terça-feira, 19 de janeiro de 2016

EMPREGO DE ALGUMAS CLASSES DE PALAVRAS - PRONOME PESSOAIS RETOS E OBLÍQUOS - ALDRY SUZUKI




EMPREGO DE ALGUMAS 

CLASSES DE PALAVRAS



EMPREGO DO PRONOME




 Pronomes pessoais



Retos
Oblíquos
Eu
Tu
Ele, ela
Nós
Vós
Eles,elas
Átonos
(não regidos de preposição)
Tônicos
(regidos de preposição)
Me
Te
O,a,lhe,se
Nos
Vos
Os, as,lhes,se
Mim,comigo
Ti,contigo
Si,consigo,ele,ela
Conosco,nós
Convosco,vós
Si,consigo,eles,elas




PRONOMES PESSOAIS RETOS

Os pronomes pessoais retos são empregados como sujeito:

Nas férias passadas, eu não viajei.

Tu és meu melhor amigo.

Ele(ela) desistiu do programa.

Nós voltamos tarde ontem.

Vós sois felizes?

Eles(elas) assistiram a um bom filme.






PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS

Os pronomes oblíquos –átonos e tônicos – são empregados como complementos:

Ninguém me viu.


Objeto direto: me

Deram a mim um presente útil.



Preposição: a

Objeto indireto: mim





A - as formas ele(s),ela(s), nós, vós são oblíquas tônicas, funcionando como complementos, quando regidas de preposição:


Dava a ela tudo o que pedia.


Objeto indireto: a ela

O professor trouxe este ingresso para nós.


Objeto indireto: para nós



B - O pronome oblíquo átono o (e variações ) é empregado como objeto direto:


Todos a viram quando saiu.

Encontramo-lo caído.

Despediram-nas por excesso de mão-de-obra.




C -O pronome oblíquo átono lhe(s) é empregado como objeto indireto:


Deram-lhe sinal de alerta.




D - Os pronomes oblíquos átonos me, te, se, nos,vos podem ser empregados como objeto direto ou objeto indireto, dependendo da transitividade do verbo:


Ninguém me viu aqui.


(verbo ver é transitivo direto)


Objeto direto: me

Ninguém me obedece aqui?



(Verbo obedecer é transitivo indireto)

Objeto direto: me



E  - Os pronomes si e consigo são reflexivos, isto é, referem-se ao próprio sujeito:

Aldry falou de si mesma por muitas horas. Ser feliz como ela é.

No trem, o menino carregava consigo o brinquedo de estimação.





F- Os pronomes comigo,contigo,consigo, conosco e convosco já trazem incorporada a preposição. Conosco e convosco, quando seguidos de palavras como próprios, mesmos , todos, outros, etc., devem ser substituídos pelas formas analíticas Com nós e como vós:


Eles falarão com nós mesmos.

O rio satisfez com nós todos dentro.





G- Os pronomes mim e ti, sempre precedidos de preposição, são empregados como complementos:

Nada mais existe entre mim e ti.

Não há nenhuma carta para mim?






H- Os pronomes eu e tu funcionam sempre como sujeito.

Quando precedidos de preposição, eles representam o sujeito de um verbo no infinitivo:


Pediram para tu ficares.



Sujeito  e o verbo no infinitivo: tu ficares

Não há nenhuma carta para eu ler?


Sujeito e o verbo no infinitivo: eu ler





Observação
Os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos o (e variações) podem aparecer exercendo a dupla função de objeto direto e um verbo e sujeito de outro em orações como:

Sujeito: me
Deixe-me ver.
Objeto direto:me

Sujeito: as
Mandei-as sair.
Objeto direto: as

Sujeito: os
Faça-os dormir.
Objeto direto:os

Sujeito: o
Esperei-o voltar.
Objeto direto: o


Bom estudo meus amores, toda paz e luz em suas provas, que sua existência seja repleta de glórias e realizações com carinho de sua eterna Prof Dr Master Reikiana Aldry Suzuki




Nenhum comentário:

Postar um comentário