2-dA
PALAVRA AO TEXTO
Somente
o indivíduo capaz de instalar-se dentro da sociedade em que vive, com um
discurso próprio, é que poderá considerar-se parte dessa mesma sociedade, e,
portanto, reivindicar seus direitos e lutar para que ela seja realmente
democrática.
(Maria Thereza Fraga Rocco)
|
A palavra existe a serviço da comunicação. As
circunstância históricas, o mundo concreto e os anseios espirituais, ao longo
de seus processos de desenvolvimento, foram criando a necessidade de nomeação
dos objetos.
Assim, o desejo de comunicar nossas ideias fica mediado
por uma unidade menor que se chama signo.
O signo é o símbolo dos objetos ou ideias que queremos
veicular (oral ou textualmente): a maneira de articular as palavras e de
organizá-las na frase, no texto determina nosso discurso, nosso estilo (forma
de expressão pessoal).
1-
Palavra
Palavra
(ou vocábulo) é um signo linguístico que expressa uma ideia. Pode representar
um objeto, uma imagem, uma sensação, uma percepção, uma ação, um ser, uma
qualidade etc. É a matéria-prima da expressão.
A
palavra pode ser classificada em substantivo, adjetivo, artigo, numeral,
pronome, verbo, advérbio, conjunção, preposição e interjeição:
substantivo
|
homem, ideia...
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adjetivo
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bonito, inovadora...
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artigo
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o,a...
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numeral
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primeiro, dois...
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pronome
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aquele, nós...
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Verbo
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ser,correr...
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advérbio
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nunca, aqui...
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conjunção
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se, mas...
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preposição
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de, em...
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interjeição
|
Oh! Viva!!
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2-
Frase
Segundo
Rocha Lima,
frase ”
é a expressão verbal de um pensamento. Pode ser brevíssima, constituída às
vezes por uma só palavra, ou longa e acidentada, englobando vários e complexos
elementos”.
|
São cinco tipos de frase:
Declarativa ( O trabalho exigiu esforço.);
Interrogativa (
Por que mudar?);
Imperativa (
Venha cá! Não vá embora.);
Exclamativa (
Que lindo! Como eu te amo!);
Indicativa
ou de situação ( Bom dia!
Chuva!).
A maneira pela qual elaboramos nosso discurso determina
a clareza e a objetividade da mensagem que pretendemos comunicar.
Com a estética modernista, que valorizou as frases
concisas e diretas, rompeu-se uma tradição passadista que privilegiava as
frases prolixas e o rebuscamento da linguagem.
3-
Tipos de frase
Observe
a seguir alguns tipos de frase.
Os
primeiros modelos (frase telegráfica, nominal, intercalada e fragmentária), que
parcimoniosamente o aluno pode empregar em seus textos, as demais (frases arrastada de labirinto e de ladainha) devem ser
evitadas por apresentar estilo ultrapassado.
Frase telegráfica
Curtas e segmentadas, as frases
telegráficas marcam o estilo de muitos autores contemporâneos. Textos assim
organizados só ganham valor estilístico quando adequados a um contexto
literário, descritivo ou narrativo.
Quando se trata de uma redação
escolar, a sucessão de frases curtas produz uma expressão linguística primária
que compromete a fluidez da linguagem, sobre-tudo no texto dissertativo.
Viu
João três vezes. João não a viu. No quarto encontro, achou jeito de lhe falar a
sós.
(Otto Lara Resende)
De repente, uma variante
trágica. Aproxima-se a seca.
(Euclides da Cunha )
Quando Lisetta subiu no
bonde (o condutor ajudrou) viu logo o urso. Felpudo, felpudo. E amarelo Tão engraçadinho.
Dona Mariana sentou-se, colocou a filha em pé diante dela. Lisetta começou a
namorar o bicho. Pôs o pirulito de abacaxi na boca. Pôs mas não chupou . Olhava
o urso. O urso não ligava.
