domingo, 9 de setembro de 2012

42 Técnicas de Contar Histórias - XII ATRAVÉS DE VARIADAS ATIVIDADES O PROF TRABALHARÁ A LINGUAGEM ORAL COM SEUS ALUNOS





 27 – ATRAVÉS DE VARIADAS ATIVIDADES O PROFº TRABALHARÁ A LINGUAGEM ORAL COM SEUS ALUNOS

     # As crianças inventarão suas próprias histórias com temas sugeridos ou não pelo profº;

     # Recontar a história contada ou lida pelo professor;

     #  Recontar a história através de uma dramatização;

     # Modificar o princípio ou o fim da história;

     # Fazer pantomimas de cenas da história;

     # Dramatizar os diálogos da história;

1 –EM GRUPOS: os alunos realizam mudanças na história contada, apresentando cada grupo.

Ø Mudança no meio;

Ø Mudança no final;

Ø Mudança no princípio;

Ø Mudança de personagens;

Ø Mudança de situações da história.

2 – VARIAÇÃO: dizer um trecho de uma história para que os alunos a identifiquem.

Ø A mãe deu a cesta de docinhos;

Ø O menino tocou a flauta encantada;

Ø Quando o menino mentia seu nariz crescia;

Ø Ou o profº fala o nome de uma história e os alunos contam uma parte da história.


            28– QUEBRA-CABEÇA

            Com desenhos bem ilustrativos de sua escolha, que envolva início, meio e fim de uma história.Este trabalho pode ser desenvolvido individualmente ou em grupo dependendo do que irá propor a eles. 

# E esta técnica envolve vários momentos de trabalhos, dependerá exclusivamente do objetivo proposto pelo Profº nesta aula distintamente:

-    Você pode contar uma história encima deste quebra-cabeça;

-    Dê o quebra-cabeça, peça que montem e depois peça que inventem uma história sobre o que montou;

-    Dê um “tema específico”, depois peça para que procurem uma figura que represente este “tema”, produzindo um quebra-cabeça e inventem  uma história criativa  cheia de imaginações pode ser de ficção, aventura, romance, problemas sociais, políticos  ou   atuais.

            Nesta técnica você utiliza a imaginação, criatividade, pesquisa e desafios... As adaptações dependem do que irá propor e o que o aluno irá criar. Quanto aos seus personagens seria o narrador de seu próprio quebra-cabeça, de sua história (imaginação, criatividade). Caso ele queira um auxiliar dependerá como ele produzirá e conduzirá  a sua história.E este quebra-cabeça poderá ter  um enredo complexo ou simples. E nesta técnica não utiliza caracterizações pois não haverá roupas e nem acessórios tudo será desenvolvido em cima de um jogo de quebra-cabeça. Quanto aos recursos de música, efeitos especiais, se usar dependerá de um auxiliar.E nosso habilidoso contador de história deverá ter uma boa dicção, um bom volume de voz,entonação dramática  e se possuir uma auxiliar deverá treinar bastante para haver uma coordenação em todo o contexto de seu singelo quebra-cabeça.


      


29 – SALADA DE CONTOS

            Esta técnica  e hiper interessante, pois leva o aluno a sonhar, criar, imaginar o impossível, criar palavras e dar sentenças verdadeiras edificando a beleza do falar. O estímulo dessa técnica se desenvolve enquanto um PROJETO que prevê continuidade e freqüência levam as pessoas a se expressar com maior lucidez e clareza e dessa forma fazer do instrumento de sua fala um meio de sua realidade de seus sonhos e das relações interpessoais. Pois, mistura-se várias histórias ou vários personagens para que montem um contexto de uma única história com início, meio e fim.

            Sabe de uma coisa, quando estou escrevendo sobre estas técnicas eu viajo no espaço eu sonho neste mundo a fora, de sonho. Meu Deus como adoro história e ela é o início da educação onde há valorização, resgate, estimulo para criatividade, imaginação, e muito mais, socializa o ser humano não somente a criança, gostaria de ser normal , mas creio que as vezes pareço que não.

