segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

REDAÇÃO II - DA PALAVRA AO TEXTO - ALDRY SUZUKI AMO VOCÊS!!





2-dA PALAVRA AO TEXTO



Somente o indivíduo capaz de instalar-se dentro da sociedade em que vive, com um discurso próprio, é que poderá considerar-se parte dessa mesma sociedade, e, portanto, reivindicar seus direitos e lutar para que ela seja realmente democrática.
                                 (Maria Thereza Fraga Rocco)


A palavra existe a serviço da comunicação. As circunstância históricas, o mundo concreto e os anseios espirituais, ao longo de seus processos de desenvolvimento, foram criando a necessidade de nomeação dos objetos.

Assim, o desejo de comunicar nossas ideias fica mediado por uma unidade menor que se chama signo.

O signo é o símbolo dos objetos ou ideias que queremos veicular (oral ou textualmente): a maneira de articular as palavras e de organizá-las na frase, no texto determina nosso discurso, nosso estilo (forma de expressão pessoal).





1-     Palavra


Palavra (ou vocábulo) é um signo linguístico que expressa uma ideia. Pode representar um objeto, uma imagem, uma sensação, uma percepção, uma ação, um ser, uma qualidade etc. É a matéria-prima da expressão.

A palavra pode ser classificada em substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, conjunção, preposição e interjeição:





substantivo
homem, ideia...
adjetivo
bonito, inovadora...
artigo
o,a...
numeral
primeiro, dois...
pronome
aquele, nós...
Verbo
ser,correr...
advérbio
nunca, aqui...
conjunção
se, mas...
preposição
de, em...
interjeição
Oh! Viva!!








2-     Frase



Segundo Rocha Lima, frase ” é a expressão verbal de um pensamento. Pode ser brevíssima, constituída às vezes por uma só palavra, ou longa e acidentada, englobando vários e complexos elementos”.


São cinco tipos de frase:
Declarativa  ( O trabalho exigiu esforço.);
Interrogativa ( Por que mudar?);
Imperativa ( Venha cá! Não vá embora.);
Exclamativa ( Que lindo! Como eu te amo!);
Indicativa ou de situação ( Bom dia!  Chuva!).

A maneira pela qual elaboramos nosso discurso determina a clareza e a objetividade da mensagem que pretendemos comunicar.

Com a estética modernista, que valorizou as frases concisas e diretas, rompeu-se uma tradição passadista que privilegiava as frases prolixas e o rebuscamento da linguagem.





3-     Tipos de frase


Observe a seguir alguns tipos de frase.

Os primeiros modelos (frase telegráfica, nominal, intercalada e fragmentária), que parcimoniosamente o aluno pode empregar em seus textos, as demais (frases arrastada  de labirinto e de ladainha) devem ser evitadas por apresentar estilo ultrapassado.




Frase telegráfica
Curtas e segmentadas, as frases telegráficas marcam o estilo de muitos autores contemporâneos. Textos assim organizados só ganham valor estilístico quando adequados a um contexto literário, descritivo ou narrativo.
Quando se trata de uma redação escolar, a sucessão de frases curtas produz uma expressão linguística primária que compromete a fluidez da linguagem, sobre-tudo no texto dissertativo.

Viu João três vezes. João não a viu. No quarto encontro, achou jeito de lhe falar a sós.
                                              (Otto Lara Resende)


De repente, uma variante trágica. Aproxima-se a seca.
                                                              (Euclides da Cunha )



Quando Lisetta subiu no bonde (o condutor ajudrou) viu logo o urso. Felpudo, felpudo. E amarelo Tão engraçadinho. Dona Mariana sentou-se, colocou a filha em pé diante dela. Lisetta começou a namorar o bicho. Pôs o pirulito de abacaxi na boca. Pôs mas não chupou . Olhava o urso. O urso não ligava.
                                            (Alcântara Machado)







Frase nominal

Frases nominais são aquelas que dispensam o verbo. Breves e objetivas, caracterizam muitos provérbios. Na literatura, as frases nominais revelam-se expressivas em discrições e narrações, produzindo sequencias enumerativas.




Nada como um dia depois do outro.
Casa de ferreiro, espeto de pau.
Cada macaco em seu galho.


(...)a pobreza do aposento. Uma mesa tosca. Um banco de cada lado. Uma bacia de água em cima da mesa. Uns pratos de ágata mergulhados nela, em companhia de uma colher e de um garfo. No canto da sala, em cima de uma forquilha, uma bilha de água, também de fabricação indígena.
                                 (José M. de Vasconcelos)






Frase intercalada

Usamos as frases intercaladas para esclarecer uma informação, dar exemplos ou fazer uma observação paralela ao assunto. Empregadas no meio do período, elas podem ser marcadas por vírgulas, parênteses ou travessões. Podemos usar esse tipo de frase em qualquer modalidade de redação.