(Alcântara Machado)
Frase nominal
Frases nominais são aquelas que dispensam
o verbo. Breves e objetivas, caracterizam muitos provérbios. Na
literatura, as frases nominais revelam-se expressivas em discrições e narrações,
produzindo sequencias enumerativas.
Nada como um dia depois
do outro.
Casa de ferreiro, espeto
de pau.
Cada macaco em seu galho.
(...)a
pobreza do aposento. Uma mesa tosca. Um banco de cada lado. Uma bacia de água
em cima da mesa. Uns pratos de ágata mergulhados nela, em companhia de uma
colher e de um garfo. No canto da sala, em cima de uma forquilha, uma bilha de
água, também de fabricação indígena.
(José M. de Vasconcelos)
Frase intercalada
Usamos as frases intercaladas para esclarecer
uma informação, dar exemplos ou fazer uma observação paralela ao assunto. Empregadas
no meio do período, elas podem ser marcadas por vírgulas, parênteses ou
travessões. Podemos usar esse tipo de frase em qualquer modalidade de
redação.
A metonímia nasce, ao contrário
da metáfora, de uma relação
objetiva entre o plano de base e o plano simbólico do termo.
(Adilson Citelli)
É uma operação de passagem
do plano de base (a significação própria da palavra ou
expressão) para o
plano simbólico (representativo,
figurativo).
(Adilson Citelli)
Resta-nos dessas
observações que o desejo de comunicar certas ideias – a comunicação propriamente dita, a vontade
de dizer coisas aos outros e o efetivo ato de dizer, o movimento em direção à
construção do texto e a sua construção – fica mediado por essa unidade menor que se chama signo.
(Adilson Citelli)
Frase segmentada
Quando quebramos a linearidade da frase, interrompendo
o processo de subordinação com
um ponto final, fragmentamos
a frase. É um recurso estilístico que
dá ritmo ao texto, em especial
à crônica. Deve-se evitar esse
procedimento na dissertação a fim
de não tornar o texto sincopado.
Parece-lhe a morte agradável como o perfume
da mirra, ou como estar-se num dia de vento, ao abrigo de um toldo. Como o
perfume do lótus. Como estar sentado à margem da embriaguez.
Como o fim da chuva, como a volta para casa,
depois de uma caminhada no ultramar. Como o céu que sai das nuvens. Como o
desejo de um homem de ver sua casa depois de anos sem fim de cativeiro. Assim
que pareceu a morte.
(Cecilia Meireles)
Frases arrastada
O
predomínio e a repetição de conectivos
coordenativos (e, mas) bem como de alguns advérbios (aí, então, daí) unindo períodos
curtos, independentes, emperrarm a progressão discursiva e produzem frases
arrastadas. É uma construção primária, em que as sequências se arrastam numa
reprodução dos descuidos da linguagem oral.
Então desisti de esperar e resolvi telefonar.
Mas aí chegou o porteiro. Então, ele abriu a porta e eu entrei. Mas o elevador
estava parado. Então subi pelas escadas. Aí cheguei ao quarto andar. Mas não havia
ninguém em casa. Então, escrevi um bilhetinho e botei por baixo da porta. Mas
aí chegou a empregada. Então perguntei a ela: D. Maria está? Ela respondeu: não
esta não senhor.
num contexto literário, essas construções
adquirem expressão estilística em autores como. Por exemplo, Millôr Fernandes,
ao reproduzir o discurso infantil em sua COMPOZISSÕIS IMFÃNTIS.
FRASES DE LABIRINTO
A frase de labirinto é um tipo de
construção em que a oração principal se
perde no texto: num atropelo de ideias, desencadeiam-se orações
subordinadas cuja concatenação dificulta a intelecção e fluidez da leitura.
Textos labirínticos são característicos dos séculos XVI e XVII.
