domingo, 9 de setembro de 2012

Dificuldades e Distúrbios na Aprendizagem - APRESENTAÇÃO Por Amani Spachinski de Oliveira

                        






                                      Dificuldades  e Distúrbios na  Aprendizagem


Apresentação

 Qualquer assunto relacionado à educação nunca se esgota. Sempre haverá
aspecto ou ponto a ser considerado e temas a serem discutidos. Alguns,
porém, são urgentes e de extrema importância, para o bom desenvolvimento do
ensino, o atingimento de seus objetivos e o alcance de resultados imediatos.
Nestes se enquadram as questões referentes às dificuldades de aprendizagem,
tão bem escolhidas e elaboradas pela eminente pedagoga, Professora Aldry.o
assunto é atual, pertinente e oportuno.
 As páginas que se seguem foram ricamente elaboras com um conteúdo
substâncial e prático, para servir de subsídio para todo profissional que
se embrenhar pelo caminho da pedagogia. Ensinar é mais que uma arte, é uma
missão sagrada, no sentido de que tem, como finalidade continuar a
construção do ser humano em sua trajetória existencial e histórica, em seu
desenvolvimento intelectual teórico e prático e em sua desenvoltura
profissional competente, enquanto durar sua existência consciente neste
mundo.
 A construção do saber é tão importante e necessária como são as funções
vitais do organismo biológico. Alimentar a inteligência, talvez seja tão
eterno, quanto  eterno é o espírito humano. E, mais que isso, o
presente livro ensina os caminhos corretos de como o educador pode sanar as
dificuldades que o educando tem em descobris o correto caminho para
alimentar-se intelectual, cultural e espiritualmente. Quem iniciar sua
leitura verá que é um manual que ensina ensinar a aprender melhor. è uma
leitura necessária e indispensável para todo educador comprometido com sua
sagrada missão.

 Amani Spachinski de Oliveira
 Filósofo, Escritor e Poeta


DIFICULDADES E DISTÚRBIOS  NA  APRENDIZAGEM

SUMÁRIO


APRESENTAÇÃO....................................................................................................................05


I -ASPECTOS GERAIS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM .............................06


II- DISTÚRBIOS APRESENTADOS ......................................................................................09


II.1      - DISTÚRBIOS DA FALA ........................................................................................09


            A         -Dislalia

            A –1    -Dislalia Fisiológica ou de Evolução

            A –2    -Dislalia Funcional

            A –3    -Dislalia Social ou cultural

            A –4    -Dislalia Audiogena

            A –5    -Dislalia Orgânica

            B         -Disfemia

            B –1    -Disfemia Fisiológica

            B –2    -Disfemia Funcional

            B –3    -Disfemia Orgânica

            C         -Disartria


II.2      - DISTÚRBIOS DA ARTICULAÇÃO ......................................................................18


            A    -Sigmatismo

            B    -Deglutição Atípica

            C    -Projeção Lingual

            D    -Interposição Lingual

            E    -Respiração


II.3      - DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM ..........................................................................24


            A    -Pré-dislexia

            B    -Dislexia

            B-1 -Disortografia

            B-2 -Leitura Prejudicada

            B-3 -Disfunção Cerebral Mínima

            B-4 -Prejuízos da Domancia Lateral

            B-5 -Comprometimentos Psicopedagogicos- Discalculia

            C    - Atraso na Linguagem

            C-1 -Atraso Severo de Linguagem

            D    -Afasia

            E    -Deficiência Auditiva


II.4      -DISTÚRBIOS DA VOZ............................................................................................50


A - Problemas de fonação

B - Distúrbios de ritmo

C - Gagueira

D - Origem da gagueira

E - Fases da gagueira

F  - Como lidar com uma criança gaga

                                                                                             


II.5      -DISTÚRBIOS PSICOMOTORES- Hiperatividade          ................................................60


                A    - Disgrafia


III- INDISCIPLINA EM SALA DE AULA E NA ESCOLA ..................................................71



            3.1  -      Rumores dos professores

            3.2   -     Dificuldades

            3.3       Pausa para reflexão (Limites e Possibilidades)

            3.4       Sinopse da realidade

            3.4.1 –   Tentando compreender o que está acontecendo

            3.4.2 –   Alteração de Sentidos

            3.4.3 –   Alterações dos Limites

            3.4.4 –   Obstáculos epistemológicos

            3.4.5 –   Espera da “fada madrinha”

            3.4.6 –   Planejamento das Alternativas

            3.4.7 –   Sensação de “não-Poder”

            3.4.8 –   Resgate do Professor

            3.4 9 –   O que fizeram conosco

            3.4.10 – O que vamos fazer com o que fizeram conosco

            3.4.11 – Respeito e Exigência

            3.4.12 – Responsabilidade

            3.4 13 - Perspectivas de Ação

            3.4.14 - Plasticidade do Discurso X Rigidez da Prática

            3.4.15 – Sentido e Exigências

            3.4.16 - Resgate do Sentido

            3.4.17 – Sentido para o Estudo

            3.4.18 – Resgate das Exigências

            3.4.19 – Questão do Respeito

            3.4.20 – Postura do Professor da Interação Pedagógica

            3.4.21 – Necessidade de Autoridade

            3.4.22 – Superar a “síndrome de Encaminhamento”

            3.4.23 – Papel da Equipe Diretiva


IV- PRECONCEITOS SOBRE OS EDUCANDOS .................................................................99

           

4.1 – O Preconceito...

4.2 – A Previsibilidade do não aprender...

4.3 – Como os alunos aprendem – “ O estalo”

4.4 – Alunos doentes não aprendem...

4.5 – Alunos com “problemas emocionais” não aprendem...

4.6 – Alunos não aprendem porque são imaturos...

4.7 – Alunos não aprendem porque as famílias não colaboram...

4.8 – Avaliar para ensinar melhor

4.9 -  Síntese



V - ORIENTAÇÃO AOS EDUCADORES ...........................................................................109


VI - AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS .............................................................................111


 VII – CONCLUSÃO...............................................................................................................115


VIII - REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ..............................................................................118




 Bom aproveito de leitura e interação, foi desenvolvido este missivo livro com muita dedicação, pesquisa e ousadia. Com carinho Prof Dr Master Reikiana Aldry Suzuki


Nenhum comentário:

Postar um comentário