II - CARACTERÍSTICAS DA IDADE/
INTERESSE COMUNS
Embora crianças de diferentes faixas etárias ou níveis sociais não se
interessem pelos mesmos temas ou histórias, observa-se que algumas
características de idade conduzem a interesse e/ ou necessidades comuns.
Características
da idade –Pré-Escolar
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Interesse/necessidades
– escutar e conhecer
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Até 3 anos, fase Pré-mágica
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Palavras
simples, rimas, palavras disparatada, escutar breves relatos e sua repetição.
História de bichinhos, brinquedos, objetos de seres da natureza(humanizados)
falam usam roupas, têm hábitos humanos. História de Crianças
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3e 4 anos
Desenvolvimento de uma atividade contínua: breve momentos de atenção,
comportamentos egocêntricos, curiosidade por conhecer o mundo; construção de
conceitos através de atividades concretas; animismo.
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Participar
de relatos e poesias, nomear personagens e objetos, repetir frases ou breves
relatos; ouvir relatos nos quais se identificam nos personagens e na ação.
História simples de crianças como elas mesmas, suas casas, acontecimentos da
vida diária (aniversários, profissões, tarefas caseiras) contos e poesias com
personagens animados.
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4e 5 anos
Busca de afeto e segurança em relação ao adulto.
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Relacionamento
estreito com a mãe ou a professora durante a audição do relato; justiça nos
contos e finais felizes; histórias que envolvem ações.
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5 e 6 anos
Firmação
da personalidade; independência em relação ao adulto; aumento do período de
atenção; aquisição de habilidade.
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Enredos
mais complicados; prazer nos episódios engraçados; histórias que contenham
informações(sobre a natureza, os animais), histórias de crianças de outros
lugares com hábitos ou profissões diferentes, histórias de repetição e
acumulativas, histórias de fadas.
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Escolares 7 anos
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Histórias
de crianças, animais e encantamento aventuras no ambiente próximo, família,
comunidade, história de fadas, fábulas.
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8 anos
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Histórias
de fadas, história vinculadas à realidade, que utilizam a fantasia de forma
mais elaborada.
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9 anos
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Histórias
de fadas com enredo mais elaborado, história humorísticas, aventuras (selva,
oriente, fundo do mar e narrativas de viagens, explorações, invenções).
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10 anos
em diante
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Fábulas,
mitos e lendas narrativas de viagens,
exploração, invenções, ficção.
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HOWARD GARDNER, o psicólogo americano de 56 anos é professor de Cognição
e Educação, integrante do Projeto Zero, um grupo de pesquisa em cognição humana
mantido pela Universidade de Harvard. Também leciona neurologia na Escola de
Medicina da Universidade de Boston. Escreveu dezoito livros. Dezoito anos se
passaram desde que o livro Estruturas da Mente:Teoria das Inteligências
múltiplas, de Howard Gardner, foi lançado nos Estados Unidos. Publicado no
Brasil em 1994, ele causou um boom. De lá para cá, a teoria do psicólogo
americano, que propõe a existência de um espectro de inteligências a comandar a
mente humana, suscitou muitos comentários, contrários e favoráveis.
Os estímulos das inteligências múltiplas são o alimento das
inteligências – E estímulos excessivos atuam como “desestímulos”. Temos
hoje 10 inteligências. De acordo com Gardner, as
nossas noves inteligências seriam estas:
Lógico-matemática: capacidade de realizar operações matemáticas e
de analisar problemas com lógica. Matemáticos e cientistas têm essa capacidade
privilegiada.
Lingüística: habilidade de aprender línguas e de usar a língua
falada e escrita para atingir objetivos. Advogados, escritores e locutores e
exploram bem.
Espacial: capacidade de reconhecer e manipular uma situação
espacial ampla ou mais restrita. É importante tanto para navegadores como para
cirurgiões ou escultores.
Cinestésica-corporal: potencial de usar o corpo para resolver
problemas ou fabricar produtos. Dançarinos, atletas, cirurgiões e mecânicos se
valem dela.
Interpessoal: capacidade de entender as intenções e os desejos dos
outros e, conseqüentemente, de se relacionar bem com eles. É necessário para
vendedores, líderes religiosos, políticos e, o mais importante, professores.
Intrapessoal: capacidade de a pessoa se conhecer, incluindo aí
seus desejos, e de usar essas informações para alcançar objetivos pessoais.
Musical: aptidão na atuação, apreciação e composição de padrões
musicais.
Uma das últimas competências por Gardner e não presente
em suas primeiras obras é a inteligência Naturalista ou biológica que,
como seu nome indica, está ligada á compreensão do ambiente e paisagem natural,
uma afinidade inata dos seres humanos por outras formas de vida e identificação
entre os diversos tipos de espécies, plantas e animais.
O professor Nilson José
Machado, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, onde leciona
desde 1972, inclui ainda a competência Pictórica que se manifesta em
qualquer criança através de seus desenhos ou outros signos pictóricos, ainda
antes que a linguagem escrita lhe seja
acessível. Presente em grandes pintores é típica do cartunista cujos
personagens “falam” por suas expressões não
verbais.
A escola deve valorizar as diferentes
habilidades dos alunos e não apenas a lógico-matemática e a lingüística, como é
mais comum.
Um alerta para que as diversas inteligências
sejam desenvolvidas, a criança tem de ser mais que uma mera executora de
tarefas. É preciso que ela seja levada a resolver problemas. É importante
que o professor favoreça essas múltiplas inteligências. Por isso, todos os
estudantes passeiam pela diferentes estações. (Elaine Moura ).
A
inteligência Existencial: Como é uma inteligência transcendental, ela
desenvolve através da maturação, interesse e evolução de cada ser humano. Pois
inclui o processo emocional, psicológico, social, político, educacional e nada
mais e nada menos que sua própria existência neste mundo de obtenção.
A Inteligência Pictórica: fase de
2 a 5 anos, não possui referências explícitas – são símbolos de risco e
rabiscos que a criança desenvolve
conforme sua maturação.
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