quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

EMPREGO DE ALGUMAS CLASSES DE PALAVRAS (PRONOMES POSSESSIVOS) - ALDRY SUZUKI



EMPREGO DE ALGUMAS

 CLASSES DE PALAVRAS


EMPREGO DO PRONOME




PRONOMES POSSESSIVOS

A –Os pronomes possessivos, quando adjetivos, exercem na oração a função de adjunto adnominal:

Renato é meu vizinho.


Quando são pronomes substantivos exercem as mesmas funções do substantivos:

Este livro é meu.


Predicativo: meu




B- Há casos em que o possessivo seu (e variações) pode gerar ambiguidade:

O pai repreendeu a filha porque ela bateu o  seu carro.


A frase assim construída não deixa claro se o carro é do pai ou da filha. Para evitar esse duplo sentido são usadas as formas dele (e variações).

O pai repreendeu a filha porque ela bateu o carro dele.





C- A ideia de posse é, muitas vezes, representada pelos pronomes pessoais me, te, se, nos, vos, lhe, lhes:

Estragaram-me o sapato.
(Estragaram o meu sapato)

A dor refletia-lhe no rosto.
(A dor refletia em seu rosto)





D- O possessivo pode aparecer indicando:

*ideia de aproximação.

Quando morreu já deveria ter seus noventa anos.

Ela deve ter seus quarenta ou quarenta e nove anos.





*ideia de afeto ,cortesia.

Não se desespere, meu caro amigo!

Minha senhora, ajude-me por favor!





E- Usando no masculino plural, o possessivo substantivado pode significar parentes, familiares:

- Como estão os seus?

-Os meus vão bem, obrigado.





F- O pronome pessoal regido pela preposição de pode ser substituído por um possessivo:

Nós testemunharemos em favor de você.

Nós testemunharemos em seu favor.






Observação
Na primeira oração de você é complemento nominal e, na segunda oração, seu é adjunto adnominal.





Bom estudo meus amores, toda paz e luz em suas provas, que sua existência seja repleta de glórias e realizações com carinho de sua eterna Prof Dr Master Reikiana Aldry Suzuki





Nenhum comentário:

Postar um comentário