domingo, 9 de setembro de 2012

42 Técnicas de Contar Hístorias - Inteligência Múltiplas XIII






AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS



Todos concordam que, de todas as qualidades humanas a

 inteligência é uma das mais desejáveis. Mas nem todos se

 referem à mesma coisa quando falam dela. Platão afirmava

 que, ao sabermos em que consiste a inteligência, de certa

 maneira ficaríamos mais inteligentes”. (William Stern)


            HOWARD GARDNER, psicólogo da Universidade de Harvard, baseou-se em pesquisas para questionar a tradicional visão da inteligência, uma visão que enfatiza as habilidades lingüística e lógico-matemática. Segundo Gardner, todos os indivíduos normais são capazes de uma atuação em pelo menos dez diferentes e, até certo ponto, independentes, áreas intelectuais. Ele sugere que não existem habilidades gerais, duvida da possibilidade de medir-se a inteligência através de testes de papel e lápis e dá grande importância a diferentes atuações valorizadas em culturas diversas. Finalmente, ele define inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais.

            As crianças têm mentes muito diferentes umas das outras, elas possuem forças e fraquezas diferentes, e é um erro pensar que existe uma única inteligência, em termos da qual toas as crianças podem ser comparadas. Foi observando crianças, que o psicólogo  americano Howard Gardner percebeu o que hoje parece óbvio: nossa inteligência é  complexa demais para que os testes comuns sejam capazes de medi-la. A teoria do psicólogo americano, que propõe a existência de um espectro de inteligência a comandar a mente humana, suscitou muitos comentários, contrários e favoráveis. Em 1983,  no livro Estruturas da Mente, ele definiu oito inteligências, que são apontadas:

            Lógico-Matemática: Os componentes centrais desta inteligência são descritos por Gardner como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada; é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolve-los. É  a inteligência característica de matemáticos e cientistas. Gardner, porém, explica que, embora o talento científico e o talento matemático possam estar presentes num mesmo indivíduo, os motivos que movem as ações dos cientistas e dos matemáticos não são os mesmos. Enquanto os matemáticos desejam criar um mundo abstrato consistente,os cientistas pretendem explicar a natureza. A criança, com especial aptidão, nesta inteligência, demonstra facilidade para contar a fazer cálculos matemáticos e pra criar  notações práticas de seu raciocínio.

            Lingüística: Os elementos centrais da inteligência lingüística são uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferenças funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias. Gardner indica que é a habilidade manifesta-se através da capacidade para contar histórias originais ou para relatar, com precisão, experiências vividas. Habilidade de aprender línguas e de usar a língua falada e escrita para atingir objetivos. Advogados escritores e locutores exploram-na bem.

            Espacial: Gardner descreve a inteligência espacial como a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial. É a inteligência dos artistas plásticos, dos engenheiros e dos arquitetos. Em crianças pequenas, o potencial especial nessa inteligência é percebido através da habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais e a atenção a detalhes visuais. É importante tanto para navegadores como para cirurgiões, ou escultores.

            Cinestésica-corporal: Esta inteligência refere-se à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, arte cênica ou plástica, no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza.  A criança especialmente dotada na inteligência cinestésica move-se com graça e expressão; a partir de estímulos musicais ou verbais demonstra uma grande habilidade atlética ou uma coordenação fina apurada. Dançarinos, atletas, cirurgiões e mecânicos valem-se dela.

            Interpessoal: Esta inteligência pode ser descrita como uma habilidade para entender e responder adequadamente a humores, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas. Ela é mais bem apreciada na observação de psicoterapeutas, líderes religiosos, professores, políticos e vencedores bem sucedidos. Na sua forma mais primitiva, a inteligência interpessoal manifesta-se em crianças pequenas como a habilidade para distinguir pessoas, e na sua forma mais avançada, como a habilidade para perceber intenções e desejos de outras pessoas e para reagir, apropriadamente, a partir dessa percepção. Crianças especialmente dotadas demonstram muito cedo uma habilidade para liderar outras crianças, uma vez que são extremamente sensíveis às necessidades e sentimentos de outros.

            Intrapessoal: Esta inteligência é o correlativo interno da inteligência interpessoal, isto é, a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discrimina-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais. É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprias; a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. Com esta inteligência é a mais pessoal de todas, ele somente é observável através dos sistemas simbólicos das outras inteligências, ou seja, através de manifestações lingüísticas, musicais ou cinestésicas.

            Musical: Esta inteligência manifesta-se através de uma habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Inclui discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir e/ ou reproduzir música. A criança pequena com habilidade musical especial percebe, desde cedo, diferentes sons no seu ambiente e, freqüentemente, canta para si mesma.

            Naturalista ou Biológica: Que indica à compreensão do ambiente e paisagem natural, uma afinidade inata dos seres humanos por outras formas de vida e identificação entre os diversos tipos de espécies, plantas e animais.

            Existencial: Que esta ligada ao entendimento além do corpóreo, o transcendente, o entendimento sobre a vida, a morte, o universo (inteligência dos místicos, dos religiosos, etc ) que seria uma nona inteligência.

            Pictórica: Nesta face de dois aos cinco anos de idade. Os estágios das inteligências revelam-se através dos sistemas simbólicos.  Tudo que se relacione com os riscos, rabiscos que a criança desenvolve em sua infância.




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