quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ALDRY SUZUKI Ervas que Curam






Ervas que Curam




ÍNDICE




Artenésia                                            1


Gingo Biloba                                     2


Louro                                                 2


Urtiga                                                 3


Bálsamo                                             4


Margaridinha                                     4


Calêndura                                          5


Alga marinha                                     6






ARTEMÍSIA




Nome científico: Artemísia Vulgaris Linné


Nomes populares: Artemísia, erva de são João, ertemigem, erva-de-fogo e flor de Diana.


Parte usada: folhas e flores


Indicações: antileucorréico, emenagogo, antiespasmódico, febrífugo, dores de cabeça, enxaquecas, artrites, diarréia, perturbações gástricas e insônia.


Características


Planta vivaz, de até 1 metro e meio de altura, talos eretos, ramificados, violáceos. Folhas polimorfas, verde escura na parte superior e esbranquiçadas na inferior, pubescentes. Flores amarelentas, formando racimo piramadal, com folhas entresmescladas. De oriegem européia, esta plenamente aclimatada no Brasil, florescendo no verão. A artemísia é bastante usada para aliviar os pés cansados e doloridos. Utilizada também em banhos para esta região do corpo. Além de seu uso medicinal, é usada também como repelente de insetos e como planta ornamental..




Uso Medicinal


Alivia anemias, cólicas abdominais, debilidades estomacais, diarréia, inflamação dos intestinos, nevralgia, icterícia, verminose. Possui  propriedades diuréticas, sedativas, atinflamatórias, antiespasmódicas e vermífugas (lombrigas e oxiúros).


O chá é um excelente antieplilético. Fricções do suco das folhas pode ajudar nas artralgias e dores reumáticas.




Infusão


Em uma xícara de chá com água, coloque de 2 a 3 folhas e  3 a 4 flores de artemísia. Tomar 1 xicara. Por dia.




Contra indicação


Para lactantes não é recomendado seu uso, pois suprime a lactação. Não é indicado também para mulheres grávidas, que amamentam e mestruadas.






GINGKO BILOBA




Nome científico: Ginkgo Biloba L


Nomes populares: planta nativa do sudeste do estados unidos, sudeste da França, china e coréia.


Propriedades terapêuticas: estimulante da função sanguínea


Indicações terapêuticas: envelhecimento celucar, perda da memória, varizes. Úlceras varicosas, cansaço nas pernas, artrite, isquemia cerebral.




Uso Medicinal


A gingko é extraída de folhas de uma árvore muito comum na Europa e nos Estados Unidos, sendo muito popular na Alemanha, onde tem seu uso aprovado oficialmente. É conhecida há centenas de anos, tendo ampla gama de efeitos, atuando em problemas cardiovasulares, neurológicos e metabólicos.


Estimulante da função sanguínea, utilizada no tratamento de micro-varizes e úlceras varicosas; cansaço nas pernas, artrite nos membros inferiores e isquemia cerebral. É empregado também nos casos de vertigens, perda de memória, dificuldade de concentração e tratamento profilático do envelhecimento celular. O ginko é uma erva muito segura mesmo usando o estrato seco que é mais concentrato. Possíveis efeitos colaterais são raros mesmo em dosagens acima de 160 mg/ dia/ estrato seco. No caso de chás a concentraç~/ao da substãncia principal é bem menor e menos problema causará.


Em qualquer dos usos – folhas ou estrato – seus efeitos na média das pessoas começam a aparecer após 3 a 4 meses de uso e deve ser continuada a vida toda. Em relação aos problemas de memória, do ponto  de vista da neurofisiologia do cérebro, o ginko biloba e nenhum outro remédio sozinho vai resolver. O tratamento envolve mudança de hábitos de vida, principalmente na parte de alimentação, atividade física, atividade cerebral (trabalhos que exercitem o raciocínio e outros de relaxamento pra combater algum nível de estresse). Existem também muitas substâncias de pouca e/ ou nenhuma agressividade e muito bom resultado – chamadas de “drogas inteligentes”. Fosfatidilserina, prescrita em farmácias de manipulação, é uma substância que faz parte da estrutura da célula nervosa, é fundamental no processo de memorização e se desconhecem efeitos colaterais mesmo em doses elevadas. Em pessoas com problemas de memória uma substância que auxilia no tratamento é a nimodipina. É vasodilatadora periférica – trabalha modulando os canais de cálcio – reduz a pressão arterial. Efeitos colaterais mínimos se bem indicada.






