V -
UTILIZAÇÃO
Contar
histórias, todo mundo conta, contar bem uma história seria tão fácil assim?
Todo professor – deve ser
necessariamente um bom contador de estórias...)
“um fazer para quem conta...”
“um prazer para quem ouve...”
As
características das crianças justificavam o valor e a razão de se incluir
histórias nas nossas atividades.
Durante o seu
crescimento a criança vai participando, aos poucos da vida em grupo.
As histórias, com suas situações reais e imaginárias, devem despertar na criança: prazer, agrado,
interesse.
A linguagem
da criança está em fase de evolução e ele está se socializando. A história vai
contribuir para este desenvolvimento, observando, ouvindo com atenção,
perguntando, respondendo, enfim aproveitando todas as oportunidades, a criança
vai adquirindo palavras novas que vão ser incorporadas, aos poucos, com vida ao
seu vocabulário.
Nesta fase,
realidade e fantasia se confundem. Cabe a professora escolher as histórias que atendam às necessidades e aos interesses
das crianças. Aos poucos as próprias crianças irão percebendo o que é real e o
que é fantasia.
Para se
escolher a história – o conteúdo deverá estr ligado as coisas que a criança
conhece respeitando a cultura local, e ao mesmo tempo aumentando suas
experiências. Assim as estórias deverão contar acontecimentos da vida real, da
família, da casa, da comunidade, dos parentes, dos animais domésticos, do circo
ou do jardim zoológico, do campo, fazenda, férias, festas de aniversário e
todas as outras que estimulam a sua fantasia.
DEVE-SE
PROCURAR:
A.
Gostar de contar histórias;
B.
Conhecer bem as crianças;
C.
Saber dosar a voz;
D.
Introduzir quadrinhas ou pequenas canções nas histórias
facilitando a dramatização espontânea;
E.
Dar um pouco de você mesmo ao contar história;
F.
Falar pausadamente sem exageros;
G.
Usar linguagem clara, simples;
H.
Explicar todas as palavras novas;
I. Preferir enredos simples;
J. Aproveitar repetições;
ESCOLHER UM
LOCAL PARA A HISTÓRIA
A.
A própria sala;
B.
Um cantinho sossegado;
C.
O fim de um corredor;
D.
Um banco de jardim;
E.
Em um quintal, terreno ou área externa (à sombra de uma
árvore);
F.
O principal é que a história não seja interrompida.
E MAIS
A.
Sentar as crianças em semicírculo no chão;
B.
Você professor: poderá sentar-se numa cadeira baixa
(para que as crianças possam ver as ilustrações); Você pode sentar no chão, mas
tomando cuidado para que todos possam ver a ilustrações;
C.
Procurar falar o nome das crianças como se fossem
personagens de histórias;
D.
Criar um clima propício no início da história;
COMO
APRESENTAR AS HISTÓRIAS
1.
Usando a imaginação infantil... contar histórias como faziam
os antigos contadores;
2.
Escolher bem a história (uma história folclórica por
ex.);
3.
Procurar evitar os: “ai”, “então”, “ta”, intercalados
na história;
4.
Conhecer bem a história;
5.
Usar a mímica (expressão facial, transmitindo seus
próprios sentimentos);
6.
Variar a voz de acordo com os personagens(você
conseguirá);
7.
Aproximar-se mais das suas crianças;
8.
Conhecer melhor seus sentimentos;
9.
Criar um elo afetivo professor/ criança.
CUIDADOS NECESSÁRIOS QUANDO FOR USAR O LIVRO DE HISTÓRIA
1.
Ler antes cuidadosamente a história;
2.
Contá-la sem exageros – voz adequada;
3.
Mostrar uma ilustração de cada vez e de maneira que
todos vejam e não precisem reclamar;
4.
Usar o livro com cuidado e respeito, preste atenção à
maneira como virar as folhas e como segurar o livro;
5.
Levar a criança a gostar de livro.
OUTRAS FORMAS
DE CONTAR HISTÓRIAS
1.
Flanelógrafo
2.
Fantoche
3.
Desenho no quadro
4.
Cartaz de prega
5.
