Apresentação
Qualquer assunto relacionado à educação nunca se esgota. Sempre haverá
aspecto ou ponto a ser considerado e temas a serem discutidos. Alguns,
porém, são urgentes e de extrema importância, para o bom desenvolvimento do
ensino, o atingimento de seus objetivos e o alcance de resultados imediatos.
Nestes se enquadram as questões referentes às dificuldades de aprendizagem,
tão bem escolhidas e elaboradas pela eminente pedagoga, Professora Aldry.o
assunto é atual, pertinente e oportuno.
As páginas que se seguem foram ricamente elaboras com um conteúdo
substâncial e prático, para servir de subsídio para todo profissional que
se embrenhar pelo caminho da pedagogia. Ensinar é mais que uma arte, é uma
missão sagrada, no sentido de que tem, como finalidade continuar a
construção do ser humano em sua trajetória existencial e histórica, em seu
desenvolvimento intelectual teórico e prático e em sua desenvoltura
profissional competente, enquanto durar sua existência consciente neste
mundo.
A construção do saber é tão importante e necessária como são as funções
vitais do organismo biológico. Alimentar a inteligência, talvez seja tão
eterno, quanto eterno é o espírito humano. E, mais que isso, o
presente livro ensina os caminhos corretos de como o educador pode sanar as
dificuldades que o educando tem em descobris o correto caminho para
alimentar-se intelectual, cultural e espiritualmente. Quem iniciar sua
leitura verá que é um manual que ensina ensinar a aprender melhor. è uma
leitura necessária e indispensável para todo educador comprometido com sua
sagrada missão.
Amani Spachinski de Oliveira
Filósofo, Escritor e Poeta
Qualquer assunto relacionado à educação nunca se esgota. Sempre haverá
aspecto ou ponto a ser considerado e temas a serem discutidos. Alguns,
porém, são urgentes e de extrema importância, para o bom desenvolvimento do
ensino, o atingimento de seus objetivos e o alcance de resultados imediatos.
Nestes se enquadram as questões referentes às dificuldades de aprendizagem,
tão bem escolhidas e elaboradas pela eminente pedagoga, Professora Aldry.o
assunto é atual, pertinente e oportuno.
As páginas que se seguem foram ricamente elaboras com um conteúdo
substâncial e prático, para servir de subsídio para todo profissional que
se embrenhar pelo caminho da pedagogia. Ensinar é mais que uma arte, é uma
missão sagrada, no sentido de que tem, como finalidade continuar a
construção do ser humano em sua trajetória existencial e histórica, em seu
desenvolvimento intelectual teórico e prático e em sua desenvoltura
profissional competente, enquanto durar sua existência consciente neste
mundo.
A construção do saber é tão importante e necessária como são as funções
vitais do organismo biológico. Alimentar a inteligência, talvez seja tão
eterno, quanto eterno é o espírito humano. E, mais que isso, o
presente livro ensina os caminhos corretos de como o educador pode sanar as
dificuldades que o educando tem em descobris o correto caminho para
alimentar-se intelectual, cultural e espiritualmente. Quem iniciar sua
leitura verá que é um manual que ensina ensinar a aprender melhor. è uma
leitura necessária e indispensável para todo educador comprometido com sua
sagrada missão.
Amani Spachinski de Oliveira
Filósofo, Escritor e Poeta
DIFICULDADES
E DISTÚRBIOS NA APRENDIZAGEM
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO....................................................................................................................05
I -ASPECTOS GERAIS DAS
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM .............................06
II- DISTÚRBIOS APRESENTADOS
......................................................................................09
II.1 - DISTÚRBIOS DA FALA
........................................................................................09
A -Dislalia
A
–1 -Dislalia Fisiológica ou de Evolução
A
–2 -Dislalia Funcional
A
–3 -Dislalia Social ou cultural
A
–4 -Dislalia Audiogena
A
–5 -Dislalia Orgânica
B -Disfemia
B
–1 -Disfemia Fisiológica
B
–2 -Disfemia Funcional
B
–3 -Disfemia Orgânica
C -Disartria
II.2 - DISTÚRBIOS DA ARTICULAÇÃO
......................................................................18
A -Sigmatismo
B -Deglutição
Atípica
C -Projeção
Lingual
D -Interposição
Lingual
E -Respiração
II.3 - DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM
..........................................................................24
A -Pré-dislexia
B -Dislexia
B-1 -Disortografia
B-2 -Leitura
Prejudicada
B-3 -Disfunção
Cerebral Mínima
B-4 -Prejuízos
da Domancia Lateral
B-5 -Comprometimentos
Psicopedagogicos- Discalculia
C -
Atraso na Linguagem
C-1 -Atraso
Severo de Linguagem
D -Afasia
E -Deficiência
Auditiva
II.4 -DISTÚRBIOS DA VOZ............................................................................................50
A - Problemas de
fonação
B - Distúrbios de ritmo
C - Gagueira
D - Origem da gagueira
E - Fases da gagueira
F - Como lidar com uma criança gaga
II.5 -DISTÚRBIOS PSICOMOTORES- Hiperatividade ................................................60
A - Disgrafia
III- INDISCIPLINA EM SALA DE AULA
E NA ESCOLA ..................................................71
3.1 - Rumores dos professores
3.2 - Dificuldades
3.3 –
Pausa para reflexão (Limites e Possibilidades)
3.4 –
Sinopse da realidade
3.4.1
– Tentando compreender o que está
acontecendo
3.4.2
– Alteração de Sentidos
3.4.3
– Alterações dos Limites
3.4.4
– Obstáculos epistemológicos
3.4.5
– Espera da “fada madrinha”
3.4.6
– Planejamento das Alternativas
3.4.7
– Sensação de “não-Poder”
3.4.8
– Resgate do Professor
3.4
9 – O que fizeram conosco
3.4.10
– O que vamos fazer com o que fizeram conosco
3.4.11
– Respeito e Exigência
3.4.12
– Responsabilidade
3.4
13 - Perspectivas de Ação
3.4.14
- Plasticidade do Discurso X Rigidez da Prática
3.4.15
– Sentido e Exigências
3.4.16
- Resgate do Sentido
3.4.17
– Sentido para o Estudo
3.4.18
– Resgate das Exigências
3.4.19
– Questão do Respeito
3.4.20
– Postura do Professor da Interação Pedagógica
3.4.21
– Necessidade de Autoridade
3.4.22
– Superar a “síndrome de Encaminhamento”
3.4.23
– Papel da Equipe Diretiva
IV- PRECONCEITOS SOBRE OS
EDUCANDOS .................................................................99
4.1 – O Preconceito...
4.2 – A Previsibilidade do não
aprender...
4.3 – Como os alunos aprendem – “
O estalo”
4.4 – Alunos doentes não
aprendem...
4.5 – Alunos com “problemas
emocionais” não aprendem...
4.6 – Alunos não aprendem porque
são imaturos...
4.7 – Alunos não aprendem porque
as famílias não colaboram...
4.8 – Avaliar para ensinar melhor
4.9 - Síntese
V - ORIENTAÇÃO AOS EDUCADORES
...........................................................................109
VI - AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
.............................................................................111
VII –
CONCLUSÃO...............................................................................................................115
VIII - REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
..............................................................................118
Nenhum comentário:
Postar um comentário