LOURO




Nome científico: laurus nobilis


Nomes populares: loureiro vulgar, loureiro dos poetas


Indicações: úlceras, amenorréias, dispepsias e nevralgias. Facilita a digestão e ajuda no tratamento das bronquites crônicas.


Características: o loureiro era a árvore consagrada ao deus apolo, deus grego da profecia, poesia e cura. As sacerdotisas transmitiam suas profecias após, entre outros rituais, comer uma folha de louro. Na antiguidade greco-romana, era símbolo de glória, com as coroas feitas da erva. Originário do Mediterrâneo, o louro se adaptou bem em regiões de clima temperado. Erva de folhas brilhantes e uma tonalidade verde-escuro pálido. As folhas são muito usadas pra marinar alimentos. Geralmente as folhas são compradas secas, ainda que possam ser encontradas frescas. Quando cozido, o aroma do louro fica mais acentuado e dá mais sabor aos alimentos. Ideal para pratos de carne, frango, ou peixes assados no forno. Quando misturado a outras ervas aromáticas, também pode ser usado como ingrediente de temperos.




Uso Medicinal


Alivia cólicas mestruais e ajuda a curar afecções de pele e do ouvido. Atua contra cansaço e auxilia no tratamento de hemorróidas, reumatismo e contusões. Em infusão ajuda a fazer a digestão e estimular o apetite. Os frutos são reguladores de apetite devido às substancias amargas que contém. O pó de frutos de loureiro emprega-se como especiaria estomacal e diurético em uso interno, e no exterior como ungüento nas hemorróidas. O óleo utiliza-se como massa cutânea nas doenças reumáticas da pele e como meio protetor contra os insetos.


Infusão


Uma xícara de infusão feita na base de 5 gramas de folhas secas em ½ litro de água. Emprega-se como remédio nas dores do estômago e nos vômitos.




Contra-indicação


Pelo teor de óleos essenciais, o óleo de loureiro pode dar lugar a reações alérgicas. É um sensibilizador aos raios ultravioletas, tal como o óleo da bergamota. Por isso é importante evitar irradiações fortes de sol, pois pode ocasionar na doença de Berloque.




Uso caseiro


Ramos pendurados pela casa resfrescam e perfumam o ar. As folhas nas gavetas e nos armários ajudam a afastar traças.




URTIGA




Nome científico: Urtica dióica L.


Família: urticaceae


Partes utilizadas: raiz e folhas


Constituines químicos: acetilcolina, acetofenona, ácido acético, ácido fórmico, ácidos graxos, ácido ascórbico, betaína, beta-sitosterol, carotenóides, clorofila, escolpoletina, flavonóides(glicosedeos da quercetina), fitosterol, glicerol, histamina, lecitina, mucilagem, nicotina, óleos voláteis, quercetina, sais minerais(s,si,k,fé, ca,na)secretina, serotonina, sistosterol, substâncias histamínicas, taninos, a-tocoferol eviolaxantina, vitaminas A,C, b2,b5.


Propriedades medicinais: adstringente, anti-radicais livres, anti-seborréica, anti-septica, antiescorbútica, antioxidante, bactericida, depurativa, estimulante, hemostática, hipoglicêmica, revitalizante, revulsiva, tônica, vasoconstritora, tonificante capilar.




Indicações


Ácido úrico anemia, asma, brônquicos, buço-faringeas(infecções), cabelos (caspa, crescimento, opacos, queda), ciática, complemento alimentar, circulação, cravos, depuração do sangue , diabete, diarréia, digestão, dor reumática, espinhas, ferida, gota, hemorragia, manchas, pele(feridas, irritação pós-sol, queimadura, sardas, tecidos danificados, úlceras), próstata (hiperplasia benigna), problema urinário, reumatismo gotoso, úlcera.




Uso


Fazer o chá das raízes. Tomar um copo durante oito dias. Repetir a dose outras vezes.




Contra-indicações/cuidados


Gestantes e portadores de edema causado por problemas cardíacos ou renais. Podem ocorrer  reações alérgicas. Máximo cuidado ao colher a erva, pois pode provocar irritações na pele durante o contato.




Efeitos colaterais


Pode ocorrer irritação da pele e dos olhos e reações alérgicas quando utilizado externamente. O consumo interno pode causar náusea e vômitos em pessoas de estômago sensível e crianças.


