sábado, 6 de fevereiro de 2016

IMPORTÂNCIA DA REDAÇÃO I - ALDRY SUZUKI - AMO VOCÊS..






1-    A importância da redação

Qualquer um de nós, senhor de um assunto, é, em princípio, capaz de escrever sobre ele. Não há um jeito especial para a redação, ao contrário do que muita gente pensa. Há apenas uma falta de preparação inicial, que o  esforço e a prática vencem. (J.Mattoso Câmara Jr.)







O ato de escrever, que para alguns parece fácil e agradável, para outros representa um sacrifício sem perspectivas favoráveis.

Nas práticas escolares, não se prepara o aluno para ser escritor, mas para escrever satisfatoriamente numa linguagem que revele precisão vocabular e clareza de ideias.

Um texto correto, preciso e bem elaborado  resulta de um pensamento organizado, ao qual se somam a capacidade para aproveitar os recursos expressivos da língua e a interpretação analítica da realidade, em especial na dissertação.

Qualquer que seja a modalidade redacional, sua  finalidade é concretizar a comunicação de ideias(conteúdo), valorizadas por uma expressão  estética da linguagem (forma). Não basta, pois, saber o que escrever, mas como escrever.

Na redação escolar, a busca de novas formas de expressão deve resultar numa linguagem espontânea e simples, mas inteligível e enriquecida de sentido vivencial. As qualidades de estilo vão-se aprimorando a cada nova experiência redacional, criando, reconstruindo ou inovando.

As dificuldades para redigir podem ter origem na timidez, no receio da iniciativa inovadora, na falta de estímulos, em métodos didáticos desinteressantes ou ainda num conjunto de fatores que bloqueiam a escrita.

Sentimos-nos à vontade quando nos expressamos oralmente, mas embaraçamo-nos no momento de ordenar as ideias textualmente. É na escrita que a comunicação revela nossa condição intelectual.

Há quem atribua as deficiências da escrita aos meios de comunicação de massa que, saturando nossos sentidos com imagem e som, pouco existem de nossa capacidade reflexiva, ocupando um espaço que poderia ser preenchido pela leitura.

Quaisquer que sejam os entraves que embargam a escrita, é no aprimoramento da linguagem que temos o instrumento mais eficaz para expressar o pensamento.  A habilidade com que a usamos permite-nos apreender o mundo e agir sobre ele.

Ao escrevermos, fazemos da linguagem nossa conquista maior, combinando as impressões dos sentidos, a vivência pessoal e o pensamento crítico. Para aperfeiçoar o exercício redacional, devemos aguçar a capacidade de interpretação, o espírito  questionador e analítico, bem como o desprendimento para criar e inovar.



Assim, a redação, como a atividade compensadora e satisfatória, é produto de um saber linguístico, da ordenação do pensamento e da imaginação criadora, num contínuo e diletante processo de aprendizagem.




Meus amores  tudo sobre redação e colocarei por 19 capítulos ... amo vocês, bom estudo com muita paz e luz e que a inteligência divina os oriente, guie em amplo aspecto com glórias e realizações em tudo que almejares, desejares, que suas metas, ideais sejam grandes e com certeza serão vitoriosos como eu sou, amém. Com carinho de sua eterna Prof Dr Master Reikiana Aldry Suzuki bjs





Nenhum comentário:

Postar um comentário