27 – ATRAVÉS DE VARIADAS ATIVIDADES O PROFº
TRABALHARÁ A LINGUAGEM ORAL COM SEUS ALUNOS
# As crianças inventarão suas próprias
histórias com temas sugeridos ou não pelo profº;
# Recontar a história contada ou lida pelo
professor;
#
Recontar a história através de uma dramatização;
# Modificar o princípio ou o fim da
história;
# Fazer pantomimas de cenas da história;
# Dramatizar os diálogos da história;
1 –EM GRUPOS:
os alunos realizam mudanças na história contada, apresentando cada grupo.
Ø
Mudança no meio;
Ø
Mudança no final;
Ø
Mudança no princípio;
Ø
Mudança de personagens;
Ø
Mudança de situações da história.
2 – VARIAÇÃO:
dizer um trecho de uma história para que os alunos a identifiquem.
Ø
A mãe deu a cesta de docinhos;
Ø
O menino tocou a flauta encantada;
Ø
Quando o menino mentia seu nariz crescia;
Ø
Ou o profº fala o nome de uma história e os
alunos contam uma parte da história.
28–
QUEBRA-CABEÇA
Com
desenhos bem ilustrativos de sua escolha, que envolva início, meio e fim de uma
história.Este trabalho pode ser desenvolvido individualmente ou em grupo
dependendo do que irá propor a eles.
# E esta
técnica envolve vários momentos de trabalhos, dependerá exclusivamente do
objetivo proposto pelo Profº nesta aula distintamente:
-
Você pode contar uma história encima deste
quebra-cabeça;
-
Dê o quebra-cabeça, peça que montem e depois peça que
inventem uma história sobre o que montou;
-
Dê um “tema específico”, depois peça para que procurem
uma figura que represente este “tema”, produzindo um quebra-cabeça e
inventem uma história criativa cheia de imaginações pode ser de ficção,
aventura, romance, problemas sociais, políticos
ou atuais.
Nesta
técnica você utiliza a imaginação, criatividade, pesquisa e desafios... As
adaptações dependem do que irá propor e o que o aluno irá criar. Quanto aos
seus personagens seria o narrador de seu próprio quebra-cabeça, de sua história
(imaginação, criatividade). Caso ele queira um auxiliar dependerá como ele
produzirá e conduzirá a sua história.E
este quebra-cabeça poderá ter um enredo
complexo ou simples. E nesta técnica não utiliza caracterizações pois não
haverá roupas e nem acessórios tudo será desenvolvido em cima de um jogo de
quebra-cabeça. Quanto aos recursos de música, efeitos especiais, se usar
dependerá de um auxiliar.E nosso habilidoso contador de história deverá ter uma
boa dicção, um bom volume de voz,entonação dramática e se possuir uma auxiliar deverá treinar
bastante para haver uma coordenação em todo o contexto de seu singelo quebra-cabeça.
29 – SALADA
DE CONTOS
Esta
técnica e hiper interessante, pois leva
o aluno a sonhar, criar, imaginar o impossível, criar palavras e dar sentenças
verdadeiras edificando a beleza do falar. O estímulo dessa técnica se
desenvolve enquanto um PROJETO que prevê continuidade e freqüência levam as
pessoas a se expressar com maior lucidez e clareza e dessa forma fazer do
instrumento de sua fala um meio de sua realidade de seus sonhos e das relações
interpessoais. Pois, mistura-se várias histórias ou vários personagens para que
montem um contexto de uma única história com início, meio e fim.
Sabe
de uma coisa, quando estou escrevendo sobre estas técnicas eu viajo no espaço
eu sonho neste mundo a fora, de sonho. Meu Deus como adoro história e ela é o
início da educação onde há valorização, resgate, estimulo para criatividade,
imaginação, e muito mais, socializa o ser humano não somente a criança, gostaria
de ser normal , mas creio que as vezes pareço que não.
