Apresentação
Este livro poderá ser o início de um grande
projeto educacional.
O gosto pela leitura é decorrência de alguns importantes fatores
motivacionais intrinsecos e/ou extrinsecos ao ser humano. Os motivadores
internos são ligados diretamente: à razão, (pensamento, memória, imaginação
e raciocínio); ao psíquismo, (emoção, vontade, paixão); e ao intuitivo,
relacionado às nossas crenças, cultura e saberes. Despertas e motivadas
estas áreas, a pessoa passará compreender e valorizar o mundo das letras.
Um caminho seguro, atraente, atual e rápido para atingir essa meta é este,
escolhido pela brilhante educadora, professora Aldry. Seu livro, repleto de
técnicas e orientações para a correta forma de contar histórias é, também,
uma fonte de encantos e luzes, pois na prática, vai conduzindo o leitor ao
gosto por essa gratificante tarefa. Na simplicidade de uma pessoa dedicada
com esmero ao ensino, a autora se entrega, de corpo e alma, para a
importante e indispensável missão de orientar outros colegas para que se
dediquem, como ela, a expressar as idéias próprias ou de outros autores, nas
páginas dos livros infantis e suas histórias.
Despertar a curiosidade pela imaginação, talvez seja o grande trunfo que
qualquer professor possa ter para conseguir atingir seus sagrados
propósitos. Essa é a essência do presente livro, proposto pela professora
Aldry, contendo as técnicas para contar histórias. Toda pessoa que folhar
suas páginas, com esse específico interesse, certamente encontrará o
subsídio que procura e necessita em sua caminhada como mestre. Mas não só
isso! Encontrará motivação para ser um exímio e brilhante contador de
histórias.
Amani
Spachinsnki de Oliveira
Escritor
O gosto pela leitura é decorrência de alguns importantes fatores
motivacionais intrinsecos e/ou extrinsecos ao ser humano. Os motivadores
internos são ligados diretamente: à razão, (pensamento, memória, imaginação
e raciocínio); ao psíquismo, (emoção, vontade, paixão); e ao intuitivo,
relacionado às nossas crenças, cultura e saberes. Despertas e motivadas
estas áreas, a pessoa passará compreender e valorizar o mundo das letras.
Um caminho seguro, atraente, atual e rápido para atingir essa meta é este,
escolhido pela brilhante educadora, professora Aldry. Seu livro, repleto de
técnicas e orientações para a correta forma de contar histórias é, também,
uma fonte de encantos e luzes, pois na prática, vai conduzindo o leitor ao
gosto por essa gratificante tarefa. Na simplicidade de uma pessoa dedicada
com esmero ao ensino, a autora se entrega, de corpo e alma, para a
importante e indispensável missão de orientar outros colegas para que se
dediquem, como ela, a expressar as idéias próprias ou de outros autores, nas
páginas dos livros infantis e suas histórias.
Despertar a curiosidade pela imaginação, talvez seja o grande trunfo que
qualquer professor possa ter para conseguir atingir seus sagrados
propósitos. Essa é a essência do presente livro, proposto pela professora
Aldry, contendo as técnicas para contar histórias. Toda pessoa que folhar
suas páginas, com esse específico interesse, certamente encontrará o
subsídio que procura e necessita em sua caminhada como mestre. Mas não só
isso! Encontrará motivação para ser um exímio e brilhante contador de
histórias.
Amani
Spachinsnki de Oliveira
Escritor
SUMÁRIO
Pensamentos................................................................................................................................. 04
Apresentação.................................................................................................................................
09
Introdução......................................................................................................................................
08
I. Experiência..................................................................................................................................14
1.1. Fantasia versus
Realidade.......................................................................................................27
II.Característica da idade/ interesse
comuns...................................................................................16
III.Finalidades.................................................................................................................................31
IV. Características essenciais de uma “Boa história e
narração”...................................................34
V.
Utilização..................................................................................................................................
38
VI. Métodos e Técnicas para Contar
Histórias...............................................................................44
VII . As Inteligências
Múltiplas.....................................................................................................79
7.1. As inteligências múltiplas e seus
estímulos.............................................................................82
7.2. Quando usar os
jogos...............................................................................................................89
7.3. Como usar os
jogos..................................................................................................................90
7.4. Jogos para estimulação das inteligências.................................................................................91
VIII.Conclusão.............................................................................................................................128
IX. Bibliografia ..........................................................................................................................
130
AFIRMAÇÕES DE PENSADORES
(Pensamentos relacionados à educação e que fizeram a diferença no tempo e na
história).
“Educar
é a arte de formar homens”
(Rousseau)
“Educação
é o desenvolvimento integral do homem. É o domínio de todas as coisas”.
(Comenius)
“Educar
significa o desenvolvimento natural, progressivo e sistemático de todas as
forças.” (Pestalozzi)
“Educar
é desenvolver proporcional e regularmente todas as disposições do ser humano”.
(Kant)
“Aqueles
que se ocupam da educação, são responsáveis pelo desenvolvimento de todas as
atitudes intelectuais, afetivas e corporais da criança. A separação da educação
e das disciplinas, as quais dirigem-se a um só órgão, ao cérebro ou a
musculatura, divide a personalidade da criança e lhe infligem um dano enorme,
pois o indivíduo é um todo indivisível”.
(Schede)
“Há
quatro coisas que não voltam mais depois de lançadas:
a pedra depois de solta pela mão; a palavra, depois de proferida;
a ocasião, depois de perdida; e o tempo, depois de passado”.
“Ah!
Dois corações que se amam são como dois corações magnéticos, o que se move em
um faz mover o outro, pois é um só impulso que age em ambos. A vista de dois
namorados é um espetáculo digno dos deuses”.
(Goethe)
“A
grandeza de um País não depende da extensão do seu território, mas do caráter
de seu povo.” (Colbert)
“Quando
te encontrares numa situação angustiosa em que tudo parece conjurar-se contra
ti, de modo a não mais poder agüentar-te, não te rendas, porque é o momento em
que começa o refluxo da maré para o triunfo”.
“Se
você se julgar derrotado, derrotado estará; se achar que não tem coragem, nada
fará; se quiser vencer, mas pensar que não pode, é quase certo de que não
poderá; se achar que vai perder, está perdido. Pois, por este mundo afora,
descobrimos que o sucesso depende da vontade do indivíduo; tudo depende do
estado de espírito. As batalhas na vida nem sempre são vencidas pelo homem mais
forte ou mais ligeiro. Porém, mais cedo ou mais tarde, quem vence é o homem que
acha que pode vencer”.
( Norman Vicent Peole)
“Só
a consciência atenta – que nada tem a ver com a atividade mental, que é livre
de todas as referências do passado, livre dos hábitos corpóreos e psicológicos,
livre do dever de escolher, livre da receptividade - e pode abrir as portas da
compreensão espontânea” (Jean Klein).
“Respeite
os que procuram esvaziar-se de toda mentira, que se esvaziam do eu e só
conservam em si o ser puro é luminoso”.
(Rumi)
“Se
tendes o dom de ler as sementes do tempo, e dizer quais hão de germinar e quais
não, falai”.
(Shakespeare)
“Correr
não adianta, é preciso partir a tempo.”
(La
fontaine)
“Seja
a mudança que você quer ver no mundo”.
(Nahatma
Gandhi)
“Pensa
que só dispões de um tempo limitado e que se não o aproveitas para buscar a
tranqüilidade de tua alma, desaparecerá
junto contigo”.
(Marco
Aurélio)
“Os
instantes que perdemos nem a eternidade pode devolvê-los”.
(Sherbrooke)
“Como
tiveres semeado, assim hás de colher”.
(Cícero)
“Apressemo-nos,
o tempo foge e nos arrasta consigo.
O
momento em que falo já vai longe de mim”.
(Bokeau)
“Vive,
sem esperar pelo dia que vem, colhe hoje, desde já colhe as rosas da vida”.
(Ronsard)
“Os
fatos e os tempos ligam-se por fios invisíveis”.