            Caro profº, desta técnica de  salada de contos você pode correr o mundo comunicando com todos os povos e nações descobrindo suas tradições culturas e comidas. E através desta salada de contos você pode contar a nossa salada folclórica de um povo, que traduz um pouco de como esse povo vive seja brasileiro ou outros paises, daí surgira também a pesquisa que é muito gratificante.Onde nosso aluno vai trazer em suas histórias criativas, com ou sem efeitos sonoros e especiais, pois nesta técnica engloba tudo deste auxiliar, recursos, adaptações, enredos simples ou complexo, fantasias, e com certeza desenvolverá a imaginação, desinibição, criatividade, senso estético, valoriza , aprende e aumenta sua auto-estima. Pois através desta salada de contos se for folclórica pode trabalhar com festas, costumes, danças, provérbios, quadrinhas, frases populares, músicas, comidas típicas, frases de pára-choques de caminhão, lendas, adivinhações, brinquedos, brincadeiras, mitos, cantigas, artesanato, remédios caseiros, etc...Este é um exemplo de tipo de projeto das saladas de contos, mas você professor dependendo do seu tema gerador do bimestre,poderá trabalhar infinidades de saladas de contos.


            30 - A CRIANÇA COMO PROTAGONISTA

            Misturar  o nome das crianças como parte de personagens da história, sendo para auxiliar, ajudar, socorrer... de uma forma interativa e gratificante  para o aluno.O cenário que desenvolverá esta história não importa pode ser qualquer história até mesmo do chapeuzinho vermelho onde o “William” pode ser o priminho do chapeuzinho vermelho que veio passar as férias na casa do chapeuzinho vermelho, no entanto qualquer história, mas que inclua algum ou vários alunos na história também com certeza elas irão acompanhar você profº por todos os lugares que inventar, mesmo que você esteja ensinando geografia, história, português, matemática, arte, inglês... enfim, todas as disciplinas não importa inclua este aluno para participar de sua história, pois caro professores e todas essas disciplinas com criatividade você pode montar histórias, dramatizar para explicar sujeito, adjetivo, substantivo... em literatura trabalhando as classes literárias em dramatização, encenação, da história literária que é riquíssima.Em matemática já citei exemplos, geografia, esta está inserida em todos os momentos de nossa vida, desde ao levantar(ar, gás carbono, atmosfera, água-’para escovar os dentes , lavar o rosto, ira ao banheiro’, local de seu quarto, local do banheiro, da cozinha... endereço de sua casa, de sua escola, de seus amigos, de seus avós, de seus tios...) percebem como a geografia, faz parte de nossa existência e nosso aluno é protagonista, de sua própria história, de sua rotina diária.E na história também desde quando foi concebido (meu filho diz ele foi feito no Japão mas nasceu em José Bonifácio- São Paulo), quem são seus pais, seus avos, seus amigos, sua escola, sua casa...Profº crie, sonhe, imagine. Andem nas nuvens, passeie  nas florestas encantadas, onde possam ver duendes, sininhos,Peter pan, príncipes e princesas e de uma passada no mundo da  história atual onde vai ver Digmom, Medabots, Dragon Ball, Arquivo X, Toy story, Street fighter,Space ghost e muito mais.


            31 – CRIAÇÃO DE FINAL PARA HISTÓRIA

            O profº contará uma história, quando faltar pouco para termina-la ele fecha o livro e as crianças que irão dar um novo final para a história.Nesta técnica o que importa é a criação do final da história como será desenvolvido o cenário dependerá dele ou da equipe, poderá usar uma das técnicas citadas até o presente momento, as adaptações dependerá como eles irão criar e existem X maneiras. Poderá aumentar ou diminuir os personagens.Tudo o que for feito necessita de planejamento e deve ser bem feito e bem organizado para sair um trabalho de destaque, profº incentive seu aluno para ser prestativo, organizado, querer ser um vencedor, tudo o que for fazer que seja bem feito.’Se “dê” pequeno ele adquirir este hábito, crescerá um ser filho de Deus perfeito. “(Quem falava assim, era meu pai Massao Suzuki, in memoriam)”.


