segunda-feira, 24 de setembro de 2012

CORREÇÃO, CLAREZA, CONCISÃO E COERÊNCIA . ALDRY SUZUKI-CANTINHO BRASILEIRO







CORREÇÃO, CLAREZA, CONCISÃO E COERÊNCIA .

Coerência textual = Um texto pode ser incoerente em ou para determinada situação se seu autor não consegue inferir um sentido ou uma ideia através da articulação de suas frases e parágrafos e por meio de recursos linguísticos (pontuação, vocabulário, etc.). 

A coerência textual é a relação lógica entre as idéias, pois essas devem se complementar, é o resultado da não-contradição entre as partes do texto.

A coerência de um texto inclui fatores como o conhecimento que o produtor e o receptor têm do assunto abordado no texto, conhecimento de mundo, o conhecimento que esses têm da língua que usam e intertextualidade.

Pode-se concluir que texto coerente é aquele do qual é possível estabelecer sentido, é entendido como um princípio de interpretabilidade.

Veja o exemplo:

 “As crianças estão morrendo de fome por causa da riqueza do país.”

                             “Adoro sanduíche porque engorda.”
As frases acima são contraditórias, não apresentam informações claras, portanto, são incoerentes.
Impessoalidade: A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita.
Para que haja comunicação, são necessários:
a)   alguém que comunique;
b)    algo a ser comunicado;
c)    alguém que receba essa comunicação.



Objetividade: A objetividade consiste no uso de termos adequados para que o pensamento seja expresso e entendido imediatamente pelo receptor.
Para ser objetivo, é necessário que se coloque uma idéia após a outra, hierarquizando as informações.

Palavras desnecessárias, supérfluas, adjetivação excessiva, repetição de termos e idéias devem ser eliminadas, pois comprometem a eficácia do documento. Nas comunicações técnicas e burocráticas, em que a linguagem é utilizada com objetivos pragmáticos, é necessário observar que “as informações expostas devem descrever, narrar e explicar, e não convencer.

A persuasão deve advir dos argumentos utilizados e não de jogos de palavras, adjetivação impressionista, ou malabarismos silogísticos, falácias
Dicas
• Os relatórios têm objetivo predeterminado e específico.
• Deve-se redigi-los sem preocupação literário-estilística.
• Deve-se evitar o jargão técnico.
• O receptor é o elemento mais importante dos relatórios.
• Os relatórios preocupam-se com a brevidade, são exatos, precisos.
• A linguagem dos relatórios é objetiva e clara e sua pontuação é racional.
Correção: A correção gramatical consiste no respeito às normas e princípios do idioma e às regras gramaticais e ortográficas.

Na redação oficial,particularmente, devem ser evitados os solecismos (erros de sintaxe), as deformações (erros na forma das palavras), os cruzamentos (troca de palavras parecidas), os barbarismos (emprego abusivo de palavras e expressões estrangeiras), os arcaísmos (emprego de palavras e expressões antiquadas) e os neologismos (palavras novas, cujo sentido é ainda instável).
Dicas:

 *preocupe-se com a clareza da mensagem 

* evite períodos longos 

* use a ordem direta para facilitar o entendimento 

*a correção gramatical é importante, mas não deve se sobrepor à criatividade. A preocupação com a linguagem deve ser a última etapa

*sempre que possível, aproveite as variantes linguísticas realmente expressivas.

*Use a linguagem de seu receptor, pois o mais importante num trabalho de redação é a comunicação.

Concisão:


O texto conciso é aquele que transmite o máximo de informações com o mínimo de palavras. O esforço de concisão atende ao princípio da economia linguística, ou seja, ausência de palavras supérfluas, redundâncias, passagens que nada acrescentam ao que já foi dito.

Conciso não quer dizer lacônico(com poucas palavras,resumido, conciso), mas denso. Estilo denso é aquele em que cada palavra, expressão ou frase está carregada de sentido.
Assim, não se sacrificam idéias e considerações importantes, tendo em mente destacar o essencial e o necessário.
Dicas_

 * empregue frases curtas, mas sem monotonia, de vez em quando , use orações subordinadas. 

* evite acumular idéias em um só parágrafo. 

* não use frases que dificultem a clareza do pensamento. 

* sempre que possível, exercite-se na recomposição de textos: deixe passar algum tempo depois de ter escrito, reflita, descanse suas idéias e , a seguir, retome o que escreveu, procurando melhorar a forma. 

*para conseguir boa forma estilística, é necessário refazer o texto até encontrar um resultado agradável.
Padrão culto: 

esta na correção adequada dos pronomes e as colocações pronominais dos pronomes oblíquos - .(antes do verbo)Próclise –(no meio)Mesóclise e(depois) Ênclise
Paralelismo gramatical: mãe pediu para a menina ir ao supermercado e que, na volta, passasse na farmácia.
Se você prestou atenção à frase, percebeu que existe um problema na sua construção. Por quê? Vamos analisá-la.

A oração para a menina ir ao supermercado é reduzida de infinitivo; a oração que, na volta, passasse na farmácia é uma oração desenvolvida. Tal estrutura apresenta incorreção, pois orações coordenadas entre si devem apresentar a mesma estrutura gramatical, ou seja, deve haver paralelismo.
Veja como fica a frase, respeitando-se o paralelismo:

A mãe pediu para a menina ir ao supermercado e, a volta, passar na farmácia.

