terça-feira, 19 de janeiro de 2016

ALDRY SUZUKI -Rádio TAISO - GINÁSTICA DO JAPÃO DESDE 1928 - que surgiu na POLÔNIA EM 1925 .






Taiso Ginástica





Origem do RADIO TAISO


A origem do radio taiso(ginástica) data de 01 de Novembro 1928, na ocasião do aniversário do Imperador Daisuke, quando a rádio estatal japonesa NHK passou a transmitir músicas junto com alguns comandos para prática de exercícios. 




Lembrando que em 1928, o Japão estava em um ritmo crescente, mesmo com o fechamento dos mercados europeus, produzindo e reconstruindo o país após os danos causados pelo grande terremoto de Kanto, quando Tokyo foi praticamente destruída pelo fogo e desmoronamento. 


O exercício atual é a terceira geração. Foi revisto duas vezes no passado.





O conceito do RADIO TAISO





O conceito básico é promover a saúde por meio de exercícios feitos com instruções via rádio. 

É algo parecido com a ginástica localizada (ou rítmica) – aquela feita em academia, com o acompanhamento de música. 




As diferenças básicas são duas: a música  japonesa é suave, e os movimentos são leves. 



Radio Taiso é uma ginástica que pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer hora e lugar.



Os exercícios são para a cabeça, o tronco, os braços e as pernas. Sempre com movimentos harmoniosos. Entre os benefícios temos o relaxamento muscular, alongamento e a ativação da circulação sanguínea. 




Os movimentos ajudam a aumentar a circulação sanguínea, o que leva mais oxigênio aos músculos e tendões. 



Consequentemente, há menos acúmulo de ácido láctico, melhorando a mobilidade e a flexibilidade das articulações e diminuindo as inflamações e traumas. 



Além de ser muito indicada para terceira idade, ela é muito usada como ginástica laboral nas grandes empresas.




Você sabe o que é ginástica laboral?



Trata-se de uma série de exercícios físicos praticados no ambiente de trabalho com o objetivo de colocar o trabalhador, ou uma equipe de trabalhadores, em boas condições físicas e mentais para o exercício do trabalho diário. 



Normalmente, a ginástica laboral é baseada em técnicas de alongamento nas várias partes do corpo, desde os membros, passando pelo tronco à cabeça. Você sente a diferença porque trabalha com mais ânimo e disponibilidade. 


A modalidade surgiu como forma de prevenção contra os problemas causados pelas lesões de esforço repetitivo e demais distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.




Ginástica Laboral – Técnica secular



A ginástica laboral surgiu na Polônia, em 1925, depois que operários começaram a reclamar por melhores condições de saúde. 




Com a revolução industrial, a tendência era tratar os funcionários como máquinas, e isso foi bem retratado por Charlie Chaplin no filme Tempos modernos”. 




Quando foi adotada nas fábricas polonesas, a ginástica era mais uma pausa do trabalho do que propriamente exercícios voltados à reabilitação e prevenção de lesões.




Três anos depois, o Japão adotou a prática, por meio da Rádio Taiso, até hoje popular no país. 




Trata-se da realização de exercícios de aquecimento acompanhados por música, transmitida pela rádio. 




Todas as manhãs, nas fábricas, os trabalhadores ouviam as músicas suaves da emissora governamental NHK rádio e acompanhavam o ritmo com movimentos leves de respiração e alongamento de cabeça, tronco, braços e pernas.



No Brasil, já havia registros de exercícios físicos realizados por funcionários de fábricas em 1901, mas a ginástica laboral só começou a ser praticada na década de 1960.



Em 1973, as primeiras diretrizes da atividade foram publicadas, com a adesão de empresas como o Banco do Brasil. 




Na mesma década, foi introduzida no país a Rádio Taiso, que ainda atrai praticantes, principalmente nas cidades onde há concentração de imigrantes japoneses.



As chamadas lesões por esforço repetitivo (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) podem ser prevenidos ou amenizados com a prática diária de movimentos que compensam os danos provocados por algumas atividades, como ficar sentado ou em pé por muito tempo, fazer movimentos repetitivo, digitar com frequência ou falar bastante ao telefone.




Hoje, as atividades não se restringem a alongamentos tradicionais, que continuam importantes e necessários para o fortalecimento e a reabilitação dos músculos, mas se somaram a outros exercícios. 