BALSAMO




Nome científico: myroxylon peruiferum l.f.


Nomes populares:balsamo-da-américa, balsamo-de cartagena, balsamo-de cheiro-eterno, balsamo de são tomaz, balsamo de traep, balsamo-indicoseco, balsamo- tolutano, benjoim-donorte, coroiba, óleo- vermelho, opobalsamo, pau-balsamo, resina de tabu


Família: leguminosae


Ocorrência Geográfica:ocorre em toda a América, muito freqüente no Brasil, desde as florestas da baciado Paraná, Mata atlântica da bahia, zona da mata de minas gerais, floresta equatorial da parte do sul e sudoeste da região amazônica e até na caatinga do nordeste do Pais.


Parte empregada: entrecasca, semente e resina




Composição Química


Resina: constituída por acido cinâmico, benzóico, ésteres de um álcool complexo e toluresinotanol (C17H1805).


Balsamo: é constituído por material resinoso, 25 a 30% e 60% a 65% de óleo essencial. Este óleo é composto por ácido benzóico, benzoato de benzila, cinamato de benzila e uma pequena quantidade de n-nerolidol, farnesol, cinamato de cinamil e vanilina. Bálsamo da semente. É constituído por cumarina (0,39%) e tanino.




Propriedades terapêuticas


Diurteitoc, vermífugo, balsâmico, antisseptico, parasiticida, cacatrizante, germicida, anti-asmatio, expectorante, tonico, estimulante. Combate tosses, bronquite, ronquidão, laringites, catarros do pulmão, agindo também contra doenças das vias urinarias, leucorréia e blenorragias.




MARGARIDINHA


Nome cientifico: bellis perennis


Nomes populares: margaridinha, bela-margarida, margarida-rasteira, mãe de família, malmequer-branca.


Família: compostas


Parte usada: folhas e flores secas (secar na sombra) para salada, usar as folhas tenras.


Características: A margaridinha possui flores, brancas, roxas, rosa, vermelhas ou variegadas, semelhantes à margarida em miniatura. Ela se propaga por sementes e a época da margaridinha é o verão. Suas folhas são usadas como salada.


Indicações: depurada, expectorante, adstringente, deseinfetante, combate as furunculoses, vertigens e esgotamento nervoso.




Uso medicinal


As folhas são usadas como vulnerarias e laxativas. Para gota, metrites da menopausa, certos tipos de dor de cabeça, verrugas, furúnculo e feridas são alguns dos tratamentos utilizados em homeopatia. Por ser adstringente e desinfetante, a margaridinha é usada nas inflamações da boca, faringe e garganta.


AS FOLHAS SÃO USADA COMO VULNERÁRIAS E LAXATIVAS. PARA GOTA, METRITES DA MENOPAUSA. CERTOS TIPOS DE DOR DE CABEÇA DENTRE OUTROS.


Adstringente bucal


Para obter o efeito de limpeza na boca e na garganta, ferva um punhado de folhas e flores secas, em meio litro de água, por 5 a 10 minutos. Deixe ficar morno, filtre e use em gargarejos e bochechos várias vezes no dia.




CALÊNDURA




Nome cientifico: calendula officinalis L.


Nomes populares: calêndura; mal-me-quer, maravilha,


Partes usadas: folhas e flores.


Indicação: cólicas e menstruação irregulares, queimaduras suaves, e de sol, tratamento de acne, é antialérgica, expectorante, anti-septica, anti-ictérica, antiinflamatória , cicatrizante, antiscorbutica, oftálmica, antiespamodica, bactericida e emenagoga.


Características: planta anual e rústica, de 30 a 50 centimetros de altura, com folhas verdes e pubecentes, caule verde e carnudo, coberto de pelos finos e glândulas. As sementes são de cor creme, na forma de um apóstrofo curvo. As flores são de um laranja vivo. Pllanta anual e rústica, vai bem em solo fofo e fértil, livre de ervas daninhas, e com bom teor de umidade(mas não encharcado, para evitar doenças fúngicas).