(Machado
de Assis)
“O
nosso futuro não depende só de nossa ciência e inteligência; mas principalmente
de nossa ética e força de vontade”.
(Agustín
Álvares)
“O
futuro é um lugar cômodo para colocar sonhos”.
(Anatole
France)
“Quando
você precisa tomar uma decisão e não toma, está tomando a decisão de não fazer
nada”.
(William
James)
“O
que não se apaga é o futuro”.
(
Machado de Assis)
“Toda
natureza é uma harmonia divina, sinfonia maravilhosa que convida todas as
criaturas a acompanharem sua evolução é progresso”.
(C.
Torres Pastorino)
“Total
uso da palavra a todos me parece um bom lema de bonito som democrático.Não
para que todos sejam artistas, mas para que ninguém seja escravo.”
(Gianni
Rodari)
“Transmitir
conhecimento é uma honra é um dever”.
(Phillipe
Perrenoud)
“Não
corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros.”
(Confúcio)
“Temos
que a cada momento estar vencendo desafios, pois somos mais que vencedores.”
“A
alfabetização inserida na metodologia na resolução de problemas ou seja
desafio, deve ser encarado com reflexão”.
“Professor,
comporte-se como o técnico de futebol: estimule, critique, mas não jogue – o
jogo é das crianças”.
(Lauro
de Oliveira)
“As
aventuras não têm tempo, não têm princípio nem fim;e meus livros são aventuras,
para mim são minhas maiores aventuras.Escrevendo descubro sempre um novo pedaço
do infinito.” (Guimarães Rosa)
“Feliz
não é aquele que nunca leva um tombo; feliz é aquele que levanta, sacode a
poeira e dá a volta por cima”.
(Henry
I. Sabel).
“Ninguém
sabe que coisa quer, ninguém conhece que alma tem, nem o que é mal nem o que é
bem, tudo é incerto e derradeiro, tudo é disperso, nada é inteiro”.
(Fernando
Pessoa)
“O
prof° deve aceitar e confiar em seu aluno, evitando qualquer tipo de ameaça...
deve respeitar a idéia de seus alunos e seus pensamentos”.
(Carls
Rogers)
“Através
de seu trabalho específico, a escola deve levar o aluno a compreender a
realidade de que faz parte, situar-se nela, interpreta-la e contribuir para a
sua transformação”.
(Paulo
Freire)
“Ninguém
ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós
ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”.
(Paulo
Freire)
“Eu
diria a nós, como educadores: ai daqueles, entre nós, que aparecem com sua
capacidade de sonhar, de inventar, a sua coragem de denunciar e de
anunciar...”.
(Paulo
Freire).
“O
mais importante é que o Profº saiba ver progresso onde antes só via erros”.
(Emilia
Ferreiro)
“Aprender
é descobrir daquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o
sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.
Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores. Educar
não é dar aos outras riquezas. É despertar alguém para alguma coisa”.
(Jean
Rinaud)
“Não
há papel de educador como modelo e sim cada um construir o seu papel após
algumas reflexões.”
“A
educação é uma atividade que supõe... uma desigualdade no ponto de partida e
uma igualdade no ponto de chegada”.
(Dermeval
Saviani)
“Ter
consciência de nossa história de educador é assumi-la na prática, significa
também construir histórias de vida para aqueles que nos foram confiados”.
“Não
há nada como o sonho para criar o futuro”.
(Victor
Hugo)
“A
verdadeira dificuldade não esta em aceitar idéias novas, mas em escapar das
idéias antigas” (John M. Keynes – 1883-1946)
“O
homem tende, por sua natureza, ao saber”.
(Aristóteles
séc. IV a.C.)
“A
principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas
novas, não simplesmente de repetir o que as outras gerações já fizeram. Homens
que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é
formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar
tudo o que a elas se propõe”.
(Jean
Piaget – 1896 – 1980)
“Só
sei que nada sei”.
(Sócrates
séc. Va.C)
“Conhece-te
a ti mesmo”.
(Sócrates
séc. Va.C)
“Se
educarmos as crianças, não será necessário punir os homens”.
(Pitágoras)
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