Técnicas de liang gong (prática da medicina tradicional chinesa), da ioga, da RPG (reeducação postural) e do pilates foram incorporadas aos tradicionais movimentos, trazendo mais benefícios para a saúde do trabalhador.





Efeito psicológico




A ginástica laboral costuma provocar sensação de ânimo não somente por causa da parte física, mas também da psicológica. 




“Ela mexe com a autoestima, além de ajudar a integrar socialmente. O trabalho não é só no campo físico, mas também para prevenir doenças mentais, como a depressão e a síndrome de Burnout(meus amores , somos o que pensamos o dia inteiro , então cuide de seus pensamentos e de suas palavras que nada disto vai existir em sua vida e seja feliz como eu sou- use os 5 princípios do Reiki que é tudo para você ter uma vida cheia de alegria durante o dia inteiro "1- Não se zangue, 2- Não se preocupe, 3- Seja grato por tudo , 4- Trabalhe com dedicação e amor, 5- Seja gentil com as pessoas" e tenham a felicidade que eu tenho, sucesso a todos, amém).




Poderosos, Poderosas, Glamorosos, Glamorosas, Deuses e Divas!
No meu blog 
aldry-suzuki.blogspot.com 
tem os exercícios para vocês aprenderem a ter domínio de suas emoções e ficar zen todos os dias "Dez sinais de ação as dez emoções de poder"  e o exercícios para montarem seus objetivos em amplo aspecto, pois sem planejamento, objetivos, metas nunca chegamos a lugar algum. 



Se não estão satisfeitos com os resultados que estão obtendo, algo tem que ser mudado, pois se continuarmos fazendo o que sempre fazemos teremos sempre os mesmos resultados. Torço por sua felicidade e seu crescimento pessoal, físico e mental , com carinho Prof Dr Master Reikiana Aldry Suzuki   , qualquer dúvida pode entrar em contato comigo, aqui , pelo facebook , meu telefone 090 9899 3994 , tenho viber e line, será um imenso prazer em ajudar você a ser feliz como eu sou. 






Radio Taiso  no Japão


No arquipélago japonês o RADIO TAISO é popularmente conhecido e aplicado às crianças nas escolas, nas fábricas, nas empresas, nas comunidades, donas de casas, aos idosos. 



Algumas fábricas adotam o sistema da ginástica matinal, antes de iniciar o trabalho, para aquecimento e alongamento. Outros, introduzem a ginástica entre os horários de trabalho, para um alongamento e relaxamento.



Quando chega o período das férias escolares de Verão, as crianças da escola primária, se reúnem na escola, nos parques, nos templos para a ginástica RADIO TAISO todas as manhãs. Mesmo estando de férias, institue-se o hábito de praticar diariamente os exercícios físicos com a ginástica RADIO TAISO.





Principais benefícios da ginástica laboral





Benefícios Fisiológicos


 Possibilita melhor utilização das estruturas osteo-mio-articulares, como maior eficiência e menor gasto energético por movimento especifico.

 Promove o combate e prevenção das doenças profissionais,

 Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade…

 Melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura.

 Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho.

 Redução da sensação de fadiga no final da jornada.

 Contribui para a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador.

 Propicia através da realização dos exercícios características preparatórias, compensatórias e relaxantes no corpo humano.

 Bem como os principais benefícios fisiológico relacionados ao exercício sobre o sistemas cardíaco, respiratório, esquelético, entre outros bem documentados nas evidências científicas.





Benefícios Psicológicos

 Motivação por novas rotinas.

 Melhora do equilíbrio biopsicológico.

 Melhora da auto-estima e da auto-imagem.

 Desenvolvimento da consciência corporal.

 Combate as tensões emocionais.

 Melhora da atenção e concentração as atividades desempenhadas.



Benefícios Sociais


 Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe.

 Melhoria das relações interpessoais.




Benefícios Empresarias

 Redução dos gasto com afastamento e substituição de pessoal.

 Diminuição de queixas, afastamentos médicos, acidente e lesões.

 Melhoria da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade.

 Maior produtividade.





Fonte: Lig Saúde, Correio Braziliense, Cinderela.com.br
Video -O video abaixo é apresentado todas as manhãs na TV japonesa NHK. São exercícios que poderão ser realizados em pé ou sentados na cadeira. http://youtu.be/xS92XkVKM0Q


Os próximos vídeos são exemplos de alguns exercícios divulgados no Brasil.


Com carinho de sua eterna Prof Dr Master Reikiana Aldry Suzuki 

Um comentário: