A COESÃO TEXTUAL NO TEXTO DISSERTATIVO - ESCOLA NOVA ERA
# Encadeamento sintático: conjunções
coordenativas : classificam-se em Aditivas, adversativas, alternativas,
explicativas, e conclusivas e nas subordinativas Temporais, causais,
condicionais, proporcionais, finais,
consecutivas, concessivas,comparativas, conformativas e integrantes.
# Elementos de ligação:
Certas palavras têm classificação à parte, por isso
convém dizer apenas palavra ou locução denotativa de:
1. Inclusão: até, inclusive, mesmo, também etc.
2. Exclusão: apenas, exceto, salvo, senão, só, somente etc.
3. Designação: eis
4. Realce: cá.lá. é que, só etc.
5. Retificação: aliás, ou antes, isto é, ou melhor etc.
6. Situação: afinal, agora, então, mas etc.
1. Inclusão: até, inclusive, mesmo, também etc.
2. Exclusão: apenas, exceto, salvo, senão, só, somente etc.
3. Designação: eis
4. Realce: cá.lá. é que, só etc.
5. Retificação: aliás, ou antes, isto é, ou melhor etc.
6. Situação: afinal, agora, então, mas etc.
A Prova de Redação em Língua Portuguesa
tem o objetivo de avaliar a capacidade de expressão na modalidade escrita da
Língua Portuguesa.
No vestibular da Urcamp, o candidato deverá produzir texto dissertativo, com extensão mínima de 30 linhas e máxima de 60 linhas, legível, caracterizado pela coerência e coesão, com base em um dos temas formulados.
Os critérios de avaliação mais abrangentes referem-se ao desenvolvimento do tema, à observância da apresentação e da estrutura textual e ao domínio da expressão escrita. Em termos restritos, estabelecem-se critérios específicos ligados a cada item.
No vestibular da Urcamp, o candidato deverá produzir texto dissertativo, com extensão mínima de 30 linhas e máxima de 60 linhas, legível, caracterizado pela coerência e coesão, com base em um dos temas formulados.
Os critérios de avaliação mais abrangentes referem-se ao desenvolvimento do tema, à observância da apresentação e da estrutura textual e ao domínio da expressão escrita. Em termos restritos, estabelecem-se critérios específicos ligados a cada item.
NOCÕES DE DISSERTAÇÃO
Existem dois tipos de dissertação: a dissertação expositiva : tem como objetivo
expor, explicar ou interpretar idéias;
e a dissertação
argumentativa. procura persuadir o
leitor ou ouvinte de que determinada tese deve ser acatada.
Na
dissertação argumentativa, além disso, tentamos, explicitamente, formar a
opinião do leitor ou ouvinte, procurando persuadi-lo de que a razão está conosco.
DICAS PARA FAZER UMA BOA REDAÇÃO
*Na dissertação, não escreva períodos muito
longos nem muitos curtos.
*Na dissertação, não use expressões como “eu
acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.
*Uma redação “brilhante” mas que fuja totalmente
ao tema proposto será anulada.
*É importante que, em uma dissertação, sejam
apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão
proposta.
* A postura mais adequada para se dissertar é
escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira
pessoa do singular.
* O texto dissertativo é dirigido a um
interlocutor genérico, universal;
* O que se solicita dos alunos é muito mais uma
reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma
simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita.
* Qualidade da letra, margem, espaços entre as
palavras, legibilidade, limpeza, pontuação, facilidade de leitura, parágrafos
(espaços), períodos (se não deixou períodos longos).Uma escrita legível,
proporcional, nem dilatada nem apertada demais, bem limpa sem borrões.
* Pense no que você quer dizer e diga da forma
mais simples. Procure ser direto na construção das sentenças. Escreva com
simplicidade.
* Corte palavras sempre que possível. Use a voz
ativa, evite a passiva. Evite termos estrangeiros .
* Seja cauteloso ao utilizar as conjunções
“como”, “entretanto”, “no entanto” e “porém”. Quase sempre são dispensáveis.
Evite o uso excessivo de advérbios. Tome cuidado com a gramática.
* Evite o uso excessivo do “que”. Essa armadilha
produz períodos longos. Prefira frases curtas.
Exemplo: O fato de que o homem que seja inteligente
tenha que entender os erros dos outros e perdoá-los não parece que seja certo.
Adjetivos que não informam são dispensáveis.