Caro
profº, desta técnica de salada de contos
você pode correr o mundo comunicando com todos os povos e nações descobrindo
suas tradições culturas e comidas. E através desta salada de contos você pode
contar a nossa salada folclórica de um povo, que traduz um pouco de como esse
povo vive seja brasileiro ou outros paises, daí surgira também a pesquisa que é
muito gratificante.Onde nosso aluno vai trazer em suas histórias criativas, com
ou sem efeitos sonoros e especiais, pois nesta técnica engloba tudo deste
auxiliar, recursos, adaptações, enredos simples ou complexo, fantasias, e com
certeza desenvolverá a imaginação, desinibição, criatividade, senso estético,
valoriza , aprende e aumenta sua auto-estima. Pois através desta salada de
contos se for folclórica pode trabalhar com festas, costumes, danças,
provérbios, quadrinhas, frases populares, músicas, comidas típicas, frases de
pára-choques de caminhão, lendas, adivinhações, brinquedos, brincadeiras,
mitos, cantigas, artesanato, remédios caseiros, etc...Este é um exemplo de tipo
de projeto das saladas de contos, mas você professor dependendo do seu tema
gerador do bimestre,poderá trabalhar infinidades de saladas de contos.
30
- A CRIANÇA COMO PROTAGONISTA
Misturar o nome das crianças como parte de personagens
da história, sendo para auxiliar, ajudar, socorrer... de uma forma interativa e
gratificante para o aluno.O cenário que
desenvolverá esta história não importa pode ser qualquer história até mesmo do
chapeuzinho vermelho onde o “William” pode ser o priminho do chapeuzinho
vermelho que veio passar as férias na casa do chapeuzinho vermelho, no entanto
qualquer história, mas que inclua algum ou vários alunos na história também com
certeza elas irão acompanhar você profº por todos os lugares que inventar,
mesmo que você esteja ensinando geografia, história, português, matemática,
arte, inglês... enfim, todas as disciplinas não importa inclua este aluno para
participar de sua história, pois caro professores e todas essas disciplinas com
criatividade você pode montar histórias, dramatizar para explicar sujeito,
adjetivo, substantivo... em literatura trabalhando as classes literárias em
dramatização, encenação, da história literária que é riquíssima.Em matemática
já citei exemplos, geografia, esta está inserida em todos os momentos de nossa
vida, desde ao levantar(ar, gás carbono, atmosfera, água-’para escovar os
dentes , lavar o rosto, ira ao banheiro’, local de seu quarto, local do
banheiro, da cozinha... endereço de sua casa, de sua escola, de seus amigos, de
seus avós, de seus tios...) percebem como a geografia, faz parte de nossa
existência e nosso aluno é protagonista, de sua própria história, de sua rotina
diária.E na história também desde quando foi concebido (meu filho diz ele foi
feito no Japão mas nasceu em José Bonifácio- São Paulo), quem são seus pais,
seus avos, seus amigos, sua escola, sua casa...Profº crie, sonhe, imagine.
Andem nas nuvens, passeie nas florestas
encantadas, onde possam ver duendes, sininhos,Peter pan, príncipes e princesas
e de uma passada no mundo da história
atual onde vai ver Digmom, Medabots, Dragon Ball, Arquivo X, Toy story, Street
fighter,Space ghost e muito mais.
31
– CRIAÇÃO DE FINAL PARA HISTÓRIA
O
profº contará uma história, quando faltar pouco para termina-la ele fecha o
livro e as crianças que irão dar um novo final para a história.Nesta técnica o
que importa é a criação do final da história como será desenvolvido o cenário
dependerá dele ou da equipe, poderá usar uma das técnicas citadas até o
presente momento, as adaptações dependerá como eles irão criar e existem X
maneiras. Poderá aumentar ou diminuir os personagens.Tudo o que for feito
necessita de planejamento e deve ser bem feito e bem organizado para sair um
trabalho de destaque, profº incentive seu aluno para ser prestativo,
organizado, querer ser um vencedor, tudo o que for fazer que seja bem feito.’Se
“dê” pequeno ele adquirir este hábito, crescerá um ser filho de Deus perfeito.
