domingo, 9 de setembro de 2012

Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem II APRESENTAÇÃO DO LIVRO






APRESENTAÇÃO


A idéia de  elaborar esta  missiva obra foi pela necessidade dos alunos do curso CND (Curso Normal Descentralizado) desenvolverem um Relatório de Estágio com o tema de TEORIAS DA APRENDIZAGEM – Onde os alunos estarão observando na sala de aula as dificuldades de aprendizagem das crianças, depois de diagnosticada as dificuldades, irão pesquisar, levantando dados e justificando-os com base em seus estudos e pesquisas. Para o IESDE a justificativa do aluno é muito importante neste módulo. Onde observarão o:

 I –POR QUE UMA CRIANÇA NÃO APRENDE? 

 II – COMO O ALUNO APRENDE?.

E estarão elaborando seu relatório por meio de pesquisas sobre as Teorias da Aprendizagem.

Muitos dados das videoaulas  poderão ser aproveitados, assim como pesquisas em Bibliotecas, livros de História da Educação, Revista Nova Escola , etc....

E como Tutora pesquisei, acrescentei, conforme a necessidade de minha turma, elaborando esta apostila para tomarem com base a relação de sua pesquisa, funcionando mais como um manual instrutivo e explicativo sobre os vários distúrbios existentes em seu âmbito geral, mais não se encontra  detalhado.

Para os futuros e atuais educadores, este manual poderá servir de ajuda e apoio em suas investigações e analises e algumas instruções para os referidos pais, pois para ficar mais esclarecido somente um “ex-pert” da cadeira fonoaudiológica, pois sou uma mera pesquisadora.

Mas lembrando que é necessário o acompanhamento de um especialista, pois é ele quem sabe dar o diagnóstico final, porque muitas vezes o que nos parece - não é de verdade, experiência própria com meu filho de 7 anos.

E minha pesquisa foi complementada através de curso que tive o privilegio de participar no Paraná com a fonoaudióloga Drª Regina Barbalho Drummond e o Drº Carlos de Mattos, fornecido pela OMEP/PR (Organização Mundial de Educadores da Pré-Escola) e as apostilas e livros que enriqueceram minhas informações no curso de Pedagogia que fiz na FIU em Pereira Barreto - São Paulo, para maior desenvolvimento de minhas aulas.

Meu objetivo é divulgar algumas informações e receber outras tantas para que esta relação de troca surja um trabalho crescente, direcionado a uma educação que possibilite a criança estar apta a interferir em seu meio, de uma forma mais concreta  e consciente.


I - ASPECTOS GERAIS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM


INTRODUÇÃO

A dificuldade em aprender refere-se às situações difíceis encontradas pela criança, adolescentes ou adultos na aprendizagem.

Essas dificuldades de aprendizagem são consideradas “os sintomas”, e é pela intensidade com que se apresentam esses sintomas e comportamentos e pela duração que eles têm na vida escolar que se faz necessária a busca das possíveis causas dos sintomas apresentados.

Existem vários fatores que podem desencadear uma dificuldade no processo de aprender.

Os fundamentais são:

-         OS FATORES ORGÂNICOS: saúde física, falta de integridade neurológica, alimentação inadequada, etc.

-         OS FATORES PSICOLÓGICOS: inibição, fantasia, ansiedade, angústia, inadequação à realidade, sentimento generalizado de rejeição, etc.

-         OS FATORES  AMBIENTAIS:  o tipo de educação familiar, o grau de estimulação que a criança recebeu desde os primeiros dias de vida, a influência dos meios de comunicação, etc.

           


Podemos ainda incluir os fatores pedagógicos, assim como os funcionais.

Os pedagogos se referem ao método de ensino e à defasagens de séries anteriores. Entre os funcionais seria identificar a maneira como a criança, age, a maneira, um jeito próprio de dirigir, que às vezes pode ser prejudicial de alguma maneira.

Detectar a causa que interfere no desempenho escolar, principalmente da criança, é fundamental para o seu bom rendimento escolar, desde que as causas sejam trabalhadas.