A metonímia nasce, ao contrário da metáfora, de uma relação objetiva entre o plano de base e o plano simbólico do termo.
                                                  (Adilson Citelli)



É uma operação de passagem do plano de base (a significação própria da palavra ou expressão) para o plano simbólico (representativo, figurativo).
                                                   (Adilson Citelli)



Resta-nos dessas observações que o desejo de comunicar certas ideiasa comunicação propriamente dita, a vontade de dizer coisas aos outros e o efetivo ato de dizer, o movimento em direção à construção do texto e a sua construçãofica mediado por essa unidade menor que se chama signo.
                                                   (Adilson Citelli)





Frase segmentada

   Quando quebramos a linearidade da frase, interrompendo o processo de subordinação com um ponto final, fragmentamos a frase. É um recurso estilístico que dá ritmo ao texto, em especial à crônica. Deve-se evitar esse procedimento na dissertação a fim de não tornar o texto sincopado.


   Parece-lhe a morte agradável como o perfume da mirra, ou como estar-se num dia de vento, ao abrigo de um toldo. Como o perfume do lótus. Como estar sentado à margem da embriaguez.
   Como o fim da chuva, como a volta para casa, depois de uma caminhada no ultramar. Como o céu que sai das nuvens. Como o desejo de um homem de ver sua casa depois de anos sem fim de cativeiro. Assim que pareceu a morte.
                                                   (Cecilia Meireles)





Frases arrastada

   O predomínio e a repetição de conectivos coordenativos (e, mas) bem como de alguns advérbios (aí, então, daí) unindo períodos curtos, independentes, emperrarm a progressão discursiva e produzem frases arrastadas. É uma construção primária, em que as sequências se arrastam numa reprodução dos descuidos da linguagem oral.

   Então desisti de esperar e resolvi telefonar. Mas aí chegou o porteiro. Então, ele abriu a porta e eu entrei. Mas o elevador estava parado. Então subi pelas escadas. Aí cheguei ao quarto andar. Mas não havia ninguém em casa. Então, escrevi um bilhetinho e botei por baixo da porta. Mas aí chegou a empregada. Então perguntei a ela: D. Maria está? Ela respondeu: não esta não senhor.


  num contexto literário, essas construções adquirem expressão estilística em autores como. Por exemplo, Millôr Fernandes, ao reproduzir o discurso infantil em sua COMPOZISSÕIS IMFÃNTIS.




FRASES DE LABIRINTO

   A frase de labirinto é um tipo de construção em que a oração principal se perde no texto: num atropelo de ideias, desencadeiam-se orações subordinadas cuja concatenação dificulta a intelecção e fluidez da leitura. Textos labirínticos são característicos dos séculos XVI e XVII.


   Apesar deste aspecto melancólico, logo que desaparece a influência dos preconceitos, desde que as preocupações deixam de empregar suas cores factícias, é fácil entrever nessas reações espantosas a luta formidável da razão contra os excessos dum poder, que, tornando-se tirânico, cessara de preencher os fins inefáveis, para que fora instituído, e verificar a expressão de vingança, com que os povos, cansados de supo0rtar seu aviltamento, quebram esses tronos, esses cetros, essas machadinhas, essas cadeiras de marfim, que só serviam para exprimir a opressão, e significar a ignomínia e a baixeza.
                                                        (Monte Alverne)





Frase de ladainha

   Como um soluçar aflitivo, as frases de ladainha constroem-se com a exaustiva repetição do conectivo e, tornando o discurso enfadonho, desprovido de objetividade e lembrado as cantilenas de uma ladainha.

Os seus últimos dias foram uma longa e exaustiva luta com a morte; luta que teria mais piedoso não prolongar; mas o pai, que era médico, receava; e a mãe, que era simplesmente mãe, implorava; e Roland, que não tinha coragem de deixar morrer o condenado, ia para o quarto dele e lutava;e Dolores, que não tinha ainda a serenidade do país de opção, com os grandes olhos rútilos de lágrimas, fazia sofrer o John com as injeções; e vinha corar para o corredor e quase não falava a Roland. E John sofria tanto e eu não podia mais vê-lo sofrer. E ele queixava-se de que o esquecera e de que já quase não ia ao quarto dele. E um dia vieram os irmão pequenino para que o John os visse ainda uma vez. E o mais pequenino de todos perguntou por que estava ali o John e não voltava para casa, para junto deles. E a mãe, a disfarçar as lágrimas, disse-lhe, já no corredor, que o John não voltara para casa, porque ia para muito longe, para o céu... E os irmãos de John foram para a capela pedir para que ele fizesse boa viagem. E como tinham pena de se separar de John, começaram a chorar.
(Paços de Arcos. “Neve sobre o Mar” apud M.Rodrigues Lapa. Estilistica da Língua Portuguesa,p.272.)







4-     Parágrafo

Parágrafo é uma unidade de assunto constituída de uma frase ou de um grupo de frases ordenadas.
Na narração, o parágrafo apresenta uma sequência de fatos;

na descrição, uma sequência de aspectos;

na dissertação, uma sequência de juízos.

A mudança de parágrafo no texto varia conforme o estilo do autor e a modalidade redacional .





Parágrafo descritivo

O parágrafo descritivo apresenta uma sequência de aspectos que caracterizam seres num espaço delimitado. Predominam os substantivos, adjetivos, verbos de estado, locuções e orações adjetivas. Comparações, metáforas e outros recursos estilísticos costumam ser comuns no texto descritivo, que pode ser redigido em até um único parágrafo.


