1.2. FANTASIA VERSUS REALIDADE (idade Pré-escolar)
Algumas
crianças trazem a escola edições populares de contos infantis para serem lidos
em aula, e se o professor modifica alguma parte deles é corrigida pelas mesmas.
Neste caso é importante que a criança seja convencida que muitas histórias são
de”faz de conta” – que dragões não existem na realidade, que os lobos vivem
longe das cidades.
Outro tema
comum das velhas histórias é a crueldade das madrastas, irmãos ou irmãs mais
velhas. Essas histórias são impróprias à medida que a Pré-escola procura
desenvolver na criança atitudes de apreciação à vida familiar.
É importante a questão da realidade versus fantasia, alguns autores pregam
que as crianças devem ouvir apenas histórias da vida real, cujos personagens só
podem fazer coisas que acontecem de verdade. Mas como o adulto que escolhe um
romance ou livro de aventuras para descanso mental, as crianças também
necessitam experimentar histórias fictícias. Recomenda portanto, a importância de se estabelecer um
equilíbrio entre temas reais e imaginários, que auxiliam as crianças a
distinguirem a verdade da ficção e da fantasia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário