melhor que seja em casa, com segurança, sem correr riscos”, diz a mãe.

(Folhateen, Folha de S.Paulo, 04/09/2006, adaptado)


Texto 4

A SEXUALIDADE DO ADOLESCENTE

Na ética adolescente, ficar significa não ficar, não ter compromisso com amanhã, não criar vínculos definitivos.
É, pois, não ficando quando ficam, que eles ensaiam, descobrem, experimentam, conhecem sensações, sem os “pudores” de outras gerações. Em pesquisa com estudantes
dos diversos  cursos, identificamos vários sentidos para o ficar: ora ele representa uma marca do tempo, como a superficialização típica da pós modernidade, ora pode significar um caminho de conhecimento para se chegar ao namoro, ora pode representar um exercício de liberdade, ou ainda é algo visto como muito relativo por deixar quase sempre uma experiência de vazio depois da ficada. O que se observou é que o ficar expresssa uma nova forma de relação , uma ética para os relacionamentos provisórios, típicos dos tempos de rapidez. Faz parte da regra, que nada fique depois do ficar.

(Cadernos, juventude saúde e desenvolvimento. V.1. Ministério da Saúde. Adaptado.)


Texto 5

AMOR E SEXO

Amor é um livro – Sexo é esporte
Sexo é escolha – Amor é sorte
Amor é pensamento, teorema
Amor é novela   - sexo é cinema
Sexo é imaginação, fantasia
Amor é prosa – sexo é poesia
O amor nos torna patéticos
Sexo é uma selva de epiléticos
Amor é cristão – sexo é  pagão
Amor é latifúndio – sexo é invasão
Amor é divino  sexo é animal
Amor é bossa nova – sexo é carnaval
Amor é para sempre  sexo também
Sexo é do bom – amor é do bem
Amor sem sexo é amizade
Sexo sem amor é vontade
Amor é um – sexo é dois
Sexo antes – amor depois
Sexo vem dos outros e vai embora
Amor vem de nós e demora
Amor é isso - sexo é aquilo
E coisa e tal – e tal e coisa...
(Rita Lee, Roberto de Carvalho, Arnaldo Jabor.(in:www.ritalee.com.br,adaptado.)

A partir das informações apresentadas, de outras de seu conhecimento e das múltiplas implicações da sexualidade na vida dos jovens, elabore um texto dissertativo, em prosa, analisando e discutindo criticamente:

A QUESTÃO DA SEXUALIDADE PARA O
JOVEM MODERNO







 2008






Leia os textos a seguir, auxiliares ao desenvolvimento de sua redação.



Texto 1

Mortalidade infantil



(www.chargeonline.com.br.Adaptado)



Texto 2



No Brasil, a cada ano, mais de 100 mil crianças não completam o seu primeiro ano de vida. Entre 2 mil e 3,5 mil mães morrem das consequências  da falta de atendimento de qualidade durante a gravidez, o parto e o pós-parto. Os riscos para a mãe e seu filho aumentam por insuficiência de micronutrientes como vitamina A e iodo, por alta incidência de desmame precoce antes dos seis meses de vida, por falta de informações adequadas sobre os cuidados necessários ou por falta de acesso a serviços básicos de saneamento...
Os cuidados têm de começar antes mesmo de a criança nascer. A mulher grávida precisa fazer pelo menos seis consultas pré-natais e de orientações sobre como garantir o melhor começo de vida a seu bebê.
Os pais, outros familiares e toda a comunidade devem participar do desenvolvimento da criança desde a gestação.
É importante que o pai acompanhe a criança também durante e após o parto, no momento da amamentação, em todas as etapas de seus primeiros anos de vida.
O Unicef apoia a capacitação e a sensibilização de profissionais de saúde, parteiras tradicionais, prefeitos e secretários de saúde com o objetivo de aumentar e melhorar os serviços de atendimento para o pré-natal, parto e pós-parto.
No País, nos últimos anos, houve um crescimento  importante dos índices de aleitamento materno, mas a média de aleitamento materno exclusivo é apenas de 38,8 dias. A recomendação é de que os bebês sejam amamentados exclusivamente no peito durante 180 dias. As crianças, quando não mamam no peito da mãe, ficam mais vulneráveis a doenças como diarreia e infecções respiratórias.
Nos seus primeiros anos de vida, a principal referência da criança é a família com a qual ele vive. É da família que ela vai receber apoio afetivo, alimentação, cuidados de saúde. É com a família que ela vai aprender  a falar, brincar, cantar, interagir com os outros. A criança precisa de pai e da mãe. Homens e mulheres estimulam-na de maneira diferente. A criança também precisa de serviços públicos que garantam sua saúde, educação, lazer e que protejam seus direitos.
Cuidar de crianças pequenas não é fácil.(...)