Mímica
6.
Livro
7.
T.V.
8.
Dobraduras
9.
Maquete
10. Bocão
11. Figuras
ou gravuras
11.1. gravuras de sentido completo
11.2. gravuras apresentando histórias mudas
11.3. gravuras que contam dois ou mais movimentos
de uma história
11.4. gravuras de sentido incompleto
11.5. exemplos diversos de sentido completo
11.6. gravuras que você deixa lacunas em aberto
12. Música
13. Radionovela
14. Álbum
seriado
15. Máscaras
(dramatizações)
16. Desenho
feito pelo aluno e o profº como escriba
17. Tema
18. Objetos
e plantas
19. Teatro
de vara
20. Dedoche
21. Marionete
22. Teatro
de Sombra
23. Narração
com efeitos especiais
1 - os efeitos sonoros
2 - os efeitos sensitivos
2.a - perfume
2.b - ventania
2.c - abelhas
3 - o final da história
3.a - em grupos
24. Narração interativa
1.a - caixa
1.b - interior da caixa
1.c -
pedaços de esperança
1.d -
manuseio da caixa
2 – aparição da fada esperança
25. Histórias matemáticas
26. Problemas
27. Através de variadas atividades o
Profº trabalhará a linguagem oral com seus
alunos
1. Em grupos
2.Variação
28. Quebra-cabeça
29. Salada
de Contos
30. Criança
como protagonista
31. Criação
de final para a história
32. História
em quadrinhos
33. Conte
um conto e faça um ponto
34. Levantamento
das histórias conhecidas pelas crianças
35. As
crianças sugerem um elemento para se criar uma história
36. O
Profº com a ajuda das crianças – criam textos
37. As
crianças confeccionam livros com palavras
38. Reproduzir
histórias através de desenhos, colagens com sucatas
39. Técnica
rodízio do papel
40. Kirigami
41. Casinha da imaginação
Aproveitando as atividades de
enriquecimento decorrente da história estimular as crianças a reproduzirem a
história, sozinhas ou em grupos através de:
v
Aproveitamento de seus comentários;
v
Confecção de um filme para o cineminha;
v
Criar novas histórias;
v
Dramatizar novas histórias espontaneamente...
v
Passeios;
v
Feiras de ciências;
v
Excursões;
v
Cartazes, denunciar, folder informativo,
pesquisa, entrevista...
Realmente á
princípio, as crianças talvez tenham dificuldades em reproduzir as histórias,
comece então, com histórias de enredo simples e poucos personagens, já os adolescentes você poderá extravasar com
seus alunos.
Ao convidarem
a criança a reproduzir a história, você pode e deve auxiliar: vá mostrando as
ilustrações, facilitando a seqüência de fatos ou qualquer outro recurso que
você professor tenha utilizado, pois com este livro, você terá várias opções e
para seu melhor desempenho na sala de
aula.
Dependendo do
objetivo que quer atingir, por ex: meio ambiente - poderá ser feito a
dramatização e mais tarde faça um passeio com seus alunos, vá com eles conhecer seu ambiente, sua cidade, se acharem
irregularidades de a eles a oportunidade de desempenhar sua cidadania e instrua
este processo de cidadão: denunciar, falar, fazer cartazes, criticar, discutir
alternativas para solucionar o seu problema, dê uma gincana de conscientização,
faça feira de ciências, entrevistas, pesquisa de campo, excursões, palestras
com órgão competente... Com a história, podemos criar e desempenhar nosso papel
como educador de uma forma extraordinária, sendo um herói , sendo um mediador
de todo esse processo de aprendizagem global que necessitamos hoje. A água esta
escassa, o ar esta poluído, constatamos a existência materiais recicláveis perdidos por ai, e
nosso planeta necessita urgente de tratamento de água, pois tem que acabar esta
poluição nos rios... Falta ética, honestidade, determinação, objetivos
humanitários, solidariedade em nossa sociedade. E nesta hora que não esqueço
jamais deste verso: “A grandeza de um País não depende dê sua extensão
territorial e sim do caráter de seu povo”.[1]
Não preciso falar mais nada...
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