domingo, 16 de setembro de 2012

Brás, Bexiga Barra Funda - Alcântara Machado 9 ano - 3 Bimestre


CANTINHO BRASILEIRO


9 Ano – Brás, bexiga e Barra Funda- Alcântara Machado  -  Síntese - 3 bimestre

Artigo de Fundo

1-Quais as três raças, mencionadas no texto, que os poetas xingaram de tristes?  A 1 os índios, 2 os portugueses, 3 os negros.

2- A frase” a primeira, as caravelas descobridoras encontraram aqui comendo gente, e desdenhosa de mostrar suas vergonhas.” Encerra julgamento do autor? Em caso negativo, de quem seria esse julgamento?A afirmação é irônica, encerra julgamento dos descobridores portugueses a respeito dos índios.

3-Qual a planta trazida de fora para o Brasil que nos trouxe riqueza e nos fez conhecidos no exterior? O Café.

4- Em “Do Consórcio da gente imigrante com o ambiente , do consórcio da gente imigrante com o indígena nasceram os novos mamalucos”, é chamado indígena? O povo brasileiro, formado pela miscigenação do índio, do branco português e do negro.

5- Mamaluco ou mameluco é o mestiço de branco com índio. No texto, o autor também chama de mamaluco? O filho do imigrante com o brasileiro.

6-Diferença entre imigrante e emigrante? Imigrante- aquele que imigra , isto é, aquele que entra num país estranho para nele viver.

Emigrante- aquele que emigra, isto é, que deixa um país para ir estabelecer-se em outro.

7- Ao sair da Itália para vir ao Brasil, os italianos estavam emigrando.

7-1-Ao entrar no Brasil, os italianos  são considerados imigrantes.

8-O que o texto nos informa sobre a receptividade ao italiano em São Paulo? No início, o imigrante italiano não foi bem aceito. No entanto, conseguiu adaptar-se à nova terra, prosperar e integrar-se perfeitamente à sociedade.

Gaetaninho

Gaetaninho era um menino pobre. Andava de carro só em enterro ou casamento. Sonhava em atravessar de carro a cidade. Era apenas um sonho. Um dia jogando bola Gaetaninho foi atropelado por um bonde e morreu. No Bonde vinha seu pai. Agora andava de carro. E no carro da frente, dentro de um caixão fechado com flores pobres por cima.Ele sonhava em acompanhar um enterro, porque era a oportunidade para atravessar a cidade de carro.

A relação entre tia Filomena, seu Rubinho , o elefante e a vaca do jogo do bicho. Os jogadores associam seu Rubinho com o elefante e a tia Filomena com a vaca.

Porque podemos afirmar que o desfecho do conto é uma amarga ironia? Gaetaninho  finalmente percorre a cidade de carro, porém morto. Foi atropelado pelo bonde onde vinha seu pai. Beppino, provocado por Gaetaninho por não poder ir ao enterro do pai do Afonso, vai  na boléia de um dos carros, tal como Gaetaninho sonhou.

Carmela

Os nomes das casas de modas . O que eles sugerem sobre o idioma de prestígio e a moda imitada em São Paulo no início do Século? Os nomes das lojas sugerem que o idioma francês e a moda francesa gozavam de prestígio na cidade.

Qual das duas moças era cobiçada pelo rapaz do carro? Carmela

Por quem Ângelo se interessa? Carmela

Como o autor caracteriza Bianca? Estrábica e feia

Qual o hábito de Bianca demonstra seu nervosismo? Roer unhas.

Por que Bianca critica a amiga, quando esta anuncia que irá sair sozinha com o rapaz do carro, se antes a incentivou a conversar com ele? A crítica , tal como explicitada, tem como razão o fato de Carmela declarar que sairia sozinha com um homem, de carro, comportamento recriminado na época por famílias tradicionais, como as de imigrantes italianos. No entanto, o  comportamento de Bianca, sugere despeito, inveja pelo fato de a amiga ter, como o sexo oposto, o sucesso que ela estava longe de conseguir.

