quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

EMPREGO DE ALGUMAS CLASSES DE PALAVRAS (PRONOMES RELATIVOS) - ALDRY SUZUKI AMO VOCÊS!!






EMPREGO DE ALGUMAS CLASSES DE PALAVRAS



EMPREGO DO PRONOME






Pronomes RELATIVOS


A-O pronome relativo pode exercer, na oração, várias funções:
Sujeito,objeto direto etc.



Quando saía, deu com o rapaz que a procurava.

Sujeito: que


Apaixonada, pegava todas as flores  que encontrava  no caminho.


Objeto direto: que



B-O relativo que pode ter como antecedente um substantivo ou um pronome:


tarefas que são difíceis.

Não entendi aquilo que você me disse.




C-O relativo o qual (e variações) substitui o relativo que e é usado para evitar ambiguidade:


Encontrei uma amiga do meu vizinho que estudou comigo. (a amiga ou o vizinho?)


Encontrei uma amiga do meu vizinho a qual estudou comigo.




Não reconheci o irmão de minha tia que não via há muito tempo. (irmão ou a tia?)


Não reconheci o irmão de minha tia o qual não via há muito tempo.





D- O relativo quem, usado com referência a pessoas, aparece sempre antecedido de preposição:

Conheci o rapaz de quem você sempre fala.

A pessoa a quem mais respeito é minha mãe.




E- O relativo cujo (e variações) é pronome adjetivo, concordando em gênero e número com o seu consequente:


Este é o jardim cujas flores nunca murcham.

Existem homens cujas atitudes demonstram inteligência, atitude, ação, resoluções, respostas para tudo. (esse é o meu macho alpha)





Bom estudo meus amores, toda paz e luz em suas provas, que sua existência seja repleta de glórias e realizações com carinho de sua eterna Prof Dr Master Reikiana Aldry Suzuki 


Nenhum comentário:

Postar um comentário