Por exemplo: luxuosa mansão. Toda mansão é luxuosa.
* Evite clichês (lugares comuns) e frases
feitas, pois empobrecem o texto e demonstram a ausência de originalidade, falta
de imaginação e de bom gosto.
A inflação galopante, rigoroso inquérito, vitória esmagadora, astro-rei.
Caixinha de surpresas, nos píncaros da glória, encerrar com chave de ouro, nos primórdios da humanidade.”.
A inflação galopante, rigoroso inquérito, vitória esmagadora, astro-rei.
Caixinha de surpresas, nos píncaros da glória, encerrar com chave de ouro, nos primórdios da humanidade.”.
*Cuidado com redundâncias. É errado escrever,
por exemplo: “Há cinco anos atrás”. Corte o “há” ou dispense o
“atrás”. O certo é “Há cinco anos…”.
*Só com a leitura intensiva se aprende a usar
vírgulas corretamente. Leia os bons autores e faça como eles: trate a vírgula
com bons modos. As regras sobre o assunto são insuficientes. Leia muito, leia
sempre, leia o que lhe pareça agradável.
*Para dissertar é indispensável a atualização
dos fatos por meio de leitura de jornais e revistas.
AO REDIGIR É IMPORTANTE OBSERVAR:
CLAREZA - Escreva com toda a simplicidade e clareza, sem embolar o assunto. Ser claro é ser coerente, conciso, não se contradizer. São inimigos da clareza: a desobediência às normas da língua, os períodos longos e o vocabulário difícil, rebuscado ou impreciso. O segredo está em não deixar nada subentendido, nem imaginar que o leitor sabe o que se quer dizer. Evidencie todo o conteúdo da escrita.
COERÊNCIA - A coerência entre todas as partes do texto é fator primordial para se escrever bem. É necessário que elas formem um todo, ou seja, que estabeleçam uma ordem para as idéias, se completem e formem o corpo da narrativa. Explique, mostre as causas e as conseqüências.
COESÃO - A falta de coesão provoca a redundância. Fica-se dando voltas num assunto, sem acrescentar-lhe nada de novo. É típico de quem não tem informação suficiente para compor o texto.
CONCISÃO - Elimine palavras ou expressões desnecessárias. Escreva com clareza e, na medida do possível, diga muito com poucas palavras. Concisão, clareza, coesão e elegância: palavras-chaves que definem um texto competente num exame vestibular. Seja claro, preciso, direto, objetivo e conciso. Use frases curtas e evite intercalações excessivas ou ordens inversas desnecessárias. O aluno deve expressar o pensamento com o menor número de palavras possível. Aquilo que é desnecessário deve ser eliminado. A concisão dá ênfase ao estilo. O prolixo prejudica e enfraquece o texto, além de tirar o brilho de suas idéias.
CONTEÚDO - Um bom texto não é apenas o texto correto, sem erros gramaticais. Ele deve ter conteúdo. O conteúdo não pode ser ridículo, nem infantil, mas deve ser simples.
COORDENAÇÃO - Coordene suas idéias como se estivesse contanto uma história: o seu texto deve ter início (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão).
CORREÇÃO GRAMATICAL - A linguagem utilizada na redação precisa estar de acordo com a norma culta, ou seja, deve obedecer aos princípios estabelecidos pela gramática. Tenha o máximo de cuidado para que sua redação não apresente, principalmente, nenhum erro de ortografia, acentuação, pontuação e concordância, seja ela verbal ou nominal. Conhecer as normas que regem o uso da língua é fundamental para a produção de um texto correto. Em caso de dúvidas na redação, consulte sempre um bom livro de gramática.
CLAREZA - Escreva com toda a simplicidade e clareza, sem embolar o assunto. Ser claro é ser coerente, conciso, não se contradizer. São inimigos da clareza: a desobediência às normas da língua, os períodos longos e o vocabulário difícil, rebuscado ou impreciso. O segredo está em não deixar nada subentendido, nem imaginar que o leitor sabe o que se quer dizer. Evidencie todo o conteúdo da escrita.
COERÊNCIA - A coerência entre todas as partes do texto é fator primordial para se escrever bem. É necessário que elas formem um todo, ou seja, que estabeleçam uma ordem para as idéias, se completem e formem o corpo da narrativa. Explique, mostre as causas e as conseqüências.
COESÃO - A falta de coesão provoca a redundância. Fica-se dando voltas num assunto, sem acrescentar-lhe nada de novo. É típico de quem não tem informação suficiente para compor o texto.