“(Quem falava assim, era meu pai Massao Suzuki, in memoriam)”.
32 – H ISTÓRIA EM QUADRINHOS
Essa técnica basta o professor escolher uma
história de preferência dos alunos.. e mãos a obra.. boa sorte.
33 – CONTE UM
CONTO E FAÇA UM PONTO
Esta
técnica é diferente, interativa,
dinâmica, criativa e de certa forma deslumbrante.O profº conta a história aos
alunos de maneira a envolve-las através de expressão corporal, expressão
facial, tonalidade, ritmo de voz.
Os alunos podem reproduzir a história contada
através da técnica do pontilhismo.
Num
primeiro momento as crianças, fariam bonecos de papel ou fantoches (sucatas).
Em
seguida depois dos bonecos e fantoches prontos o profº utilizaria para
construir uma história agora com o auxilio dos bonecos (teatro de fantoche) com
cenário é tudo.Pode usar o palco’improvisado com lençóis, cortinas, carteiras’,
Tv., ou cineminha.
O
aluno ouve uma história contada pelo professor com os fantoches. Em seguida a
história e reproduzida em quadrinhos, utilizando desenho em pintura( como
gibis, que seria o pontilhismo: você faz algo e a outra pessoa apresenta outra
coisa mais criativa). Aja imaginação, senso criativo, humor, amizade, amor,
carinho, sonho e ideais, com todas estas técnicas chegaremos ao ideal educando
crítico e reflexivo, não precisamente esta de “conte um conto e faça um ponto”
digo todas as 42 pelo menos é um começo.
34
– LEVANTAMENTO DAS HISTÓRIAS CONHECIDAS PELAS CRIANÇAS
Está técnica é
simples mais criativa, de fazer aplicação – depois de fazer uma mesclagem de
todas as histórias conhecidas pelos alunos, distribui papeis (máscaras, roupas,
acessórios...) 2 ou 3 elementos conhecidos e 1 elemento desconhecido, sugerido
pela criança. Ex: 3 porquinhos, o lobo mal e uma nave espacial. O aluno deverá
criar uma história. Sendo que a criança apresentará a sua história através da
mímica. O cenário onde será reproduzida a história deverá ser criado pelos
alunos, dê material de sucata para desenvolverem esta riqueza, as suas
adaptações serão ricas com certeza, se necessário precisar de efeitos sonoros
referente a alguma cena que irá fazer sua encenação, com certeza precisará de
um operador assistente. Nesta técnica não utiliza narrador e nem haverá a
complexidade do enredo, mas poderão enriquecer nas caracterizações que poderão
ser complexas, de confecção simples e econômica.Fantasias no que for
necessário.E que nossos habilidosos alunos tenham desenvoltura nas expressões
corporais e fisionômicas. Quanto a interação dos
alunos, podem participar na confecção do cenário, fantasias, roupas, e se houver músicas terá que ser no áudio,
pois eles somente poderão participar com suas mímicas, nesta aplicação de
técnica será riquíssima em criatividade e destreza nos movimentos.
