domingo, 9 de setembro de 2012

42 Técnicas de Contar Histórias - X UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS







V - UTILIZAÇÃO


Contar histórias, todo mundo conta, contar bem uma história seria tão fácil assim?

Todo professor – deve ser necessariamente um bom contador de estórias...)

“um fazer para quem conta...”

“um prazer para quem ouve...”

As características das crianças justificavam o valor e a razão de se incluir histórias nas nossas atividades.

Durante o seu crescimento a criança vai participando, aos poucos da vida em grupo.

   As histórias, com suas situações reais e imaginárias,  devem despertar na criança: prazer, agrado, interesse.

A linguagem da criança está em fase de evolução e ele está se socializando. A história vai contribuir para este desenvolvimento, observando, ouvindo com atenção, perguntando, respondendo, enfim aproveitando todas as oportunidades, a criança vai adquirindo palavras novas que vão ser incorporadas, aos poucos, com vida ao seu vocabulário.

Nesta fase, realidade e fantasia se confundem. Cabe a professora escolher as histórias  que atendam às necessidades e aos interesses das crianças. Aos poucos as próprias crianças irão percebendo o que é real e o que é fantasia.

Para se escolher a história – o conteúdo deverá estr ligado as coisas que a criança conhece respeitando a cultura local, e ao mesmo tempo aumentando suas experiências. Assim as estórias deverão contar acontecimentos da vida real, da família, da casa, da comunidade, dos parentes, dos animais domésticos, do circo ou do jardim zoológico, do campo, fazenda, férias, festas de aniversário e todas as outras que estimulam a sua fantasia.


DEVE-SE PROCURAR:

A.    Gostar de contar histórias;

B.     Conhecer bem as crianças;

C.     Saber dosar a voz;

D.    Introduzir quadrinhas ou pequenas canções nas histórias facilitando a dramatização espontânea;

E.     Dar um pouco de você mesmo ao contar história;

F.      Falar pausadamente sem exageros;

G.    Usar linguagem clara, simples;

H.    Explicar todas as palavras novas;

I.    Preferir enredos simples;

J.    Aproveitar repetições;


ESCOLHER UM LOCAL PARA A HISTÓRIA

A.   A própria sala;

B.    Um cantinho sossegado;

C.    O fim de um corredor;

D.   Um banco de jardim;

E.    Em um quintal, terreno ou área externa (à sombra de uma árvore);

F.     O principal é que a história não seja interrompida.


E MAIS

A.    Sentar as crianças em semicírculo no chão;

B.     Você professor: poderá sentar-se numa cadeira baixa (para que as crianças possam ver as ilustrações); Você pode sentar no chão, mas tomando cuidado para que todos possam ver a ilustrações;