                        (www.unicef.org/brasil)



Texto3


Educação Infantil


A educação da criança de zero a seis anos é um direito constitucional e, ao mesmo tempo, um compromisso assumido pelo Brasil no Marco de Ação de Dacar.
Considerando a importância desta faixa de idade. A primeira meta de Educação para Todos é expandir e aperfeiçoar o cuidado e a educação abrangentes na primeira infância, especialmente para as crianças mais vulneráveis e desfavorecidas.
Assim, a Unesco tem dedicado esforços para efetivar o direito a uma educação de qualidade para crianças, desde seus primeiros anos de vida. Trata-se, no Brasil, de uma política de abrangência crescente: segundo dados do IBGE, cerca de 9% das crianças de zero a três anos frequentam creches , e 52% das crianças de quatro e seis anos frequentam pré-escolas. O Plano Nacional de
Educação (PNE), em consonância com os princípios da Educação para todos, estabelece metas relevantes de expansão e de melhoria da qualidade da educação infantil. (...)
A contribuição da Unesco tem se dado por meio de várias ações, como adoção de uma linha editorial na área da educação infantil, incluindo a tradução de notas sobre políticas de vários países (...)

                             (www.unesco.org.br)


Texto 4

Menino maluquinho Ziraldo





O mundo contemporâneo sofre com uma série de problemas, cuja solução, necessariamente, caberá àqueles que hoje são crianças. Por isso, pensar em um mundo melhor no futuro significa pensar e adotar agora uma série de ações – algumas até bastante urgentes.
A partir das informações apresentadas e do conhecimento da realidade da infância  brasileira, elabore um texto dissertativo, em prosa, analisando e discutindo criticamente:

OS CUIDADOS COM A INFÂNCIA DE HOJE PARA UM MUNTO MELHOR NO FUTURO






2009

Leia os textos seguintes.

Texto 1



Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. Deus os abençoou: “Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.



                   (Bíblia Sagrada, Editora Ave-Maria.)



Texto 2




Droga hoje é dia de feira. 




Droga, hoje não é dia de feira,

(Folha de S. Paulo, 2002)



Texto 3

Millor

Chega, irmãos! Não procurem a origem da violência, do cinismo, da falta de ética, da corrupção, das guerras, locais e internacionais, em razões, sempre irracionais. Olhem em volta. Todo o mal do mundo está na superpopulação. Seis bilhões e trezentos milhões de pessoas! Vocês já são trezentos milhões de pessoas a mais! Repito: olhem em volta!





(http://veja.abril.com.br/080807/imagens/millor2.)



Texto 4

Inflação humana


Aconteceu tudo em tempo recorde. Num abrir e fechar de olhos, a contar do relógio da História da espécie, ou numa fração infinitesimal disso, no calendário da História do planeta, o hoje disse adeus a um modo de vida que inventara há uns 10 mil anos, quando pela primeira vez plantou uma semente, e escolheu crescer e multiplicar-se em aglomerações de pedra e cal – as cidades, um mundo de maravilhas, mas também um mundo literalmente à parte da natureza dessa Terra. (...)
Na vertente ecológica, o aumento acelerado da população mundial – que simplesmente dobrou (...) em menos de quarenta anos – é apontado como principal responsável pelos desastres acumulados que ameaçam a vida da Terra, desde o efeito estufa até a extinção em escala sem precedentes de espécies animais e vegetais, do buraco na camada de ozônio ao esgotamento dos solos e de recursos minerais. Um desses serviços, ameaçados não só pelo aumento físico das populações como também pelas condições em que se dá a expansão da presença humana na Terra, é o que determina a qualidade da mistura de gases na atmosfera. (...) A água potável, outro recurso natural não renovável, tampouco fica imune à superpopulação. Mais gente, logicamente, usa mais água – e a velocidade do crescimento do consumo já é maior que o tempo necessário à recuperação dos mananciais.(...)
De todas as doenças que acometem a metrópole, nenhum sintoma parece tão desconfortável como o sufoco no trânsito que asfixia o cotidiano de ricos e pobres e para o qual não há medicamento eficaz à vista em parte alguma – a menos que se adotassem cirurgias sociais tão severas que atropelariam o sagrado direto de ir e vir.
Onde foi que o homem errou, ao ocupar tanto e de forma tão desigual a superfície do planeta? Eis uma questão sujeita a chuvas e trovoadas, para a qual os especialistas oferecem as mais disparatadas explicações, muitas das vezes em função das ideias políticas de cada um. Os conservadores, por exemplo, dirão que a culpa é dos pobres, sempre tão férteis e tão imprevidentes. Os progressistas acusarão as injustiças na distribuição da renda, tanto dentro de cada país como entre os países. Para além dessas implicações, no entanto, pode-se dizer com alguma margem de confiança que tudo começou com os avanços da Medicina.


(http://super.abril.com.br/superarquivo/1989/.Adaptado.)



Texto 5




Superpopulação: Problema ou solução?

As famílias de antigamente costumavam ser bem numerosas, e isso gerava o famoso comentário de que se essas famílias não se preocupassem com o controle de natalidade, os índices de miséria aumentariam consideravelmente.
Não contesto a teoria, afinal são muitas bocas para serem alimentadas, muitos cadernos e livros a serem comprados, e no futuro muitas pessoas para serem empregadas... Então, seria o controle de natalidade, a solução para os problemas sociais do terceiro mundo?

Mas existe um aspecto contraditório ,porém verdadeiro. Os países europeus, que tiveram um “boom” econômico com o fim da 2 segunda Mundial, experimentaram uma preocupante queda da natalidade após essa melhoria de vida. São o que chamamos de países de idosos...
Por outro lado, países com superpopulação tendem a dominar a economia no futuro. Certamente você já ouviu falar na sigla BRIC... Mas aqui eu fecho a ideia do post.
Brasil,Rússia, Índia e China serão no conjunto a maior potência econômica mundial em 40 anos. A China já dá sinais bem claros de que pode atingir esse posto bem antes, mas aqui no Brasil se discute a possibilidade de crescer 3,5%... Mas  pensando com otimismo, se o PIB desses 4 países for mesmo o maior do mundo no futuro, nem assim dá para concluir que essa característica de ser superpovoado indique maior renda por habitante. É a maldita má distribuição!!!