CONCISÃO - Elimine palavras ou expressões desnecessárias. Escreva com clareza e, na medida do possível, diga muito com poucas palavras. Concisão, clareza, coesão e elegância: palavras-chaves que definem um texto competente num exame vestibular. Seja claro, preciso, direto, objetivo e conciso. Use frases curtas e evite intercalações excessivas ou ordens inversas desnecessárias. O aluno deve expressar o pensamento com o menor número de palavras possível. Aquilo que é desnecessário deve ser eliminado. A concisão dá ênfase ao estilo. O prolixo prejudica e enfraquece o texto, além de tirar o brilho de suas idéias.
CONTEÚDO - Um bom texto não é apenas o texto correto, sem erros gramaticais. Ele deve ter conteúdo. O conteúdo não pode ser ridículo, nem infantil, mas deve ser simples.
COORDENAÇÃO - Coordene suas idéias como se estivesse contanto uma história: o seu texto deve ter início (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão).
CORREÇÃO GRAMATICAL - A linguagem utilizada na redação precisa estar de acordo com a norma culta, ou seja, deve obedecer aos princípios estabelecidos pela gramática. Tenha o máximo de cuidado para que sua redação não apresente, principalmente, nenhum erro de ortografia, acentuação, pontuação e concordância, seja ela verbal ou nominal. Conhecer as normas que regem o uso da língua é fundamental para a produção de um texto correto. Em caso de dúvidas na redação, consulte sempre um bom livro de gramática.
CRIATIVIDADE - É claro que uma abordagem
original do tema valoriza seu texto. No entanto, o vestibulando deve ter
cuidado para não confundir criatividade com idéias esdrúxulas.(esquisita,
extravagante, coisa absurda, sem nexo, sem sentido).
Estrutura do texto Dissertativo
São três as partes básicas de uma redação:
introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução:
O primeiro parágrafo da dissertação deve conter a informação do que será
argumentado e/ou discutido no desenvolvimento. A introdução deve ser
elaborada em um parágrafo de aproximadamente cinco (05) linhas, só em um
parágrafo, nunca mais do que um parágrafo. Tudo o que for citado na
introdução deve ser discutido no desenvolvimento; o que não for citado na
introdução não deve ser discutido no desenvolvimento. A introdução é uma
espécie de índice do desenvolvimento.
Desenvolvimento:
É a redação propriamente dita. É onde os argumentos devem ser discutidos.
Cada argumento deve ser discutido em apenas um parágrafo. Um argumento nunca
deve ultrapassar um parágrafo só e, em um mesmo parágrafo, não se devem
discutir dois argumentos. Os assuntos a serem inclusos no desenvolvimento
devem ser importantes para a sociedade de um modo geral. Os assuntos pessoais,
ou os muito próximos dos acontecimentos cotidianos, devem ser evitados.
Tenha sempre em mente que o examinador de sua dissertação provavelmente seja
uma pessoa culta, que lê bons jornais e revistas e tem bastante conhecimento
geral, portanto não generalize, demonstre toda a sua cultura adquirida nas
leituras de revistas, jornais e livros.
Conclusão:
A conclusão é o encerramento da dissertação, portanto nunca apresente
informações novas nela; se ainda há argumentos a serem discutidos, não inicie a
conclusão. Procure terminar a redação com conclusões consistentes, e não
com evasivas. Este parágrafo deve concluir toda a redação, e não apenas o
argumento do último parágrafo do desenvolvimento. A conclusão deve ser
elaborada em um parágrafo de aproximadamente cinco (05) linhas; só em um
parágrafo, nunca mais do que um parágrafo.
A REDAÇÃO
PODERÁ RECEBER NOTA ZERO SE:
Estiver ilegível.
Fugir do assunto.
For escrita a lápis.
For escrita com rasuras e sem título.
For apresentada sob a forma de verso.
Não seguir as instruções relativas ao tema escolhido.
Tiver menos ou mais linhas do que a quantidade preestabelecida.
Contiver cópias das idéias do texto de motivação.
Estiver ilegível.
Fugir do assunto.
For escrita a lápis.
For escrita com rasuras e sem título.
For apresentada sob a forma de verso.
Não seguir as instruções relativas ao tema escolhido.
Tiver menos ou mais linhas do que a quantidade preestabelecida.
Contiver cópias das idéias do texto de motivação.
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