C.     Procurar falar o nome das crianças como se fossem personagens de histórias;

D.    Criar um clima propício no início da história;


COMO APRESENTAR AS HISTÓRIAS

1.      Usando a imaginação infantil... contar histórias como faziam os antigos contadores;

2.      Escolher bem a história (uma história folclórica por ex.);

3.      Procurar evitar os: “ai”, “então”, “ta”, intercalados na história;

4.      Conhecer bem a história;

5.      Usar a mímica (expressão facial, transmitindo seus próprios sentimentos);

6.      Variar a voz de acordo com os personagens(você conseguirá);

7.      Aproximar-se mais das suas crianças;

8.      Conhecer melhor seus sentimentos;

9.      Criar um elo afetivo professor/ criança.


CUIDADOS NECESSÁRIOS QUANDO FOR USAR O LIVRO DE HISTÓRIA

1.      Ler antes cuidadosamente a história;

2.      Contá-la sem exageros – voz adequada;

3.      Mostrar uma ilustração de cada vez e de maneira que todos vejam  e não precisem reclamar;

4.      Usar o livro com cuidado e respeito, preste atenção à maneira como virar as folhas e como segurar o livro;

5.      Levar a criança a gostar de livro.


OUTRAS FORMAS DE CONTAR HISTÓRIAS

1.      Flanelógrafo

2.      Fantoche

3.      Desenho no quadro

4.      Cartaz de prega

5.      Mímica

6.      Livro

7.      T.V.

8.      Dobraduras

9.      Maquete

10.  Bocão

11.  Figuras ou gravuras

11.1. gravuras de sentido completo

11.2. gravuras apresentando histórias mudas

11.3. gravuras que contam dois ou mais movimentos de uma história

11.4. gravuras de sentido incompleto

11.5. exemplos diversos de sentido completo

11.6. gravuras que você deixa lacunas em aberto

12.  Música

13.  Radionovela

14.  Álbum seriado

15.  Máscaras (dramatizações)

16.  Desenho feito pelo aluno e o profº como escriba

17.  Tema

18.  Objetos e plantas

19.  Teatro de vara

20.  Dedoche

21.  Marionete

22.  Teatro de Sombra

23.  Narração com efeitos especiais

1 - os efeitos sonoros

2 - os efeitos sensitivos

2.a - perfume

2.b - ventania

2.c - abelhas

3 - o final da história

3.a - em grupos

24. Narração interativa

1.a - caixa

1.b - interior da caixa

1.c -  pedaços de esperança

1.d  - manuseio da caixa

2 – aparição da fada esperança

25. Histórias matemáticas

26. Problemas

      27. Através de variadas atividades o Profº trabalhará a linguagem oral com seus  alunos

1. Em grupos

2.Variação

28.  Quebra-cabeça

29.  Salada de Contos

30.  Criança como protagonista

31.  Criação de final para a história

32.  História em quadrinhos

33.  Conte um conto e faça um ponto

34.  Levantamento das histórias conhecidas pelas crianças

35.  As crianças sugerem um elemento para se criar uma história

36.  O Profº com a ajuda das crianças – criam textos

37.  As crianças confeccionam livros com palavras

38.  Reproduzir histórias através de desenhos, colagens com sucatas

39.  Técnica rodízio do papel

40.  Kirigami

      41. Casinha da imaginação

Aproveitando as atividades de enriquecimento decorrente da história estimular as crianças a reproduzirem a história, sozinhas ou em grupos através de:

v  Aproveitamento de seus comentários;

v  Confecção de um filme para o cineminha;

v  Criar novas histórias;

v  Dramatizar novas histórias espontaneamente...

v  Passeios;

v  Feiras de ciências;

v  Excursões;

v  Cartazes, denunciar, folder informativo, pesquisa, entrevista...


Realmente á princípio, as crianças talvez tenham dificuldades em reproduzir as histórias, comece então, com histórias de enredo simples e poucos personagens, já  os adolescentes você poderá extravasar com seus alunos.

Ao convidarem a criança a reproduzir a história, você pode e deve auxiliar: vá mostrando as ilustrações, facilitando a seqüência de fatos ou qualquer outro recurso que você professor tenha utilizado, pois com este livro, você terá várias opções e para seu melhor desempenho na sala  de aula.

Dependendo do objetivo que quer atingir, por ex: meio ambiente - poderá ser feito a dramatização e mais tarde faça um passeio com seus alunos,  vá com eles conhecer seu  ambiente, sua cidade, se acharem irregularidades de a eles a oportunidade de desempenhar sua cidadania e instrua este processo de cidadão: denunciar, falar, fazer cartazes, criticar, discutir alternativas para solucionar o seu problema, dê uma gincana de conscientização, faça feira de ciências, entrevistas, pesquisa de campo, excursões, palestras com órgão competente... Com a história, podemos criar e desempenhar nosso papel como educador de uma forma extraordinária, sendo um herói , sendo um mediador de todo esse processo de aprendizagem global que necessitamos hoje. A água esta escassa, o ar esta poluído, constatamos a existência  materiais recicláveis perdidos por ai, e nosso planeta necessita urgente de tratamento de água, pois tem que acabar esta poluição nos rios... Falta ética, honestidade, determinação, objetivos humanitários, solidariedade em nossa sociedade. E nesta hora que não esqueço jamais deste verso: “A grandeza de um País não depende dê sua extensão territorial e sim do caráter de seu povo”.[1] Não preciso falar mais nada...




[1] Colbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário