domingo, 16 de setembro de 2012

MODELO : FICHA DE LEITURA - ESCOLA NOVA ERA

                                      ESCOLA NOVA ERA




Modelo: Ficha de Leitura

Neste contexto de leitura  a síntese do livro deve conter precisamente:

Nome do autor, Título do livro, Editor, Local e data, Informação sobre o autor, Bibliografia (citar alguns  livros que o autor escreveu fora, no mínimo 3 livros ) , Resumo ( parte essencial do trabalho de  leitura), Citações (são colocadas entre aspas” ....”o que o autor citou e que para você foi mais importante e o que mais lhe chamou atenção na leitura , pois quando fazemos uma leitura sempre existe algo que nós  cativa – no mínimo 3 citações)Comentário (e seu ponto de vista, o que agradou , que chamou atenção, se concorda com o autor ou discorda, sua opinião pessoal).

E boa sorte meus lindos, depois de fazer uma ficha com todo esse contexto, vocês nunca mais iram esquecer do livro e sua mensagem -  se cair em um vestibular , vocês estarão interagidos , completamente ciente do que precisam desenvolver.com carinho muita paz e luz para vocês Prof Dr Master Reikiana Aldry Suzuki
Nome do autor – Nicholas Sparks

Título – O Sorriso das Estrelas

Editor – Editorial Presença, 20ª edição

Local e data – Lisboa, 2006

Informação sobre o autor – Nicholas Sparks viveu a sua juventude em Fair Oaks, na Califórnia e vive atualmente na Carolina do Norte com a família. Foi premiado com uma bolsa de estudos da Universidade de Notre Dame pelos seus excelentes resultados e, em 1988, licencia-se em Economia. Curiosamente, o seu sonho era tornar-se atleta de alta competição, sonho de que teria de abdicar devido a um grave acidente. Iniciou-se a escrever enquanto trabalhava como delegado de informação médica e, mais tarde, surge Theresa Park, agente literária, que se propôs representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance, «O Diário da Nossa Paixão», à Warner Books.


Bibliografia – O Diário da Nossa Paixão — The Notebook, 11-01-1999, adaptado para filme lançado em 2004 com James Garner e Gena Rowlands no presente, e na narrativa com Ryan Gosling e Rachel McAdams;

As Palavras Que Nunca Te Direi — título original: Message in a Bottle, 07-04-1999;

Três Semanas Com O Meu Irmão — Three Weeks With My Brother, 06-07-2004;

Quem Ama Acredita — True Believer, 05-07-2005, com sequela agendada para Outubro.


Resumo – Adrienne Willis é uma mulher divorciada, depois de o marido a ter abandonado por uma mulher mais nova que ela, e desse casamento resultou três filhos onde teve que os criar e educar sozinha.

Amanda, a filha mais nova de Adrienne passa por uma situação que precisa de todo o apoio da família, fica viúva com dois filhos para criar, contudo esta não consegue suportar a perda do marido ficando desesperada e sem vontade para viver, Adrienne não conseguindo ver a filha assim, decidiu contar o seu mais profundo segredo.

Adrienne andava com muitas dificuldades a nível financeiro visto que tinha três filhos para criar sozinha e o seu pai para cuidar, então uma das suas amigas pediu para ela ir tomar conta da sua pensão, visto que ia a um casamento e ia receber um só hóspede que precisava de se alojar porque naquela semana estava previsto acontecer uma tempestade. O hóspede chamava-se Paul e era um homem bonito, inteligente e por outro lado era um homem cheio de problemas, medos e dúvidas. Adrienne simpatizou-se logo por Paul e este por ela, e a cada dia que passava a atracção que ambos sentiam um pelo outro era maior.

Não podendo fingir mais do que sentiam um pelo outro, acabaram por se envolver, e foi então que Adrienne a cada minuto que passava com Paul descobria o verdadeiro significado do amor.

Contudo Paul parte para o Equador para tentar remediar o tempo que não passou com o filho, visto que este dava mais valor a carreira de médico do que a sua própria família. Embora este tenha resolvido todos os problemas que tinha com o filho, sofre um acidente ao tentar salva-lo não aguentando os ferimentos.

Adrienne sob da sua morte através do filho de Paul, que fez questão de dar a notícia pessoalmente entregando as cartas que tinham sido enviadas por esta enquanto Paul estava no equador.


Citações – "Quando durmo, sonho contigo e, quando acordo, desejo ter-te nos meus braços. O tempo que vivemos separados mais não fará do que convencer-me ainda mais, se tal for possível, de que quero passar as noites que me restam ao teu lado e os meus dias contigo no coração (...) Quando estou a escrever-te, sinto o teu hálito, e imagino que sentes o meu quando lês o que escrevo. Também se passa o mesmo contigo? Estas cartas são agora parte de nós, parte das nossas história, uma recordação eterna do que fizemos com a nossa vida. Agradeço-te por me teres ajudado a sobreviver este ano mas, ainda mais importante, agradeço-te, antecipadamente, por todos os anos futuros (...) Pensar em ti é, quantas vezes, a única coisa que me dá vontade de continuar."


Comentário É incrível a força que uma mulher pode ter para seguir em frente quando tudo o que acontece não é um incentivo. Mas este livro não fala só de perdas, fala também de ganhos... nem toda a gente tem oportunidade de ter um amor verdadeiro... é inesquecível e nada o pode apagar. Com este livro podemos ver que é preciso andar para a frente, não podemos deixar de viver só porque perdemos alguma coisa ou alguém. Há outros objectivos a alcançar e existem outras pessoas que precisam da nossa atenção.

Prof Dr Master Reikiana Aldry Suzuki

Nenhum comentário:

Postar um comentário