Mitos: seu nome botânic deriva da crença de que parece estar sempre em flor nos primeiros dias de cada mês (do latim calendas). Os antigos egípcios acreditavam que possua propriedades de rejuvenescimento. Os hindus utilizavam-na para decorar altares e os persas e gregos guarneciam e aromatizavam a comida com suas pétalas douradas. Uma das lendas que  a envolvem diz que a menina que pisar descalça em suas pétalas começara a entender a linguagem dos pássaros. Seus poderes também são invocados em sonhos premonitórios. Uma gruirlanda de calenduras na porta de entrada da casa espanta qualquer mal. Outra crença popular sobre calêndura eé de que se não abrirem suas flores ate 7 horas pode aguardar chuva.




Uso medicinal


Fonte de iodo orgânico responsável por suas propriedades anti-septicas, impede a formação de pus em cortes e queimaduras, favorecendo a granulação dos tecidos que apressam a cicatrização. Bom para contusões e frieras. A calendura contem propriedades que auxiliam no combate a infecções e na diminuição de gastrites e úlceras duodenais graças a sua ação cicatrizante. No uso externo favorece a regeneração da pele, acalma e refresca cútis delicadas e sensíveis e age como agente diminuidor de oleosidade em casos de pele com acne. O óleo da calendura é indicado para combater o ressecamento dos mamilos de mulheres em fase de amamentação, não sendo prejudicial ao bebe. Auxilia a vir a menstruação. A infusão da flor é boa para a digestão e é recomendável para lavar a boca contra as doenças das gengivas. Para preparar óleo para luxações, veias congestionadas, ulceras externas e problemas de pele, coloque um punhado de flores num pote de vidro com 1 xicara de azeite de e oliva. Deixe em janela ensolarada e mexa o pote de vez em quando. Estará pronto após de 1 semana a um mês de preparo.




Contra-indicação:


Por causar mesntruação, não é recomendável o uso interno para gestantes.




Uso cosmético


É excelente para loções para o rosto. Loção misture 1 xicara de flores em 2 xicaras de leite morno. Deixe esfriar coe, e conserve em geladeira até o uso. Aplique na pele previamente lavada com vinagre de maça.




ALGA MARINHA




Nome científico: fucus vesículosus, laminariales, lithothane, etc.


Indicação: bronquite, artrose, reumatismo, diabete, leucemia, infecções do fígado, problemas do sistema respiratório, infecções na garganta, feridas difíceis de cicatrizar, ou ate mesmo o que não tem cura(fazer compressas), queimaduras, cura anemia, regula pressão sanguínea, alta e baixa e cura impotência.


Características: no extremo oriente, as algas fazer parte da alimentação diária, muito usadas nas receitas de comida japonesa. Existem diversos tipos de algas, classificadas em algas azuis (cianofíceas,: crescem no mar, na água doce em solos úmidos) algas verdes (clorofíceas:algas de água doce), algas castanhas(feofíceas: algas sobretudo marinhas) e algas vermelhas (redoficeas: que também são marinhas, em sua maioria). Composição nutricional: iodos, mineral (brometos, cloreto de sódio e de potássio, sulfato de sódio, fosfato de cálcio e de ferro), manganês, estanho, selênio, cobalto, ouro, arsênio, radio, mesotório, princípios antibióticos e antiviroticos, zinco e niquei. Hidratos de carbono, independentemente de seu conteúdo em matérias protéicas, em particular em aminoácidos, as algas são especialmente ricas em certas vitaminas. O fucus vesiculosus contem uma quantidade de vitamina C superior a das frutas cítricas; as laminariales, além de vitamina E, contem o ergosterol que, mediante irradiação, transforma-se em vitamina D.




Uso medicinal


O suco viscoso das laminariales estanca as hemorragias. O alginato de cálcio, por sua vez, fornece curativos hemostáticos bem como certos tipos de pó para aplicar nas chagas. Certas algas azuis possuem propriedades antiflamatórias. 

Outras são bactericidas e agem enquanto antibióticos contra os calobacilos e os estafilococos. O Carragueno, sob forma de decocção de cinco por mil, é empregado há muito tempo como sedativo da tosse. Algumas algas possuem propriedades vermífugas, laxativas e purgativas.

 Ação  forticante e reconstituinte nos organismos  fatigados ou debilitados, ação recalcificante nos casos de raquitismo. No tratamento da obesidade como no da celulite, o manganês e o cobalto contidos nas algas excitarão  a atividade antitóxica do fígado, contribuindo para melhorar  o rendimento do metabolismo geral. 

Para a fadiga física, intelectual e moral, tem ação sedativa e fortificante e readapta esses organismos perturbados ou deficientes.