Por que Carmela convida Bianca para dar uma volta se pretendia sair sozinha com o rapaz di carro? Para que seus pais não desconfiassem que ela iria sair com um homem.

Comente a fala de Bianca “- o Ângelo ? O Ângelo é outra cousa. É pra casar” Que tipo de moral se revela nesta fala? Atualmente, no ambiente em que você vive , ainda prevalece este tipo de moral? Explique. A fala revela moral, predominantemente masculina, que dissocia sexo e casamento. Atualmente, em diversos ambientes, este tipo de moral ainda predomina, sendo aceito somente pra os homens. Espera-se que as mulheres tenham como objetivo principal, em suas relações amorosas, o casamento.

Tiro de Guerra 35

O fato de ter sido soldado do Tiro-de-Guerra beneficiou em alguma coisa a ascensão profissional de Aristodemo? Justifique. Não, pois apenas mudou de uma companhia para outra, permanecendo cobrador na mesma Linha.

Compare os nomes das duas companhias de autoviação em Aristodemo trabalhou. O que esses nomes indicam sobre a origem dessas empresas? 1 – companhia autoviação grabrielle d`annunzio – é de origem italiana, indicando que deveria tratar-se de uma empresa estrangeira; o da segunda – sociedade de Transporte Rui Barbosa – sugere que seja uma empresa mais “brasileira”

Por que Aristodemo teria trocado uma empresa por outra? Teria trocado uma empresa estrangeira por outra mais “brasileira” movido por nacionalismo e espírito patriótico.

Amor e Sangue

Grazia não queria mais falar com Nicolino. Por mais que ele tentasse ela não queria mais saber dele. Ainda espernaçoso foi até o barbeiro cortar o cabelo e fazer a barba para ver se, mais bonito, reconquistava seu amor. No barbeiro ficou sabendo que um jovem matara uma moça por um amor não correspondido. Achou bandidagem tudo aquilo , não amor. Saiu do barbeiro e topou com Grazia. Ela não queria mesmo saber dele. Nicolino ameaçou até se matar, mas nada dela voltar a falar com ele. Foi então que ele voltou aborrecido. Mas tarde quando Grazia conversava com Rosa, Nicolino veio conversar com ela ( ou tentar pelo menos) pela última vez pedir que ela voltasse com ele. A tentativa foi de novo em vão. Então foi, que  , com uma punhalada ele a matou. Disse ao delegado que só matou porque estava louco e porque era um desgraçado. O estribilho do Assassinato por amor causou furor na Zona.

A Sociedade

O filho de Salvatore Melli chamado Adriano Melli namorava Tereza Rita filha do conselho Jose´Bonifácio cuja esposa não gostava nem um pouco do namorado que a filha arrumara. Um dia Salvatore melli e o Conselheiro José Bonifacio fizeram um ótimo negócio juntos. O negócio fora taão bom para ambos que logo seus filhos casaram um com o outro e a mulher do conselheiro que era contra se apegou ao genro e passou a gostar dele. Formando um forte laço de amizade.

Lisseta

Por que a menina rica, dona do urso, começou a brincar com o urso? Para exibi-lo, aguçando mais a cobiça e a inveja de Liseta.

Compare o comportamento das duas mães em duas situações:

a-   A relação à filha;

b-   Em relação à outra mulher.

a-a mãe de liseta repreendeu a filha inúmeras vezes, a mãe da menina rica, com carícias e sorrisos, demonstrou aprovar o comportamento da filha.

b-A mãe de liseta desculpou-se mais de uma vez com a outra mulher pelo comportamento da filha; a mãe da menina rica agiu como se ignorasse o pedido de desculpas.

Compare o urso da menina rica com o urso que Liseta ganhou? O urso da menina rica era caro, felpudo, amarelo e fazia vários movimentos. O urso que Liseta ganhou era pequenino e de lata.

O desfecho do conto sugere que Liseta ainda cobiçava o urso da menina rica ou contentou-se com o seu? Sugere que o urso que ganhou , ainda que pequeno e de lata, adquiriu, o mesmo valor que o urso cobiçado no bonde.