35
–AS CRIANÇAS SUGEREM UM ELEMENTO PARA SE CRIAR UMA HISTÓ
RIA
O
profº trabalha o tema integrador do bimestre com as datas comemorativas e
inicia o ano com o Carnaval: onde o qual, pode ser extremamente abrangente, A descrição do
ambiente ele pode fazer com se fosse em um filme, ou contar através de cartazes
de fundo preto e vai criando o seu carnaval ou os carnavais que assiste na
televisão que são riquíssimos, cheios de cores e vidas, dependerá
exclusivamente de sua criatividade ou do seu grupo se assim o for.As adaptações
desta técnica podem ser, desde uma história de um palhaço de uma bailarina, de
uma dançarina, o pierrô, os frevos da região
norte do país.Tudo isto onde as crianças sugerem um elemento para se criar uma
história. Criam estes elementos através de recorte, colagem ou mesmo
dobraduras.E sua narrativa pode ser simples ou complexa depende onde eles irão
passar este carnaval.Nesta técnica dispensa as fantasias e os recursos
adicionais. O público nesta técnica não poderá ser muito grande, pois se for
através de cartazes ou cinema (televisão - um filme), somente para um grupo
pequeno.E a interação da criança é intensa pois ela que ira fazer os recortes e
colagem para montar o seu carnaval deslumbrante, onde através desta técnica a
criança desenvolve seu senso estético, atenção, criatividade, informação,
pesquisa, habilidade motora e sua interação com o grupo.O carnaval e um exemplo
mas você profº pode desenvolver todos os tipos de temas geradores e datas
comemorativas com esta técnica.
36
– O PROFESSOR COM A AJUDA DAS CRIANÇAS
CRIAM TEXTOS
Esta
técnica pode ser feita em equipe ou individual, onde elas criam textos e as
ilustrações formatando a criação de um livro.Sendo de uma forma simples como de
uma narrativa bem mais complexa dependendo de sua turma e idade das mesmas.
E para criarem
estes textos e necessário ter um objetivo referente a criação. Nesta montagem
do livro ou poderá ser sobre as datas comemorativas, ou eventuais noticiários
de maior destaque, discriminação, inclusão, guerra, desarmamento, mulheres em
destaque, saída de pessoas para outros paises em busca de uma qualidade de
vida, abuso sexual, e muito mais... Depois de confeccionarem o livro os alunos
farão o rodízio dos mesmos. Mostrando para a sua classe o belo trabalho de
criação, ficção, romance...
37- AS CRIANÇAS CONFECCIONAM LIVROS COM PALAVRAS
O professor, com a ajuda das crianças sugere
algumas palavras referentes ao tema gerador ou mais precisamente ao tema
que vincule a data comemorativa do momento, palavras soltas onde através destas
singelas palavras possa surgir o crescimento de uma história linda, cheia de
sonhos desejos e anseios de um objetivo concreto ou simplesmente que destas
palavras estabeleça uma viagem cheia de ficção, ação, aonde nasça um
acontecimento cibernético, computadorizado, cheio de informações que para o ser humano são indispensáveis, pois se um ser não
saiba lidar com um computador hoje, praticamente ele é um analfabeto, um
leigo... quem poderia imaginar nesta atual realidade. Caro professor aqui vai uma sugestão para que possa jogar bem
estas palavras para os nossos alunos, além desses projetos que temos que
montar, como professores devemos, auxiliar nossos alunos para terem a
compreensão exata das cinco regras essenciais para gostar de si mesmo ser
respeitado em sua casa e na escola, aprender a pensar e ser criativo, ler e
compreender um texto, tirar melhor proveito de uma aula, fazer fichamento
(resumo) de texto, fazer uma pesquisa, uma boa redação, as nove “inteligências”
e o funcionamento de seu cérebro, aprender disciplinas conceituais,estudar e
aprender conteúdos exatos, memorizar, não se esquecer do que aprendeu,
diferença entre aquele que sabe as coisas e o sábio. (todos estes itens poderão
ter o privilégio de ler e aprender no livro do professor
Celso Antunes, A grande Jogada, Ed.Vozes, 2002).Dependendo das palavras que indicar e forem sugeridas por
eles, poderá surgir grandes efeitos nas histórias de seus alunos.