32 – H ISTÓRIA EM QUADRINHOS


Essa  técnica basta o professor escolher uma história de preferência dos alunos.. e mãos a obra.. boa sorte.


33 – CONTE UM CONTO E FAÇA UM PONTO

            Esta técnica é diferente,  interativa, dinâmica, criativa e de certa forma deslumbrante.O profº conta a história aos alunos de maneira a envolve-las através de expressão corporal, expressão facial, tonalidade, ritmo de voz.

             Os alunos podem reproduzir a história contada através da técnica do pontilhismo.

            Num primeiro momento as crianças, fariam bonecos de papel ou fantoches (sucatas).

            Em seguida depois dos bonecos e fantoches prontos o profº utilizaria para construir uma história agora com o auxilio dos bonecos (teatro de fantoche) com cenário é tudo.Pode usar o palco’improvisado com lençóis, cortinas, carteiras’, Tv., ou cineminha.

            O aluno ouve uma história contada pelo professor com os fantoches. Em seguida a história e reproduzida em quadrinhos, utilizando desenho em pintura( como gibis, que seria o pontilhismo: você faz algo e a outra pessoa apresenta outra coisa mais criativa). Aja imaginação, senso criativo, humor, amizade, amor, carinho, sonho e ideais, com todas estas técnicas chegaremos ao ideal educando crítico e reflexivo, não precisamente esta de “conte um conto e faça um ponto” digo todas as 42 pelo menos é um começo.


            34 – LEVANTAMENTO DAS HISTÓRIAS CONHECIDAS PELAS CRIANÇAS

Está técnica é simples mais criativa, de fazer aplicação – depois de fazer uma mesclagem de todas as histórias conhecidas pelos alunos, distribui papeis (máscaras, roupas, acessórios...) 2 ou 3 elementos conhecidos e 1 elemento desconhecido, sugerido pela criança. Ex: 3 porquinhos, o lobo mal e uma nave espacial. O aluno deverá criar uma história. Sendo que a criança apresentará a sua história através da mímica. O cenário onde será reproduzida a história deverá ser criado pelos alunos, dê material de sucata para desenvolverem esta riqueza, as suas adaptações serão ricas com certeza, se necessário precisar de efeitos sonoros referente a alguma cena que irá fazer sua encenação, com certeza precisará de um operador assistente. Nesta técnica não utiliza narrador e nem haverá a complexidade do enredo, mas poderão enriquecer nas caracterizações que poderão ser complexas, de confecção simples e econômica.Fantasias no que for necessário.E que nossos habilidosos alunos tenham desenvoltura nas expressões corporais e fisionômicas. Quanto a interação dos alunos, podem participar na confecção do cenário, fantasias, roupas, e se  houver músicas terá que ser no áudio, pois eles somente poderão participar com suas mímicas, nesta aplicação de técnica será riquíssima em criatividade e destreza nos movimentos.