Apesar deste aspecto melancólico, logo que
desaparece a influência dos preconceitos, desde que as preocupações deixam de
empregar suas cores factícias, é fácil entrever nessas reações espantosas a
luta formidável da razão contra os excessos dum poder, que, tornando-se
tirânico, cessara de preencher os fins inefáveis, para que fora instituído, e
verificar a expressão de vingança, com que os povos, cansados de supo0rtar seu
aviltamento, quebram esses tronos, esses cetros, essas machadinhas, essas
cadeiras de marfim, que só serviam para exprimir a opressão, e significar a
ignomínia e a baixeza.
(Monte Alverne)
Frase de ladainha
Como
um soluçar aflitivo, as frases de
ladainha constroem-se com a exaustiva repetição do conectivo e, tornando o
discurso enfadonho, desprovido de objetividade e lembrado as cantilenas de uma
ladainha.
Os seus últimos dias foram uma longa e
exaustiva luta com a morte; luta que teria mais piedoso não prolongar; mas o
pai, que era médico, receava; e a mãe, que era simplesmente mãe, implorava; e
Roland, que não tinha coragem de deixar morrer o condenado, ia para o quarto dele
e lutava;e Dolores, que não tinha ainda a serenidade do país de opção, com os
grandes olhos rútilos de lágrimas, fazia sofrer o John com as injeções; e vinha
corar para o corredor e quase não falava a Roland. E John sofria tanto e eu não
podia mais vê-lo sofrer. E ele queixava-se de que o esquecera e de que já quase
não ia ao quarto dele. E um dia vieram os irmão pequenino para que o John os
visse ainda uma vez. E o mais pequenino de todos perguntou por que estava ali o
John e não voltava para casa, para junto deles. E a mãe, a disfarçar as
lágrimas, disse-lhe, já no corredor, que o John não voltara para casa, porque
ia para muito longe, para o céu... E os irmãos de John foram para a capela
pedir para que ele fizesse boa viagem. E como tinham pena de se separar de
John, começaram a chorar.
(Paços de Arcos. “Neve sobre o
Mar” apud M.Rodrigues Lapa. Estilistica da Língua Portuguesa,p.272.)
4- Parágrafo
Parágrafo é uma unidade de assunto constituída de uma frase ou de
um grupo de frases ordenadas.
Na narração, o parágrafo apresenta uma sequência de fatos;
na descrição, uma sequência de aspectos;
na dissertação, uma sequência de juízos.
A mudança de parágrafo no texto varia conforme o estilo do autor e
a modalidade redacional .
Parágrafo descritivo
O parágrafo descritivo
apresenta uma sequência de aspectos que caracterizam seres num espaço
delimitado. Predominam os substantivos, adjetivos, verbos de estado,
locuções e orações adjetivas. Comparações, metáforas e outros recursos
estilísticos costumam ser comuns no texto descritivo, que pode ser redigido em
até um único parágrafo.
Quaresma era um homem pequeno, magro, que usava pincenez, olhava
sempre baixo, mas quando fixava alguém ou alguma coisa, os seus olhos tomavam,
por detrás das lentes, um forte brilho de penetração, e era como se quisesse ir
à alma de uma pessoa ou da coisa que fixava.
(Lima Barreto)
Parágrafo narrativo
O parágrafo narrativo apresenta uma
sequência de acontecimentos, um encadeamento de ações registradas através
de verbos de ação.
Fabiano
soltou um suspiro largo de satisfação e dor. Em seguida tentou prender o
colarinho duro ao pescoço, mas os dedos trêmulos não realizaram a tarefa. Sinha
Vitória auxiliou-o: o botão entrou na casa estreita e a gravata amarrou-se. As
mãos sujas, suadas, deixaram no colarinho manchas escuras.
-Esta
certo, grunhiu Fabiano.
(Graciliano Ramos)
Parágrafo dissertativo
O parágrafo dissertativo constitui uma expressão
de conceitos, opiniões, pontos de vista e juízos sobre um determinado assunto,
tendo em vista convencer o leitor. O encadeamento de ideias nos períodos e
parágrafos é obtido pelo uso de elementos de ligação, nexos semântica ou
partículas de coesão representadas na gramática por advérbios, conjunções,
preposições e palavras (ou expressões) denotativas. As relações estabelecidas
através de orações subordinadas valorizam a argumentação.