Com base nas informações, elabore um texto dissertativo, na norma padrão da Língua Portuguesa, argumentando sobre:

DE QUE FORMA A HUMANIDADE DEVE TRATAR A REALIDADE DA SUPERPOPULAÇÃO.
















2007





PROVA 1

Instruções

Tomando como base a informação do fragmento abaixo, escreva uma carta ao prefeito da cidade onde reside, solicitando-lhe que providencie abrigos para os sem-teto, a fim de evitar que continuem morando na rua.
Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

(...) Os meninos que viviam sob o viaduto da avenida Paulista, expulsos dali por rampas antimendigo construídas pela prefeitura de São Paulo, migraram, obviamente, para outro viaduto. Dessa vez, é o da avenida Sumaré, sob a estação de metrô que leva o nome do bairro. São cerca de 20 sem-teto, a maioria meninos, e, segundo os próprios, todos menores de idade. O sonho de todos é ter uma casa.

 (Mônica Bergamo, Ilustrada, 24/01/2006 (texto adaptado).)



PROVA 2

INSTRUÇÕES

Com base no texto abaixo, escreva uma carta ao candidato à Presidência da República em que você pretende votar nas eleições de outubro, solicitando-lhe que apresente uma proposta para manter os brasileiros no país, garantindo-lhes para tanto formas  adequadas de sobrevivência.

Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Perdoe o leitor se insisto no tema da diáspora brasileira (dispersão; saída do país), mas acontece que, a cada tanto, surgem números que reforçam meu espanto e meu inconformismo. O país tornou-se o segundo maior receptor de remessas de sua gente que foi buscar a esperança em outra parte. Recebeu, em 2004, 4,8 bilhões . O Brasil tem um território imenso, uma população razoavelmente adequada a esse território, recursos naturais abundantes, segurança geológica e climática, paz com os vizinhos etc

(Clóvis Rossi,Jornalista,Folha Opinião, 1/02/2006.(texto adaptado).)


Prova 3

INSTRUÇÕES

Com base no texto abaixo, escreva uma carta a um amigo que costuma satisfazer todas as vontades do filho, alertando-o quanto aos riscos que isso pode representar para a formação da criança.
Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

(...) A felicidade, os pais acreditam que é possível comprar: tudo ou quase tudo o que os filhos querem, os pais dão. O filho quer um videogame, um computador, um tocador de MP3, um telefone celular ou uma besteira qualquer como um estojo novo? Os pais compram. O filho que ir a tal lugar? Os pais levam ou permitem que vá. E mais: os pais tentam até adivinhar o que os filhos podem querer e, por isso, estão quase sempre um passo à frente  deles.

(Rosely Sayão, Psicóloga e escritora, Folha Equilíbrio, 26/01/2006.)



Prova 4

Instruções

# Com base no texto abaixo, escreva uma carta à mãe da criança abandonada no Lago da Pampulha, tentando convencê-la a conscientizar-se da gravidade do seu ato.

# Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

A descoberta e salvamento de um bebê nas águas do lago da Pampulha por um homem que escutou o seu choro virou notícia nos meios de comunicação. Uma gravidez indesejada, levada a termo, desemboca quase sempre na rejeição, no desprezo, no abandono do filho, impossibilitando-o (?), na maioria das vezes, de criar laços afetivos.

 (Anete Araújo Guedes, Folha de São Paulo, Painel do Leitor, 04/02/2006)



Prova 5

Instruções

# Com base nas informações abaixo, escreva uma carta ao secretário de Turismo de São Sebastião, solicitando-lhe que providencie um número suficiente de salva-vidas para as praias da região, a fim de evitar que turistas morram por falta de socorro.

# Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Uma redução no número de salva-vidas temporários está colocando em risco os banhistas que frequentam as praias de São Sebastião. Dos 50 salva vidas temporários que deveriam estar trabalhando no reforço da segurança de 17 praias da cidade durante a temporada de verão, apenas 36 estão em atividade. Por causa da redução, dez das 17 praias previstas para receber o reforço estão totalmente desguarnecidas – não contam com nenhum salva-vidas fixo, temporário ou concursado.

                       (Folha Cotidiano, 06/02/2006)




Prova 6


INSTRUÇÕES

Com base nas informações abaixo, escreva uma carta ao Ministério da Educação e # #
#Cultura, sugerindo maiores investimentos em formação na área de saúde pública, para que os médicos estejam de fato habilitados ao exercício da medicina.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Em teste realizado pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), menos de 40% dos estudantes do último ano de medicina foram capazes de identificar um trauma torácico. O exame demonstrou ainda que os jovens médicos têm formação falha em questões de saúde pública e estão pouco preparados para identificar e prevenir surtos e epidemias.