            35 –AS CRIANÇAS SUGEREM UM ELEMENTO PARA SE CRIAR UMA HISTÓ

RIA

            O profº trabalha o tema integrador do bimestre com as datas comemorativas e inicia o ano com o Carnaval: onde o qual, pode ser  extremamente abrangente, A descrição do ambiente ele pode fazer com se fosse em um filme, ou contar através de cartazes de fundo preto e vai criando o seu carnaval ou os carnavais que assiste na televisão que são riquíssimos, cheios de cores e vidas, dependerá exclusivamente de sua criatividade ou do seu grupo se assim o for.As adaptações desta técnica podem ser, desde uma história de um palhaço de uma bailarina, de uma dançarina, o pierrô, os frevos da região norte do país.Tudo isto onde as crianças sugerem um elemento para se criar uma história. Criam estes elementos através de recorte, colagem ou mesmo dobraduras.E sua narrativa pode ser simples ou complexa depende onde eles irão passar este carnaval.Nesta técnica dispensa as fantasias e os recursos adicionais. O público nesta técnica não poderá ser muito grande, pois se for através de cartazes ou cinema (televisão - um filme), somente para um grupo pequeno.E a interação da criança é intensa pois ela que ira fazer os recortes e colagem para montar o seu carnaval deslumbrante, onde através desta técnica a criança desenvolve seu senso estético, atenção, criatividade, informação, pesquisa, habilidade motora e sua interação com o grupo.O carnaval e um exemplo mas você profº pode desenvolver todos os tipos de temas geradores e datas comemorativas com esta técnica.


            36 – O PROFESSOR COM A AJUDA DAS CRIANÇAS  CRIAM TEXTOS

            Esta técnica pode ser feita em equipe ou individual, onde elas criam textos e as ilustrações formatando a criação de um livro.Sendo de uma forma simples como de uma narrativa bem mais complexa dependendo de sua turma e idade das mesmas.

E para criarem estes textos e necessário ter um objetivo referente a criação. Nesta montagem do livro ou poderá ser sobre as datas comemorativas, ou eventuais noticiários de maior destaque, discriminação, inclusão, guerra, desarmamento, mulheres em destaque, saída de pessoas para outros paises em busca de uma qualidade de vida, abuso sexual, e muito mais... Depois de confeccionarem o livro os alunos farão o rodízio dos mesmos. Mostrando para a sua classe o belo trabalho de criação, ficção, romance...


37-  AS CRIANÇAS CONFECCIONAM LIVROS COM PALAVRAS

O professor, com a ajuda das crianças sugere algumas palavras referentes ao tema gerador ou mais precisamente ao tema que vincule a data comemorativa do momento, palavras soltas onde através destas singelas palavras possa surgir o crescimento de uma história linda, cheia de sonhos desejos e anseios de um objetivo concreto ou simplesmente que destas palavras estabeleça uma viagem cheia de ficção, ação, aonde nasça um acontecimento cibernético, computadorizado, cheio de informações que para o ser  humano são indispensáveis, pois se um ser não saiba lidar com um computador hoje, praticamente ele é um analfabeto, um leigo... quem poderia imaginar nesta atual realidade. Caro professor aqui vai uma sugestão para que possa jogar bem estas palavras para os nossos alunos, além desses projetos que temos que montar, como professores devemos, auxiliar nossos alunos para terem a compreensão exata das cinco regras essenciais para gostar de si mesmo ser respeitado em sua casa e na escola, aprender a pensar e ser criativo, ler e compreender um texto, tirar melhor proveito de uma aula, fazer fichamento (resumo) de texto, fazer uma pesquisa, uma boa redação, as nove “inteligências” e o funcionamento de seu cérebro, aprender disciplinas conceituais,estudar e aprender conteúdos exatos, memorizar, não se esquecer do que aprendeu, diferença entre aquele que sabe as coisas e o sábio. (todos estes itens poderão ter o privilégio de ler e aprender no livro do professor Celso Antunes, A grande Jogada, Ed.Vozes, 2002).Dependendo das  palavras que indicar e forem sugeridas por eles, poderá surgir grandes efeitos nas histórias de seus alunos.



    38 – REPRODUÇÃO DE HISTÓRIAS DE DESENHOS, COLAGENS COM SUCATAS

            Mais uma técnica criativa, engenhosa, de pesquisa. Pois através de histórias que conhece que a avó, o avô, contava ele, poderá usar sua imaginação criadora para reproduzir através de desenhos, colagens diversificadas ou mesmo reproduzir através de materiais de sucatas. Poderá ser individual ou em grupo, cores a vontade, sucatas diversificadas, borracha de pneu, pepsi, caixa de leite, saquinho de leite, lacre de latinha...onde deverão buscar proposta de trabalho, organizar, selecionar, criar, e  apresentar sua reprodução das histórias. Que depois do trabalho pronto a equipe deverá passar por uma BANCA diríamos assim - Desenvolvendo assim as críticas em grupo, entrevistas dos próprios amigos referentes a sua reprodução fazendo-lhes perguntas aos quais, cada grupo, poderá ter o conhecimento das histórias que nos pais e avôs contavam muitas vezes para nos colocar medos e receios, disciplinas... No curso que fiz, conheci histórias inacreditáveis, ao passo que foi mais um conhecimento.