CORINTIANS  (2) VS. PALESTRA (1)

O que o título do texto informa a respeito do resultado da partida entre os dois times? Corintians venceu palestra por 2 a 1.

Por que Miquelina teria resolvido ir novamente à sociedade? Provavelmente para encontrar Biagio, agora aclamado pela vitória do Corintians, e reatar o namoro.

Notas Biográficas do Novo Deputado

Repare na linguagem empregada na carta pelo administrador da fazenda . Segue o padrão culto? Podemos dizer que é coloquial, que reproduz a língua falada? A linguagem empregada na carta nem segue o padrão culto, nem é coloquial ou reproduz a língua falada. Sugere pretensão formal, elegante e obedece a norma culta, mas, deste ponto de vista, apresenta lugares comuns, como “venho por meio desta”, e incorreções: “as chuvarada”, “divido”. “anemia nos rim”, “orfam”, “pesso” “intaliano” e tratamento ora na segunda pessoa do plural ora na terceira do singular (“saúdo-vos” , “seu compadre”).

Por que o coronel trocou o nome Gennarinho por Januário?   Por ser brasileiro, preferiu que o afilhado, agora vivendo como seu filho, tivesse nome do idioma português e não do italiano.

Quem é o deputado que redigiu as notas biográficas? Gennarinho, agora Januário.

O Monstro de Rodas

Quem havia morrido? Uma menina

Em geral , qual era o comportamento das pessoas no velório? Estavam comovidas, chocadas, transtornadas com  a morte? O comportamento das pessoas não sugere comoção, a não ser o da mãe da menina. Os demais parecem mais estar participando de um acontecimento que quebrou a rotina do local ou cumprindo uma formalidade.

O que o texto dá a entender sobre a causa da morte? A menina foi atropelada por alguém “filho de rico”

No texto dá a entender sobre a ação da imprensa? Dá a entender que é controlada pelo poder econômico.

Armazém Progresso de São Paulo

A ambição da família de Natal e Pienotto era progredir financeiramente. Por que a notícia referente à subida do preço da cebola animou a família. Porque Natale Pienotto iria comprar, a baixo preço, grande quantidade de cebola do português proprietário da confeitaria.

O texto sugere que Dona Bianca era devota de santo Antonio de Pádua. Pela moral cristã , é lícito alguém pedir ao santo par a enriquecer desta maneira? O dono do armazém planejava comprar a cebolas de seu vizinho da confeitaria, com filho pequeno e mulher grávida, pelo menor preço possível, sem mencionar que o produto subiria de preço. Embora não estivesse roubando, de alguma maneira estava omitindo um fato importante para levar vantagem, procedimento este condenado pela moral cristã.

Nacionalidade

O barbeiro Tranquilo Zampinetti era tranqüilo. A tarde sentava junto a sua esposa na calçada e falavam somente da Itália. O único  desgosto, que sentiam era esse. Saudades da terra natal. Ia dormir com a idéia de voltar à pátria na cabeça. Ele era proprietário de vários prédios em Saõ Paulo. Chorou como uma criança o Bruno formou bacharel em ciências Juridicas e sociais pela faculdade de Direito de São Paulo. O primeiro serviço profissional de Bruno foi naturalizar brasileiro Tranquilo Zampinetti, cidadão italiano residente em São Paulo.



Prof Dr Master Reikiana Aldry Suzuki

6 comentários:

  1. obrigado por me ajudar dhjaduahdauhdhadhad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada.. fique a vontade, postei para poder auxiliar todos os alunos. Tenha um esplendoroso final de semana com muita paz e luz. Amém.

      Excluir
  2. Respostas
    1. De Nada Gabriela Lopes, tenha um maravilhoso estudo. Tenha um esplendoroso final de semana com muita paz e luz

      Excluir
  3. Ajudou, mas bem q poderia colocar as respostas com outras palavras, mais fáceis, Sla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, mil desculpas, pelas palavras. Mas nos escrevemos como falamos no dia a dia. E como se fosse uma marca registrada de você, mesmo. Mas espero que consiga realização em suas atividades escolares, com carinho Aldry Suzuki

      Excluir