                         (Folha Opinião, 06/02/2006)




Prova  7

INSTRUÇÕES

#Com base nas informações abaixo, escreva uma carta a um deputado que você tenha ajudado a eleger-se, solicitando-lhe que apresente à Câmara dos Deputados um projeto de lei que torne o preconceito contra deficientes físicos um crime anafiançável.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Uma portadora de deficiência física queixou-se de ter recebido um tratamento preconceituoso num bar localizado na zona oeste da capital paulista. Diante de uma fila enorme que aguardava para entrar no estabelecimento, a deficiente, que tem uma prótese nas pernas, perguntou a um dos seguranças se precisaria ficar na fila. Uma hora mais tarde, o segurança a convidou para entrar, dizendo de forma irônica: ” e aí, deficiente, quer entrar?”.

     (Folha Cotidiano, 06/02/2006(texto adaptado).)



Prova 8

INSTRUÇÕES

#Com base no texto abaixo, escreva uma carta ao jornalista Carlos Heitor Cony, apoiando ou contestando sua opinião a respeito da Copa e da sucessão presidencial.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Examinando o futuro próximo, as eleições presidenciais e a Copa do Mundo, é natural que apoiemos nossas esperanças no que já sabemos e podemos prever. A Copa pode ser nossa – a julgar pelas outras, chegaremos lá. Já a sucessão presidencial ameaça ser mais um passo certo na direção errada.

(Carlos Heitor Cony, Jornalista e escritor (texto adaptado))



Prova 9

Instruções

#Com base nas informações abaixo, escreva uma carta a uma amiga ou parente adolescente que esteja interessada em se submeter a uma cirurgia de implante de silicone nos seios, apoiando ou condenando sua intenção.
#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Meninas de 13 anos já estão na mesa de cirurgia plástica. Até os 15, a febre é a lipoaspiração. Aos 16, elas turbinam os seios. Em nome da beleza, as adolescentes entram na faca sem medo dos riscos e nem se queixam da dor, do inchaço e dos hematomas.

                     (Revista Cláudia, abril/2006)




Prova 10

INSTRUÇÕES

#Com base nas afirmações abaixo, escreva uma carta a um amigo que tem dedicado a maior parte da própria vida ao trabalho, negligenciando a família e os amigos. Tente convencê-lo a enxergar o trabalho como um meio de sobrevivência, e não como a prioridade da vida.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Já se disse que o trabalho não mata ninguém. E eu concordo. Mas até que ponto o trabalho é ainda ferramenta e energia da prosperidade, realização pessoal e justo e meio de sobrevivência? Até aonde se estende o universo do trabalho? Onde começa o território da obsessão? Eu diria que o importante é ser feliz e fazer felizes as pessoas que amamos.


 (Carlos Alberto Júlio, escritor, professor e presidente da HSM no Brasil)


Prova 11

INSTRUÇÕES

#Com base no alerta contido no texto abaixo, escreva uma carta a uma amiga que se assume como compradora compulsiva, tentando convencê-la a agir com mais responsabilidade e moderação no que diz respeito no impulso de gastar dinheiro de forma descontrolada. Sugira, se achar necessário, que ela recorra à ajuda de um psicólogo.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Se você sente a necessidade de impressionar os outros pelo que tem em vez de pelo que é, corre o sério risco de usar mal o cartão de crédito.

                 (Suze Orman, consultora financeira)



Prova 12

INSTRUÇÕES

#Com base nas informações a seguir, escreva uma carta ao atual presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, solicitando-lhe que faça os devidos ajustes econômicos e sociais que possibilitem aos habitantes dos grandes centros urbanos uma boa qualidade de vida. Sugira ainda, se achar conveniente, políticas de incentivo à permanência dos trabalhadores rurais no campo, evitando assim as previsíveis aglomerações urbanas.
#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Metade da população mundial viverá em cidades daqui a dois anos, de acordo  com a rede CBC News. Há apenas 55 anos, Nova Iorque e Tóquio eram as únicas cidades com 10 milhões de habitantes ou mais. Hoje [2006], esse número aumentou para 20 cidades com mais de 10 milhões de habitantes, incluindo Bombaim, Cidade o México, Jacarta e São Paulo.



Prova 13

INSTRUÇÕES

#Com base nas informações abaixo, escreva uma carta a um parente cuja filha adolescente já recorreu à automutilação quando se sentiu triste ou pressionada. Procure convencê-lo a buscar ajuda de especialistas em transtornos dessa natureza, tais como psiquiatras e psicólogos.
Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Jovens que se sentem angustiados encontram alívio temporário por meio da automutilação: essa prática tem se tronado muito comum. Segundo o jornal canadense National Post, isso “assusta os pais, deixa os conselheiros [escolares] confusos e desafia os médicos”. Observa o período que a automutilação “pode se tornar um dos piores vícios conhecidos pela medicina”.


Prova 14

INSTRUÇÕES

#Com base nas informações abaixo, escreva uma carta a um amigo ou parente fumante que tem cerca de 30 anos, tentando convencê-lo a abandonar esse vício que pode não apenas abreviar a vida, mas também provocar diversas doenças.
 #Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

De acordo com o jornal The Times, da Inglaterra, ser fumante aos 30 anos diminui a expectativa de vida dos homens em cinco anos e meio e a das mulheres em mais de seis  anos e meio.






       
2008



Prova 1

INSTRUÇÕES

#Com base na reportagem abaixo, escreva uma carta a um médico que trabalhe num Centro de Terapia Intensiva, incentivando-o a adotar uma postura mais humana e solidária em relação aos pacientes terminais.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Estudo do Instituto de Câncer Dona-Faber e da Faculdade de Medicina de Harvard aponta que os médicos e enfermeiros devem ter papel mais ativo em atender as necessidades espirituais de pacientes terminais.