Para a
criança, a célula familiar é um microcosmo, verdadeiro sistema ecológico.
Quando os diversos elementos desse ambiente estão em harmonia, a criança
desenvolve de modo equilibrado e completo. Mas se, ao contrário, o sistema é
abalado pela não satisfação das necessidades fundamentais, a criança sofre as
consequências desastrosas desse abalo e muitas vezes de modo irreparável. As
possibilidades de desenvolvimento se reduzem e a criança se torna pressa fácil
de doenças e até de morte prematura.
(Fernando M. Barros)
Ideia núcleo
Ideia núcleo é a frase que concentra a
ideia central do parágrafo.
Os dias
de hoje já não comportam os antigos períodos longos, quilométricos, que
caracterizaram escritores de outras épocas. O leitor moderno quer se informado
rapidamente; cansa-se se a frase se alongar, se os períodos se enrolarem
repletos de interpolações , de orações partidas, interrompidas ou intercaladas;
do acúmulo de orações subordinadas, de tudo aquilo, enfim, que o impeça de
chegar rápido ao fim do pensamento. A frase curta, simples, sem requebros,
desprovida de enfeites desnecessários, objetiva, de modo algum prejudica a
riqueza do estilo. Importante é a dosagem desses recursos.
(“considerações
sobre a redação literária”, português para o ciclo universitário básico.)
5- Texto
O texto é um todo
construído artesanalmente, a partir da seleção e da combinação das palavras,
frases e parágrafos concatenados com logicidade. Normalmente
apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão. As características do texto
são determinadas pelas modalidades de redação ( ou tipo de composição).
Declaração de amor
Esta é uma declaração de
amor; amo a língua portuguesa. Ela não é fácil. Não é maleável. E, como não foi
profundamente trabalhada pelo pensamento, a sua tendência é a de não ter
sutileza e de reagir ás vezes com um pontapé contra os que temerariamente ousam
transformá-la numa linguagem de sentimento de alertesa. E de amor. A língua
portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem
escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa do superficialismo.
Às vezes ele reage
diante de um pensamento mais complicado.
Às vezes assusta com o
imprevisível de uma frase. Eu gosto de manejá-la – como gostava de estar
montado num cavalo e guia-lo pelas rédeas, às vezes lentamente, às vezes a
galope.
Eu queria que a língua
portuguesa chegasse ao máximo nas minhas mãos. E este desejo todos os que
escrevem têm. Um Camões e outros iguais não bastaram para nos dar uma herança
de língua já feita. Todos nós que escrevemos, estamos fazendo do túmulo do
pensamento alguma coisa que lhe dê vida.
Essas dificuldades, nós
as temos. Mas não falei do encantamento de lidar com uma língua que não foi
aprofundada. O que recebi de herança não me chega.
Se eu fosse muda, e
também não pudesse escrever, e me perguntassem a que língua eu queria
pertencer, eu diria: o inglês, que é preciso e belo. Mas como não nasci muda e
pude escrever, tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era
escrever em português. Eu queria não ter aprendido outras línguas: só para que
a minha abordagem do português fosse virgem e límpida.
(Clarice Lispector)
Concluindo
As palavras combinam-se
para formar a frase; as frases
agrupam-se e ordenam-se em parágrafos;
os parágrafos, por sua vez, sucedem-se numa sequência lógica para formar o texto.
Meus amores tudo
sobre redação e colocarei por 19 capítulos ... amo vocês, bom estudo com muita
paz e luz e que a inteligência divina os oriente, guie em amplo aspecto com
glórias e realizações em tudo que almejares, desejares, que suas metas, ideais
sejam grandes e com certeza serão vitoriosos como eu sou, amém. Com carinho de
sua eterna Prof Dr Master Reikiana Aldry Suzuki bjs
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