Quaresma era um homem pequeno, magro, que usava pincenez, olhava sempre baixo, mas quando fixava alguém ou alguma coisa, os seus olhos tomavam, por detrás das lentes, um forte brilho de penetração, e era como se quisesse ir à alma de uma pessoa ou da coisa que fixava.
                                      (Lima Barreto)






Parágrafo narrativo


   O parágrafo narrativo apresenta uma sequência de acontecimentos, um encadeamento de ações registradas através de verbos de ação.

Fabiano soltou um suspiro largo de satisfação e dor. Em seguida tentou prender o colarinho duro ao pescoço, mas os dedos trêmulos não realizaram a tarefa. Sinha Vitória auxiliou-o: o botão entrou na casa estreita e a gravata amarrou-se. As mãos sujas, suadas, deixaram no colarinho manchas escuras.
-Esta certo, grunhiu Fabiano.
                                          (Graciliano Ramos)





Parágrafo dissertativo

   O parágrafo dissertativo constitui uma expressão de conceitos, opiniões, pontos de vista e juízos sobre um determinado assunto, tendo em vista convencer o leitor. O encadeamento de ideias nos períodos e parágrafos é obtido pelo uso de elementos de ligação, nexos semântica ou partículas de coesão representadas na gramática por advérbios, conjunções, preposições e palavras (ou expressões) denotativas. As relações estabelecidas através de orações subordinadas valorizam a argumentação.


   Para a criança, a célula familiar é um microcosmo, verdadeiro sistema ecológico. Quando os diversos elementos desse ambiente estão em harmonia, a criança desenvolve de modo equilibrado e completo. Mas se, ao contrário, o sistema é abalado pela não satisfação das necessidades fundamentais, a criança sofre as consequências desastrosas desse abalo e muitas vezes de modo irreparável. As possibilidades de desenvolvimento se reduzem e a criança se torna pressa fácil de doenças e até de morte prematura.
                                     (Fernando M. Barros)





Ideia núcleo

   Ideia núcleo é a frase que concentra a ideia central do parágrafo.

Os dias de hoje já não comportam os antigos períodos longos, quilométricos, que caracterizaram escritores de outras épocas. O leitor moderno quer se informado rapidamente; cansa-se se a frase se alongar, se os períodos se enrolarem repletos de interpolações , de orações partidas, interrompidas ou intercaladas; do acúmulo de orações subordinadas, de tudo aquilo, enfim, que o impeça de chegar rápido ao fim do pensamento. A frase curta, simples, sem requebros, desprovida de enfeites desnecessários, objetiva, de modo algum prejudica a riqueza do estilo. Importante é a dosagem desses recursos.
(“considerações sobre a redação literária”, português para o ciclo universitário básico.)





5-     Texto

O texto é um todo construído artesanalmente, a partir da seleção e da combinação das palavras, frases e parágrafos concatenados com logicidade. Normalmente apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão. As características do texto são determinadas pelas modalidades de redação ( ou tipo de composição).





Declaração de amor
Esta é uma declaração de amor; amo a língua portuguesa. Ela não é fácil. Não é maleável. E, como não foi profundamente trabalhada pelo pensamento, a sua tendência é a de não ter sutileza e de reagir ás vezes com um pontapé contra os que temerariamente ousam transformá-la numa linguagem de sentimento de alertesa. E de amor. A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa do superficialismo.
Às vezes ele reage diante de um pensamento mais complicado.
Às vezes assusta com o imprevisível de uma frase. Eu gosto de manejá-la – como gostava de estar montado num cavalo e guia-lo pelas rédeas, às vezes lentamente, às vezes a galope.
Eu queria que a língua portuguesa chegasse ao máximo nas minhas mãos. E este desejo todos os que escrevem têm. Um Camões e outros iguais não bastaram para nos dar uma herança de língua já feita. Todos nós que escrevemos, estamos fazendo do túmulo do pensamento alguma coisa que lhe dê vida.
Essas dificuldades, nós as temos. Mas não falei do encantamento de lidar com uma língua que não foi aprofundada. O que recebi de herança não me chega.
Se eu fosse muda, e também não pudesse escrever, e me perguntassem a que língua eu queria pertencer, eu diria: o inglês, que é preciso e belo. Mas como não nasci muda e pude escrever, tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era escrever em português. Eu queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida.
                                        (Clarice Lispector)






Concluindo


As palavras combinam-se para formar a frase; as frases agrupam-se e ordenam-se em parágrafos; os parágrafos, por sua vez, sucedem-se numa sequência lógica para formar o texto.



 Meus amores  tudo sobre redação e colocarei por 19 capítulos ... amo vocês, bom estudo com muita paz e luz e que a inteligência divina os oriente, guie em amplo aspecto com glórias e realizações em tudo que almejares, desejares, que suas metas, ideais sejam grandes e com certeza serão vitoriosos como eu sou, amém. Com carinho de sua eterna Prof Dr Master Reikiana Aldry Suzuki bjs




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