38 – REPRODUÇÃO DE HISTÓRIAS DE DESENHOS,
COLAGENS COM SUCATAS
Mais
uma técnica criativa, engenhosa, de pesquisa. Pois através de histórias que
conhece que a avó, o avô, contava ele, poderá usar sua imaginação criadora para
reproduzir através de desenhos, colagens diversificadas ou mesmo reproduzir
através de materiais de sucatas. Poderá ser individual ou em grupo, cores a
vontade, sucatas diversificadas, borracha de pneu, pepsi, caixa de leite,
saquinho de leite, lacre de latinha...onde deverão buscar proposta de trabalho,
organizar, selecionar, criar, e
apresentar sua reprodução das histórias. Que depois do trabalho pronto a
equipe deverá passar por uma BANCA diríamos assim - Desenvolvendo assim as
críticas em grupo, entrevistas dos próprios amigos referentes a sua reprodução fazendo-lhes perguntas aos quais,
cada grupo, poderá ter o conhecimento das histórias que nos pais e avôs
contavam muitas vezes para nos colocar medos e receios, disciplinas... No curso
que fiz, conheci histórias inacreditáveis, ao passo que foi mais um
conhecimento.
39 – TECNICA
DO RODÍZIO DO PAPEL
As
crianças recebem um papel para que em 1 minuto desenhem algo sobre a história
lida.
-
Em seguida o papel é trocado e outra criança continua a
história. No final da atividade terão várias histórias feitas em conjunto.
-
Depois do desenho pronto deve ser feito o relato da
história desenhada.
Nesta estratégia do rodízio os alunos poderão
realizar as seguintes atividades:
·
Leitura individual;
·
Estudo do vocabulário (palavras e expressões
regionais do Brasil);
·
Levantamento da linguagem popular regional;
·
Seleção dos elementos culturais trazidos pelo
texto: ex: capoeira, frevo, lendas, culturas regionais do Brasil, imigração,
emigrantes, dekaseques, gaidin;
·
Debate sem sala abordando: personagens, cenário,
contrastes;
·
Montagem de maquetes reproduzindo o cenário,
seja ele em amplo aspecto na ciência, física, biologia, química, geografia,
história, literatura e muito e muito mais... e extremamente rico.
·
Dramatização em sala;
·
Criação de textos dramáticos, tendo como base a
obra lida, mas procurando transpor a temática para a realidade, mesmo que seja
a da mulher que aparece no banheiro em dia de lua cheia, e não tem dentes;
·
Avaliação do trabalho pelo grupo. Dependendo do
tema escolhido poderá haver integração entre; comunicação e expressão, estudos
sociais, ciências, biologias, história, geografia, etc...
40
–KIRIGAMI
Os
alunos escutam, atentos, as narrações e acompanham mentalmente, desde que você
profº esteja trabalhando algo que desperte a curiosidade do aluno, as chances
de ter uma postura atenta e participativa aumenta muito. Trouxe do Japão livros
de kirigami uma coleção maravilhosa de difícil acesso no Japão, demorei
localizar. Cada livro contém 40 modelos de Kirigami que vai desde uma gangorra
com duas crianças, rei e rainha, escorregador com criança para desce-lo, Oni (capetinha),
floresta com bichinhos e menina para movimenta-los, uma casinha de cogumelo com
duende, um siri que movimenta as patinhas, macacos que abanam leques, homens
com luvas se boxeando, um porquinho batendo martelo, um gato pegando peixe, um
joguinho se sapo que pula com rampa e tudo e cai em cima de uma folha régia
japonesa, um carrossel que gira, um jogo de ratinhos que assoprando eles fazem
uma competição de quem é mais rápido, e mais vários jogos interativos e
educativos, Cartões que representam para datas comemorativas, aniversários,
congratulações, trens, caminhões, ônibus, casas, máscaras, relógios,
astronautas, cachorro e sua casinha, desejando feliz aniversário, sapo tomando
vinho e abrindo a boca par desejar um feliz aniversário, um macaco abrindo os braços dizendo guenke deska: tudo
bem!, porta lápis, brinquedos diversificados, cofrinho, carteiro, cachorro com
osso e tudo, helicóptero, bonde elétrico, telefone sem fio, um sapo que pula
alturas, foguete que vai para o espaço, ursinho que tem balanço,porquinho que é
guarda de trânsito, bicho preguiça que sobe em árvore com um filhinho nas
costas, um torrador com duas torradas, um golfinho que joga bola, um macaco
acrobata, uma vara de pesca com peixe e tudo, e muito mais. Com todos esses
Kirigamis você poderá contar histórias, pedi para reprodução,criação, confecção
de livros de história com os Kirigamis, utilizando-os para a sua realidade e de
seus alunos. Jogar, brincar, lazer fazem parte da existência humana.E com
sua criatividade com certeza fará um
ótimo trabalho.