39 – TECNICA DO RODÍZIO DO PAPEL

            As crianças recebem um papel para que em 1 minuto desenhem algo sobre a história lida.

-    Em seguida o papel é trocado e outra criança continua a história. No final da atividade terão várias histórias feitas em conjunto.

-    Depois do desenho pronto deve ser feito o relato da história desenhada.

Nesta estratégia do rodízio os alunos poderão realizar as seguintes  atividades:

·   Leitura individual;

·   Estudo do vocabulário (palavras e expressões regionais do Brasil);

·   Levantamento da linguagem popular regional;

·   Seleção dos elementos culturais trazidos pelo texto: ex: capoeira, frevo, lendas, culturas regionais do Brasil, imigração, emigrantes, dekaseques, gaidin;

·   Debate sem sala abordando: personagens, cenário, contrastes;

·   Montagem de maquetes reproduzindo o cenário, seja ele em amplo aspecto na ciência, física, biologia, química, geografia, história, literatura e muito e muito mais... e extremamente rico.

·   Dramatização em sala;

·   Criação de textos dramáticos, tendo como base a obra lida, mas procurando transpor a temática para a realidade, mesmo que seja a da mulher que aparece no banheiro em dia de lua cheia, e não tem dentes;

·   Avaliação do trabalho pelo grupo. Dependendo do tema escolhido poderá haver integração entre; comunicação e expressão, estudos sociais, ciências, biologias, história, geografia, etc...


            40 –KIRIGAMI

            Os alunos escutam, atentos, as narrações e acompanham mentalmente, desde que você profº esteja trabalhando algo que desperte a curiosidade do aluno, as chances de ter uma postura atenta e participativa aumenta muito. Trouxe do Japão livros de kirigami uma coleção maravilhosa de difícil acesso no Japão, demorei localizar. Cada livro contém 40 modelos de Kirigami que vai desde uma gangorra com duas crianças, rei e rainha, escorregador com criança para desce-lo, Oni (capetinha), floresta com bichinhos e menina para movimenta-los, uma casinha de cogumelo com duende, um siri que movimenta as patinhas, macacos que abanam leques, homens com luvas se boxeando, um porquinho batendo martelo, um gato pegando peixe, um joguinho se sapo que pula com rampa e tudo e cai em cima de uma folha régia japonesa, um carrossel que gira, um jogo de ratinhos que assoprando eles fazem uma competição de quem é mais rápido, e mais vários jogos interativos e educativos, Cartões que representam para datas comemorativas, aniversários, congratulações, trens, caminhões, ônibus, casas, máscaras, relógios, astronautas, cachorro e sua casinha, desejando feliz aniversário, sapo tomando vinho e abrindo a boca par desejar um feliz aniversário, um macaco  abrindo os braços dizendo guenke deska: tudo bem!, porta lápis, brinquedos diversificados, cofrinho, carteiro, cachorro com osso e tudo, helicóptero, bonde elétrico, telefone sem fio, um sapo que pula alturas, foguete que vai para o espaço, ursinho que tem balanço,porquinho que é guarda de trânsito, bicho preguiça que sobe em árvore com um filhinho nas costas, um torrador com duas torradas, um golfinho que joga bola, um macaco acrobata, uma vara de pesca com peixe e tudo, e muito mais. Com todos esses Kirigamis você poderá contar histórias, pedi para reprodução,criação, confecção de livros de história com os Kirigamis, utilizando-os para a sua realidade e de seus alunos. Jogar, brincar, lazer fazem parte da existência humana.E com sua  criatividade com certeza fará um ótimo trabalho.