O Apoio espiritual melhora a sobrevida dessas pessoas, mas é ignorado no sistema hospitalar. Segundo a pesquisa, os médicos não precisam virar conselheiros espirituais, mas podem participar desses cuidados, reconhecendo as necessidades do paciente e defendendo-as.
  
              (Folha cotidiano, 11/02/07)


Prova 2

INSTRUÇÕES

#Com base nas comparações feitas no texto abaixo, escreva uma carta ao presidente da Campanha do Metropolitano de São Paulo, solicitando-lhe que promova, entre os funcionários, um treinamento que lhes permita colaborar com os deficientes, facilitando-lhes, e não dificultando, o acesso aos trens do metrô.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

                Dois metrôs

O metrô de São Paulo é estatal. Impedida de entrar no trem com seu cão guia, uma advogada cega foi buscar seu direito na Justiça. Brigou durante seis anos e três julgamentos, mas prevaleceu. O metrô do Rio é privado. Uma senhora cega quis entrar com o seu cão. Passada a perplexidade dos fiscais, ela entrou e foi contratada pela empresa para dar cursos de bom atendimento aos clientes com deficiências físicas.

                                         Elio Gaspari, jornalista




Prova 3

INSTRUÇÕES

#Com base nas declarações abaixo, escreva uma carta ao Sr. Luis Martinez, concordando com seu modo de agir em relação à sua família (poupando-a dos programas de televisão inadequados), ou discordando de sua postura. Em qualquer dos casos, justifique seu posicionamento.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo  20 linhas.


Quem manda na tv?

“(...) Mantenho minha família fora de contato com as barbaridades que algumas novelas transmitem e que hoje mostram como normal ou até bacana o que é anormal. Se queremos cidadãos íntegros, capazes de mudar o Brasil para melhor, a TV deve ajudar a formar as pessoas, passando novelas e outros programas com bom conteúdo, bons valores e princípios éticos, e não o contrário.”

 Luis martinez, “Painel do Leitor”,FSP,11/02/07


Prova 4

Instruções

#Com base no pensamento abaixo, escreva uma carta a um amigo que, por encontrar-se em sérias dificuldades financeiras, foi abandonado pela esposa e perdeu a vontade de viver. Incentive-o a procurar a ajuda de um psicólogo e tente convencê-lo de que seus problemas poderão ser superados.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.

                   Oscar Wilde, escritor inglês




Prova 5

INSTRUÇÕES

#Com base na declaração abaixo, escreva uma carta a um parente ou amigo que se encontra numa situação semelhante à do executivo anônimo. Tente convencê-lo a redobrar seus esforços no trabalho, incorporando atividades novas e ousadas ao dia-a-dia. Incentive-o a ampliar os próprios horizontes, a tal ponto que ele se revele disposto a ir além do que os outros geralmente iriam.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Trabalho na mesma empresa há cinco anos e notei recentemente que os profissionais mais novos estão-me ultrapassando e alcançando os melhores cargos executivos.

 Anônimo, Kenosha, Wisconsin, Revista Exame, jan/07


Prova 6

INSTRUÇÕES

#Com base nas opiniões contidas no texto abaixo, escreva uma carta a um parente ou amigo que, nas raras vezes em que tira férias, não se permite relaxar ou desligar-se do trabalho. Tente convencê-lo a viajar para lugares cujos  recursos tecnológicos sejam precários, obrigando-o  dessa forma, a aproveitar de fato o período de descanso.

#Coloque data e vocativo.Não assine a carta,  use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Nas férias, uma estratégia importante está em “despopular” a cabeça de pensamento que remetam ao trabalho, desligando-se por completo. De nada adianta estar em férias apenas fisicamente. Ao permanecer conectado, o indivíduo não repõe as energias e só vai acumulando o estresse, o que acaba por comprometer sua qualidade de vida.


Augusto D’Arruda, diretor de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Novelis do Brasil.





Prova 7

INSTRUÇÕES

#Com base nas ideias contidas no texto abaixo, escreva uma carta ao ministro da Educação, solicitando-lhe que determine, junto à reitoria das universidades, a eliminação definitiva dos trotes tidos como “tradicionais”, substituindo-os por ações sociais, protagonizadas pelos calouros, que beneficiem as comunidades de que fazem parte.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Estamos na época dos trotes em calouros de universidade, um ritual tão coletivo, tão brasileirinho quanto o Carnaval. Submissão e humilhação são a essência do rito, mas expressivas mesmo são suas formas. De vez em quando, ferem, aleijam, ou matam um garoto na cretinice do trote. Ninguém é punido. Os oligarcas relevam: “acidente”. Não, não: é tudo de propósito.

Vinicius Torres Freire, Jornalista (texto adaptado)




Prova 8

INSTRUÇÕES

#Com base na opinião abaixo, escreva uma carta ao professor Miguel Reale Júnior, apoiando ou contestando seu ponto de vista sobre o projeto de redução da maioridade penal para 16 anos. Não deixe de justificar seu posicionamento.


#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Esse caminho de reduzir a maioridade penal é um caminho burro. Não é a lei penal que vai mudar esse quadro. Nós já temos um sistema de repressão ao menor. A Febem é pior que uma penitenciária.

Miguel Reale Júnior, Professor de Direito da USP




Prova 9

INSTRUÇÕES

#Com base nas recomendações abaixo, escreva uma carta a um amigo que aprecia dieta ricas em gordura, como churrasco e feijoada, alertando-o quanto aos malefícios que tais alimentos podem provocar.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no   máximo 20 linhas.


É preciso dar  início a estudos mas seletivos que procurem distinguir entre as chamadas “gorduras ruins”, como as saturadas e as “trans” , e as “boas”, como as poli-insaturadas. Até lá, aqueles preocupados em manter a saúde devem observar a velha máxima grega de evitar os excessos, seja do que forem.

Folha Opinião, 13/02/07




Prova 10

INSTRUÇÕES

#Tomando como base a opinião abaixo, escreva uma carta ao capitão George, apoiando ou contestando seu ponto de vista sobre a exibição da Parada Gay.
#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

A Parada Gay poderia ser colocada no Sambódromo. Tenho uma filha de oito anos e é difícil explicar certos comportamentos, como dois homens se beijando.

Capitão George, da Polícia Militar de São Paulo





 2009




Provas do primeiro semestre



Prova 1

INSTRUÇÕES

Tomando como base a opinião abaixo, escreva uma carta ao ministro da Educação, expondo seu ponto de vista sobre o sistema de cotas para negros nas universidades públicas e privadas.
Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

O estatuto da Igualdade Racial, baseado no modelo norte-americano, que prevê a inclusão obrigatória de vagas para os negros em universidades federais, pode tornar-se um fracasso total para o nosso sistema educacional. Para nós, acredito que deve prevalecer o princípio da meritocracia, visto ser o Brasil uma sociedade aberta, com menos conflitos raciais.

Carlos Iglesias, Cartas, Veja Edição 2012



Prova 2

INSTRUÇÕES

#Tomando como base a declaração abaixo, escreva uma carta ao Jornalista Diogo Mainardi, apoiando ou contestando sua opinião sobre o papel da imprensa na divulgação ou na omissão de fatos que envolvam a vida particular dos políticos.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Eu nunca me escandalizo com o comportamento dos outros. Mas me recuso a aceitar que a imprensa imponha seus valores omitindo os fatos. Se um senador é adúltero, eu quero saber. Se uma ministra dormiu com um presidente, eu quero saber. Se a mesma ministra traiu o marido com um líder oposicionista, eu quero saber. Depois, concluo do jeito que quiser.

Diogo Mainardi, Veja, edição 2012


Prova 3

INSTRUÇÕES

Tomando com base a declaração abaixo, escreva uma carta ao ministro da Saúde, expondo sua opinião o comércio clandestino de rins – feito em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Num mundo sensato, rins seriam comprados e vendidos como carne de porco.

Steven Landsburg, economista americano, alegando não haver razão moral ou econômica para proibir a venda de rins, já que o “corpo humano tem dois, e só um é necessário”.


Prova 4

INSTRUÇÕES

#Tomando como base a declaração abaixo, escreva uma carta ao governador Sérgio Cabral, apoiando ou contestando sua opinião sobre as causas da marginalidade no Rio de Janeiro.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

A favela da Rocinha é uma fábrica de produzir marginais.

Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro, ao defender a legalização do aborto como forma de combater a criminalidade, veja, edição 2032



Prova 5

INSTRUÇÕES

#Tomando como base a declaração abaixo, escreva uma carta ao juiz Edilson Rodrigues, apoiando ou contestando sua opinião sobra a suposta inferioridade da mulher, acusada também de ser responsável pela “desgraça humana”.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

A desgraça humana começou no Éden: por causa da mulher(...) O mundo é masculino! A ideia que temos de Deus é masculina! Jesus foi homem!


Edilson R. Rodrigues, juiz mineiro, em sentença que absolveu um réu que batia na mulher, Veja, edição 2032


Prova 6

INSTRUÇÕES

#Tomando como base o depoimento abaixo, escreva uma carta a uma amiga que pretende recorrer à cirurgia de redução do estômago para ficar em forma. Incentive-a, em sua carta, a encarar a cirurgia como um auxílio, e não como a solução definitiva para a obesidade.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta,   use apenas suas iniciais.   Redija no máximo 20 linhas.

Eu pesava 185 quilos. Operei há quatro anos e emagreci 103 quilos. Não engordei mais. Mas, quando percebo que a minha saia aperta (nem que seja um pouquinho), eu paro de comer as guloseimas que engordam demais. Quando subo na balança e vejo que aumentei 500 gramas, já volto a comer dietéticos, fujo dos doces e salgadinhos. É difícil, mas a única solução é controlar a boca, ou seja, parar de comer.

Denise Santana, Cartas, Veja, edição 2032


Prova 7

INSTRUÇÕES

#Tomando como base a declaração abaixo, escreva uma carta ao governador do Rio de Janeiro, solicitando-lhe que adote políticas sociais voltadas especialmente aos adolescentes favelados, que têm como única perspectiva alcançar o “sucesso” dos traficantes.
#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

(...) E assim são os jovens hoje no morro. Se não for apresentado a nenhuma outra opção, o jovem se espelhará no ídolo dele, que é o dono da boca-de-fumo: um sujeito com o corpo malhado, que tem correntinha de ouro, transa com qualquer menina e tem o carro que quer porque manda roubar, tem o celular bom porque manda roubar. É imprescindível que o Estado , as políticas públicas, ataquem isso.

José Mariano Beltrame, secretário de segurança do Rio.



Prova 8

INSTRUÇÕES

#Tomando como base as afirmações abaixo, escreva uma carta ao jornal de  maior circulação na cidade onde você reside, sugerindo que se divulguem mais matérias e reportagens sobre pesquisas científicas que contribuam para o esclarecimento e o crescimento intelectual dos leitores.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Infelizmente, somos uma nação que idolatra quem faz parte da academia de letras, aqueles bons de papo, que escrevem bem, e não aqueles que pesquisam bem ou calculam com rigor científico. O último acadêmico de ciências nem sequer foi noticiado pela imprensa brasileira. Nosso descaso com ciência é a causa de nosso atraso. Porque não nos preocupamos com ciência, viramos o país da mentira.

Stephen Kanitz, Veja, edição 2032(adaptado)




Prova 9

INSTRUÇÕES

#Tomando como base as informações abaixo, escrava uma carta à ministra do Meio Ambiente, solicitando-lhe que intensifique a fiscalização das florestas brasileiras como forma de conter a devastação ambiental.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.
A fúria da indústria madeireira nas florestas e a exploração desmesurada das mineradoras no seio das florestas são fatores que precisam de uma fiscalização muita mais rígida que a atual.

Djalma Alves Gomes, Cartas, Veja, edição 2032(Adaptado)



Prova 10

INSTRUÇÕES

#Tomando como base as informações contidas abaixo, escreva uma carta a um amigo que apresenta um temperamento explosivo, ou seja, que se irrita com extrema facilidade, incentivando-o a controlar-se, a fim de evitar futuros problemas cardíacos.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

O desgaste psicológico, especialmente se for crônico, pode acarretar sérios danos ao coração. Nos últimos anos, os cardiologistas identificaram um padrão de comportamento de alto risco: o dos estourados, aquelas pessoas que ficam irritadas e “explodem” por qualquer coisa. Os pesquisadores descobriram que esse tipo de comportamento contribui para o entupimento das artérias e para o derrame.

                                  Época, edição 489





Provas do segundo semestre

Prova 1

INSTRUÇÕES

#Tomando como base as informações e as declarações abaixo, escreva uma carta ao diretor de Marketing Marcel Sacco, tentando convencê-lo a abril mão do patrocínio de festas escolares. Explique-lhe que não se pode comparar cerveja com chocolate ou salgadinhos.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

A empresa de bebida responsável   por três marcas de cerveja foi um dos patrocinadores  da festa junina de uma escola da zona oeste de São Paulo. No palco com show, havia o logotipo da marca de cerveja.
Pai de dois alunos – de oito e de 12 anos – do colégio, o diretor de marketing da cervejaria, Marcel Sacco, disse que estava bastante “surpreso” com a discussão.

“Durante 25 anos a festa sempre teve chope, como qualquer festa junina em qualquer escola do Brasil. Toda festa junina escolar tem quiosque de chope e cerveja. As bebidas não são vendidas a menores de 18 anos.”
Para ele, esse tipo de discussão é “xiita”: “Será que também não é ruim o consumo de chocolate e salgadinhos? Se a gente for dizer que paçoca faz mal porque é muito gordurosa, vamos entrar numa loucura sem fim”.

                                        Cotidiano, FSP


PROVA 2

INSTRUÇÕES

#Tomando como base os dados abaixo, escreva uma carta ao atual presidente da República , solicitando-lhe que atue com mais rigor na luta pela conquista e preservação os direitos humanos dos brasileiros.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

60 anos da declaração universal dos direitos humanos.

Segundo o relatório anual da Anistia Internacional [decorridas seis décadas desde a criação da Declaração dos Direitos Humanos], “injustiça, desigualdade e impunidade são as marcas do nosso mundo de hoje”; pessoas ainda são torturadas ou maltratadas em pelo menos 81 países, submetidas a julgamentos injustos em pelo menos 54 países e não têm direito de se manifestar livremente em pelo menos 77 [países].

              UOL – atualidades(texto adaptado)



Prova 3

INSTRUÇÕES

#Tomando como base os dados abaixo, escreva uma carta ao ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos da presidência da República, solicitando-lhe que faça valer para todos os cidadãos, independentemente de sua orientação sexual, autonomia e liberdade de expressão – direitos previstos na Constituição – sem que sofram qualquer tipo de intolerância, discriminação ou violência.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Estudos feitos pelo grupo Gay da Bahia, com base no noticiário da imprensa, afirmam que, entre 1980 e 2006 , 2.745 brasileiros da comunidade GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) foram assassinados no país. São números aquém da realidade, já que se baseiam exclusivamente no registro jornalístico. Estima-se que, a cada três dias, um cidadão GLBT seja assassinado no Brasil.

Prova 4

INSTRUÇÕES

#Tomando como base o texto abaixo, escreva uma carta a um amigo que começou a fumar recentemente, alertando-o contra os riscos a que está sujeito.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas as iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Antes de a ciência mostrar o veneno que é o cigarro, era romântico e sedutor fumar: ‘Fumando espero a amada que eu quero’, cantava Carlos Gardel, levando ingenuamente, milhões ao vício, que hoje sabemos produz bronquite crônica, enfisema pulmonar, cânceres de lábio, de boca, de laringe, de pulmão, de estômago, de próstata. Fumando espero? O Câncer que eu não quero? Vamos todos parar de fumar  e conquistar a saúde!

Sagrado Lamir David , Painel do Leitor, FSP



Prova 5

INSTRUÇÕES

#Tomando como base a opinião abaixo, escreva uma carta ao ministro da Educação, solicitando-lhe que promova uma ampla fiscalização do destino das verbas destinadas à escola pública, a fim e evitar que nossas crianças e adolescentes continuem sendo vítimas da ausência de educação de qualidade.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Com escolas do ensino médio com notas médias de 1,4 em 10 pontos possíveis, o mais razoável seria concluir que são as próprias escolas (funcionários, professores e diretores) que se organizaram em ‘bandos’ para gastar o dinheiro público sem cumprir com sua obrigação constitucional de garantir uma educação pública de boa qualidade para nossas crianças.

Mauro Alves da Silva, Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública, Painel do leitor, FSP



Prova 6

INSTRUÇÕES

#Tomando como base as constatações abaixo, escreva uma carta a um amigo que se assume como um entusiasta das novidades eletrônicas, tentando convencê-la a dividir melhor o tempo gasto com trabalho e o tempo dedicado ao lazer “desconectado”.

#Coloque data e vocativo.Não assine a carta,  use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.


(...) As novas tecnologias nos fazem trabalhar sem parar. As (poucas)férias agora são contaminadas pelo vírus da conectividade permanente: celular, iPhone, computador portátil... Adeus, fim-de-semana, oh! Saudosas noites de luar! (ou de céu cinzento, que fossem). Com tudo isso, o tempo tem-se tornado um dos bens mais escassos de nossa era.

Cássio Shubsky, editor e historiador



Prova 7

INSTRUÇÕES

#Tomando como base as informações abaixo, escreva uma carta a um amigo ou parente que esteja enfrentando problemas de hipertensão e estresse, tentando convencê-lo a iniciar imediatamente alguma atividade física, a fim de evitar o agravamento de seu estado e ao mesmo tempo alcançar melhor qualidade de vida.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

Desde os primeiros minutos da atividade física, o corpo libera endorfina, substância responsável pelo bem-estar físico e mental. A prática regular reduz o efeito do cortisol (o hormônio do estresse), aumenta a qualidade do sono e a disposição. O mínimo de atividade física já pode afastar o risco de doenças como hipertensão arterial, diabetes, obesidades, ansiedade, aumento do colesterol e infarto.

Jean Patrick Martins, professor de Educação Física FSP , Equilíbrio.



Prova 8

INSTRUÇÕES

#Tomando como base as declarações abaixo, escreva uma carta ao ministro dos Transportes, solicitando-lhe que exerça uma rigorosa fiscalização sobre os carros que já estão circulando, bem como para os que estão prestes a sair das fábricas, a fim de evitar que haja mais vítimas da poluição causada por veículos poluentes.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20  linhas.

Um estudo da Universidade Harvard mostra que quem vive em um ambiente poluído tem 26% mais chances de morrer por problemas cardiovasculares. Definitivamente, as pessoas têm que começar a fazer algo para melhorar as condições de poluição: dar carona, usar motores que não poluam tanto o ambiente. Também seria necessário que o governo determinasse padrões de controle para os carros que serão vendidos daqui para frente e fizesse uma inspeção constante para ver se estão poluindo.

Sidney Smith, Cardiologista americano, FSP, Equilíbrio.



Prova 9

INSTRUÇÕES

#Tomando como base o texto abaixo, escreva uma carta ao ministro do Trabalho, solicitando-lhe que dê prioridade ao combate ao trabalho infantil, a fim de garantir um futuro digno e promissor às crianças brasileiras.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta, use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.


No dia 12 de junho “comemorou-se” o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. O tema da campanha de 2008 é a educação. Fundamental para o futuro das crianças na atual sociedade do conhecimento. Quanto mais tempo de estudo, maior a remuneração e o desenvolvimento pessoal e social de um povo.

No Brasil, cerca de 3 milhões de crianças ainda trabalham, muitas vezes submetidas a jornadas superiores a oito horas diárias.

Floriano Pesaro, sociólogo, FSP, Opinião (texto adaptado)



Prova 10

INSTRUÇÕES

#Tomando como base as declarações abaixo, escreva uma carta ao presidente da República, expondo seu ponto de vista sobre a proposta de internacionalização da Amazônia.

#Coloque data e vocativo. Não assine a carta e use apenas suas iniciais. Redija no máximo 20 linhas.

“A Amazônia é importante demais para ser deixada aos brasileiros.”

The Independent, Jornal inglês, maio de 2008


“Ao contrário do que pensam os brasileiros, a Amazônia não é prioridade deles, e sim de todos nós. “


Al Gore, ex-vice presidente americano, 1989


Meus queridos alunos magnânimo  estudo, tenham um esplendoroso vestibular, sejam felizes como eu sou...


Façam o que gostem de fazer, faça o seu melhor em tudo que forem se dedicar e tenha os 5 princípios com base de existência.




Com carinho de sua eterna Prof Dr Master Reikiana Aldry Suzuki 






Nenhum comentário:

Postar um comentário