A educação não é apenas o ato mediante o qual o homem informa o outro alguma coisa. Ela é sobretudo um sistema  de troca mediante o qual, através da compreensão, se atinge o consenso.
Íris B. Goulart


Este trabalho esta desenvolvido através de capítulos:

·   no primeiro capítulo esta os aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem.

·   no segundo capítulo encontram-se os distúrbios: da fala, da articulação, da linguagem, da voz, psicomotores (hiperatividade).

·      o terceiro capítulo, a indisciplina em sala de aula e na escola.

·      no quarto capítulo, preconceitos sobre os educandos.

·      o quinto capítulo, orientação aos educadores.

·      o sexto capítulo, as inteligências múltiplas.

·      no sétimo capítulo, a conclusão.

·      e no oitavo e último capítulo as referências bibliográficas.

 


ATUAÇÃO DO PROFESSOR:


Professor, sendo você um dos primeiros elos no processo ensino-aprendizagem sistemático, é importante que exista uma preocupação em reconhecer aqueles alunos com dificuldades de aprendizagem, geralmente são crianças rotuladas como:lentas, preguiçosas, incompetentes, etc. Esse fato pode torna-las distantes, arredias, rebeldes, agressivas, inclusive, motivo de causas da evasão escolar. Além dessa preocupação em reconhecer, é preciso admitir que é possível fazer algo que possa ajudar o aluno. Existem diversos fatores que podem desencadear as dificuldades na aprendizagem, como já vimos acima, porém alguns são considerados fundamentais: falta de estimulação nas habilidades básicas(conceitos básicos, lateralidade), métodos de ensino; fatores emocionais; diferenças culturais; sociais; dificuldades sensoriais(audição e visão); deficiência mental; síndromes; hiperatividade; dificuldade de atenção; dificuldades na linguagem (dislexia, disgrafia, Disortografia, discalculia), oral e escrita, e na matemática(dificuldade no raciocínio lógico), sendo que na maioria dos casos uma se apresenta comprometida com os demais.

Existem várias maneiras para se constatar uma dificuldade da criança em aprender, mas o ponto de partida é o próprio desempenho do aluno. Estar atento para os comportamentos que a criança manifesta par o funcionamento da visão e audição, assim como orientar e direcionar a família para um encaminhamento que se faça necessário é de suma importância para a vida escolar do aluno.

As dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas ao funcionamento cognitivo sendo o mais freqüente a ausência de esquemas para a realização de tarefas, pois, segundo PIAGET, ninguém aprende além do que sua estrutura cognitiva permitir.

Vamos imaginar uma situação de ensino que envolva características do pensamento operatório formal para uma criança que só dispunha do pensamento operatório concreto, neste caso, o aluno não dispõe dos recursos cognitivos de que precisa para aprender, e quando o aluno tem esses recursos precisa saber fazer uso deles, neste caso é como se o aluno tivesse um instrumento e não soubesse o que fazer com ele, ou fizesse um uso inadequado.

A escola tem seu lugar garantido no desenvolvimento infantil, podendo a relação professor – aluno oferecer oportunidades riquíssimas de crescimento, e os conflitos que possa surgir exercem um importante papel, não só no desenvolvimento infantil, como no processo de aprendizagem como um todo. É  fundamental criar um vínculo positivo nesta relação, sendo que o professor deve estabelecer limites e normas que sejam válidas para todo o grupo.

Vejamos aqui o que algumas pesquisas, de um modo bastante sucinto, definem como “causas” das dificuldades de aprendizagem.


LINGUAGEM


A linguagem é o elemento fundamental na construção daquilo que chamamos de civilização, sem a qual seria impossível alcançar o estágio de elaboração e organização simbólica que o homem atingiu em nossos tempos, permitindo um avanço infinito no campo de todas as ciências.

Partindo do enfoque, a linguagem humana compreende o estudo de seus instrumentos fundamentais de comunicação como: a voz, a fala, a audição, a escrita, a leitura e as atividades motoras, consideradas e avaliadas numa estrutura integral, de maneira unificada a fim de permitir uma visão ampla do indivíduo como um todo, associando sempre ao seu meio sócio-cultural.



Prof Dr Master Reikiana Aldry Suzuki

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