Segundo as regras da norma culta, não se podem coordenar frases que não comportem constituintes do mesmo tipo.
O paralelismo dá clareza à frase ao apresentar estruturas idênticas, pois para idéias similares devem corresponder formas verbais similares.

 


Paralelismo nas Construções

a) Caio  estava aborrecido por ter perdido a hora do teste e porque seu pai não o esperou.

Correção:

Caio  estava aborrecido por ter perdido a hora do teste e por seu pai não tê-lo esperado.
Caio  estava aborrecido porque perdeu a hora do teste e porque seu pai não o esperou.

b) Manda-me notícias de minha prima Amanda e se meu pai resolveu aquele problema que o atormentava.

Correção:

Manda-me notícias de minha prima Amanda e descobre se meu pai resolveu aquele problema que o atormentava.


Paralelismo Semântico

a) Meu pai pratica tênis e faz um ótimo churrasco.

Correção: Meu pai tem duas paixões: praticar tênis e fazer churrasco.

b) Ela possui lindos cabelos negros, um corpo fantástico e muita simpatia.

Correção: Ela possui lindos cabelos negros, um corpo fantástico e é muito simpática.
Aliteração: repetição de fonemas consonantais, idênticos ou parecidos, no inicio – ou mesmo no interior  - de várias palavras na mesma frase ou verso.¨chove chuva choverando¨  Oswaldo de Andrade

Assonância: repetição do mesmo fonema vocálico ao longo de um verso ou poema.
Paranomásia: combinação de palavras que apresentam semelhança de sons e diferença de sentidos.
 Trocadilho. ''quem casa quer casa.''

Onomatopeia: sequência de sons que dão uma ideia exata ou aproximada do objeto ou ação representados. Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r- eterno (Fernando pessoa)


Substantivo adjetivo advérbio

Vamos começar nosso estudo analisando duas frases que contém advérbios.




Pedro bebe compulsivamente.

João compareceu pontualmente.




É lícito dizer que compulsivamente indica o modo como Pedro bebe e que pontualmente particulariza a forma como João compareceu. 


Ou seja, as duas palavras estão modificando as ações denotadas nas frases. 

Diante disso, podemos dizer que em muitos usos, uma característica bem definida dos advérbios é funcionar como complementos frasais. 


Vamos adiante, analisando outra série:

Gisele desfilou linda.

Gisele desfilou muito.

Gisele desfilou muito linda.

Na primeira frase, linda modifica Gisele.
Na segunda frase, muito modifica a ação denotada por desfilou.
 Na terceira frase, linda modifica Gisele, mas muito não modifica a ação do verbo, modifica sim, o adjetivo linda.




Conclusão: advérbios podem modificar adjetivos. Vamos adiante.


Pedro dirige muito.

Pedro dirige muito bem.

Na primeira frase, entende-se que muito quantifica a ação indicada na frase e explicitada pelo verbo. 


Já na segunda frase, se nos baseássemos no comportamento típico dos adjetivos, por exemplo, concluiríamos que Pedro dirige muito e bem. 

Mas não é o que acontece com os advérbios. 

A interpretação correta da frase é que Pedro dirige mais do que bem, dirige bem além da conta. 

O advérbio muito, nesse caso não modifica a ação do verbo, mas modifica o outro advérbio (bem). 

Esta é mais uma característica dos advérbios. Modificam outros advérbios.

Com essas análises, concluímos que advérbios podem complementar frases, além de modificar adjetivos e outros advérbios.


 Isso nos servirá como ponto de partida para nossa análise dos advérbios, uma classe difícil, cuja definição exige um esforço considerável. 

Para isso, teremos que levar em conta aspectos morfológicos, sintáticos e semânticos.


Contraste entre adjetivos e advérbios 




Estudando atentamente os adjetivos e os advérbios encontramos várias similaridades e convergências entre as duas classes, de tal forma que chega ser tentadora a ideia de tratá-las como subconjuntos de uma classe maior de modificadores. 


Essa conclusão surge da observação de séries como a apresentada a seguir:

A bailarina é linda.

A bailarina dança lindamente.



Observe que tanto linda como lindamente apresentam o mesmo radical, que ambas as palavras são modificadores e o sentido que portam é basicamente o mesmo nos dois casos exemplificados, ou seja, uma qualidade, a beleza, está sendo atribuída a uma pessoa e a uma ação respectivamente.

Outra convergência que se observa é o fato de muitos adjetivos apresentarem advérbios correspondentes como:

Adjetivo


Advérbio

Muito, muita, muitos, muitas Muito, muitíssimo
Rápido, rápida, rápidos, rápidas Rápido, rapidamente
Pouco, pouca, poucos, poucas Pouco, pouquíssimo
Bem Bem.

Muitos advérbios derivam de adjetivos pelo acréscimo do sufixo -mente à forma feminina do adjetivo, se houver. 


Em outros casos, não temos diferença morfológica notável entre adjetivo e advérbio, exceto as flexões de gênero e número no adjetivo. 

Por exemplo:

Adjetivos: Muitas soluções, muitos problemas, muito tempo, muita intriga.

Advérbios: Muito bacanas, muito complexos, muito suja, muito limpo, viajou muito, muito bem.
MARAVILHOSO ESTUDO !!
COM CARINHO PROF DR MASTER REIKIANA
ALDRY SUZUKI


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