Função de cada elemento


Iodo: existe em grande quantidade nas laminariales e atua  no funcionamento da glândula tireóide. 

Ainda possui ação  catalítica nos casos de excesso de peso e de celulite e alivia problemas de artrite e reumatismo crônico.


Sais minerais: cálcio que vem associado ao flúor: o flúor esta ligado a sintomas ósseos e ligamentos, atrasos de calcificação e perturbações da estática vertebral. 

O magnésio  favorece o equilíbrio cálcico. 

Cálcio e magnésio são encontrados principalmente no gênero lithothane. 

O potássio age sobre o reumatismo crônico e as artroses; manganês: atua na tireóide e em estados artríticos; arsênio: bronquites repetidas e sinusites crônicas; cobalto: de efeito vasodilatador e hipotensor, é regulador do sistema nervoso simppatico. 

Secundariamente, contribui para diminuir a taxa de açúcar do sangue; vitamina A: vitamina do crescimento e da resistência às doenças de ação. Eficaz nos casos de raquitismo, de perda de peso, e após doenças graves; vitamina B2 ou Riboflavina: contra fadiga geral e manifestações reumáticas; vitaminas B12: propriedades antianêmicas; vitamina C; destruidora das toxinas e age como  fator de estabilidade sanguinea. 

Intervem diretamente na formação da hemoglobina, pigmento colorido do glóbulo vermelho que garante no sangue o transporte de oxigênio aos tecidos. 

Também proporciona resistência contra  a fadiga; vitamina D ou ergocalciferol: encontrado  nas algas laminariales, atua como anti-raquitismo e é fixador do cálcio.




Chá para emagrecer e aliviar celulite


Este chá emagrece e não deixa a pele flácida, queima as gorduras e células deixando a pele firme e sadia. Prepare o chá da índia e deixa-o esfriar. 

Coloque-o num recipiente de vidro ou de plástico e coloque a alga, deixando-a em infusão (em descanso) por 15 dias. 

Tampe o recipiente com um pano para evitar sujeiras externas, não tampe com ou outro, pois a alga  é planta viva e necessita de ar para sobreviver. 

Passado os 15 dias, o chá esta pronto para ser tomado, sempre um cálice antes das principais refeições. O chá deverá ficar com o sabor idêntico ao vinho branco seco. Usando o brotinho da alga o sabor  ficara um pouco azedo. Você demora algum tempo para emagrecer, mas quando começa não para mais. 

Após ter emagrecido não jogue fora a sua alga, pois tomando o chá todos os dias você fica livre de qualquer infecção, ou seja, ate de um simples resfriado.




Após ter emagrecido pode eliminar o açúcar do chá, pois  não e você que se alimenta do açúcar e sim a alga que, nutrindo-se do açúcar, solta uma substancia que faz emagrecer nesta fase, não é necessário, os 15 dias de infusão, basta  apenas seis ou sete dias, pois assim a alga não tem tempo de comer o açúcar e quem come e você, por isso pode substituir o açúcar por mel ou adoçante.

Porem, e bom ressaltar  que para emagrecer e necessário o uso do açúcar. Após ter emagrecido, tome um cálice 3 vezes ao dia, após as principais refeições. 

Pode tomar um dia sim, outro não. Use sempre as algas mais velhas, pois os brotinhos demoraram mais para fazer efeito.

 Para celulite, passe o chá nos lugares onde ela se localiza. Passe como as mãos fazendo com que o chá penetre bem na pele e deixe secar normalmente.




Uso cosmético


O creme de algas diminui rugas e manchas na pele. O preparo é simples.

bata a alga, o chá e o açúcar no liquidificador. 
Obtendo-se o creme, guarde em uma vasilha na geladeira sem tampar. Espalhe o creme por todo o rosto. 
Como se fosse uma máscara . deite-se e descanse por uma hora, com os olhos fechados e sem sorrir para a mascara não partir. 

O creme trabalha a pele, repuxando-a eliminando as rugas. 

Os conhecidos pés de galinha saem em um mês. Para quem  tem problemas mais sérios é necessário aplicar o creme todos os dias. 

Após uma hora retirar o creme lavando o rosto com água fria e passando em seguida um algodão embebido em chá de alga marinha para melhor resultado.

 Você pode usar um creme hidratante também, alem de eliminar também as manchas da pele.


Prof Dr Master Reikiana Aldry Suzuki




Nenhum comentário:

Postar um comentário