domingo, 9 de setembro de 2012

42 Técnicas de Contar Histórias - V FANTASIA VERSUS REALIDADE (IDADE PRÉ-ESCOLAR)





1.2. FANTASIA VERSUS REALIDADE (idade Pré-escolar)

Algumas crianças trazem a escola edições populares de contos infantis para serem lidos em aula, e se o professor modifica alguma parte deles é corrigida pelas mesmas. Neste caso é importante que a criança seja convencida que muitas histórias são de”faz de conta” – que dragões não existem na realidade, que os lobos vivem longe das cidades.

Outro tema comum das velhas histórias é a crueldade das madrastas, irmãos ou irmãs mais velhas. Essas histórias são impróprias à medida que a Pré-escola procura desenvolver na criança atitudes de apreciação à vida familiar.

É importante a questão da realidade versus fantasia, alguns autores pregam que as crianças devem ouvir apenas histórias da vida real, cujos personagens só podem fazer coisas que acontecem de verdade. Mas como o adulto que escolhe um romance ou livro de aventuras para descanso mental, as crianças também necessitam experimentar histórias fictícias. Recomenda  portanto, a importância de se estabelecer um equilíbrio entre temas reais e imaginários, que auxiliam as crianças a distinguirem a verdade da ficção e da fantasia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário