domingo, 16 de setembro de 2012

ADJUNTO ADNOMINAL: locuções adjetivas, pronomes adjetivos, numerais, artigo- Escola Nova Era

                                         ESCOLA NOVA ERA







Adjunto Adnominal
É o termo da oração que sempre se refere a um substantivo. Vem representado por artigos, adjetivos, locuções adjetivas, pronomes adjetivos e numerais. Os adjuntos adnominais modificam o substantivo, qualquer que seja a função que ele exerça na oração.
Exemplos
1) Adjetivos
- O alegre espetáculo começou tarde.
Alegre: Adjunto Adnominal
Espetáculo: Substantivos
- Meninos tristes chegaram.
Tristes: Adjunto Adnominal
Meninos: Substantivos
- As construções antigas eram mais trabalhadas artisticamente.
Antigas: Adjunto Adnominal
Construções: Substantivos
2) LOCUÇÕES ADJETIVAS
Era uma noite de inverno.
De inverno: hibernal
Noite: substantivo
De inverno: Adjunto Adnominal  (Locução Adjetiva)
3)PRONOMES ADJETIVOS
Você pegou meu livro.
Meu: Adjunto Adnominal
Livro: Substantivo
4) NUMERAIS
Conheço aqueles dois alunos.
Dois: Adjunto Adnominal
5) ARTIGO
Onde estão os alunos?
Os: Adjunto Adnominal
Alunos: Subst.
Os fogos iluminavam a noite.
Os: Adjunto Adnominal
A: Adjunto Adnominal
Conheci umas pessoas maravilhosas
Umas: Adjunto Adnominal
O meu estimado vizinho comprou dois papagaios.
O/ meu/ estimado/ dois: adjuntos adnominais
Vizinho/ papagaio: substantivos
As pipas coloridas contrastavam com o céu azul.
As/ coloridas/ o/ azul: Adjunto Adnominal
Pipas/ céu: subst.
RELEMBRANDO
LOCUÇÃO ADJETIVA
Lembrando: Locução adjetiva é a expressão que exerce a função de um adjetivo.
Noite de tempestade: noite tempestuosa
Pessoa com fome: pessoa faminta
PRONOME ADJETIVO
Lembrando: O pronome adjetivo acompanha o substantivo com o qual se relaciona.
Trouxe o meu livro.
Meu: Pronome. Adjetivo
Livro: substantivo
Alguns alunos estudam o suficiente.
Alguns: Pronome Adjetivo
Alunos: substantivo
Prof Dr Master Reikiana Aldry Suzuki

Nenhum comentário:

Postar um comentário