41 – CASINHA DA IMAGINAÇÃO

São textos que você poderá criar para a hora do relaxamento. Pedir inicialmente que os alunos fiquem em uma posição confortável na carteira ou deitem-se no chão.

            Vou passar para vocês 2 exemplos de relaxamento e depois pedir que façam um desenho que imaginaram sobre a historinha que for narrada. Criando assim um texto – mas desta vez os alunos irão fechar os olhos e imaginar...  

Desenvolvimento – corrida na floresta:

(com os olhos fechados).

 # Imaginem uma floresta muito bonita e imensa, cheia de árvores, flores, bichinhos, borboletas e  passarinhos. Todas as manhãs o sol aparecia por de trás das nuvens acordando todos os moradores da mata. E quando isto acontecia as árvores, as flores, os bichinhos, borboletas, e passarinhos se movimentavam alegremente.

            Porém um dia foi diferente dos outros.

                       

O passarinho anunciou - “hoje haverá uma corrida”.

Este era o comentário que envolvia a floresta, todos estavam felizes, pois nunca acontecerá tal evento.

            Mas quem vai competir?

-                Seu Coelho o mais veloz da redondeza e a Dona Tartaruga, aquela baita preguiçosa.

Seu Coelho estava orgulhoso, tinha certeza que ia vencer.

            Tudo pronto para a largada. Seu Coelho se preparava no aquecimento. Dona tartaruga, desanimada, cabisbaixa ... quase morrendo de tanta preguiça.

            Mas na mata a alegria era tanta que as árvores balançavam, o sol sorria, as nuvens se moviam, as flores e os bichinhos acenavam para os atletas.

            Atenção ! seu Juiz acena a bandeira e os atletas saem.

Seu Coelho disparou na dianteira enquanto que a Dona Tartaruga lá atrás seguia lentamente. Passando algum tempo o coelho astuto avistou um coqueiro umas pedras – lugar encantador para descansar.

E assim ele fez, dormiu... dormiu tanto que a Dona Tartaruga passou por ele.

Quando o Coelho acordou assustado, viu a Dona Tartaruga já cruzava a linha de chegada.

            Vivaaa!! A bicharada pulava de alegria, assim todos cantaram e dançaram.

# Agora, abram os olhos façam o desenho do que foi narrado e como vocês imaginaram toda essa corrida.

# Depois criem um texto:

Desenvolvimento: casinha da imaginação

Agora com os olhos fechados!

-          Imaginem uma casinha bem bonitinha!

-          As suas paredes são branquinhas... branquinhas...

-          Em volta tem uma grama verdinha... verdinha...

-          O jardim é lindo! Tem muitas flores: amarelas, brancas, vermelhas e muitas árvores onde os passarinhos gostam de morar.

-          Agora, vocês estão sentindo um calorzinho bem gostoso.

-          Por que será?

-          Ah! É por causa do lindo sol que está a brilhar no imenso céu azul.

-          Quem será que mora nessa casinha?

-          Você conhece?

-          Imagine quem possa morar nessa linda casinha.

-          Agora, abram os olhos, façam o desenho que vocês imaginaram sobre a casinha e quem mora nela.

-          Depois criem um texto:


 42- Depois de expor todas as técnicas deixe a criança criar a sua própria técnica de contar história. Você  prezado professor se surpreenderá com a criatividade , ousadia de seu maravilhoso educando aplicado , que amou tudo que aprendeu e  houve a aprendizagem em seu processo de ensino. Boa sorte ! meu querido professor e sucesso e seus emprendimentos e esforços para que o nosso educando aprenda , dissolva todo o conhecimento, com a imaginação, criatividade, ousadia e dedicação que merece, valorizando assim o nosso trabalho e esforço de longos anos de dedicação a eles. Com carinho de sua eterna Prof Dr e Master Reikiana Aldry Suzuki

        









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