41 – CASINHA
DA IMAGINAÇÃO
São textos
que você poderá criar para a hora do relaxamento. Pedir inicialmente que os
alunos fiquem em uma posição confortável na carteira ou deitem-se no chão.
Vou passar para vocês 2 exemplos de
relaxamento e depois pedir que façam um desenho que imaginaram sobre a
historinha que for narrada. Criando assim um texto – mas desta vez os alunos
irão fechar os olhos e imaginar...
Desenvolvimento
– corrida na floresta:
(com os olhos fechados).
# Imaginem uma floresta muito bonita e imensa,
cheia de árvores, flores, bichinhos, borboletas e passarinhos. Todas as manhãs o sol aparecia
por de trás das nuvens acordando todos os moradores da mata. E quando isto
acontecia as árvores, as flores, os bichinhos, borboletas, e passarinhos se
movimentavam alegremente.
Porém
um dia foi diferente dos outros.
O passarinho
anunciou - “hoje haverá uma corrida”.
Este era o
comentário que envolvia a floresta, todos estavam felizes, pois nunca
acontecerá tal evento.
Mas
quem vai competir?
-
Seu Coelho o mais veloz da redondeza e a Dona
Tartaruga, aquela baita preguiçosa.
Seu Coelho estava orgulhoso,
tinha certeza que ia vencer.
Tudo
pronto para a largada. Seu Coelho se preparava no aquecimento. Dona tartaruga,
desanimada, cabisbaixa ... quase morrendo de tanta preguiça.
Mas
na mata a alegria era tanta que as árvores balançavam, o sol sorria, as nuvens
se moviam, as flores e os bichinhos acenavam para os atletas.
Atenção
! seu Juiz acena a bandeira e os atletas saem.
Seu Coelho disparou na dianteira
enquanto que a Dona Tartaruga lá atrás seguia lentamente. Passando algum tempo
o coelho astuto avistou um coqueiro umas pedras – lugar encantador para
descansar.
E assim ele
fez, dormiu... dormiu tanto que a Dona Tartaruga passou por ele.
Quando o
Coelho acordou assustado, viu a Dona Tartaruga já cruzava a linha de chegada.
Vivaaa!!
A bicharada pulava de alegria, assim todos cantaram e dançaram.
# Agora,
abram os olhos façam o desenho do que foi narrado e como vocês imaginaram toda
essa corrida.
# Depois
criem um texto:
Desenvolvimento:
casinha da imaginação
Agora com os
olhos fechados!
-
Imaginem uma casinha bem bonitinha!
-
As suas paredes são branquinhas... branquinhas...
-
Em volta tem uma grama verdinha... verdinha...
-
O jardim é lindo! Tem muitas flores: amarelas, brancas,
vermelhas e muitas árvores onde os passarinhos gostam de morar.
-
Agora, vocês estão sentindo um calorzinho bem gostoso.
-
Por que será?
-
Ah! É por causa do lindo sol que está a brilhar no
imenso céu azul.
-
Quem será que mora nessa casinha?
-
Você conhece?
-
Imagine quem possa morar nessa linda casinha.
-
Agora, abram os olhos, façam o desenho que vocês
imaginaram sobre a casinha e quem mora nela.
-
Depois criem um texto:
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