quarta-feira, 26 de setembro de 2012

FUNÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO ALDRY SUZUKI







                                       FUNÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO



As ações humanas estão sempre impregnadas de crenças e valores que as orientam para determinadas finalidades. Consciente ou inconscientemente, explícita ou implicitamente, quem vive  possui uma filosofia de vida, uma concepção de homem, de sociedade e de mundo.


            Por meio da busca do senso crítico da educação, os professores podem entendê-la, segundo Luckesi, de três maneiras diferentes, ou seja, cumprindo as funções sociais de:




Redendora da sociedade: concebe a sociedade como um conjunto de seres humanos que vivem e sobrevivem num todo orgânico e harmonioso, com desvios de grupos e indivíduos que ficam à margem desse todo. Ou seja, a sociedade esta naturalmente composta com todos os seus elementos.  O que importa é integrar em sua estrutura tanto os novos elementos (novas gerações), quanto os que, por qualquer motivo, se encontram à sua margem. A educação como instância social que está voltada para a formação da personalidade dos indivíduos, para o desenvolvimento de suas habilidades e para a veiculação dos valores éticos necessários à convivência social, que nada mais tem que fazer do que estabelecer-se como redentora da sociedade, integrando harmonicamente os indivíduos no todo social já existente.




Reprodutora da Sociedade: afirma que a educação faz, integralmente, parte da sociedade e a reproduz. Aborda a educação como uma instância dentro da sociedade e exclusivamente ao seu serviço. A educação redentora atua sobre a sociedade como uma instância corretora dos seus desvios, tornando-a  melhor e mais próxima do modelo de perfeição social harmônica idealizada.




Transformadora da Sociedade: compreende a educação como mediação de um projeto social. Ou seja, ela nem redime nem reproduz a sociedade, mas serve de meio, ao lado de outros meios, para realizar um projeto de sociedade, projeto que pode ser conservador ou transformador. Não coloca a educação a serviço da conservação. Pretende demonstrar que é possível compreender educação dentro da sociedade, com seus determinantes e condicionantes, mas com a possibilidade de trabalhar pela sua democratização.




            Além disso, Dermeval Saviani(1983,p.36) nos alerta para a dificuldade, dizendo-nos o seguinte:


O caminho é repleto de armadilhas, já que os mecanismos de adaptação acionados periodicamente a partir dos interesses dominantes podem ser confundidos com anseios da classe dominada. Para evitar esse risco, é necessário avançar no sentido de adaptar a natureza especifica da educação, o que nos levará à compreensão das complexas mediações pelas quais se dá sua inserção contraditória na sociedade capitalista.


Sendo que o Dermeval Saviani, indica a necessidade e cuidar daquilo que é especifico da escola, para que esta venha  a cumprir um papel de mediação, num projeto democrático de sociedade.


            Estamos no Terceiro Milênio sob o signo da perplexidade, da crise de concepções e paradigmas em todos os campos das ciências, da cultura e da sociedade. É um momento novo e rico em possibilidades. Entretanto, para não sermos omissos, a educação tradicional e a educação nova tem um traço em comum, é o deslocamento da formação permanente individual do homem para o social, o político, o ideológico. A educação deste fim de século tornou-se permanente e social, onde as tendências universais, entre elas, a de considerar como conquista deste século a idéia de que não existe idade para a educação, de que ela se estende pela vida e que não é neutra, é a luz da história da educação. Observando o desenvolvimento educacional do século XX, podemos afirmar que a educação tornou-se instrumento de luta e de emancipação, associando a luta social com a luta pedagógica. Não se trata mais de reforçar apenas a “escola para todos”, burocrática, uniformizadora que é a essência da teoria educacional burguesa. Uma educação para todos não pode ser conseqüência de uma concepção elitista: os privilégios não são estendidos, mas eliminados, se quer atingir a democracia.


Prof Dr Master Reikiana Aldry Suzuki

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